Quer dizer que você tomou o clássico "pé na bunda"... Não importa se é a primeira ou milésima vez, é direito seu sentir emoções intensas e conflitantes. Frustração, tristeza, raiva e até felicidade ou alívio são algumas reações naturais ao término! A melhor forma de lidar com elas é cultivar hábitos responsáveis logo após o ocorrido, além de tomar medidas positivas para se recuperar em longo prazo. Leia este artigo para entender mais!
Passos
-
Busque encerrar o ciclo (se você ainda não o encerrou). [1] X Fonte de pesquisa Você pode pular este passo se já tiver tido uma conversa honesta com sua (ou seu) ex sobre o motivo para ela querer terminar. Se não for o caso, tente encontrar em contato uma última vez. Fica difícil superar um rompimento quando não se entende o porquê. Por isso, ouça com atenção a explicação da pessoa. Mesmo se parecer que ela está sendo insensata, é importante entender o processo dos pensamentos que passaram pela cabeça dela. E fale também do seu ponto de vista, mas sem ofendê-la ou dizer nada cruel.
- Se sua ex não falar com você ou ficar emocionada demais para discutir o término de forma racional, o mais sensato a fazer é se afastar. Não adianta forçar o assunto. Dependendo do caso, dá até para perguntar aos amigos dela se eles sabem o motivo.
-
Aceite os sentimentos negativos que vêm com a rejeição. A maioria das pessoas sente tristeza ou raiva quando toma um "pé na bunda" — mesmo quando era óbvio que o relacionamento não estava indo bem. Admita que você sente essas emoções: chore, grite com o rosto em um travesseiro, desabafe com um amigo etc. Faça o que for necessário para descarregar as energias. Em alguns sentidos, superar um término é como perder um amigo ou familiar: você precisa dar tempo ao luto antes de se recuperar de vez. [2] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- Lembre-se de que todas as emoções são temporárias. Você pode até estar mal agora, mas aceitar o que sente é o passo mais importante na sua recuperação. O tempo reduz bastante a dor, mas somente quando você aceitar que está magoado.
- Para cada emoção negativa que você sentir, tente pensar em três pontos positivos a respeito de si mesmo.
-
Trate-se bem. Dizer que quem passa por um término tem o direito "merece se mimar" por um tempo é clichê, mas não deixa de ser verdade. Fazer isso após uma experiência dessas pode facilitar sua relação com a dor, além de fazer você se sentir valorizado. Por exemplo: coma sua sobremesa preferida por alguns dias depois do fim do relacionamento ou dedique um dia inteiro aos hobbies que você deixou de lado por causa da ex. [3] X Fonte de pesquisa
- Só não tente abafar suas emoções recorrendo a hábitos perigosos ou nocivos, como usar drogas ou consumir álcool. Não adianta ser irresponsável nessas horas, pois nada disso vai acabar com a sua dor de verdade. Pelo contrário: só vai piorar a situação.
-
Recorra ao seu grupo de apoio social. Você não precisa ficar sozinho depois do término. Não tenha medo de desabafar com a família e os amigos próximos quando você estiver triste ou frustrado. O mero ato de falar sobre seus problemas já vai ter um efeito tranquilizante. E talvez você se surpreenda até com a sabedoria das pessoas! Conte com os conselhos de quem quer o seu bem. [4] X Fonte de pesquisa
- Embora amigos e familiares sejam muito úteis, nunca tenha medo ou vergonha de conversar com um profissional se você não melhorar nem um pouco dentro de uma ou duas semanas. Terapeutas e outros profissionais de saúde mental podem ajudá-lo a superar os problemas que estão afetando sua capacidade de trabalhar, estudar e curtir a vida. Isso não é só para "gente maluca": todo mundo deveria fazer terapia.
-
Evite contato com sua ex por um tempo. Não é porque o relacionamento chegou ao fim que você e sua ex nunca mais vão poder se ver. No entanto, se possível, minimize esse contato por um tempo — para não abrir espaço para antigas discussões e feridas. Todo mundo supera o rompimento em um ritmo próprio, então tire o tempo necessário até a ideia de conversar com ela não causar nenhuma tensão ou sentimentos negativos. Um mês de afastamento costuma ser suficiente, mas cada caso é diferente. [5] X Fonte de pesquisa
- Se você for forçado a interagir com sua ex (caso estude ou trabalhe com ela, por exemplo), mantenha suas conversas breves e civilizadas. Não fale sobre o relacionamento, e sim somente sobre assuntos essenciais. Por fim, seja agradável, mas não simpático além da conta.
-
Aproveite a oportunidade para aprender com o término. Por mais que terminar seja doloroso, experiências assim quase sempre têm um lado positivo. Encare a situação como uma ótima experiência de aprendizagem para relacionamentos do futuro. [6] X Fonte de pesquisa É a sua chance de refletir sobre o que deu errado (e por quê). Você logo vai crescer enquanto pessoa e parceiro. Mesmo que não tenha feito nada errado, ainda dá para aprender o que é melhor evitar daqui para frente. Pense nos seguintes pontos:
- Por que o relacionamento terminou? Havia algum problema de comunicação? Você acha que não recebia o tratamento que merece? Ou será que você não tratava sua parceira como ela merecia?
- De quem foi a culpa? Sua? Da sua parceira? Ou dos dois?
- De que partes da sua parceira você não gostava? E de quais gostava?
- Que partes da sua personalidade contribuíram com o fim do relacionamento?
Publicidade
-
Dê um rumo a tudo que lembre o relacionamento. Pensar na sua ex mais que o necessário só vai prolongar seu sofrimento e o processo de recuperação emocional. O melhor jeito de se distrair é dar um basta em todos os lembretes visuais da sua vida a dois. Por exemplo: guarde ou apague todas as fotos do casal (tanto as físicas quanto as digitais); se você ganhou muitos presentes, doe-os ou jogue-os fora. Caso prefira manter certas coisas, coloque tudo em uma caixa e ponha no fundo do guarda-roupa por alguns meses.
- Também é bom tirar sua ex das suas mídias sociais. Você pode bloqueá-la ou removê-la da sua lista de amigos. Se sua foto de perfil mostra o casal, é hora de colocar outra no lugar. E mais uma boa ideia: dar um tempo das mídias sociais como um todo, ainda mais se você sempre vê o que ela posta.
-
Concentre-se em si mesmo. Estar solteiro pode ser difícil a princípio, mas um ponto positivo é que você pode dedicar mais tempo a si próprio. Aproveite esse período para se aprimorar enquanto pessoa. Por exemplo: cultive um novo hobby (ou retome um que você deixou de lado antes), adquira uma nova habilidade, aprenda um idioma diferente ou afins. Tudo que for construtivo está valendo! [7] X Fonte de pesquisa
- Esse tipo de aprimoramento pessoal tem outro benefício: vai deixar você mais atraente para possíveis novas parceiras (quando chegar a hora de retomar sua vida amorosa).
-
Pratique atividades físicas. Praticar exercícios é uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo após um término. [8] X Fonte de pesquisa Adotar uma rotina de atividades ambiciosa não só faz bem à aparência, mas também à sua autoconfiança e à forma como as pessoas veem você. E mais: isso pode até melhorar seu humor e combater quadros como depressão. [9] X Fonte de pesquisa
- Se você precisar de ideias, o wikiHow está repleto de artigos sobre atividades físicas! Mudanças simples na sua alimentação e nos exercícios fazem uma diferença enorme em pouco tempo (a partir de dois meses!).
-
Aprenda a viver solteiro antes de mergulhar em outro relacionamento. Ironicamente, você não pode entrar em um novo relacionamento enquanto não entender que não precisa de ninguém para ser feliz . Ou seja: aprenda a ficar alegre e ser confiante mesmo estando sozinho! Você precisa se amar antes de amar outra pessoa. Usar a nova relação como "tapa-buraco" emocional não é justo com você e nem com os outros — e só abre espaço para uma nova decepção. [10] X Fonte de pesquisa
- Embora alguns casais voltem após o término, tome cuidado com essa possibilidade. Isso é ainda mais crítico se o motivo para o seu rompimento tiver sido o comportamento ou a infidelidade da sua ex. Tente encontrar motivos concretos para retomar a relação antes de fazer sua escolha.
Publicidade
Dicas
- Não sugira à sua ex que vocês sejam amigos logo de cara. Deixe o relacionamento terminar antes de começar uma nova dinâmica.
- Lembre-se: você tem o poder de encerrar situações que contribuam com a sua infelicidade. Não seja vítima. A vida é sua!
- Aprenda a perdoar, ainda que sua ex não "mereça" seu perdão. [11] X Fonte de pesquisa Você vai ficar mais tranquilo em longo prazo. Aprenda também a aceitar o pedido de desculpas que ela ainda nem fez. Ficar remoendo o passado é como tentar correr uma maratona de muletas.
- Busque oportunidades para ter novas experiências. Por exemplo: talvez sua ex não tivesse coordenação motora e não gostasse de dançar; esta é a melhor hora para fazer aquela aula de dança de salão!
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.elitedaily.com/p/how-to-get-closure-after-a-breakup-move-on-even-if-years-have-gone-by-9729303
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/grief/dealing-with-a-breakup-or-divorce.htm/
- ↑ https://www.mindbodygreen.com/0-7610/17-ways-to-take-care-of-yourself-after-a-breakup.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/beyond-the-psychology-major/201705/how-let-go-after-your-breakup
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/having-sex-wanting-intimacy/201612/4-reasons-stay-out-contact-your-ex
- ↑ https://amenteemaravilhosa.com.br/5-licoes-fim-inesperado-de-uma-relacao/
- ↑ https://www.insider.com/best-thing-to-do-to-get-over-an-ex-break-up-2017-8
- ↑ https://www.askmen.com/dating/dating_advice/why-you-should-work-out-after-a-breakup.html
- ↑ http://www.webmd.com/depression/guide/exercise-depression
Publicidade