Baixe em PDF Baixe em PDF

Os pessegueiros são árvores frutíferas de crescimento rápido que produzem entre 3 a 4 anos, quando cultivadas a partir de uma muda. No entanto, a maioria dos jardineiros prefere comprar árvores jovens de viveiros ou fazendas ao invés de tentar cultivar uma muda pequena e frágil até que ela vire uma árvore viável. Os pessegueiros vindos dos viveiros ou fazendas geralmente produzem frutas entre 1 a 2 anos. Ao aprenderem a plantar um pessegueiro, os jardineiros devem entender que essa árvore delicada exigirá condições específicas e estará propensa a doenças e infestações de insetos. Quando esses fatores são levados em consideração e um pessegueiro é plantado corretamente de maneira que fique protegido contra isso, ele produzirá frutos saborosos a cada estação de crescimento.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Começando

Baixe em PDF
  1. Você certamente pode cultivá-lo a partir de uma semente ou muda, mas é muito mais demorado e um pouco mais difícil. Uma semente de pêssego se transformará em uma árvore de pêssego com floração em média entre 3 a 6 anos; se você comprar uma árvore de pêssego no viveiro, esse tempo ficará em cerca de um ano de idade e a recompensa será muito mais imediata. [1] [2]
    • Se você acabar comprando uma árvore jovem, procure uma que seja cheia de galhos com folhas verdes, viçosas e saudáveis.
    • Quando for utilizar uma semente de pêssego, certifique-se de que ela veio de um fruto suculento, de maneira que os futuros pêssegos tenham os traços da "sua mãe". Quando você encontrar um pêssego saboroso, faça a cova e deixe o caroço do fruto secar por alguns dias. Quando ele ficar frágil, quebre-o e abra-o para revelar as sementes dentro dela; elas serão parecidas com amêndoas.
  2. Você pode ter de plantar uma variedade específica de pêssego se sua região for fria. Fale com um vendedor do viveiro sobre qual o tipo de pêssego que crescerá mais fácil na sua região. [3] As variedades "Frost" e "Avalon Pride" podem suportar um pouco de clima frio.
    • Se você estiver procurando uma variedade menor para plantar em um deque ou em um quintal em um vaso, a "Pix-Zee" e "Mel Babe" são boas escolhas. Eles só chegam a cerca de 1,8 m de altura. [4]
  3. Algumas fontes dizem que é melhor plantar o pessegueiro na primavera e no mesmo dia em que ele foi adquirido para que a árvore tenha o tempo adequado para crescer. [5] Outras fontes dizem que o verão é bom, especialmente as variedades da metade para o final da estação. Pergunte aos vendedores do viveiro da sua região qual é a melhor época para a sua variedade particular de fruta. São grandes as chances de que eles saberão.
  4. Os pêssegos amam o sol, é bom que fiquem expostos a, pelo menos, seis horas de luz solar direta por dia. Essa fruta também gosta do calor, então, para ela, é ótimo o lugar mais quente em seu jardim (como próximo a uma parede virada para o sul, onde ela pode receber muito calor refletido). [6]
    • Procure um local que tenha boa drenagem, seja arenoso, com o solo moderadamente fértil e elevado para dar à árvore um fluxo de ar adequado para eliminar o risco de congelamento e, como mencionado acima, também para fornecer luz solar direta a maior parte do ano.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Preparando e plantando a sua árvore

Baixe em PDF
  1. Esmigalhe a terra completamente utilizando um motocultivador ou pá de jardim. Essa quantidade de espaço facilita as raízes a espalharem-se, ajudando a árvore crescer. Além do mais, a grama é gananciosa; certifique-se de que não tenha grama ao redor da base da sua árvore, pois ela impedirá o seu crescimento. [7]
    • Faça um buraco no solo com 30,5 cm de profundidade, para obter o melhor suporte para as raízes do pessegueiro. Espalhe as raízes em relação a base da árvore, mas tenha cuidado para não dobrá-las.
  2. Misture bem, soltando a terra. Depois, regue a área onde você plantará o pessegueiro. Basta um pouco mais do uma borrifada de água e será o suficiente; não sature a terra.
    • Se o pH do solo estiver muito baixo (ele tem que estar em torno do neutro), misture alguns limões na terra. [8]
  3. Coloque a árvore no buraco, sobre um pequeno monte de terra, e preencha o buraco de volta. Bata levemente na terra ao redor da árvore, utilizando uma pá de jardim para firmá-la no lugar.
    • Se você tem uma árvore enxertada, posicione o interior da curva da união do enxerto longe do sol. [9]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Mantendo a sua árvore saudável

Baixe em PDF
  1. Observe sua árvore todos os dias e, se ela estiver com aparência murcha, regue-a um pouco. As chuvas geralmente são tudo o que um pessegueiro precisa, mas se você mora em uma região particularmente seca, ele pode precisar ser um pouco regado. [10]
    • Além disso, elimine as ervas daninhas e forneça nutrição. Uma cobertura orgânica provavelmente ajudará bastante. Basta fazer um círculo de cobertura orgânica sobre a área da raiz, com aproximadamente 5 cm de profundidade e 1 m de diâmetro. [11] Com a quantidade certa de chuva, você pode literalmente apenas sentar e assistir a sua árvore crescer.
  2. Aplique um pouco de pesticida no seu pessegueiro após cerca de uma semana para evitar que os insetos e doenças o danifiquem. É bom que você considere dissuadir as brocas ao enrolar tronco com pedaços de manta para jardim.
    • Para evitar os roedores, você pode cercar a árvore com um cilindro de tela de metal.
    • Utilize um spray com calda 'sulfocálcica' (um preparado de polissulfetos de cálcio e enxofre) para aumentar as chances da arvore contra a folha ondulada (conhecida também como "crespeira", causada pelo fungo Taphrina deformans), a doença mais comum. [12]
  3. Depois de seis semanas mais ou menos, espalhe uniformemente sobre a área ao redor do pessegueiro cerca de 450 g de adubo à base de nitrogênio, isso ajudará na floração da árvore. [13] Depois do primeiro ano, você pode reduzir para 1/3 essa quantidade de fertilizante.
    • Após o terceiro ano, quando a árvore estiver madura, adicione 450g de nitrogênio no solo. Melhor fazer isso na primavera.
    • Para amadurecer a sua árvore, não a fertilize no prazo de 2 meses após a primeira geada ou quando os frutos estiverem amadurecendo. [14]
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Colhendo os pêssegos

Baixe em PDF
  1. O formato ideal é com o centro aberto. Após o primeiro ano e no verão, corte os rebentos que estiverem se formando no topo da árvore com dois ou três botões. Em um mês, verifique a árvore para ver o seu progresso. Se você tiver três ramos espaçados em ângulo aberto equidistantes, corte os outros ramos para manter esses três como os ramos principais.
    • Depois de ano de ter feito isso, mais uma vez no verão, faça a poda de todos os brotos que estiverem crescendo abaixo desses ramos principais. A partir de então, remova todos os brotos no centro da árvore, para ajudá-la a manter o formato.
    • Pode a árvore ao final do inverno ou no início da primavera para dar-lhe forma. Corte qualquer galho que esteja tocando outras plantas ou que esteja crescendo para o meio da árvore.
    • Podar anualmente incentivará a produção, não irá reduzi-la. Ao fazer isso, você estará estimulando o crescimento novo e distribuindo mais recursos para as partes da árvore que você deseja o crescimento. A cada estação, você terá entre 10 cm a 18 cm de crescimento novo. [15]
  2. Após a floração da árvore, que será um período com cerca de 4 a 6 semanas, reduza o número de frutos espaçando-os entre 6 cm a 8 cm de distância. Isso garante que os frutos que ficaram serão grandes e suculentos. Aconselha-se deixar o sol atingir todos os ramos e os frutos; se algum fruto estiver florescendo na sombra, retire-o. Dessa maneira, você pode distribuir os nutrientes para os frutos que crescerão mais rápido.
    • É bom ter sempre uma "copa aberta" para o fruto. Tente deixar todos os ramos com acesso a muita luz solar. Remova os ramos mortos, moribundos, cruzados e com flores para dar ao fruto uma chance melhor.
  3. Veja os frutos na parte superior e nas laterais da árvore. Eles provavelmente estarão prontos para colher primeiro. Quando não houver nenhum resquício de verde sobre os frutos, será um sinal de que estão prontos. Eles devem soltar da árvore com uma leve torção.
    • Os pêssegos são famosos por ficarem facilmente machucados/batidos, por isso tenha cuidado quando for pegá-los.
    • Os pêssegos podem ser guardados na geladeira em um saco fechado hermeticamente por até 5 dias. [16] Ou, é claro, você pode fazer geleia de pêssego.
    Publicidade

Dicas

  • Quando você estiver aprendendo a plantar um pessegueiro, tenha em mente que se o solo que estiver muito úmido ou não tiver um bom escoamento após a chuva, ele não será bom para as raízes da sua árvore. Os pessegueiros ficam melhores na terra arenosa, que tenha uma rápida drenagem quando estiver completamente encharcada.
  • Se você sabe de antemão que plantará um pessegueiro, prepare o solo adicionando adubo, matéria orgânica e compostagem dois anos antes de plantá-lo. Isso fornecerá um solo rico, cheio de nutrientes e com boa drenagem.
  • A primavera é a melhor época do ano para plantar um pessegueiro para que ele tenha toda uma temporada de crescimento e se ajustar no seu novo ambiente.
  • Seja mais cauteloso com o solo em que será plantado o pessegueiro. Verifique se ele tem os nutrientes de que essa árvore necessita. Recolha uma amostra do solo e leve-a a um laboratório que fará o teste e que possa fazer recomendações sobre ele.
  • Se seus pessegueiros derem muitos frutos, considere congelar alguns pêssegos para consumir mais tarde. Leia Como Congelar Pêssegos para aprender mais.
Publicidade

Avisos

  • Não plante um pessegueiro mais fundo do que cerca de 30,5 cm. Se você plantá-lo muito fundo, poderá danificar as suas raízes e matar a árvore.
  • Não espere frutos no primeiro ano. Alguns pessegueiros levam entre 2 a 3 anos para produzir pêssegos.
  • Nunca regue em excesso um pessegueiro. Suas raízes são delicadas e muita água pode danificá-las.
  • Não plante um pessegueiro em uma área com muita sombra. Essas árvores precisam de bastante luz solar direta e não crescem ou produzem frutos adequadamente sem isso.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um pessegueiro novo;
  • Um motocultivador ou uma pá de jardim;
  • Turfa;
  • Composto;
  • Fertilizante à base de nitrogênio;
  • Pesticidas.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 124 881 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade