Baixe em PDF
Baixe em PDF
Aspargo é um dos primeiros vegetais a surgir no final do inverno, e sua presença nos mercados se faz sentir no início da primavera. Como cultivar esses caules macios e nutritivos em seu jardim? Comece com as sementes, ou, para resultados mais rápidos, plante suas coroas. Assim que estabelecidas, as plantas de aspargo produzem ramos a cada primavera por 12 ou 25 anos.
Passos
-
Descubra se o aspargo cresce bem em sua região. O aspargo cresce melhor em regiões com invernos muito frios, em que o solo congela. Também cresce em lugares com verões muito secos. É uma planta resistente e adaptável, mas seu cultivo é muito mais difícil em áreas com invernos mornos e verões úmidos.
-
Decida se você quer cultivar suas plantas a partir de sementes ou de coroas. As sementes de aspargo requerem 3 anos de crescimento antes de serem colhidas. Durante a primeira estação, as sementes germinam e brotam. Após isso, elas precisam de 2 anos para estabelecer suas longas raízes esponjosas no solo. Ao plantar coroas, você pula a primeira estação e trabalha diretamente com o estágio de enraizamento. Portanto, é preciso plantar tendo em mente um período de apenas 2 anos.
-
As sementes do aspargo possuem uma baixa taxa de germinação, então é difícil saber quantas plantas serão geradas ao final do processo. Porém, as sementes que se estabelecem bem tendem a se tornar plantas duras que duram mais e produzem mais ramos do que as plantas cultivadas a partir de coroas.
- As coroas de aspargo que são marcados como “coroas de 2 anos” supostamente permitem que você colha ramos após um ano de plantio. Porém, o processo de transplantar as plantas de aspargo após elas terem estabelecido suas raízes pode danificá-las, e elas tipicamente ainda precisarão de 2 anos no mesmo solo antes de atingirem produtividade total.
-
Escolha um ponto de plantio para seu aspargo. Visto que o aspargo pode continuar produzindo ramos por 25 anos, escolha um ponto onde você possa se devotar ao cultivo do vegetal por um tempo muito longo. A área deve ter as seguintes características:
- Muito sol. Aspargo rende mais em condições ensolaradas. Visto que ela brota no início da primavera, não há problema em escolher um lugar perto de árvores que ainda não produzam folhas. Certifique-se apenas de que o terreno do aspargo não seja sombreado por um grupo de árvores ou prédios.
- Solo bem drenado. O solo deve ser macio e deve ter excelente drenagem. Aspargos plantados em solos úmidos apodrecerão.
- Espaço para uma horta elevada. Isto é opcional, visto que aspargos rendem bem no solo. Entretanto, é mais fácil livrar hortas elevadas de ervas, sem contar que não haverá a dificuldade da drenagem.
-
Compre coroas ou sementes de aspargos. As sementes e coroas podem ser compradas em agropecuárias, em lojas de sementes ou em determinados sites. As sementes são encontradas durante o ano todo, mas as coroas normalmente são vendidas no início da primavera, logo antes do período de plantio.
- Os aspargos são monoicos, o que significa que cada planta é tanto macho quanto fêmea. As plantas femininas dispendem energia para produzir sementes, e acabam não produzindo tantos ramos quanto os machos. Algumas variedades de aspargo foram modificadas para produzir apenas machos. Se você escolher um desses, você precisará plantar apenas metade da quantidade que seria utilizada caso houvesse trabalhado com a variedade mista.
- As sementes de aspargo normalmente não são separadas por sexo, portanto as fêmeas produzem ervas assim que germinam.
- Escolha uma variedade resistente a ferrugem.
- Ao comprar coroas, escolha as que pareçam saudáveis – elas surgem numa cor marrom-acinzentado, são largas e roliças. Plante-as no dia seguinte ao da compra.
- Aspargos roxos e outras variedades podem ser encontradas nas lojas. Você pode criar aspargos brancos ao proteger os ramos do sol com o solo.
Publicidade
-
Comece cultivando as sementes no interior de sua casa. No início da primavera, coloque sementes únicas em potes separados para cultivar mudas. Exponha os vasos à luz direta do sol, umidifique o solo diariamente e mantenha-os em uma temperatura de 77 graus Fahrenheit (25 graus Celsius).
-
Baixe a temperatura quando as sementes brotarem. Assim que brotarem, elas não precisarão ser mantidas no calor. Baixa a temperatura para 70 graus Fahrenheit (21 graus Celsius).
-
Plante as mudas fora de casa. Quando as mudas possuírem 30 cm de altura, e a primavera ter começado, é hora de plantá-las lá em um ponto provisório. Cave um buraco com 7,50 cm para permitir que elas continuem crescendo.
-
Remova as ervas das fêmeas. Quando as plantas começarem a produzir flores, você conseguirá separar machos das fêmeas. Os machos possuem flores maiores e mais longas, enquanto que as fêmeas possuem flores menores. Retire as fêmeas e use-as como adubo.
-
Transplante os machos para o ponto onde eles serão permanentemente cultivados. Permita que os machos completem o ciclo de crescimento e passem o inverno no ponto provisório. Na primavera seguinte, um ano após a germinação, elas alcançaram a mesma maturidade de coroas de um ano, e estão prontas para serem transplantadas para um terreno permanente. Siga os passos abaixo para continuar cultivando as plantas.Publicidade
-
Prepare o terreno. Remova todos os traços de ervas e grama do solo, certificando-se de que não haja mais raízes que possam atrapalhar o processo. Lavre o solo e utilize o ancinho para espalhar esterco, adubo, sangue ou ossos numa profundidade de 25-38 cm.
- Cave trincheiras para o plantio. As trincheiras devem ter de 15 a 30 cm de profundidade e cerca de 30 cm de largura. Se você estiver plantando fileiras múltiplas, separe as trincheiras em espaços de 0.6 a 0.9 metros.
- Faça serranias nas trincheiras. Misture o solo removido das trincheiras com adubo orgânico, e espalhe 5-7 centímetros de solo enriquecido no fundo do centro de cada trincheira para formar uma serrania central.
- Você pode misturar fosfato de rocha, um pó mineral que encoraja o crescimento das raízes.
-
Ensope as coroas. Coloque-as num balde com água quente ou chá do adubo (fortificado com nutrientes de plantas) por 15 minutos antes do plantio.
-
Plante as coroas. Coloque-as nas trincheiras, separando-as em espaços de 30 a 45 centímetros. Envolva as raízes nos lados das serranias.
- Cubra as raízes e as coroas com solo. Coloque 5-7 cm de solo sobre as raízes e coroas.
- Regue a área profundamente após terminar o plantio.
-
Preencha mais solo. Quando os aspargos começarem a crescer e o solo se ajeitar, adicione mais terra sobre as coroas. Coloque de 2 a 7 cm de solo sobre as coroas a cada 2-3 semanas até fazer com que as trincheiras alcancem o nível do solo.
-
Adube as plantas. Espalhe de 10 a 20 cm de adubo ao redor das plantas após preencher as trincheiras. Adubar as plantas ajudará a manter as ervas para baixo e ajuda a reter a umidade do solo.Publicidade
-
Regue as plantas regularmente. Os aspargos alcançarão a maturidade após duas estações de crescimento. Durante esse tempo, mantenha o solo úmido o tempo todo.
-
Capine o solo. Os aspargos morrerão se tiverem de competir a obtenção de nutrientes com ervas, gramas e outras plantas. Cuide bem do solo enquanto as plantas alcançam a maturidade. Ao envelhecerem, as raízes profundas delas irão sobrepujar as ervas.
-
Fertilize e adube as plantas. Na primavera, fertilize os aspargos com fertilizantes líquidos estimuladores de crescimento. Durante o inverno, proteja-as do frio cobrindo-as com palha ou outros elementos.
-
Fique atento a pestes e doenças. Os aspargos são suscetíveis a besouros, que se alimentam da folhagem desses vegetais durante o verão e a primavera. Elas dispõem ovos nas folhas de aspargo. Ao ver besouros ou ovos, retire-os das plantas.Publicidade
-
Pegue os ramos. Após 3 anos, ou 2 caso tenha começado com as coroas, é hora de aproveitar sua colheita. Corte os ramos semanalmente utilizando uma faca afiada ou tesouras. Você desejará colher ramos de sua planta com maior frequência quando a produtividade delas atingir níveis altos.
- Ramos estarão prontos para serem colhidos quando atingirem cerca de 15 cm de altura, e quando as pontas começarem a amolecer.
- Limite a primeira colheita para 2 ou 3 semanas, colhendo ramos quase que diariamente e tomando cuidado para não retirar muitos de uma mesma planta. Após isso, as plantas precisarão devotar a energia delas para suas próprias raízes.
- No ano seguinte, estenda seu tempo de colheita para 4 ou 5 semanas. Nos anos seguintes, você pode se aproveitar das plantas por 6 semanas.
-
Prepare as plantas para o ano seguinte. No final da estação de crescimento, pare de recolher os ramos e permita que eles atinjam a altura natural. Mantenha o terreno onde estão os aspargos livre de pestes e ervas daninhas durante o verão. No inverno, corte seus frondes e remova-os da área para que pestes não danifiquem seu trabalho.Publicidade
Dicas
- Considere esperar um ano extra antes de colher os aspargos, ou colha apenas uma porção (2 ou 3 ramos por planta) dos vegetais durante o primeiro ano de colheita. Quanto mais tempo você der para que suas plantas se estabeleçam, mais elas viverão e maiores serão seus resultados.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 52 064 vezes.
Publicidade