Baixe em PDF Baixe em PDF

Você ama as alfaces-romanas ou costuma comer mais das alfaces-crespas? Independente da variedade escolhida, essa é uma hortaliça robusta que cresce na maioria dos lugares. Suas sementes são iniciadas em um ambiente fechado e plantadas depois do frio. Com sorte, você conseguirá fazer uma salada com alfaces deliciosas no início do verão. Leia mais para aprender como plantá-las.

Método 1
Método 1 de 2:

Cultivando alfaces-repolhudas

Baixe em PDF
  1. Esse tipo de alface demora um pouco mais a madurar. Se você iniciar o cultivo em um ambiente interno, elas se beneficiarão de um plantio antecipado e, desse modo, uma estação de colheita mais extensa. As alfaces iceberg e romanas são dois tipos comuns dessa família.
    • Se estiver plantando alfaces folhosas, passe para essas instruções .
    • Caso queira plantar no fim da primavera ou no verão, você pode precisar de uma variedade resistente ao calor, como a Jericó. Isso é muito importante se você vive em um local com clima quente.
  2. Você pode iniciar o plantio em bandejas compradas ou fazer as suas próprias com uma cartela de ovos, uma caixa ou jornal. Encha as bandejas com substrato de cultivo sem terra até chegar a 1 a 1,5 cm abaixo do topo. Umedeça-o no preparo para inserir as sementes.
    • As sementes já contêm os nutrientes necessários para germinar e, por isso, você pode plantá-las em um substrato de cultivo sem terra. É possível comprá-lo ou, ainda, fazer o seu próprio a partir de uma mistura entre partes iguais de vermiculita, perlite e esfagno moído.
    • Como as sementes serão passadas para o solo ao brotar, a estética das bandejas não é tão importante quanto a funcionalidade.
  3. Isso dará a elas tempo suficiente para germinar e brotar antes que o solo esteja macio o suficiente para recebê-las. Espalhe-as igualmente nos compartimentos da bandeja, usando os dedos para pressioná-las gentilmente no substrato de cultivo.
  4. Coloque a bandeja no peitoril de uma janela que receba muito sol e mantenha o substrato de cultivo sempre úmido. Se ele se ressecar, as sementes talvez não sejam capazes de crescer.
    • Você pode cobrir as bandejas com algumas camadas de jornal nas primeiras semanas, até que as sementes brotem. Mantenha-o sempre úmido com água pura e tire-o assim que o verde começar a surgir.
    • Não exagere na rega das sementes. Se ficarem encharcadas, é possível que não consigam crescer.
  5. A partir de duas semanas antes do último dia de frio na primavera, você pode considerar o transplante. Cave buracos separados 40 cm de cada um e com profundidade suficiente para plantar as raízes debaixo da terra. Levante as sementes de alface da bandeja e coloque-as nos buracos. Cuidadosamente, bata o solo ao redor das raízes para que as sementes continuem em posição vertical, plantadas na mesma profundidade em que se encontravam nas bandejas. Regue-as profusamente. [1]
    • Para melhores resultados, aumente a resistência das sementes colocando a bandeja parcialmente em uma área externa. Faça isso por dois a três dias, aumentando a quantidade de horas diariamente. [2]
    • Você pode prosseguir no cultivo de sementes para ambientes internos e transferi-las para fora na estação de crescimento. Escolha variedades resistentes ao calor para fazer um transplante no verão.
    • Use um regador ou uma mangueira com difusor em spray para regar o jardim das alfaces. Evite encharcá-las em água, chegando apenas a umidificar o solo.
  6. Use uma mistura para solo à base de alfafa ou um fertilizante de liberação lenta que seja rico em nitrogênio. Isso manterá as hortaliças crescendo com força e rapidez.
  7. Quando elas parecerem suficientemente maduras para o consumo, como aquelas que são encontradas no mercado, corte-as com uma faca de colheita ou uma tesoura. Depois de algumas semanas, quando a planta estiver madura, você deve cortá-la do chão por inteiro. Se a deixar, ela apodrecerá.
    • Colha as folhas de manhã. Elas adquirem uma certa crocância durante a noite, que continuará se a colheita for feita logo cedo.
    • No fim da época de crescimento, em locais quentes, a alface começa a produzir sementes e adquire um sabor amargo. Você pode evitar que isso aconteça pinçando o centro da planta. Ainda assim, se isso acontecer, vá em frente e puxe essa parte para fora.
  8. Caso não queira consumi-las desde já, você pode deixá-las guardadas. Se as colocar em uma sacola com toalhas de papel, elas devem durar por até 10 dias.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Cultivando alfaces-lisas

Baixe em PDF
  1. Essa espécie costuma apresentar cores brilhantes e é muito nutritiva, geralmente sendo vendida em misturas prontas. Elas toleram temperaturas mais altas e uma estação de crescimento mais curta, de modo que podem ficar espalhadas diretamente pelo jardim.
    • Alfaces-americanas geralmente devem ser plantadas em um ambiente interno .
    • Climas quentes podem provocar a produção de sementes, impedir o crescimento das folhas e amargar as alfaces. Nesses casos, é importante fazer a plantação o quanto antes ou, ainda, procurar por uma variedade resistente ao calor.
  2. Você deve planejar a plantação assim que o solo estiver arável. Escolha uma área com solo com boa drenagem e que receba muito sol. Use um arejador ou uma pá para quebrar o solo e remover pedras, galhos e raízes do local.
    • Alfaces são resistentes, mas há algumas condições que as impedem de crescerem normalmente. O solo não deve estar encharcado e, ainda, precisa conter bastante nitrogênio.
    • É importante que o solo seja também rico em húmus. Converse com alguém em um viveiro local para saber mais sobre formas de enriquecer o solo de sua região, deixando-o ideal para o cultivo de alfaces.
  3. Misture e coloque adubo ou um fertilizante equilibrado no canteiro ao menos uma semana antes do plantio. Opcionalmente, você pode acrescentar um fertilizante rico em nitrogênio ao longo das plantas depois de aproximadamente três semanas, quando as folhas tiverem 10 cm de largura. [3]
  4. Alfaces são resistentes ao frio e, por isso, você pode plantar as sementes diretamente no solo duas semanas antes do último dia de frio da primavera ou, ainda, até seis semanas antes, se o canteiro estiver protegido por estufas em estilo de túnel ou caixa. [4] Espalhe-as sobre o solo arado e coloque aproximadamente 1,5 cm de solo sobre elas. Um pacote de sementes cobre aproximadamente 30 m de área. Regue o canteiro profundamente depois do plantio.
    • Intervale o plantio em períodos de uma a duas semanas para colher ao longo de toda a estação. Tenha em mente que a maioria das alfaces não cresce bem em altas temperaturas, de modo que a última data de plantio depende do clima local e das necessidades da espécie preferida. Para melhores resultados, use variedades resistentes ao calor ou plante-as na sombra para a colheita final. [5]
  5. Se as folhas ficarem murchas, é preciso regá-las. Faça uma rega leve todos os dias e sempre que as folhas estiverem mais frágeis.
  6. Ao colher as alfaces dessa espécie, use tesouras ou uma faca para remover as folhas maduras sem danificar o restante da planta. Você pode começar logo que as folhas atingirem o tamanho observado no mercado. Remova a planta por inteiro depois de algumas semanas, ou ela ficará amarga e começará a dar sementes.
    • Faça a colheita logo pela manhã a fim de ter as folhas mais crocantes.
    • Pinçar e remover o centro da planta geralmente estenderá o período de colheita.
    • Guarde as folhas na geladeira por até 10 dias, mantendo-as em um saco plástico com algumas toalhas de papel.
    Publicidade

Dicas

  • Para um estoque contínuo de alfaces, plante uma nova fileira toda semana.
  • Pise sempre ao redor da área de plantio, principalmente se você tiver um canteiro elevado. A alface precisa de um solo frouxo e aerado. Pisar sobre a região compactará o solo e diminuirá as chances de germinação e crescimento.
  • Pode ser útil rotular onde as alfaces foram plantadas, com marcações de quando o plantio ocorreu.
  • Para uma variação interessante, misture diversos tipos e cores de sementes de alface em um único pacote e semeie-as em uma fileira contínua. Como resultado, você terá uma mistura caseira que pode ser colhida até 4 semanas depois do plantio, para fazer uma salada saborosa e macia.
  • Se estiver plantando mais de 30 m de alface de uma vez, tal método pode ser ineficiente e nocivo às costas. Em escalas de plantio maiores, pode ser bom investir em um sementeiro comercial capaz de executar todos esses passos em menos tempo e com menor desgaste físico.
  • Compre sementes peletizadas, que são mais fáceis de lidar e plantar.
  • Em climas mais frios, você pode plantar alfaces mais tarde na estação de crescimento. Essas plantas costumam preferir climas frios, então estarão bem desde que amadureçam antes do frio mais intenso. Você pode até mesmo criar uma estufa para desenvolvê-las no inverno.
Publicidade

Avisos

  • Sempre lave a alface antes de comê-la, principalmente se inseticidas ou fertilizantes houverem sido usados. É melhor evitar o uso desses produtos e optar por diligentemente remover à mão ervas daninhas e insetos, usando composto e esterco como fertilizantes. Tanto o solo quanto a sua saúde serão grandemente beneficiados.
  • Não se atrase em remover ervas daninhas, ou você verá algumas folhas inesperadas em sua salada.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Sementes;
  • Enxada;
  • Bastão ou objeto similar;
  • Placa de madeira;
  • Estrutura e cobertura de polipropileno horticultural;
  • Garfo de jardim;
  • Ancinho de metal;
  • Estacas e arame ou cordas;
  • Ancinho largo;
  • Água;
  • Rótulos para as plantas (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 140 454 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade