Baixe em PDF Baixe em PDF

Devido à superfície lisinha, a fibra de vidro pode ser difícil de pintar. Porém, basta preparar corretamente o material para deixá-lo com um acabamento perfeito, com cara de profissional. O truque é ir com calma, principalmente entre as camadas de primer, tinta e top-coat. O tipo exato de tinta vai depender do objeto que você pretende pintar e de para que ele serve, seja ele um barco, uma banheira, uma cadeira ou uma porta.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando o material

Baixe em PDF
  1. Do contrário, a tinta pode acabar não secando ou curando adequadamente, o que pode deixar a fibra de vidro pegajosa. O ideal é que a umidade relativa do ar esteja abaixo de 60% e a temperatura, entre 20 °C e 30 °C. [1]
    • Dê uma olhada na previsão do tempo para descobrir o nível de umidade. Deixe a pintura para outro dia se ele estiver alto demais.
  2. Caso pretenda pintar um objeto grande, que não caiba em uma mesa, forre o chão com lona ou com uma toalha de mesa de plástico bem baratinha. Coloque o objeto em cima da cobertura. [2]
  3. Isso é essencial para barcos, pias e portas. Coloque todas as pecinhas em uma caixa para não perdê-las. O ideal é colocar os parafusos menores em um saquinho plástico dentro da caixa. [3]
    • Não cubra as peças metálicas com fita crepe. Isso vai deixar o acabamento estranho e pode fazer com que a tinta rache.
    • Caso o objeto seja calafetado, remova a calafetagem. Você precisará calafetá-lo novamente depois que a tinta curar.
  4. Coloque-o na pia se ele for pequeno e lave-o com água e sabão. Em seguida, enxágue-o e deixe-o secar ao ar livre. [4]
    • Caso pretenda pintar um objeto maior do que a sua pia, lave-o na banheira ou leve-o para fora e esfregue-o com uma esponja umedecida com água e sabão. Não se esqueça de enxaguá-lo.
  5. A tinta não adere a superfícies envernizadas. Logo, você vai precisar remover o acabamento antigo do objeto para pintá-lo corretamente. [5] Lixe a fibra de vidro com uma lixa de 150 até ela ficar opaca. Vá aumentando a grossura das lixas até chegar em uma de 400. O ideal é que a superfície fique completamente lisinha e sem brilho.
  6. O pano pega poeira é um paninho feito de um material superaderente. Ele pode ser encontrado em algumas lojas de materiais de construção e produtos para artesanato. [6] Caso não consiga encontrar um pano pega poeira, experimente tirar o pó com um paninho de microfibra.
    • Caso a poeira não saia, use um pano umedecido com aguarrás mineral. [7]
  7. Você pode pintar o objeto escolhido por completo ou escolher apenas algumas partes dele, deixando-o com uma estampa listrada, em zigue-zague ou geométrica, por exemplo. Basta cortar algumas tirinhas de fita crepe e usá-las para cobrir as áreas que você não quiser pintar. [8]
    • Passe a unha nas beiradinhas da fita para prendê-la bem no material. A tinta pode escorrer para baixo da proteção, deixando a pintura torta, se você deixar a fita solta.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Passando a tinta

Baixe em PDF
  1. Para uma porta ou um objeto decorativo, use uma tinta em spray comum ou uma látex acrílica. Já as tintas epóxi ou de poliuretano são melhores para objetos de maior uso, como um barco, uma banheira ou uma pia. [9]
    • A tinta de poliuretano já vem pronta para uso, ao passo que a epóxi precisa ser misturada com um catalisador, assim como a resina epóxi. O catalisador, porém, costuma ser vendido junto com a tinta.
  2. A maioria das tintas epóxi e de poliuretano não precisam de primer, mas a camada é essencial para diversos tipos de tinta látex acrílica e em spray. Caso seja necessário, compre um primer e um top-coat que sejam do mesmo tipo que a tinta (ex.: um primer em spray para uma tinta em spray, um primer e um top-coat à base de óleo para uma tinta a óleo etc.).
    • Leia o rótulo da tinta para descobrir se ela precisa de um primer e de um top-coat.
    • Deixe o top-coat para o final.
  3. Caso tenha comprado primer em lata, basta aplicar o produto com um pincel ou um rolo de espuma. Já se estiver usando um primer em spray, borrife uma leve camada do produto na fibra de vidro. Espere a primeira camada secar antes de aplicar a segunda.
    • Caso o primer não esteja saindo uniformemente, aplique-o em pequenas borrifadas em vez de passar a lata de um lado para o outro. [10]
  4. O tempo necessário vai depender do produto. Alguns primers curam completamente após algumas horas, ao passo que outros precisam de mais tempo. Não é porque o primer parece seco que ele está curado e pronto para uma segunda demão. Lembre-se sempre de ler o rótulo. [11]
    • A fibra de vidro pode acabar ficando pegajosa se você aplicar a tinta sobre o primer ainda úmido.
  5. Caso tenha optado por uma tinta epóxi, você vai precisar misturá-la com o catalisador antes de começar a pintura. Os outros tipos de tinta não exigem preparação. Basta aplicá-las sistematicamente, da direita para a esquerda (ou da esquerda para a direita, se você for canhoto) e de cima para baixo. Aqui vão algumas instruções mais específicas:
    • Tinta em balde: vire a tinta em uma bandeja e aplique a primeira camada com um pincel. Em seguida, retoque-a com um pincel de cerdas finas. [12]
    • Tinta em spray: aplique a tinta em borrifadas curtas, e não em um movimento único, de um lado para o outro. [13]
    • A quantidade de tinta epóxi que você vai precisar misturar com o catalisador varia de marca para marca. Normalmente, a proporção usada é de um para um. Porém, dê uma olhada no rótulo para ter certeza.
  6. O tempo necessário dependerá do tipo de tinta escolhido. As tintas em spray e látex acrílicas secam mais rapidamente, ao passo que as epóxi e de poliuretano costumam demorar um pouco mais. A maioria das tintas epóxi e de poliuretano não precisa de uma segunda demão, ao contrário das em spray e látex acrílicas.
    • Siga o passo a passo acima para aplicar a segunda camada de tinta.
  7. Lembre-se que não é porque ela parece seca que ela está pronta para uso. Leia cuidadosamente o rótulo da tinta. A maior parte das tintas seca em uma hora ou menos. Porém, talvez tenha que esperar algumas horas, ou até mesmo dias, antes de usar o item pintado.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Dando os toques finais

Baixe em PDF
  1. Faça isso antes de aplicar o top-coat para não prender os pedacinhos de fita por baixo da camada finalizadora. Com cuidado, solte todos os pedaços de fita crepe. Caso acabe deixando alguma falha na pintura, preencha-a com um pincel e um pouquinho de tinta extra.
    • Caso tenha usado tinta em spray, borrife-a em uma bandeja até formar uma pocinha. Em seguida, passe um pincel pequeno na poça e use-o para preencher a falha.
  2. O produto pode ser aplicado da mesma forma que a tinta e o primer: com um pincel ou em spray. Lembre-se de ver se o produto escolhido é apropriado para a tinta que você usou. Um top-coat à base de óleo não vai funcionar em uma tinta a água, por exemplo. Veja também se o produto tem um acabamento fosco ou envernizado.
    • Nem todas as tintas precisam de uma camada de top-coat. As tintas epóxi e de poliuretano são bem duráveis e não precisam de proteção extra. Esse, porém, não é o caso das tintas em spray e látex acrílicas.
  3. Normalmente, quando um objeto fica pegajoso após a pintura, é porque a tinta e o top-coat não curaram por completo. Deixe o objeto pintado paradinho por alguns dias ou pelo tempo que for necessário para a cura do top-coat terminar.
    • Leia o rótulo do top-coat para descobrir quanto tempo você deve esperar. O prazo pode variar de algumas horas a vários dias.
  4. Faça isso depois que a tinta estiver completamente seca e curada. Não se apresse para não danificar a pintura. Caso tenha removido a calafetagem do objeto, aplique uma nova camada.
    Publicidade

Dicas

  • Limpe ou troque os pincéis na hora de passar do primer para a tinta e o top-coat.
  • A forma de limpar os pincéis vai depender dos produtos que você escolher. Alguns deles podem precisar de solventes especiais.
  • Leia sempre as instruções no rótulo do primer, da tinta e do top-coat. Os métodos de aplicação variam de marca para marca.
  • Limpe o objeto pintado com um detergente suave e um esfregão ou uma escovinha macia. Não use nada muito agressivo nem abrasivo na limpeza para não arranhar a pintura. [14]
  • A maioria dos produtos mencionados no artigo pode ser encontrado na internet ou em lojas de materiais de construção. Algumas lojas náuticas também vendem tinta.
Publicidade

Avisos

  • Alguns produtos devem ser usados apenas com uma máscara de proteção. Leia atentamente os rótulos dos produtos e use todos os materiais protetores recomendados.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Jornal ou lona.
  • Lixas de 150 a 400.
  • Um pano pega poeira.
  • Fita crepe.
  • Primer.
  • Tinta (em spray, látex acrílica, de poliuretano ou epóxi).
  • Pincéis e rolos (não são necessários para a tinta em spray).
  • Top-coat (quando necessário).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 27 353 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade