Baixe em PDF Baixe em PDF

O sofá é a peça central de qualquer sala e, por isso, precisa sempre estar em boas condições para não deixar todo o ambiente feio e desagradável. A maioria das pessoas o joga fora quando ele fica velho, mas você já pensou em restaurar o móvel (pelo menos por fora)? Basta aplicar algumas camadas de uma boa tinta em spray na superfície do sofá seguindo as dicas deste artigo. Ele logo vai ficar novinho em folha!

  1. É lógico que aquele seu sofá velho é o candidato ideal para o processo, mas pode ser também que haja mais de um precisando dessa restaurada na sua casa. O importante é você ver se todo mundo que o usa concorda com a mudança de cor — o que, convenhamos, não é nada difícil. Além disso, peça sugestões de cores novas às pessoas que também usam o móvel (sua esposa ou seu esposo, seus filhos, seus pais etc.) ou pense em um tom que seja do seu interesse (se o sofá é só seu). E mais um detalhe: as dicas deste artigo valem para sofás de tecido. Móveis de couro, poliéster e vinil precisam de tratamentos diferentes, pois costumam resistir à aplicação da tinta.
  2. 2
    Escolha as cores de tinta. É melhor você optar por uma cor simples, pois o processo já dá bastante trabalho e qualquer passo a mais só vai deixar as coisas ainda mais complicadas. Pense em um tom neutro ou que combine com a decoração do ambiente onde o sofá fica. A vantagem desses tons neutros é que dá para usar almofadas e outros complementos de qualquer cor. Por outro lado, caso você queira usar um efeito mais variado (como listras no sofá em si e almofadas diferentes), pense em combinações legais e que façam sentido.
  3. Você vai precisar de tinta industrial para pintar o tecido do sofá. Não adianta usar produtos em spray normais, daqueles vendidos em qualquer loja de materiais de construção: eles não pegam bem no móvel, que fica descascando. Vá a uma loja de produtos especializados e converse com um profissional para descobrir quais marcas e cores ele recomenda para o seu caso.
    • Escolha tintas feitas especificamente para o tipo de tecido do sofá. Veja se a lata da tinta inclui o seu sofá na lista de tecidos compatíveis, já que esse tipo de produto também é mais seletivo. Mais uma vez, converse com um vendedor em caso de dúvida e não arrisque a integridade do móvel.
    • Você pode adicionar um meio têxtil a uma lata de tinta látex ou acrílica, o que deixa o produto mais flexível e versátil em projetos diferentes. [1] Nesse caso, prepare-se para aplicar a tinta com um rolo ou pincel (em vez de spray).
  4. Limpe o sofá com um vaporizador ou leve-o a uma oficina para uma limpeza profissional antes de começar. Isso é importante porque remove manchas, partículas de alimentos e outros tipos de sujeira acumulada, deixando o material bem mais preparado. Dependendo do caso, você pode até chamar um profissional para fazer a limpeza na sua casa. Essa opção é mais cara, mas bem mais prática e segura.
  5. Você precisa colocar o sofá em um lugar mais aberto, onde não haja risco de a tinta atingir outros móveis e superfícies. Ele também deve ser arejado, pois o material pode fazer mal se for inalado. O ideal é fazer tudo no quintal de casa ou pelo menos afastar todos os objetos, abrir portas e janelas e ligar um ventilador (de teto, de preferência). E não se esqueça também de que o dia não pode estar nublado ou com previsão de chuva para a semana seguinte, enquanto o sofá seca — o que demora um tempinho.
  6. Você precisa ir além de apenas colocar o sofá em um ambiente ventilado: use uma máscara de proteção para não inalar os vapores tóxicos que a tinta produz, calce luvas para evitar o contato direto com o material, use roupas e calçados velhos e que possam ser descartados caso fiquem muito sujos, coloque óculos de proteção e amarre o seu cabelo.
  7. Comece fazendo um teste com as cores da tinta em uma parte discreta do sofá e veja se ela pega bem no tecido. Escolha um ponto que fique atrás do móvel e que ninguém veja — para o caso de o processo não dar certo logo de cara. [2]
  8. 8
    Divida o projeto em partes menores. Encare esse projeto como você faria se fosse pintar qualquer cômodo da casa: dividindo tudo em etapas mais simples e metódicas. Comece com uma camada de base mais fina, espere-a secar e adicione as camadas seguintes, sempre tentando deixar o material consistente. Lembre-se também de recolher as gotas ou passar um pincel em cima delas o quanto antes. [3]
    • Use um pincel para pintar os cantinhos, os detalhes e outros pontos menos acessíveis do sofá (onde não dê para aplicar a tinta em spray tão bem).
    • Recolha as cerdas que se soltarem do pincel no sofá na tinta imediatamente, ou elas vão ficar grudadas no móvel quando ele secar.
  9. É melhor começar o processo pela parte que ninguém vê. Aplique uma camada fina de tinta de cima a baixo em linhas que se sobreponham umas às outras. E não se preocupe se essa camada inicial tiver falhas: ela só serve de base para as que vêm mais adiante.
  10. Avance em direção aos braços e à parte da frente do sofá, sempre repetindo o passo anterior (da camada de base de tinta). Além disso, lembre-se de pintar as almofadas separadamente — já que precisa esperar cada parte delas secar antes de passar para as seguintes.
    • Talvez seja mais fácil trocar as capas atuais das almofadas por outras que tenham a nova cor do sofá. Dessa forma, você vai poder até brincar com estampas, texturas e outros detalhes diferentes.
  11. Você precisa esperar esse tempo para descobrir se está satisfeito com a cor da tinta no sofá e se ela pegou bem no tecido. Após os três dias, passe uma toalha branca no móvel e veja se ele está seco e em condições de ser usado. Por sorte, já dá para ter uma noção prévia do resultado a partir dessa camada de base. [4]
  12. Como dito acima, você precisa ser metódico e aplicar várias camadas de tinta sobre a base, mas sempre esperando cerca de três dias entre cada uma. O processo demora um pouco, mas não há outra forma de garantir que ele dê certo. Tenha paciência e dê um passo de cada vez.
    • Tente sempre ser consistente com a aplicação das camadas: não aplique muita tinta em uma delas e pouca na seguinte! [5]
  13. Essa parte do processo é questão de gosto pessoal. Você só precisa ter o cuidado de não passar tinta demais no sofá a ponto de ele ficar parecendo um projeto de papel machê inacabado! No geral, uma única camada sobre a base já é suficiente.
    • Quando você estiver satisfeito com o resultado, esfregue uma toalha branca no sofá e tire os resíduos de tinta acumulada.
  14. Chame seus amigos, prepare um balde de pipoca e sente-se no sofá para ver um filminho na Netflix. Os que forem mais atentos podem até elogiar o seu trabalho!
    Publicidade

Dicas

  • Cada sofá tem uma reação diferente à tinta em spray. Tudo depende do tecido. Esse tipo de tinta não pega tão bem em materiais como nylon e poliéster 100%, por exemplo. Além disso, o móvel pode até repelir a tinta se tiver uma camada de proteção de fábrica.
  • Não tente limpar o sofá com água e detergente por pelo menos uma semana depois de passar a camada final de tinta. Ela precisa de um bom tempo para secar e curar.
Publicidade

Avisos

  • Só pinte o sofá em um lugar aberto, como o quintal de casa, se não houver previsão de chuva para a semana seguinte. Se chover, todo o seu trabalho vai por água abaixo (literalmente!). Além disso, coloque o móvel dentro de casa quando ele precisar secar.
  • Peça autorização a todas as pessoas que usam o sofá antes de decidir fazer arte com ele!
  • Faça um teste com os produtos de limpeza que você pretende usar no sofá pintado. Aplique-os em pontos discretos do móvel e veja o que acontece.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 110 233 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade