Baixe em PDF Baixe em PDF

A água sanitária é um poderoso desinfetante e branqueador de roupas, que também vem a calhar na decapagem e na limpeza de móveis de madeira. E o melhor de tudo é que ela é incrivelmente barata. Porém, a água sanitária também é uma substância extremamente corrosiva, capaz de danificar tecidos, tapetes e até mesmo superfícies rígidas, como aço inoxidável. Para evitar que ela danifique seus itens, você precisa ter o cuidado de neutralizá-la.

Método 1
Método 1 de 2:

Neutralizando a água sanitária em tecidos

Baixe em PDF
  1. Há várias opções baratas no mercado, como veremos a seguir. Muitas pessoas usam água sanitária para deixar as roupas mais brancas durante a lavagem ou para descolorir tecidos em geral. Se quiser usar água sanitária em materiais como jeans, algodão ou outros tecidos naturais, você pode tentar algumas destas opções:
    • Use bissulfito/metabissulfito de sódio. Basta uma pequena quantidade para neutralizar o cloro. Esse produto pode ser facilmente encontrado online no Mercado Livre e em fornecedores de insumos para fabricação de vinhos. [1] .
    • Use tiossulfato, também chamado de hipossulfito de sódio. Essa substância pode ser encontrada no Mercado Livre e também nos fornecedores de matéria-prima para a indústria farmacêutica, de cosméticos e de tratamento de água. O tiossulfato não é tão forte quanto o bissulfito de sódio; então você precisará usar uma quantidade um pouco maior desse produto. [2] .
    • A água oxigenada é o material mais acessível de todos para a neutralização da água sanitária. Você pode encontrá-la em farmácias e supermercados. Esta é uma opção barata que funciona bem para quem tem asma e é sensível aos compostos que contêm enxofre. Opte por uma solução de 10 volumes. [3] .
  2. A quantidade de agente neutralizante necessário dependerá do produto que você escolheu.
    • Bissulfito de sódio: 1 colher de chá por litro de água. [4] .
    • Tiossulfato de sódio: 30 gramas por 3,8 litros de água. [5] .
    • Água oxigenada: 1 parte para cada 10 partes de água. [6] .
  3. Use a quantidade necessária de água sanitária, de acordo com as instruções da embalagem, para alcançar a efeito desejado.
  4. Antes de usar o neutralizador, você precisa lavar o tecido com água morna para remover toda a água sanitária. [7] .
    • Já deixe um balde cheio de água limpa por perto, antes mesmo de começar a alvejar o tecido. [8] Desta forma, assim que alcançar a cor desejada, você pode remover a água sanitária imediatamente da peça, sem deixar "passar do ponto".
  5. Mergulhe o tecido no agente neutralizante misturado com a quantidade adequada de água morna. Dependendo do tamanho do item, você pode usar um balde ou seu tanque de lavar roupas. Talvez não valha a pena fazer a neutralização na máquina de lavar.
    • O tecido deve ficar de molho na solução neutralizante por cerca de 10 minutos.
  6. Lave seu tecido neutralizado com água morna com detergente e enxágue bem.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Neutralizando alvejantes na madeira

Baixe em PDF
  1. As diferentes técnicas de tratamento da madeira requerem diferentes tipos de alvejantes. Estes, por sua vez, exigem diferentes tipos de agentes neutralizantes.
    • Se você usou um peróxido alcalino — substância popular para clarear a madeira — você precisará de vinagre branco como neutralizador. [9] Esse é um produto muito barato que você pode encontrar em qualquer supermercado.
    • Ao usar ácido oxálico, que é bom para a remoção de manchas como ferrugem, você precisará de bicarbonato de sódio como neutralizador. [10] Assim como o vinagre, o bicarbonato de sódio é barato e pode ser facilmente encontrado no supermercado.
    • A água sanitária, quando usada na madeira, só precisa ser lavada várias vezes com água destilada. [11] .
  2. Seja para clarear o tom da madeira ou para remover suas manchas, escolha o produto mais indicado para a sua finalidade e aplique-o segundo as instruções da embalagem, deixando agir pelo tempo recomendado pelo fabricante.
  3. Depois de alcançar o efeito desejado, enxágue a madeira várias vezes com água destilada antes de avançar para a aplicação do neutralizante.
    • Caso tenha aplicado água sanitária na madeira, basta este passo para neutralizar os efeitos dela.
  4. Se você estiver usando vinagre como neutralizante, misture uma parte de vinagre em duas partes de água. Para neutralizar o ácido oxálico, dissolva duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em meio litro de água quente. [12]
  5. Use uma esponja ou um pano para aplicar o agente neutralizante na madeira e deixe secar.
    Publicidade


Dicas

  • Evite usar água sanitária em fibras sintéticas (por exemplo, poliéster, nylon, lycra, etc.). O dano que a água sanitária causa a esses tecidos é irreversível. [13]
  • Sempre leia as etiquetas das peças de roupa — elas dirão se o tecido pode ser lavado com água sanitária.
  • Se você derramar água sanitária no tapete, a neutralização dependerá do material do item. Algumas fibras, tais como a olefina, não são afetadas pela água sanitária. Logo, você não precisará neutralizar o tecido, pois a água oxigenada não manchará o material. Se o seu tapete for feito de um material suscetível à água sanitária, você precisará usar um dos agentes neutralizantes para tecidos listados acima. Porém, tenha em mente que, depois de manchado o tecido, o neutralizante não devolverá a cor original do material. Para recuperar a cor original do seu tapete, você terá que mandar tingi-lo por um profissional.
  • Ao adicionar água sanitária à máquina de lavar, os ciclos de enxágue geralmente são suficientes para neutralizar a substância. Mesmo assim, lembre-se de que a água sanitária é bastante corrosiva e, se usada com frequência, puirá o tecido das suas roupas.
Publicidade

Avisos

  • Muitos neutralizadores não são tóxicos. Porém, mesmo assim, você deve seguir cuidadosamente as instruções da embalagem do produto utilizado. Além disso, mantenha-o fora do alcance de crianças e dos animais domésticos.
  • Nunca use vinagre para neutralizar a água oxigenada. O mesmo vale para qualquer solução ácida. A mistura de água sanitária com substâncias ácidas pode causar reações químicas perigosas. [14]
  • Se você usar várias substâncias diferentes na madeira por não obter os resultados desejados de primeira, certifique-se de neutralizar cada uma delas antes de passar para a próxima. Caso contrário, os resíduos da substância anterior podem se misturar com a nova, criando vapores nocivos. [15]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Água sanitária
  • Agentes neutralizantes, como bicarbonato, água oxigenada, vinagre, bissulfito de sódio ou tiossulfato de sódio.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 68 316 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade