Baixe em PDF Baixe em PDF

Cultivar uma árvore de romã é uma experiência gratificante. Você não apenas terá uma bela árvore carregada de frutos vermelhos e radiantes, mas também terá um presente delicioso durante os períodos de colheita. Uma árvore de romã exige duas podas por ano; se não a podar, você pode enfrentar problemas como doenças, perecimento da árvore, crescimento atrofiado e colheita fraca.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Podando uma árvore recém-plantada

Baixe em PDF
  1. Quanto tiver uma nova árvore de romã, comece a podá-la imediatamente. Como a melhor época para podar uma romãzeira é no inverno, quando ela está dormente, você deve plantá-la entre o início e o meio do inverno.
    DICA DE ESPECIALISTA

    "É melhor podar no inverno porque a árvore está dormente, portanto isso não comprometerá muitos recursos do seu crescimento."

    Steve Masley

    Especialista em Casa e Jardim
    Steve Masley elabora e cuida de hortas de vegetais orgânicos na Área da Baía de São Francisco há mais de 30 anos. É Consultor de Jardinagem Orgânica e Fundador da Grow-it-Organically, um website que ensina tudo sobre jardinagem. Em 2007 e 2008, Steve lecionou no Campo de Prática de Agricultura Sustentável Local na Stanford University.
    Steve Masley
    Especialista em Casa e Jardim
  2. Escolha o broto mais forte e saudável; em seguida, utilize uma tesoura de poda para remover o resto. O broto que ficou se transformará em um tronco de 30 cm de altura com cerca de cinco ou seis ramos brotando dele. Esse troco deverá ser reduzido em um dado momento. [1]
    • Esse sistema não é recomendado para regiões suscetíveis a geadas. Se o seu único sugador morrer, você terá que começar tudo novamente. Nesse caso, escolha um sistema de vários troncos.
    • Sua tesoura de poda deve ter um corte limpo. Se o ramo for muito espesso, utilize uma serra de dentes finos. [2]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Steve Masley

    Especialista em Casa e Jardim
    Steve Masley elabora e cuida de hortas de vegetais orgânicos na Área da Baía de São Francisco há mais de 30 anos. É Consultor de Jardinagem Orgânica e Fundador da Grow-it-Organically, um website que ensina tudo sobre jardinagem. Em 2007 e 2008, Steve lecionou no Campo de Prática de Agricultura Sustentável Local na Stanford University.
    Steve Masley
    Especialista em Casa e Jardim

    Não tem certeza quanto à diferença entre um sistema de um único tronco e um de vários? Pat Browne e Steve Masley do Grow it Organically explicam: "Com um sistema de vários troncos, você geralmente corta o topo da planta mais cedo para não gerar vários ramos menores na lateral. Um único tronco é quando você deixa os ramos crescerem mais naturalmente, sendo geralmente voltado para árvores mais altas."

  3. Em vez de escolher apenas um broto, escolha cinco ou seis dos mais fortes e remova o resto. Eles se transformarão em ramos que crescerão diretamente do solo sem um tronco. Você deverá reduzi-los em um dado momento. [3]
    • Uma planta com vários troncos tem mais chances de sobreviver a uma geada; se um desses ramos morrer, você pode simplesmente substituí-lo por outro sugador.
    • Você também deve utilizar uma tesoura de poda para isso, a menos que os brotos sejam muito espessos. Nesse caso, utilize uma serra de dentes finos.
  4. Utilize uma tesoura de poda — ou uma serra de dentes finos, se eles forem muito espessos — para reduzir os ramos restantes a uma altura de 60 cm. Isso os ajudará a desenvolver novos botões, produzindo uma planta mais volumosa.
    • Você só precisa fazer isso uma vez; não faça esse procedimento nos anos seguintes.
  5. Brotos sugadores são ramos adicionais que nascem do chão. Ramos epicórmicos são ramos que crescem a partir da base do tronco, abaixo dos ramos principais. Não apenas eles podem destoar da aparência geral da árvore, mas também podem sugar nutrientes e água. [4]
    • Depois disso, você precisará fazer esse procedimento todo verão.
    • Corte os sugadores o mais próximo possível da raiz com uma tesoura de poda. Talvez seja preciso cavar o solo da árvore para alcançar a sua base.
    • Utilize uma tesoura de poda para cortar os ramos epicórmicos o mais próximo possível do tronco.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Podando durante o segundo e terceiro anos

Baixe em PDF
  1. Utilize uma tesoura de poda para ramos mais finos e uma serra de dentes finos para os mais espessos. Deixe de três a cinco brotos por ramo. [5]
    • Finalize a poda em um broto virado para fora. Dessa forma, o novo ramo crescerá para fora, não para dentro.
    • Deixe os ramos crescendo para fora e corte os que estão crescendo para dentro. Isso ajudará a aumentar a iluminação e a circulação de ar entre os ramos.
  2. O verão é a melhor época para remover os sugadores, mas se a sua planta estiver produzindo muitos deles, será preciso repetir o processo mais vezes. Nesse caso, uma vez no fim da primavera e uma vez no início do outono é um bom padrão a ser seguido. [6]
    • Utilize o mesmo método já aplicado para remover os sugadores e ramos epicórmicos.
    • Não os deixe crescer e se desenvolver. Eles apenas sugarão a água e os nutrientes da sua árvore.
  3. Assim que a sua árvore entrar no terceiro ano, ela estará bem estabelecida e não precisará de podas pesadas. Uma poda leve no fim do inverno — após a última geada, se for o caso da sua região — é tudo que você precisa. [7]
    • Monitore o crescimento de novos sugadores e remova-os assim que notá-los.
    • Corte os ramos mortos ou doentes alguns centímetros abaixo da parte doente. A madeira exposta deve ter uma aparência saudável.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando de uma árvore madura

Baixe em PDF
  1. Nesse ponto, seus ramos podem estar bem espessos para uma tesoura de poda; portanto, uma serra de dentes finos será mais adequada. Corte o mais próximo possível da base do tronco ou do ramo; se você deixar um toco, ele poderá abrigar pragas e doenças. [8]
    • Você também pode cortar os brotos pequenos nas pontas dos ramos. Isso gerará romãs maiores e mais saborosas!
  2. Isso é algo que você deve fazer ao longo de toda a vida da sua árvore. Sugadores e ramos epicórmicos aparecem com mais frequência no verão, mas se notá-los em outras épocas do ano, não deixe de podá-los.
    • Sugadores e ramos epicórmicos novos sempre serão finos, não importa a idade da árvore, portanto uma tesoura de poda será suficiente.
  3. Você pode deixar sua árvore crescer mais, mas será mais difícil colher seus frutos; isto porque a maior parte dos frutos cresce na parte superior da árvore. Com o auxílio de uma escada, você pode alcançá-los facilmente em uma árvore de 3 m de altura. [9]
    • A maior parte das romãzeiras terá entre 3 e 3,5 m, mas algumas variedades podem ficar ainda maiores. Nesse caso, reduza o tamanho dos ramos.
  4. A sua romãzeira dará muitos frutos, mas pode chegar um momento em que você terá que escolher quais ramos manter e quais podar. [10]
    • Corte os ramos o mais próximo possível do colarinho. O colarinho é o anel saliente entre o tronco e o ramo.
    • Ao manter todos os ramos, você impedirá que os saudáveis recebam o máximo de energia possível.
  5. Se a árvore ainda for muito jovem, você só precisará cortar de 10 a 15 cm dos ramos. Se a árvore for mais velha, é melhor cortar de 30 a 60 cm.
    • Isso ajudará a expor a madeira nova, o que estimulará o crescimento de novos ramos.
  6. Pense bem ao podar no inverno e use seu bom senso. Se um ramo for extenso e estiver perto do chão, puxe-o delicadamente; se ele tocar no chão, está na hora de reduzi-lo. [11]
    • Se o fruto tocar no chão, ele pode apodrecer ou ser contaminado.
    Publicidade

Dicas

  • Se notar ramos mortos ou doentes, corte-os no inverno, quando a árvore estiver dormente.
  • Você pode e deve remover os sugadores com maior frequência. Como o nome já diz, eles sugam água e nutrientes que poderiam ser utilizados pela sua árvore.
  • As necessidades de poda específicas da sua árvore podem variar, dependendo da variedade da árvore e do clima da sua região.
  • Descubra a variedade da sua árvore e faça uma pesquisa on-line. Se não tiver certeza quanto à variedade, pergunte a um profissional em um viveiro.
  • Não é recomendado aplicar curativos na árvore, pois isso pode retardar o processo de cicatrização e aumentar as chances de desenvolvimento de fungos. [12]
  • Utilize um fertilizante na primeira e segunda primaveras e adubo orgânico na terceira.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Tesoura de poda;
  • Serra de dentes finos;
  • Escada.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 52 656 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade