Baixe em PDF Baixe em PDF

Pensar é uma atividade natural para todo mundo, mas existem maneiras de melhorar seu desempenho nessa atividade. Pensar melhor pode levar algum tempo e prática, mas é um processo que você pode desenvolver por toda a vida. Ser um pensador melhor e manter sua mente afiada também pode ajudar sua saúde mental e física no longo prazo!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Entendendo Diferentes Estilos de Pensamento

Baixe em PDF
  1. Existem muitas formas de pensar sobre as coisas, não tem certo e errado, e algumas delas são mais efetivas do que outras. Você precisa conhecer os diferentes tipos de pensamento para entender melhor como sua própria mente e a dos outros funciona. [1]
    • Aprenda a pensar conceitualmente. Isso envolve basicamente aprender a encontrar padrões e conexões entre ideias abstratas para formar um quadro geral. Por exemplo: você pode usar pensamento conceitual em um jogo de xadrez. Olhe para o tabuleiro e pense "essa disposição de peças parece familiar" e use essa informação para escolher os movimentos.
    • Aprenda a pensar de forma intuitiva. Em linhas gerais isso significa agir de acordo com seus instintos (e apenas com base neles). Muitas vezes seu cérebro está processando mais do que você percebe e isso se reflete nos instintos. Quando você está decidindo que não quer sair com uma pessoa aparentemente simpática porque seu instinto te alertou, por exemplo, e depois descobre que ele já foi condenado por agressão sexual; seu cérebro estava captando certos sinais que você não percebeu conscientemente.
  2. Os autores do livro A arte de pensar postularam 5 estilos de pensamento: sintetizadores, idealistas, pragmáticos, analistas e realistas. Saber quais estilos você tende a usar pode ajudar a utilizar melhor seus padrões de pensamento. Você pode ter um estilo, ou mais de um, e usar vários deles pode ajudar a pensar de forma mais efetiva.
    • Os sintetizadores tendem a gostar de conflito (gostam de bancar o "advogado do diabo") e também tendem a fazer perguntas exploratórias do tipo "e se". No entanto, eles usam esse conflito para abastecer sua própria criatividade e muitas vezes se saem melhor tendo uma visão do todo.
    • Os idealistas muitas vezes têm uma perspectiva geral em vez de ver apenas um componente. Eles tendem a se interessar mais pelas pessoas e sentimentos do que por fatos e números e também preferem pensar e planejar o futuro.
    • Os pragmáticos são o tipo que prefere fazer "o que funciona". Eles se saem bem pensando rapidamente e fazendo planejamento de curto prazo e geralmente são criativos e se adaptam rapidamente a mudanças. Muitas vezes eles parecem fazer as coisas "de forma improvisada", sem plano nenhum.
    • Os analistas tendem a tentar dividir os problemas em componentes específicos em vez de lidar com a questão como um todo. Eles fazem listas e organizam as coisas e usam muitos detalhes para organizar suas vidas e problemas.
    • Os realistas não gostam de baboseiras. Eles fazem perguntas diretas e tendem a fazer o que for preciso para resolver um problema. Têm uma boa compreensão do desafio em mãos e das ferramentas que têm para resolvê-los. Eles também tendem a ser mais conscientes de suas limitações. A maioria das pessoas é pelo menos um pouco realista.
  3. O pensamento convergente enxerga apenas duas escolhas (por exemplo, as pessoas são boas ou más). Pensar de forma divergente significa deixar a cabeça aberta em todas as direções (por exemplo, perceber que as pessoas são "boas" e "más" ao mesmo tempo). [2]
    • Para se abrir para o pensamento divergente, preste atenção em como você encara a situações ou pessoas. Você está limitando suas opções (por exemplo, acha que uma pessoa te odeia se não tiver tempo de ficar com você e te ama se passa todo seu tempo com você, etc)? Você com frequência usa a frase: "isso" ou "aquilo"? Quando você perceber que está pensando dessa forma, pare e pense se essas realmente são as duas únicas opções. Geralmente não são.
    • O pensamento convergente nem sempre é ruim. Ele é útil para assuntos como matemática (onde há uma resposta certa óbvia), mas pode ser muito limitante para encarar a vida.
  4. Isso significa analisar objetivamente uma situação ou informação reunindo muitas informações e fatos de diferentes fontes. Em seguida você avalia a situação com base no que coletou.
    • Isso basicamente significa não basear as avaliações em suposições, sem deduzir que alguém sabe do que está falando e pesquisar por si mesmo.
    • Você também precisa entender como suas tendências e perspectivas influenciam, bem como as das outras pessoas. Você precisa desafiar as suposições que faz com base na sua visão de mundo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Desenvolvendo o Pensamento Básico

Baixe em PDF
  1. Para ser um pensador mais efetivo, você precisa questionar as suposições. Seu pensamento é diretamente influenciado pelo ambiente cultural e social. Você precisa identificar se essa influência é produtiva ou útil. [3]
    • Considere vários pontos de vista. Se você escutar algo que parece fazer sentido, procure outras fontes também. Busque fatos que apoiem ou neguem a informação e peça a opinião de outras pessoas. Você pode ter ouvido dizer que os sutiãs provocam câncer em mulheres, por exemplo, e considerar essa teoria interessante (e agora você também está com medo de usar sutiã), então começa a pesquisar sobre o assunto. Então você analisa as alegações e descobre que não há evidências apoiando essa teoria, mas se não tivesse analisado vários pontos de vista, não teria descoberto a verdade, por assim dizer. [4]
  2. Os considerados "grandes pensadores " são pessoas que fizeram isso. Eles fazem perguntas sobre o mundo e eles mesmos e buscam respostas para esses questionamentos. [5]
    • Pergunte sobre as outras pessoas. Você não precisa ser super invasivo, mas quando conhecer alguém, faça perguntas sobre a pessoa (de onde você é? o que estudou? por que escolheu essa carreira? e assim por diante). As pessoas adoram falar sobre elas mesmas e você pode descobrir muitas coisas interessantes que não saberia de outra forma.
    • Seja curioso sobre o mundo em geral. Por exemplo, se estiver em um avião, olhe os mecanismos de voo, como as correntes de ar funcionam ou pesquise a história do avião (vá além do Santos Dumont).
    • Quando tiver uma chance, visite museus (geralmente há dias de entrada gratuita), participe de eventos em bibliotecas ou de aulas na universidade local. Essas são ótimas formas de satisfazer sua curiosidade sobre o mundo sem gastar muito.
  3. A parte difícil desse passo é que nem sempre existe uma "verdade" absoluta. Mesmo assim, fazer o máximo que conseguir para chegar ao cerne da questão (social, política, pessoal, etc), ajudará muito a exercitar e melhorar suas habilidades de pensamento atuais.
    • Faça o melhor que puder para evitar armadilhas retóricas em certos assuntos para descobrir o que as evidências (fatos concretos) realmente mostram. Mantenha a mente aberta quando estiver fazendo isso ou pode começar a ignorar fatos que não apoiam a teoria que você acredita ou concorda.
    • Exemplo: o aquecimento global é uma questão que se tornou muito politizada, o que tornou difícil para as pessoas identificarem os fatores reais (por exemplo, a mudança climática está acontecendo rapidamente e devido à ação humana [6] porque há muitas informações incorretas e tentativas de identificar culpados e os fatos reais tendem a serem ignorados ou corrompidos).
  4. Uma boa forma de cultivar suas habilidades de pensamento é usar o pensamento criativo para ajudar a encontrar estratégias incomuns ou alternativas para lidar com eventos fora do comum. É uma forma de praticar o uso de habilidades mentais na escola, trabalho ou até mesmo no ônibus. [7]
    • Sonhar acordado tem se mostrado uma ferramenta incrivelmente poderosa para pensar, resolver problemas e fazer as coisas acontecerem. Reserve um pouco de tempo todos os dias para sonhar acordado. Encontre um lugar tranquilo e deixe sua mente vagar livremente (antes de ir para a cama é uma boa hora para fazer isso). [8]
    • Se você estiver enfrentando um desafio e buscando uma forma criativa de superá-lo, aqui estão algumas perguntas para reflexão: o que você faria se tivesse acesso a todos os recursos do mundo?; quem você chamaria para ajudar se pudesse convidar qualquer pessoa?; o que tentaria fazer se não tivesse medo de falhar?. Essas perguntas permitem que você abra sua mente para as possibilidades em vez de ver apenas as limitações. [9]
  5. Reúna informações de boa qualidade. Há muitos absurdos por aí e alguns deles podem parecer muito reais. Você precisa aprender a diferenciar entre fontes de informação boas e ruins.
    • As bibliotecas são uma fonte fantástica para busca de informações! Elas têm livros, filmes e documentários para empréstimo, mas também podem oferecer aulas e seminários livres ou informação sobre eles. Também há bibliotecários que podem responder suas perguntas ou te indicar onde encontrar a informação adequada.
    • Muitas vezes também há arquivos com fotos e jornais da sua cidade e isso pode ser uma ótima fonte de aprendizado sobre onde você vive.
    • Certos sites na internet podem ser ótimos para buscar informações. Você pode conseguir conhecimento científico e de informática no site Wolfram|Alpha [10] , pode consultar manuscritos digitalizados de cadernos de artistas desde a era medieval [11] , ou você pode tentar aprender gratuitamente em sites de universidades livre [12] . Lembre de sempre analisar criticamente o que estiver aprendendo (seja na internet, em um livro ou documentário). Se manter fiel aos fatos e ter a cabeça aberta ajudará mais do que a inteligência.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Desenvolvendo sua Habilidade de Pensamento

Baixe em PDF
  1. Cientistas descobriram que a linguagem ajuda a influenciar a forma que você pensa. Por exemplo, pessoas que crescem em culturas que usam pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste) em vez de pensar em termos de direita e esquerda adquirem a habilidade de localizar os pontos cardeais com a ajuda de uma bússola. [13]
    • Aprenda pelo menos uma outra língua. Os cientistas também verificaram que pessoas bilíngues (que falam mais de uma língua) veem o mundo de acordo com a língua que estão usando. Aprender uma nova língua ajuda a aprender novas formas de pensar.
  2. Aprender não é uma questão de frequentar a escola e memorizar informações. Aprender é um processo que dura a vida inteira e pode incluir muitas coisas. Quando você está sempre aprendendo, está sempre pensando e se expondo a novas formas de pensamento.
    • Seja cauteloso com o uso e apelo da autoridade. Não se baseie na opinião de outras pessoas, mesmo se elas parecerem saber do que estão falando. Verifique os fatos, procure pontos de vista alternativos. Se você enxergar falhas nos argumentos ou raciocínios, analise isso. Não deixe de avaliar a informação apenas porque veio de uma figura de autoridade (como o jornal, seu professor ou senador). Mas se várias fontes independentes tiverem a mesma opinião, há uma probabilidade maior de ser verdade.
    • Seja um pouco cético sobre descobertas. Confira se as novas informações são confirmadas por mais de uma fonte (é melhor buscar fontes independentes). Verifique quem está fazendo as alegações (elas são apoiadas por grandes empresas petrolíferas?, elas têm força para propagar informações deturpadas?, elas simplesmente não têm ideia do que estão falando?).
    • Tente fazer coisas novas e saia da sua zona de conforto. Quanto mais fizer isso, mais fácil será estar em contato com opiniões e ideias que concordam imediatamente com sua visão de mundo e também permitirá que você conheça ideias novas. Por isso experimente fazer aula de culinária, aprender a tricotar ou comece a praticar astronomia amadora.
  3. Há certas coisas que você pode fazer para ajudar a aumentar suas habilidades de pensamento. O cérebro é como qualquer outro músculo no corpo, quanto mais é utilizado, mais forte fica e você terá uma capacidade melhor de pensamento.
    • Faça contas matemáticas. Fazer isso regularmente pode melhorar rapidamente seu equipamento mental e pode ajudar a evitar doenças como o Mal de Alzheimer. Faça algumas contas todos os dias (não precisar ser cálculo, faça as contas de cabeça em vez de usar uma calculadora, por exemplo).
    • Memorize um poema. É ótimo para usar em festas (especialmente se for um poema longo) e também ajuda a melhorar sua memória, o que ajuda a capacidade de pensamento. Você também pode memorizar algumas citações para usar em conversas no momento certo.
  4. Ela é importante para o pensamento pois pode ajudar a deixar seus pensamentos mais claros e também pode ajudar a sair da sua cabeça quando for necessário. A atenção plena pode ajudar a lidar com problemas mentais e a buscar o conhecimento e melhorar o pensamento.
    • Você pode praticar a atenção plena quando estiver caminhando. Em vez de deixar os pensamentos borbulhando, se concentre nos cinco sentidos: veja como as árvores são verdade, observe o tom exato de azul do céu, note as nuvens se movendo; escute o som dos seus passos, do vento nas folhas, das pessoas conversando ao seu redor; preste atenção nos cheiros e no que está sentindo (frio, calor, vento, etc). Não julgue (muito frio, céu bonito, cheiro ruim, etc), apenas observe.
    • Pratique pelo menos 15 minutos de meditação todos os dias. Isso ajuda a limpar a mente e os pensamentos e dá um descanso para o cérebro. Quando começar, procure um lugar tranquilo e sem distrações para sentar (conforme for avançando vai ficar mais fácil meditar no ônibus, na mesa do trabalho, no aeroporto). Respire fundo, deixe o ar chegar até a barriga, se concentrando na respiração. Quando encontrar pensamentos divagantes, não se envolva com eles, simplesmente continue respirando e se concentre em inspirar e expirar.
  5. 5
    Cuide de sua saúde física e mental. É importantíssimo manter uma rotina ativa para deixar a mente afiada. Faça exercícios vigorosos com moderação e tenha uma boa vida social para evitar problemas de memória. Separe um pouquinho do seu dia para ser social e fisicamente ativo. [14]
  6. 6
    Desafie-se a aprender algo de novo todos os dias. Além de dar a você novas habilidades e informações, aprender coisas novas ajuda a expandir sua mente. Tente aprender ou fazer algo de novo todos os dias. Tanto faz se for escovar os dentes com a mão não-dominante ou estudar com o Duolingo ou outra plataforma de seu interesse. [15]
    Publicidade

Dicas

  • Entenda que pensar é um processo automático e deliberado, que começa deliberadamente, como colocar uma roda em movimento na mente apenas pela vontade.
Publicidade

Avisos

  • O pensamento bom e cuidadoso vem com a prática. Todos são pegos por uma nova moda ou informação que parece ser verdade. Não se martirize por isso. Simplesmente procure a verdade e tenha cuidado com as informações que divulga.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 40 164 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade