O cogumelo shitake é o preferido daqueles que buscam um cogumelo saboroso e tenro. Originário dos países asiáticos, principalmente Japão e Coréia, esta variedade começou a ser colhida na natureza, mas hoje já é amplamente cultivada. Os cogumelos shitake são grandes e possuem um sabor 'terroso', típico dos cogumelos selvagens. Eles vão bem em pratos com carnes, sopas, molhos e caldos, ou podem ser utilizados como acompanhamentos. Por sua sustância e sabor, também podem ser utilizados como substitutos para carnes. Esses cogumelos podem ser preparados de diversos métodos, explorando o melhor do seu sabor natural. Aprender a prepará-los dará os conhecimentos básicos para começar a utilizar essa saborosa variedade de cogumelos.
Passos
-
Escolha seus cogumelos shitakes no mercado de sua confiança. [1] X Fonte de pesquisa
-
Lave-os bem, mas com cuidado. [2] X Fonte de pesquisa
-
-
Seque os cogumelos com papel-toalha ou um pano de prato limpo.
-
Corte-os no formato desejado, utilizando uma faca de cozinha afiada.
- Dependendo da receita e método de preparo, você pode fatiá-los, picá-los ou mesmo utilizá-los inteiros. As fatias vão bem para utilizá-los como acompanhamentos. Pedaços menores são melhores para sopas, recheios ou molhos.
-
Reúna os demais ingredientes que você poderá precisar como manteiga, azeite/óleo, ervas e temperos.
-
Escolha seu método de preparo preferido. [5] X Fonte de pesquisa
- Você pode levá-los à grelha, pincelando previamente um pouco de azeite e deixando-os assando por cinco a dez minutos. [6] X Fonte de pesquisa Refogue-os com manteiga, sal e pimenta por quatro a cinco minutos em uma frigideira grande. Após regá-los com um pouco de óleo, asse-os fatiados ou inteiros no forno por cerca de 15 minutos.
- Se você preferir utilizar os cogumelos para receitas como cogumelos recheados, um recheio de cogumelos ou um creme de carne com cogumelos, siga atentamente as instruções da opção de sua escolha.
-
Sirva-os.Publicidade
Dicas
- Ao preparar os cogumelos shitakes, procure secá-los o melhor possível. Isso ajudará a manter sua textura firme durante o cozimento.
- Utilize sal, pimenta, ervas e as especiarias que desejar. Contudo, o sabor desses cogumelos também é ótimo mesmo sem qualquer tempero.
- Os shitakes desidratados devem ficar mergulhados em água por várias horas, não só 30 minutos. Ademais, os cogumelos desidratados inteiros são muito mais macios que aqueles desidratados em fatias.
- Ao escolher os cogumelos, escolha aqueles com textura mais firme. Isso significa que eles estão secos.
- Ao preparar cogumelos, experimente utilizar os desidratados. Eles são muito saborosos e há quem diga que são até mais gostosos que os frescos. Mergulhe os cogumelos shitake desidratados em água para deixá-los mais suculentos. Você pode até utilizar essa água posteriormente na receita para adicionar um pouco mais de sabor.
- Experimente diversos métodos de preparo como grelhar, assar ou cozinhar no micro-ondas. Tente também utilizá-los em diferentes receitas. Seu sabor marcante irá enriquecer os pratos.
Avisos
- Não mergulhe os cogumelos frescos. Eles são porosos e expô-los à água os deixará ensopados.
- Evite comprar cogumelos que possuam pontos descoloridos ou manchas em tom marrom. Eles podem não estar frescos. Evite também aqueles com uma textura pegajosa.
Materiais Necessários
- Cogumelos Shitake.
- Papel toalha ou pano de prato.
- Faca.
- Ervas e especiarias.
- Sal e pimenta.
- Manteiga, azeite ou óleo.
Referências
- ↑ https://www.bonappetit.com/test-kitchen/cooking-tips/article/fresh-shiitake-mushrooms
- ↑ https://www.bonappetit.com/test-kitchen/cooking-tips/article/fresh-shiitake-mushrooms
- ↑ https://www.seriouseats.com/2014/10/knife-skills-how-to-clean-shiitake-portobello-oyster-mushrooms.html
- ↑ https://www.thekitchn.com/tip-save-shiitake-mushroom-ste-67446
- ↑ https://healthyrecipesblogs.com/baked-shiitake-mushrooms-recipe/
- ↑ https://www.bonappetit.com/recipe/sauteed-shiitake-mushrooms