Baixe em PDF Baixe em PDF

Ao plastificar um papel, você o estará protegendo da sujeira, das dobras, do envelhecimento e da descoloração. Você poderá optar por plastificar um documento de lembrança, como o anúncio do casamento, ou um documento que será manuseado com frequência, como um cardápio. Este artigo vai ensiná-lo a plastificar papel com ou sem uma máquina.

Método 1
Método 1 de 2:

Utilizando uma plastificadora

Baixe em PDF
  1. A maioria dos usuários domésticos compra máquinas que possam aceitar documentos com tamanho comum de 216 por 279 mm.
  2. A maioria das plastificadoras tem uma luz que indicará quando ela estiver pronta.
  3. Haverá duas folhas de plástico para plastificação presas em uma das extremidades.
    • Se o saco para plastificação for apenas um pouco maior do que o documento (por exemplo, se você estiver plastificando um cartão de visita utilizando o saco para plastificação do tamanho do cartão) será necessário centralizar o documento com cuidado, deixando uma borda igual em todo o perímetro.
    • Se o documento for significativamente menor do que o saco de plastificação, não será necessário centralizá-lo, pois você poderá aparar as bordas.
  4. A extremidade vedada do saco para plastificação deverá estar apertada contra a extremidade vedada do protetor térmico. Este é composto de duas folhas de cartolina tratadas que protegem a plastificadora contra o acúmulo de cola.
  5. Insira primeiro a ponta selada até que a máquina a prenda. Não force a entrada do protetor térmico na máquina; ele deverá ir devagar o suficiente para a máquina fundir as folhas.
  6. Deixe no mínimo 2 mm de borda.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Plastificando com folhas autocolantes

Baixe em PDF
  1. A melhor opção virá com uma grade atrás e permitirá o reposicionamento do papel se você errar na colocação das folhas.
  2. Manuseie-o pelas bordas para que você não deixe impressões digitais. Se a parte de trás tiver uma grade, guarde-a para usá-la como um guia quando colocar o documento.
  3. Coloque a folha sobre a superfície de trabalho com o lado adesivo para cima e uma grade por baixo dela. Você poderá utilizar tanto a grade da parte de trás, que acabou de remover, como uma folha de papel milimetrado ou uma grade que desenhou. Prenda a grade com um pedaço de fita adesiva para que ela não escorregue.
  4. Com os documentos pequenos em cima de folhas de laminação grandes, esse alinhamento não será importante. Talvez seja preciso ajustar a folha de laminação na grade.
  5. Alise o papel com a mão, deixando-o sem rugas ou bolhas de ar.
  6. Comece em um canto e alise a folha para baixo, um pouco de cada vez, para remover as rugas e bolhas de ar. Você também poderá usar um rolo de borracha para alisar a folha, ou alisá-la com a borda de um cartão de crédito.
  7. Deixe uma margem de 2 mm, de maneira que a plastificação não se solte.
    Publicidade

Dicas

  • Você também poderá plastificar utilizando papel autoadesivo transparente (contact). Esse tipo de papel está disponível em rolo na maioria das lojas de materiais para construção ou de decoração.
  • Se você plastifica documentos com frequência, mas não quer uma plastificadora a quente, pode comprar uma plastificadora que trabalhará com sacos para plastificação a frio. Algumas plastificadoras a quente também têm uma configuração a frio.
Publicidade

Avisos

  • Um plastificador a quente não é apropriado para documentos sensíveis ao calor, como fotografias ou obras de arte feitas com giz de cera.
  • Evite a plastificação de documentos históricos valiosos.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Plastificadora
  • Sacos para plastificação
  • Protetor térmico
  • Cortador de papel
  • Tesoura
  • Folhas para plastificação
  • Um rolo de borracha ou cartão de crédito
  • Grade milimetrada

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 76 409 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade