PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Hortelã é uma planta incrível com diversas utilidades. No entanto, o seu crescimento pode sair facilmente do controle se ela não for plantada e podada adequadamente. Aprender a cuidar do seu pé de hortelã poupará tempo e muitas dores de cabeça no futuro. Após aprender o que deve ser feito, podar a sua hortelã será muito fácil!

Método 1
Método 1 de 3:

Podando uma grande colheita de hortelã

PDF download Baixe em PDF
  1. Espere o pé de hortelã estar completamente florido para podá-lo. Com uma tesoura de poda, corte cerca de um terço de cada ramo da planta. [1] Hortelã é uma erva relativamente farta e de rápido crescimento, portanto não tenha medo de podá-la — a sua planta ficará bem.
    • A poda pode estimular o crescimento. Isso não destruirá o seu pé de hortelã.
    • Se não tiver uma tesoura de poda ou não quiser utilizá-la, você também pode podar a hortelã com a ponta dos dedos. Esse processo será mais demorado, mas é igualmente eficaz. Com as pontas dos dedos, corte cerca de um terço dos caules. Utilize as pontas dos dedos ao beliscá-los para obter um corte limpo.
    • Pode ser mais fácil utilizar as pontas dos dedos se você estiver podando uma pequena quantidade de hortelã em um ambiente fechado. Utilize uma tesoura de poda ou uma faca afiada.
  2. Enquanto estiver podando o seu pé de hortelã, considere a forma que você quer para a planta. Você deve modelar o seu pé de hortelã de modo que ele cresça dentro dos limites do vaso e sem sair do controle. A hortelã pode crescer depressa, portanto pode a sua planta de uma forma compatível com o vaso. [2]
    • Modele a planta de modo que não haja muitas folhas ou brotos caindo sobre ela.
    • Foque na poda em torno da planta. Os seus ramos não devem se espalhar muito além da lateral do vaso.
  3. Após uma colheita grande, é importante armazenar as folhas de hortelã adequadamente para que possam ser utilizadas por meses. Há diversas maneiras de armazenar hortelã, sendo a mais popular delas por meio da sua secagem. Há diversos métodos para secar hortelã, incluindo levar ao forno, pendurar para secar e desidratar a erva.
    • Você pode congelar a hortelã. Avalie as folhas de hortelã e remova qualquer uma que estiver danificada. Utilize uma toalha para secar as folhas com toques leves. Corte as folhas de hortelã e remova os galhos. Coloque de uma a duas colheres de chá de folhas em cada um dos compartimentos de uma forma de gelo. Em seguida, preencha a forma com água e coloque-a no congelador. Assim que os cubos estiverem completamente formados, coloque-os em um recipiente ou saco hermético e deixe-os no congelador. Hortelã congelada pode ser mantida por até três meses.
    • Você também pode selar a hortelã a vácuo. Novamente, remova as folhas danificadas e seque-as com uma toalha. Coloque a hortelã em um saco e cole uma etiqueta com a data. Utilize uma seladora a vácuo — que pode ser adquirida online — para selar o saco. Cada seladora a vácuo funciona ligeiramente diferente, portanto você terá de seguir as instruções do fabricante.
  4. Evite colher se a planta não estiver se desenvolvendo bem devido ao clima frio ou a outras condições adversas. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Podando uma pequena quantidade de hortelã

PDF download Baixe em PDF
  1. A hortelã estará madura quando começar a florescer — após cerca de 90 dias —, mas ela pode ser colhida a qualquer momento após chegar a uma altura de pelo menos 10 cm. Podar o seu pé de hortelã regularmente permitirá que ele fique volumoso e saudável. Você também poderá utilizar hortelã fresca a cada colheita menor.
    • Pode o seu pé de hortelã com cuidado toda vez que ele precisar ser reduzido. Lembre-se de podar a hortelã para que a planta cresça de acordo com a forma do seu vaso. Se você estiver cultivando hortelã ao ar livre, pode a planta para que ela não tome conta do seu jardim.
    • Apesar de ser possível utilizar tesoura de poda para podar hortelã, plantas pequenas podem ser facilmente podadas apenas com os dedos.
  2. Pequenas porções de hortelã podem ser utilizadas em muitas receitas. Se uma receita pedir hortelã desidratada, tente utilizar hortelã fresca no lugar. Isso pode dar um sabor mais forte de hortelã ao prato. Você também pode utilizar folhas de hortelã em bebidas como limonadas e mojitos para dar mais sabor. [4]
  3. Se quiser mais pés de hortelã, você pode cultivá-los utilizando mudas da sua planta. Corte 15 cm de um caule do seu pé de hortelã e coloque-o em um vaso com terra. Esse caule se transformará em uma nova planta após receber muita luz solar e água. [5]
    • Preencha o vaso da nova planta com solo misturado com uma grande quantidade de adubo. Pegue o caule cortado do pé de hortelã original e deslize-o no solo.
    • Você também pode adicionar ramos de hortelã em um copo d’água. Remova as folhas que estejam abaixo do nível da água para que não apodreçam. As raízes logo começarão a crescer.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cultivando hortelã

PDF download Baixe em PDF
  1. Pés de hortelã têm um sistema radicular de crescimento rápido, e é por isso que é melhor plantar a sua hortelã em um vaso. Se você plantar hortelã no seu jardim sem um recipiente, a planta se espalhará rapidamente e tomará conta de todo o jardim.
    • Se você quiser plantar hortelã ao ar livre, cave um buraco de pelo menos 10 cm de profundidade e coloque um recipiente — como um vaso ou um saco de rede — dentro do buraco. Em seguida, plante a hortelã dentro do recipiente e jogue terra por cima. O recipiente impedirá que as raízes se espalhem por todo o jardim.
    • Se quiser cultivar hortelã ao ar livre, compre um vaso para a sua planta. Coloque o vaso próximo a uma janela onde ele possa receber luz solar ao longo do dia inteiro. Não coloque a planta perto de uma fonte de calor. [6]
  2. Se estiver cultivando o seu pé de hortelã ao ar livre, o momento de plantá-lo é importante. Plante hortelã na primavera se você morar em uma região que tenha invernos rigorosos; se a sua região for livre de geadas, a hortelã se desenvolverá melhor em meados do outono. [7]
  3. Regue a hortelã com frequência, já que essa planta se desenvolve melhor em solo úmido. Hortelã pode crescer em uma variedade de solos, mas não se desenvolve bem em ambientes secos. Se você vive em um ambiente seco, fique de olho na planta e regue-a mais vezes. Em geral, um pé de hortelã deve ser regado ao menos uma vez por dia.
  4. Na maior parte das vezes, um pé de hortelã se desenvolverá bem sozinho. No entanto, de tempos em tempos você deve fornecer uma pequena quantidade de fertilizante ao solo em torno da planta. Isso estimulará um crescimento saudável, o que pode ser muito útil se quiser fazer colheitas maiores e com mais frequência. [8]
    • Não fertilize muito o pé de hortelã. Fazer uma colheita a cada três ou quatro semanas deve ser suficiente.
    • Escolha um fertilizante com baixo teor de sal, já que esse composto pode fazer com que as pontas das folhas de hortelã fiquem marrons.
  5. Plante a hortelã de modo que ela fique cerca de 5 cm abaixo da superfície. Você deve plantar apenas uma muda se estiver utilizando um vaso. Se estiver plantando a hortelã no jardim, plante cada muda a uma distância de 60 cm entre elas. Além disso, lembre-se de que cada muda deve ser plantada no seu próprio recipiente.
    • Plante a hortelã em um local que receba luz solar. Ao plantar hortelã em vasos, você deve movê-los para locais que recebam luz solar direta. Não escolha vasos grandes que não caibam em varandas ou terraços.
    • Apesar de ser melhor cultivar hortelã ao ar livre, você pode plantá-la em um ambiente fechado. Se optar pela segunda opção, escolha um local onde a hortelã estará constantemente exposta à luz da manhã. Você também deve manter a hortelã longe de aquecedores ou fornos, pois estes podem ressecar a planta.
    • O vaso utilizado para plantar a hortelã não pode ter rachaduras. Raízes de hortelã crescem rápido, e elas se espalharão através das rachaduras do vaso.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 688 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade