Baixe em PDF Baixe em PDF

Pintar desenhos em paredes é uma ótima forma de se criar espaços mais coloridos e únicos. O processo pode ser simples, como uma pintura à mão, ou mais complexo, como os estêncis. Abaixo, você encontrará informações sobre algumas técnicas comuns!

Método 1
Método 1 de 6:

Preparando-se para a pintura

Baixe em PDF
  1. Se a superfície estiver suja, a tinta não aderirá bem, portanto, lave-a com um paninho de microfibra e uma solução de limpeza composta por uma parte de detergente neutro e quatro partes de água morna. Seque bem com um paninho limpo. [1]
  2. Espalhe uma lona, um papelão ou algumas folhas de jornal no chão de onde vai trabalhar. Assim, você protegerá o piso de quaisquer respingos de tinta, além de criar uma superfície para deixar as tintas, os pincéis, as fitas e tudo mais.
  3. Vista roupas velhas que possam ser manchadas e, se você tiver pele sensível, coloque luvas de vinil. Na falta das luvas, fique tranquilo, pois as tintas acrílicas costumam ser seguras e atóxicas.
  4. Se vai usar estêncis pela primeira vez, é bom praticar antes para se acostumar com a pegada do pincel ou do rolo de pintura. Assim, você acertará melhor a técnica antes de partir para a pintura da parede. [2]
    • Se preferir, pinte o papelão da cor da parede primeiro. Assim, você trabalhará com uma textura parecida e terá uma ideia melhor de como as cores vão ficar no final.
  5. Pinte-a da mesma cor ou com um tom completamente novo, tanto faz. Caso vá trabalhar com estêncis reversos, saiba que a cor que pintar a parede será a cor dos desenhos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 6:

Usando estêncis

Baixe em PDF
  1. Os estêncis são uma excelente maneira de se adicionar desenhos simples e complexos em paredes. Separe um bom tempo para o projeto, pois ele costuma demorar. Você precisará de:
    • Estêncis de parede.
    • Fita crepe ou spray adesivo reposicionável.
    • Rolo de espuma ou pincel de estêncil.
    • Tinta acrílica ou de parede.
    • Bandeja ou paleta de pintura.
    • Toalhas de papel.
  2. Se a ideia é cobrir a parede inteira com um desenho ou um padrão, comece por onde quiser, mas saiba que o melhor é começar pelos cantos. Definida a posição do estêncil, contorne levemente os cantos dele com um lápis ou com fita crepe. [3]
    • Se possível, use um nível para verificar se o estêncil está reto. Trata-se de uma ferramenta de metal ou plástico parecida com uma régua, mas que contém um tubo de fluídos no meio. A bolha de ar dentro do tubo se movimenta conforme se inclina a ferramenta; centralize-a para que ela fique reta.
  3. Se preferir, borrife um spray adesivo na parede, espere ele começar a aderir e cole o estêncil.
    • É bom selar as bordas do estêncil com algumas fileiras de fita crepe, principalmente se o desenho fica próximo das bordas. A fita evitará que você pinte a parede ao redor por acidente.
  4. A tinta acrílica é boa para áreas pequenas; se o estêncil for cobrir a parede inteira, dê preferência para tinta de parede. Escolha um acabamento que combine com a parede: brilho, acetinado, fosco, etc. Não despeje tinta demais na paleta de uma vez, para evitar desperdício.
    • Se vai usar um rolo, despeje a tinta em uma bandeja de pintura. Os rolos são ótimos para estêncis e áreas grandes.
    • Se vai usar um pincel, despeje a tinta em uma paleta. Os pincéis são excelentes para estêncis pequenos e com múltiplas cores.
  5. Não aplique tinta demais, ou ela escorrerá, podendo vazar por debaixo do estêncil e criar bolhas. É melhor aplicar várias camadas finas do que uma camada grossa.
    • Caso vá usar um pincel, cole algumas toalhas de papel na parede com fita crepe. [4] Assim, todas as ferramentas ficarão por perto e você poderá usar o papel quando precisar, segurando a paleta com uma mão e o pincel na outra. Obviamente, dobre bem as toalhas e crie uma camada grossa para não pintar a parede sem querer.
  6. Aplique a tinta usando pressão mediana, sem apertar demais para não criar bolhas de ar ou tinta. [5] Pinte uma cor de cada vez, sempre trocando o rolo ou o pincel ao mudar de cor.
    • Se vai usar o rolo, basta passá-lo sobre o estêncil com cuidado, indo e vindo.
    • Se vai usar o pincel, dê batidinhas leves sobre o estêncil.
  7. Uma hora ou outra, será preciso recarregar o rolo ou o pincel com mais tinta. Faça isso apenas quando não tiver mais tinta nenhuma. [6] Sempre que mergulhar o rolo ou o pincel na nova tinta, remova o excesso com uma toalha de papel.
    • Se pintou fora do estêncil acidentalmente, limpe com um paninho úmido imediatamente. [7]
    • Sombreie e adicione detalhes no estêncil, se desejar. Use um tom um pouco mais escuro da cor primária, não o preto, para fazer um detalhe mais realista. Um bom lugar para sombrear são as bordas e pontas do desenho. [8]
  8. Caso a tinta tenha vazado em alguma parte, remova o excesso com um cotonete úmido. Se houver algum vão entre as bordas, use um pincel fino e um pouco de tinta para preenchê-lo. [9]
    • Se pintou um desenho, como um galho com flores e folhas, é possível que haja alguns vãos entre as formas. Preencha-os com um pincel fino para criar um visual mais autêntico e próximo do desenho livre. [10]
  9. Se houver tinta, você pode acabar manchando a parede, portanto, limpe bem o estêncil com uma toalha de papel úmida antes de reutilizá-lo.
  10. Se colou o material na parede com fita crepe, descarte os pedaços de fita no lixo e use novos. Se usou um spray adesivo reposicionável, talvez seja preciso borrifar o spray no estêncil novamente antes de reutilizá-lo.
  11. Confira o rótulo da tinta para saber o tempo necessário para secagem. Normalmente, as tintas acrílicas secam em 20 minutos, mas é importante deixar que elas assentem por mais tempo para a fixação total; o fato de estar seca ao toque não significa que ela está completamente seca. As tintas látex precisam de ainda mais tempo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 6:

Utilizando estêncis reversos

Baixe em PDF
  1. O estêncil reverso funciona de modo parecido ao do estêncil comum, com a diferença sendo na aplicação ao redor da forma, não dentro dela. Você precisará de:
    • Papel-cartão.
    • Estilete.
    • Fita dupla-face ou spray adesivo reposicionável.
    • Rolo ou esponja de pintura.
    • Tinta acrílica ou de parede.
    • Bandeja ou paleta de pintura.
    • Toalhas de papel.
  2. Se preferir, use acetato ou qualquer tipo de plástico.
    • É possível encontrar folhas de acetato em lojas de materiais para artesanato.
    • Você também pode procurar por folhas próprias para estêncil em lojas de artesanato e materiais de construção.
  3. Se preferir, borrife o spray adesivo.
  4. Você pode criar uma grade, um padrão xadrez ou um desenho aleatório. A escolha é sua.
    • Se vai usar formas diferentes, experimente agrupá-las de modo assimétrico, mas mantenha as maiores no centro e as menores mais próximas das bordas para dar equilíbrio.
  5. Não exagere, ou a tinta vai secar antes mesmo de você terminar a pintura. Vá aos poucos, pois você sempre pode acrescentar mais tinta na bandeja ou na paleta, mas não é possível devolver a tinta para o pote ou lata. Se vai pintar uma área grande, use tinta de parede; caso a área seja pequena, qualquer tinta acrílica servirá.
    • Se vai usar um rolo, talvez seja mais fácil usar uma bandeja de pintura.
    • Se vai usar uma esponja, talvez seja mais fácil usar uma paleta de pintura.
  6. Assim, você não corre o risco de aplicar tinta demais de uma vez, o que poderia prejudicar o processo de secagem e cura, além de causar bolhas. É melhor aplicar várias camadas finas de tinta do que uma camada grossa.
  7. Basta passar o rolo por toda a parede, incluindo as formas. Se quer um visual mais sutil, dê batidinhas ao redor das formas com uma esponja.
  8. Se está usando uma esponja, experimente aplicar um tom um pouco mais claro ou escuro para dar nuance.
  9. Caso deixe para remover tudo depois da secagem da tinta, você corre o risco de lascar a pintura.
  10. Dê uma olhada geral no resultado e preencha os vãos com um pouquinho de tinta. Se acabou pintando uma parte que não deveria, limpe com um cotonete úmido.
  11. As tintas acrílicas costumam secar em menos de duas horas, mas as tintas látex podem precisar de pelo menos seis horas. Confira o rótulo para obter um tempo mais específico.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 6:

Desenhando à mão livre

Baixe em PDF
  1. Pintar direto na parede, sem um estêncil, pode ser difícil, mas divertido. O resultado será único e cada pincelada será repleta de beleza original! Trata-se de uma excelente técnica para desenhos mais orgânicos e naturais. Você precisará de:
    • Pincéis.
    • Tinta acrílica.
    • Paleta de pintura.
    • Gizes ou lápis aquarela.
    • Copo d'água.
    • Fita crepe (opcional).
    • Toalhas de papel.
  2. Comece com as formas maiores e siga para as menores. Por exemplo, se vai pintar um ramo de uma cerejeira, comece com o galho e depois adicione as flores. Não é preciso detalhar muito, pois a tinta vai cobrir o desenho. Use tons claros em paredes escuras e tons escuros em paredes claras.
    • É uma boa ideia usar lápis de colorir do tipo aquarela que combinem com a cor da tinta. Assim, o esboço não ficará tão visível conforme a tinta seca. Por exemplo, use um lápis marrom caso vá pintar um ramo marrom. Na hora de esboçar as folhas verdes, use um lápis verde.
  3. Despeje a tinta na paleta, começando com a cor da forma maior. Não exagere, pois a tinta acrílica seca rápido e ela pode acabar endurecendo na paleta antes mesmo que você termine a pintura. Você sempre pode colocar mais tinta na paleta depois.
  4. Ao aplicar pouca tinta, você não marca tanto as pinceladas. Caso vá fazer desenhos orgânicos, escolha um pincel fino e pontudo. Caso vá fazer mais linhas retas, use um pincel pequeno e chato para ter mais controle.
    • Se quiser, cole algumas toalhas de papel na parede, próximo da área de trabalho. Assim, você pode limpar o pincel nelas sem precisar sair do lugar.
  5. Preste atenção no sentido da pintura: se é destro, comece no lado esquerdo, se é canhoto, comece no lado direito.
    • Você provavelmente precisará recarregar o pincel algumas vezes. Lembre-se de sempre remover o excesso de tinta em uma toalha de papel.
  6. Use um pincel maior para áreas grandes e um menor para áreas pequenas. Caso ultrapasse o contorno sem querer, limpe a tinta com um cotonete úmido. Se não for possível remover a sujeira, continue pintando e deixe para "apagar" o erro pintando mais tarde com a cor da parede.
  7. Dependendo do tamanho das formas, talvez não seja preciso utilizar um pincel grande; às vezes, o pincel fino do contorno é suficiente para o preenchimento também.
  8. Por exemplo, se vai adicionar alguma textura às formas, é importante deixar a tinta secar antes para não misturar as cores. Pinte os detalhes com um pincel fininho.
  9. "Apague" os erros cobrindo-os com a cor da parede e preencha os pontos que faltaram pintar com tinta extra. Use um pincel pequeno para todos os retoques.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 6:

Pintando formas geométricas

Baixe em PDF
  1. Para criar desenhos simples, você precisará basicamente de fita crepe e tinta de parede. As técnicas abaixo são boas para formas geométricas como listras, xadrez e zigue-zague. A lista completa de materiais é:
    • Fita crepe.
    • Tinta de parede.
    • Rolo de pintura.
    • Bandeja de pintura.
    • Toalhas de papel.
    • Lápis.
  2. A grossura da fita será igual ao tamanho das linhas das formas. Ao terminar de pintar, tire a tinta para revelar a cor original da parede. Crie desenhos grandes e chamativos para que fiquem proporcionais à parede. Algumas ideias:
    • Chevron.
    • Zigue-zague.
    • Listras (verticais ou horizontais).
    • Triângulos.
  3. É importante que ela fique vem vedada à parede. Caso contrário, a tinta pode acabar vazando e estragando a pintura. [11]
    • Deixe pequenas abas sem colar na ponta de cada pedaço de fita. Assim, vai ser mais fácil retirá-las no final.
  4. Não exagere na quantidade, ou a tinta pode secar antes de ser possível usá-la inteira. Você sempre pode recarregar a bandeja com mais tinta, se necessário.
    • Escolha uma tinta que combine com o acabamento da pintura da parede. Por exemplo, se a parede foi pintada com tinta fosca, compre uma tinta fosca para as formas geométricas. Isso ajudará bastante no resultado final.
  5. É importante não aplicar tinta demais na parede, pois ela pode vazar por debaixo da fita, além de criar uma textura e estender o período de secagem. É melhor sempre aplicar várias camadas finas do que uma camada grossa.
  6. Use uma pressão mediana e sempre siga no mesmo sentido: cima e baixo ou de um lado para o outro. Quando o rolo começar a secar, recarregue-o, lembrando-se de retirar o excesso de tinta.
    • Se vai usar mais de uma cor, trabalhe com uma de cada vez. Use um rolo e uma bandeja limpos sempre.
  7. Sempre puxe em um ângulo de 135º, antes da tinta secar. Se deixar que o material seque, você pode acabar descascando a pintura ao puxar a fita. [12]
    • Caso a tinta tenha secado e vedado a borda da fita, raspe suavemente com um estilete.
    • Caso a pintura descasque, pegue um pincel pequeno e fino para preencher os vãos com um pouco mais de tinta.
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 6:

Pensando no desenho

Baixe em PDF
  1. A menos que vá pintar um mural, é melhor limitar-se a usar duas ou três cores, já contando a cor base da parede. Ao usar cores demais, você acabará poluindo a parede visualmente. Algumas ideias para começar:
    • Para um estilo mais sutil, use dois tons diferentes. Por exemplo, pinte a parede de azul marinho e desenhe algumas silhuetas de pássaros com azul claro.
    • Para um estilo mais chamativo, use cores contrastantes. Por exemplo, pinte a parede de verde e desenhe alguns galhos com branco.
    • Você também pode optar por desenhos coloridos. Por exemplo, comece com um ramo marrom escuro em uma parede branca. Em seguida, desenhe algumas flores rosas no ramo.
  2. A maioria das pinturas de desenhos e formas nas paredes tem um tema específico. Os desenhos mais fáceis são as silhuetas ou os contornos; muitas vezes, eles são suficientes para deixar a parede mais chamativa sem prejudicar a harmonia do cômodo. Alguns temas comuns:
    • Natureza, como ramos, folhas e pássaros.
    • Designs abstratos.
  3. Você quer que o desenho cubra a parede inteira ou só um pedaço? A organização é muito importante e aqui vão algumas deias:
    • Se vai cobrir a parede inteira com o desenho, experimente criar um padrão.
    • Se vai cobrir só um pedaço, experimente deixá-lo mais simétrico. Caso vá usar formas grandes e pequenas, centralize as maiores e deixe as menores mais próximas da borda para criar equilíbrio.
  4. A maioria das tintas acrílicas está disponível em acabamentos brilhosos, acetinados e foscos, assim como as tintas de parede. É uma boa ideia utilizar o mesmo tipo de acabamento para a parede e o desenho, para se obter um resultado mais uniforme e homogêneo. Ao utilizar acabamentos contrastantes, o resultado será mais chamativo, criando uma separação entre o desenho e o fundo. Se essa é a sua intenção, vá fundo!
  5. Alguns desenhos são mais adequados para cômodos específicos. Por exemplo, um desenho mais enérgico pode funcionar para uma sala de estar movimentada, mas não para um escritório. Os quartos são voltados para o descanso, logo, um desenho mais pacífico pode ser uma boa opção. Algumas ideias para começar:
    • Para uma sala de jantar chique, experimente utilizar cores escuras e forte, com padrões ornados.
    • Para uma cozinha, de preferência para desenhos claros e abertos voltados para culinária.
    • Para quartos, escolha cores pacíficas, como tons pastéis e claros. Experimente desenhos orgânicos, como círculos, folhas, flores e ramos.
    Publicidade

Dicas

  • Sempre que for fazer uma pausa, cubra a bandeja ou a paleta com uma lona de plástico e enrole uma sacola plástica no rolo ou no pincel. Assim, você mantém as ferramentas e as tintas úmidas para quando retomar o trabalho.
  • Sempre compre pincéis de qualidade. Os pincéis mais baratos e genéricos costumam soltar as cerdas na tinta. [13]
  • Mexa bem a tinta antes de usar para misturar os pigmentos dela.
  • Caso haja resíduo da fita crepe na parede, espere a tinta secar completamente antes de limpar com água e detergente. [14]
Publicidade

Avisos

  • Mantenha crianças e bichos de estimação longe do local da pintura para evitar acidentes.
Publicidade

Materiais Necessários

Estêncis

  • Estêncis de parede.
  • Fita crepe ou spray adesivo reposicionável.
  • Rolo de espuma ou pincel de qualidade.
  • Tinta acrílica ou de parede.
  • Bandeja ou paleta de pintura.
  • Toalhas de papel.

Estêncis reversos

  • Papel-cartão.
  • Estilete.
  • Fita dupla-face ou spray adesivo reposicionável.
  • Rolo ou esponja de pintura.
  • Tinta acrílica ou de parede.
  • Bandeja ou paleta de pintura.
  • Toalhas de papel.

Desenhos à mão livre

  • Pincéis.
  • Tinta acrílica.
  • Paleta de pintura.
  • Gizes ou lápis aquarela.
  • Copo d'água.
  • Fita crepe (opcional).
  • Toalhas de papel.

Formas geométricas

  • Fita crepe.
  • Tinta de parede.
  • Rolo de pintura.
  • Bandeja de pintura.
  • Toalhas de papel.
  1. Houzz, DIY: How to Paint a Wall Stencil
  2. Painter's Mate Green Painting Tape 101
  3. Painter's Mate Green Painting Tape 101
  4. Apartment Therapy, How to Paint a Wall Using a Stencil
  5. Painter's Mate Green Painting Tape 101

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 62 041 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade