PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Descolorir o cabelo o deixa mais claro e mais loiro reduzindo quimicamente a quantidade de pigmento das mechas. O descolorante é forte, portanto cuide bem das suas madeixas. Minimize o uso de produtos químicos e de calor e maximize o de tratamentos hidratantes e que reponham a proteína. Você deve tratar o cabelo especialmente bem nas semanas anteriores à descoloração.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Diminuindo o dano antes de descolorir

PDF download Baixe em PDF
  1. Fale com um profissional sobre seu plano de tratamento. Cada cabeça tem sua própria história e suas necessidades. Caso pretenda descolorir em um salão, o cabeleireiro que fará o procedimento pode concordar em fazer uma consulta rápida e gratuita.
    • Talvez sejam necessárias várias visitas até seu cabelo chegar ao tom correto. Falar com o cabeleireiro antes ajudará você a decidir.
    • Algumas perguntas que podem ser feitas incluem: "Meu cabelo ficará muito danificado? Quais produtos devo usar antes e depois do processo? Vou precisar de mais de uma sessão para chegar na cor desejada?".
    • Peça para o profissional testar o descolorante em uma mecha do seu cabelo. Se você for descolorir em casa, teste o produto alguns dias antes do processo. Caso não fique satisfeita com a cor ou a textura da mecha, consulte um cabeleireiro.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Peça que o cabeleireiro faça um tratamento Olaplex antes de descolorir o seu cabelo, protegendo os fios da química.

    Arthur Sebastian

    Proprietário do Arthur Sebastian Hair Salon
    Arthur Sebastian é Proprietário do Arthur Sebastian Hair Salon em San Francisco. Trabalha como hair stylist há mais de 20 anos e acredita que o verdadeiro trabalho de um cabeleireiro profissional nasce do amor pela área. Recebeu seu certificado em Cosmetologia em 1998.
    Arthur Sebastian
    Proprietário do Arthur Sebastian Hair Salon
  2. Caso o tenha tratado recentemente com quaisquer produtos químicos, aguarde antes de descolorir. Se você tiver tingido, feito reflexos, permanente ou relaxamento, espere pelo menos três semanas antes de descolorir. Para proteger a saúde dos fios, espere um mês ou mais antes de fazer o procedimento. [1] Aguarde ainda mais se o seu cabelo tiver reagido fortemente ao tratamento.
    • Os fios que já estiverem sofrendo (ressecados, frágeis ou quebradiços) não deverão ser descoloridos.
    • Lembre-se de que, quanto mais escuro o cabelo, mais dano ele sofrerá no processo de descoloração. As pessoas com cabelos escuros tendem a ter mais trabalho para chegar ao tom desejado, já que há muita diferença entre os pontos de partida e de chegada. A descoloração, a longo prazo, também pode afinar os fios e causar danos irreparáveis. Como o processo é menos árduo para os cabelos mais claros, esses efeitos não são tão comuns ainda que os riscos estejam lá, pois usa-se menos produto e com menor frequência.
  3. Diminua a frequência ou pare de usar babyliss, rolos quentes, chapinha, secadores e outras ferramentas. Elas danificam o cabelo, coisa que o descolorante já fará.
    • Os fios naturais e não tratados são mais saudáveis e sofrerão menos com a descoloração.
  4. Não o lave no dia do procedimento. Na verdade, é mais saudável para ele estar um pouco oleoso para a descoloração. Não o lave por dois ou mais dias antes do processo.
    • O descolorante, diferente de algumas tinturas, não precisa ser aplicado no cabelo limpo. Estar com os fios sujos não impedirá a distribuição uniforme do produto. [2]
  5. Há diversos produtos criados especificamente para preservar ou prolongar o cabelo descolorido e loiro, por isso é uma boa ideia poder garantir o acesso a bons produtos para cuidar das suas novas madeixas antes de fazer a mudança. Alguns salões vendem esses itens, mas é bem mais barato comprar algo no supermercado. Além disso, precisa-se tomar mais cuidado com a estilização porque o descolorante deixa o cabelo mais fraco, mesmo com os cuidados adequados. Portanto, se estiver acostumada com, por exemplo, babyliss, acrescente também um protetor térmico ou produtos que não usem aquecimento em seu repertório.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Nutrindo o cabelo com óleo naturais

PDF download Baixe em PDF
  1. O óleo de coco, em particular, alinha as proteínas dos fios, [3] mas os óleos de abacate e de argan também são ótimos para cuidar de cabelos danificados ou tratados. Começar antes de descolorir ajudará suas mechas a tolerar e a absorver melhor o produto. Especialmente na noite antes da descoloração, derreta meia xícara ou mais de óleo de coco em uma panela ou no micro-ondas, espere esfriar e massageie no cabelo. Durma com uma touca plástica ou cubra o travesseiro com uma toalha velha.
    • Você ficará bastante oleosa, mas não se preocupe: esse óleo é bom para a pele também.
    • Se estiver descolorindo em casa, você pode reaplicar o óleo antes de usar o descolorante. Não o remova. [4]
    • Depois de descolorir o cabelo, continue a cuidar dele aplicando o óleo diariamente ou em dias alternados. Massageie-o no cabelo começando pelas pontas e terminando perto das raízes.
  2. Uma ou duas vezes por semana, passe uma máscara no cabelo. Faça uma em casa misturando qualquer combinação de óleo de coco, azeite de oliva, iogurte, mel, banana, abacate e ovo. Bata tudo e passe nos fios limpos e secos, deixando agir por 30 minutos. [5] Para obter os melhores resultados, comece com essa rotina assim que souber que vai descolorir o cabelo e siga com ela depois do processo.
    • Muitos cabeleireiros recomendam usar máscaras em vez de lavar com condicionador com base no poder hidratante e realinhante delas. [6]
    • Você também pode comprar máscaras e condicionadores profissionais. [7]
  3. Os de coco, argan e abacate são ótimos para recuperar cabelos tingidos, descoloridos e danificados pelo calor. [8] Caso não tenha tempo para fazer uma máscara, é só massagear um pouco de óleo, começando pelas pontas e terminando pelas raízes. Comece a aplicá-lo assim que souber que vai descolorir e mantenha-o na sua rotina.
  4. Publicidade

Dicas

  • Economize dinheiro para fazer o processo em um salão. Ele sempre fica melhor se é feito por alguém com experiência, e às vezes um bom trabalho pode ser caro.
  • Escolha uma tintura condicionante se estiver descolorindo o cabelo para tingir de outra cor.
  • Os óleos e as máscaras são ótimos para cabelos que já foram, serão ou nunca serão descoloridos.
  • O óleo de coco contém proteínas que se prendem às do cabelo de modo mais eficaz do que as proteínas de outros óleos. [9]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 93 406 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade