Baixe em PDF Baixe em PDF

A buganvília é uma planta florida e trepadeira nativa do Brasil. Essa planta perene ganhou o seu apelido, "flor-de-papel", por conta das suas brácteas de cores variadas que podem ser roxas, vermelhas e laranjas. As vinhas espessas e cheias de espinhos exigem podas regulares para manter a buganvília saudável e com a melhor aparência possível. Estes Passos simples manterão a sua planta linda por todo o ano.

Método 1
Método 1 de 2:

Reunindo os materiais para a poda

Baixe em PDF
  1. A buganvília pode tecnicamente ser podada em qualquer época do ano, mas a melhor época para fazer isso para que a planta se mantenha em sua integridade é logo no início da primavera, antes que ela tenha começado a produzir seus brotos. Se esperar até os brotos terem se formado, você cortará o crescimento e limitará a produção de flores. Se podar muito antes, o frio pode impedir o crescimento que acontece logo após a poda. [1]
    • A buganvília floresce em ciclos, com meses de um florescimento vigoroso, seguido de períodos de descanso. Podar antes do começo de um novo ciclo permite que as vinhas cresçam vigorosamente.
    • A época exata do ano em que a buganvília deve ser podada difere de região para região. A forma mais fácil de saber é olhando o tempo. Quando o inverno tiver passado, mas antes dos brotos começarem a aparecer, é hora de podar.
  2. Muitas espécies de buganvília têm espinhos grossos e muito afiados Se você planeja fazer uma grande poda, prepare-se comprando um par de luvas grossas. Você também pode usar mangas longas de um material grosso para proteger seus pulsos e braços. Alguns galhos de buganvília quase não tem espinhos, enquanto outros são completamente cobertos por eles. [2]
  3. Passe álcool na tesoura de poda que você vai usar, ou algum outro desinfetante que impeça a transmissão de doenças. Se você cortar uma parte da buganvília que foi afetada por alguma doença, você não quer passar a infecção para outra parte da planta usando a tesoura infectada. Limpe a tesoura sempre que cortar uma parte morta da buganvília.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Podando, aparando e removendo

Baixe em PDF
  1. Este é o primeiro grande passo quando o assunto é a poda. Para garantir a saúde em longo prazo da sua planta, você deve cortar qualquer coisa que pareça morta ou que tiver perdido a cor. Assim, você pode impedir que a doença se espalhe pelo resto da planta. Corte a ligação do galho com a vinha principal.
    • Lembre-se de limpar sua tesoura com um desinfetante depois de ter cortado galhos infectados e for podar galhos saudáveis para impedir que a doença se espalhe.
    • Remova os galhos doentes do local, para que eles não contaminem a planta.
  2. A poda deve abrir a planta e permitir que ela cresça de forma saudável. Se certos galhos parecerem ameaçar a saúde da planta, corte-os. Afaste-se um pouco para observar a buganvília e continue podando até alcançar a forma desejada. [3]
    • Tenha em mente que a cada corte que você fizer, novos galhos irão nascer. A poda ajuda a planta a crescer mais espessa e mais cheia. Se você vir uma área muito vazia, faça um corte estratégico para ajudar a nascerem galhos ali.
    • Muitas buganvílias são treinadas para crescer em uma treliça, ou em uma cerca. Conforme você poda, é possível enrolar os galhos novos na estrutura na qual a planta está sendo treinada para incentivar o crescimento nesta direção.
    • Os arbustos da buganvília podem ser podados para se conseguir todos os tipos de formatos. Se você estiver cultivando a sua em um pote, você pode até mesmo podá-la na forma de uma pequena árvore.
  3. Aparar é diferente de podar, de forma que você não está removendo galhos inteiros, mas sim fazendo cortes menores para manter o formato da planta. Use tesoura de poda para aparar as pontas dos galhos logo após o último nodo. Isso incentivará o crescimento de um novo galho ali.
    • Você pode remover a madeira morta da planta aparando em qualquer época do ano, mas deixe os grandes cortes de poda para o começo da primavera, quando a planta não sofrerá danos.
  4. Faça o que é chamado poda manual entre as podas regulares. Basta remover os topos das flores quando elas tiverem murchado, depois fazer isso no galho mais próximo. Isso irá incentivar o crescimento e o florescimento.
  5. Você pode incentivar um novo florescer cortando o novo galho pela metade no meio do ciclo de florescimento. Faça cortes logo acima dos nodos para incentivar o crescimento de novos galhos. [4]
    • Não espere até o fim da estação, já que perto do fim do ciclo será tarde demais para incentivar o florescimento.
    • Não corte os galhos antigos até o começo da primavera.
    Publicidade

Dicas

  • Por sua estrutura ser grossa e entrelaçada, a buganvília é ótima para servir de bonsai. Pode-a na forma que você quiser e mantenha-a bem pequena. Apare os galhos regularmente até atingir a forma que quiser, depois remova os excessos da buganvília conforme eles crescem para manter o visual de árvore bonsai.
  • As buganvílias são fortes e podem tolerar qualquer tipo de poda que você preferir. Tente diversos formatos e maneiras quando estiver podando a buganvília. Remova os galhos mais baixos para dar uma aparência de árvore.
  • Quando estiver aprendendo como podar a buganvília, tenha em mente que quanto mais você poda os galhos mortos, mais a sua planta irá crescer. Fazer a poda manual é fácil e rápido, e é a melhor forma de seguir entre a poda com a tesoura. Você também pode fazer isso a qualquer momento do ano sempre que quiser.
Publicidade

Avisos

  • Não se esqueça de remover as flores murchas. Deixá-las na planta impedirá que novas flores apareçam.
  • Não pode sua buganvília muito curta, ou muito perto do chão. Isso pode fazer com que ela não floresça tanto.
  • Jamais tente aparar uma buganvília sem usar luvas de jardinagem. Os espinhos e os galhos grossos podem machucar suas mãos.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Buganvília.
  • Luvas grossas de jardinagem.
  • Tesoura de poda.
  • Desinfetante, como água sanitária, ou álcool.
  • Fertilizante.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 160 599 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade