Este artigo foi coescrito por Jay Reid, LPCC
. Jay Reid é um Terapeuta que possui clínica particular em San Francisco, California. É especialista em ajudar clientes que possuem pais ou parceiros narcisistas. O tratamento busca ajudar o cliente a identificar e desafiar crenças negativas que foram fruto do abuso narcisístico recebido. Jay é formado em Psicologia pela University of Pennsylvania e é Mestre em Psicologia Clínica pela Penn State University.
Este artigo foi visualizado 14 330 vezes.
A sensação de ser descartado por um narcisista não é das melhores. E vale para todos os tipos de relacionamento, mas em especial os amorosos: os estágios iniciais são ótimos, mas logo a pessoa começa a tentar derrubar a autoestima do parceiro... Até dispensá-lo de vez. É claro que ninguém merece ser tratado assim! Se você está passando por algo do tipo, leia as dicas deste artigo — que escrevemos em parceria com profissionais da saúde mental — para se recuperar e reagir de formas saudáveis.
Passos
-
O tempo é o fator mais importante na sua recuperação emocional. Ser descartado por um narcisista é mais doloroso que o normal, já que pessoas assim conseguem "conquistar" todos à sua volta — a ponto de eles sacrificarem o próprio bem-estar. Seja como for, não se sinta culpado: por mais que o relacionamento tenha sido tóxico, você tem o direito de passar pelo processo de luto.
- Você pode levar semanas ou até meses para se recuperar. Faz parte do processo!
- Não se martirize se você continuar sofrendo vários meses depois do término. Cada pessoa se recupera em um ritmo próximo (mas, com o tempo, todas melhoram).
Publicidade
-
Tome medidas conscientes para reparar o estrago que a pessoa causou na sua vida. É bem provável que o relacionamento estava fazendo mal à sua vida bem antes de você sequer ser descartado. Lembre-se de que a visão que a pessoa narcisista tem a seu respeito não condiz com a realidade! Por isso, crie o hábito de derrubar todas as ideias negativas que você tem de si mesmo. Por exemplo:
- Troque ideias como "Eu sou imprestável" por "Eu sei que tenho valor".
- Troque "Eu sou um péssimo namorado" por "Eu sempre fui carinhoso com todas as pessoas que namorei".
- Troque "Eu sou uma péssima filha" por "Eu sempre fiz de tudo pra agradar meus pais".
-
Muitos narcisistas jogam a culpa nas "vítimas", mas as coisas não são bem assim. Essas pessoas são incapazes de criar relações onde há respeito e compreensão mútuos — e, por isso, acabam se desvencilhando de qualquer responsabilidade. É normal ter sentimentos negativos por quem descartou você, afinal ele sempre tentou passar a impressão de que era inocente. [1] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- Apesar de esses sentimentos negativos sumirem com o tempo, é melhor direcioná-los à pessoa (e não a você mesmo) de qualquer forma.
Publicidade
-
Você pode repor o que "perdeu" com outros relacionamentos importantes. Melhor ainda: você vai conseguir enxergar as partes mais importantes de relacionamentos saudáveis — isto é, carinho, segurança e felicidade — se passar tempo com amigos e parentes que não são narcisistas. Não se esqueça do quanto essas relações fazem a diferença na sua vida.
- Quando você voltar a ficar magoado com o que aconteceu, mande mensagem a um amigo ou parente e combine alguma coisa divertida o quanto antes.
- Lembre-se de que seus amigos e familiares estão aí para o que der e vier. Como narcisistas não conseguem sentir empatia, pode ser que você tenha criado o hábito de esconder sua dor. Entenda que as outras pessoas na sua vida não têm esse transtorno de personalidade: elas são belas influências e bons ombros amigos!
-
Você pode usar o que aconteceu como motivo para se concentrar nas suas necessidades, não nas da pessoa. Cuidar da sua alimentação, regular o sono e praticar atividades físicas também fazem a diferença na saúde emocional! Reserve um bom tempo todos os dias àquilo que traz prazer à sua vida, nem que seja tomar um banho quente depois de um dia longo no trabalho.
- Quem tem relação com narcisistas acaba dedicando boa parte do tempo às necessidades deles. Agora que não é mais o seu caso, coloque sua própria felicidade em primeiro lugar.
Publicidade
-
Quanto mais você for autoconfiante, mais rápido vai superar o que aconteceu. Qualquer pessoa que se relaciona com narcisistas corre o risco de ter problemas de autoestima. Sendo assim, pense em formas de se lembrar dos seus pontos fortes e qualidades. Conheça gente nova, faça atividades diferentes e busque sua independência acima de tudo. [2] X Fonte de pesquisa
- Fazer trabalho voluntário é outro jeito legal de trabalhar sua confiança e autoestima. Você vai se lembrar naturalmente do quanto é forte e capaz de cuidar dos outros (que precisam e merecem).
-
Agora é hora de reconstruir os limites que a pessoa desrespeitou. Com o tempo, muitos narcisistas começam a ignorar as barreiras que suas "vítimas" criam para se manter independentes e autossuficientes. Pensando assim, faça um exercício: anote os limites pessoais que você quer manter nos seus relacionamentos de agora em diante para nunca se esquecer do que é inegociável. Veja alguns exemplos:
- "Minha família é importante pra mim, então não vou deixar ninguém me forçar a sacrificar meu tempo e atenção por ela."
- "Não vou aceitar ninguém me pressionando por mostrar afeto às pessoas quando eu não quiser. Não sou um mau parceiro por querer espaço."
- "Não vou sacrificar minha carreira só pra deixar os outros felizes. Amo meu trabalho e não me sinto culpado por isso."
Publicidade
-
Até a pior das experiências com narcisistas pode servir como lição de vida. Reflita sobre o relacionamento e tente pensar nos momentos em que a pessoa desrespeitou seus limites ou abusou da sua confiança. Como você reagiu? E como pretende agir no futuro? Com a abordagem certa, essa reflexão vai ajudar você a enxergar formas maduras de lidar com as relações do futuro.
-
Pode ser que a pessoa tente "conquistar" você de novo após o descarte. Não caia nessa cilada! Caso seja difícil se desvencilhar dela de vez (se for seu pai ou sua mãe, por exemplo) — e você sinta que tem alguma obrigação moral aqui —, pelo menos tente se afastar enquanto trabalha na sua autoestima e busca uma forma de ser emocionalmente independente.
- Você até pode mandar uma mensagem ou até ligar para a pessoa e dizer que pretende cortar o relacionamento, mas também é direito seu querer acabar com todo o contato de uma vez.
Publicidade
-
Dependendo do caso, vale a pena você investigar o que levou você à pessoa para início de conversa. Muita gente tem atração por narcisistas na idade adulta porque foi criada por um ou dois pais que também apresentavam o transtorno — e, por isso, acaba buscando o mesmo tipo de amor em um contexto romântico. Reflita sobre sua infância e sua relação com a família: você se sentia valorizado? Ou tinha que fazer os caprichos de alguém? Com essas informações, vai ser mais fácil entender a si mesmo e retomar o controle sobre sua vida.
- Que tal você relatar tudo que sente em um diário? Fale também do tipo de amor que você recebia quando estava crescendo e veja se consegue ligar os pontos.
-
O descarte é sua chance de levar uma vida mais feliz. Você não precisa de nenhuma pessoa narcisista. Pelo contrário: pode ter certeza que vai ser muito mais feliz sem gente assim! Todo relacionamento saudável envolve empatia — algo que essas pessoas não conseguem oferecer.
- Essa ideia de "seguir com sua vida" depende muito do tipo de relacionamento que você tinha com a pessoa. Por exemplo: se vocês eram namorados ou casados, o melhor é buscar uma relação mais saudável no futuro; se eram amigos, é melhor cultivar amizade com gente que não seja tóxica.
Publicidade
-
Um bom profissional da saúde mental pode ajudar você a processar suas emoções. Muitos narcisistas rechaçam a ideia de fazer terapia, mas você não precisa ser assim. Um tratamento profissional cria um espaço ideal para entender seu relacionamento e se recuperar dele. Além disso, muitos terapeutas têm experiência com vítimas de abuso desse tipo. Eles são os melhores recursos nessas horas.