Os “olhos de peixe” (verrugas) são caroços que aparecem na solas dos pés, sendo causadas pelo vírus HPV (Papilomavírus humano), que é extremamente contagioso. [1] X Fonte Confiável MedlinePlus Ir à fonte No entanto, é uma cepa diferente do HPV, não igual ao que leva ao surgimento das verrugas genitais; há mais de 180 variações que afetam partes distintas do corpo. [2] X Fonte Confiável MedlinePlus Ir à fonte Geralmente, se manifestam na planta do pé, causando dores ou não; é um pouco difícil livrar-se dos olhos de peixe, mas há vários métodos que poderão ser experimentados. Eles sempre desaparecem sozinhos, com o passar do tempo, portanto, não há razão para preocupar-se quando não alcançar resultados satisfatórios ao seguir uma das dicas abaixo. Porém, utilizar uma combinação das sugestões abaixo aumenta a chance de eliminar esse tipo de verruga.
Passos
-
Use sprays para congelar verrugas, rapidamente removendo grande parte das que surgem na parte inferior dos pés. Cerca de 66% delas somem dentro de dois a três anos [3] X Fonte de pesquisa ; no entanto, se forem doloridas ou incomodarem, a crioterapia (tratamento por congelamento do caroço) é uma boa opção. As células da pele ficam endurecidas e morrem rapidamente; ao esquentarem, a pele se quebra, removendo a verruga.
- Não há nenhuma opção de tratamento 100% eficaz. O congelamento, no entanto, é a que possui maior chance de dar certo, geralmente repetida de duas a três vezes diárias para destruir totalmente o papiloma.
- Os sprays caseiros são voltados mais às verrugas menores, com menos de 1 cm. Ainda assim, provavelmente será necessário repetir a aplicação várias vezes.
- O congelamento causa um pouco de dor e não é recomendado para crianças pequenas. [4] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
- Caso não tenha muita confiança nesse procedimento ou sofra com verrugas grandes, que aparentemente são resistentes ao tratamento, consulte um dermatologista. Ele realizará a crioterapia de forma mais controlada e eficaz.
-
Use curativos e cremes com ácido salicílico para “quebrar”, aos poucos, os caroços. Geralmente, esse componente é encontrado em produtos para combater verrugas e é a melhor forma de tratar a condição sem desconforto. Ainda assim, pode ser necessário adquirir um remédio com até 40% de concentração de ácido salicílico para remover alguns olhos de peixe. [5] X Fonte de pesquisa Compre um na farmácia mais perto de você e siga as instruções da bula.
- O tratamento poderá durar várias semanas, dependendo do papiloma.
- Remova curativos e lave o olho de peixe com água e sabão uma vez por dia.
- Os resultados serão mais rápidos ao desgastar a verruga com uma lixa de unha ou pedra-pomes antes de aplicar o medicamento. [6] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte Nunca compartilhe a lixa ou pedra-pomes, já que você pode acabar espalhando a infecção a outra pessoa. [7] X Fonte de pesquisa
-
Quando houver muita dor ao andar, o olho de peixe for maior do que 2,5 cm ou de aspecto desagradável, procure um médico. Geralmente, o caroço sumirá sozinho com o passar do tempo, mas o desconforto constante e diário pode valer uma consulta médica; o profissional fará com que o processo seja acelerado através de diversos tipos de tratamento. É raro ter que procurar ajuda especializada, mas o alívio virá mais rapidamente. [8] X Fonte de pesquisa
- É importante consultar um médico se as verrugas aparecem aglomeradas (em “mosaico”), já que são de tratamento mais complicado do que as “solitárias”. [9] X Fonte de pesquisa
-
Evite contrair o vírus usando calçados ao tomar banho em locais públicos, e use suas próprias toalhas ao frequentar piscinas e academia. O HPV se desenvolve em ambientes quentes e úmidos, adentrando a pele através de pequenos cortes no pé, dando origem ao olho de peixe. Ao tomar banho em ambientes úmidos e quentes, proteja seus pés para evitar o problema.
- Lembre-se de que o vírus pode ficar dormente, com os sintomas demorando para se manifestar. Ele sequer é detectado em exames, mesmo que tecnicamente o paciente esteja infectado por ele. [10] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Tome um analgésico de venda livre se estiver preocupado com a dor. Cerca de 30 minutos antes de realizar o tratamento, ingira um analgésico, como o Advil (ibuprofeno), um anti-inflamatório que diminuirá a dor do procedimento. O desconforto não é insuportável, mas é sempre uma boa ideia fazer com que o congelamento seja o mais “prazeroso” possível. [11] X Fonte de pesquisa
-
Aplique o produto como indicado. Em qualquer farmácia, há kits caseiros de crioterapia, que custam por volta de R$ 130,00. [12] X Fonte de pesquisa Siga as orientações da bula; há produtos que são aplicados através de um cotonete, que é congelado e aplicado na verruga por dois a três segundos, e também existem sprays, que devem ser borrifados para congelar o olho de peixe. Sempre leia as instruções para obter o melhor resultado possível.
- Por cerca de três segundos, você sentirá uma dor aguda, como se estivessem beliscando o local, e ela passará logo depois. Após 10 a 15 minutos, apenas uma leve dormência deverá permanecer.
- Caso sua tolerância à dor seja baixa, sente-se para realizar o procedimento. É incomum desmaiar, mas se tudo começar a girar, é importante que você não se choque com nada.
-
Enrole o local com um curativo. Após o congelamento, uma casquinha se formará sobre o caroço, às vezes com presença de uma pequena bolha. Use gaze estéril para cobrir o olho de peixe, observando se há pus ou sangramento.
- Quando uma bolha crescer e se romper, limpe cuidadosamente o fluido, que pode ter o vírus do HPV. [13] X Fonte de pesquisa Depois, higienize bem a região com sabão neutro e água, e termine cobrindo-a com um curativo limpo, que não grude. [14] X Fonte de pesquisa
- Você pode continuar realizando normalmente as tarefas do dia a dia após a crioterapia, mas evite nadar ou entrar em banheiras de hidromassagem. Na água, pode haver bactérias que causam infecções na verruga, portanto, não use tais ambientes e não mergulhe a região em qualquer tipo de água nas primeiras 24 horas após o tratamento. [15] X Fonte de pesquisa
-
Duas a três semanas após a aplicação, congele novamente o olho de peixe, se ele persistir. Apenas os mais pequenos são removidos com uma só sessão, ou seja, é comum ter que fazer novas aplicações algumas vezes. A casquinha e as bolhas devem ser bem limpas entre cada tratamento para evitar infecções, mas sem cobri-las. [16] X Fonte de pesquisa
- Vá ao médico ao notar que há sangramento, corrimento ou dormência que duram mais de dois a três dias. O inchaço típico de infecções é outro sinal de que se deve buscar um diagnóstico especializado. [17] X Fonte Confiável FamilyDoctor.org Ir à fonte
Publicidade
-
Combine a crioterapia com o uso de remédios caseiros para bons resultados. O congelamento é o método mais rápido e eficaz para fazer com que as verrugas sejam removidas, mas é muito raro que sejam “destruídas” logo na primeira aplicação. Apesar de retirar grande parte do olho de peixe, os resultados serão ainda melhores se ele for combinado outras medidas mais eficazes. Junte a crioterapia com algum dos remédios caseiros abaixo para se livrar mais rapidamente do incômodo.
-
Enfraqueça o caroço com água quente e lixe-o levemente. Você ficará muito mais satisfeito com o tratamento ao primeiro enfraquecer fisicamente o papiloma. Use uma pedra-pomes ou lixa para desgastá-lo cuidadosamente, removendo a camada superior da pele para que o remédio caseiro tenha mais efeito. Além disso, mergulhe o pé em água quente antes de aplicar géis ou cremes para que a pele fique mais macia e receptiva.
- Seque bem o pé e retire o que houver de pele morta antes de usar qualquer tratamento. [18] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
-
Use géis, cremes e emplastros de ácido salicílico, o fármaco mais presente em medicamentos de venda livre contra verrugas. Como está presente em géis, cremes e emplastros, é relativamente simples de aplicá-lo sobre o olho de peixe e reduzi-lo aos poucos (12 semanas ou até mais para removê-lo completamente). Devido ao período extenso, muitos associam esse tratamento junto com a crioterapia, ou até outro método.
- O ácido salicílico danifica a pele saudável e a contaminada, mas protege a que fica em volta das protuberâncias com uma leve camada de vaselina.
- Deixe o olho de peixe coberto após a aplicação do ácido, mantendo-o perto da pele. [19] X Fonte Confiável FamilyDoctor.org Ir à fonte
-
Experimente usar o método da fita adesiva. Não há nenhuma comprovação científica sobre a eficácia dessa técnica, mas muitas pessoas juram que funciona muito bem. Pegue uma tira de fita adesiva e prenda bem sobre o olho de peixe, deixando-a no lugar por seis dias; após o período, remova-a e mergulhe o pé em água quente por cinco minutos. Supostamente, a fita adesiva limita a ação do vírus perto da pele, ao mesmo tempo que o sistema imunológico se concentra no local para tentar destruir a verruga.
- Caso a fita adesiva caia, pegue outra tira e coloque imediatamente.
- Pode ser necessário repetir a aplicação ou usá-la em conjunção com outros métodos, portanto, não se preocupe ao notar que o caroço permanece ou que retorna após o tratamento.
-
Perfure o olho de peixe, desinfete-o e cubra-o. Com essa técnica, a resposta imunológica de combate ao vírus é acelerada, trazendo glóbulos brancos à área lesionada. Apesar de não ser muito recomendada, já que a dor é grande, ela possui algumas vantagens: é totalmente natural, não exige despesas e ajuda o corpo a combater a infecção por conta própria. Ao optar por perfurá-lo, faça o seguinte:
- Esterilize a agulha primeiro, deixando-a sobre uma chama por cinco a dez segundos.
- Use água e sabão para higienizar o caroço. Mergulhe-o em água quente por cinco minutos para amolecer a pele.
- Faça um movimento rápido e seco para perfurar a pele da verruga. Prepare-se para sentir bastante dor.
- Limpe o local, passe uma pomada antibacteriana e faça um curativo, deixando-o por uma a duas semanas. [20] X Fonte de pesquisa
-
Não fique preocupado se o olho de peixe demorar para desaparecer. Ele sumirá após um ou dois anos, portanto, se não sentir dor, o melhor é apenas aguardar, deixando que o sistema imunológico faça todo o trabalho. É a maneira mais fácil de livrar-se das verrugas.
- No entanto, indivíduos com o sistema imunológico enfraquecido (como portadores do vírus HIV) raramente verão melhora sem qualquer tratamento. Procure um médico, se for o seu caso.
- Não use salto-alto ou qualquer calçado que aumente a pressão sobre o papiloma, ou a dor piorará. Meias grossas e calçados confortáveis são boas opções.
- Você pode fazer uma proteção com tecido moleskin em forma de uma almofada, deixando um espaço para que a verruga fique bem no meio. A parte “acolchoada” evitará que você pise e sinta dor devido ao papiloma.
Publicidade
-
Submeta-se à retirada do olho de peixe. Às vezes, um podólogo ou até uma pedicure poderão “desgastá-lo”, mais normalmente em associação com outras terapias, facilitando com que o medicamento utilizado chegue à raiz da verruga e a destrua.
- Apesar de não removê-la totalmente, seu tamanho será bem reduzido, diminuindo a dor.
-
Consulte um médico para que ele realize uma remoção profissional, geralmente com nitrogênio líquido. É semelhante à crioterapia caseira, mas bem mais potente.
- O nitrogênio líquido é borrifado no olho de peixe, destruindo as células da pele pelo congelamento. Uma bolha se formará após o procedimento, com presença de uma casca que cairá após alguns dias, junto com a protuberância. [21] X Fonte Confiável DermNet NZ Ir à fonte
- Para tratamento de verrugas muito grandes, pode ser necessário repetir o procedimento várias vezes antes de removê-las completamente.
- Não é recomendado realizar esse tratamento em crianças, já que é bastante doloroso.
-
Dependendo do caso, o médico receitará um tratamento químico. Uma substância corrosiva é aplicada diretamente no olho de peixe para exterminar as células da pele. Algumas opções desse medicamento são:
- Cremes com retinoides (ácido retinoico).
- Cantaridina, um medicamento faz com que bolhas surjam na pele (sob a verruga). Pode ser aplicado apenas por um médico.
- Medicamentos de imunoterapia para tratar o vírus HPV.
- Bleomicina injetável, que é muito dolorida e raramente utilizada nos dias atuais. [22] X Fonte de pesquisa
-
Opte pela remoção a laser ou através de cirurgia quando o olho de peixe for muito incômodo. Esses métodos são empregados apenas em casos extremos, acabando com a verruga de forma rápida e permanente; no entanto, não serão baratos e haverá dor ao andar. No final das contas, são pouco atrativos devido aos “efeitos colaterais”.Publicidade
-
Ao entrar em piscinas, cubra o papiloma. Esse é o lugar mais comum de transmissão do vírus, tornando-se muito importante cobri-la com uma proteção à prova de água. Também há meias especiais para proteção que funcionarão nesse caso.
- Uma alternativa e cobrir o olho de peixe com um esmalte incolor, selando-o hermeticamente e evitando que o vírus seja passado a outras pessoas. [23] X Fonte de pesquisa No entanto, é uma técnica informal, sem qualquer comprovação científica.
-
Não compartilhe toalhas, meias ou calçados, já que o vírus pode ser contraído através deles. Na academia ou em uma piscina pública, leve todos os itens que precisar de casa.
-
Use chinelos em chuveiros públicos, outro local em que o vírus HPV poderá estar presente. Sempre calce chinelos para que não haja risco de contaminação em tais locais. [24] X Fonte de pesquisa
-
Não toque o olho de peixe de outras pessoas (ou o seu) sem lavar as mãos. Há cepas do HPV que são mais contagiosas, portanto, mantenha-o bem coberto e não toque na verruga de outros indivíduos. [25] X Fonte de pesquisa
-
Leve lencinhos esterilizantes na academia, que é o local de contaminação mais frequente em adultos. Há academias que fornecem esses lencinhos para que a pessoa limpe bem o equipamento após o uso. É uma boa ideia usar luvas caso esteja preocupado em contrair ou espalhar o HPV. [26] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- O óleo de melaleuca pode servir para remoção de verrugas. Esfregue o local afetado com uma lixa e passe o óleo de melaleuca com uma bolinha de algodão; todas as noites, antes de dormir, repita a aplicação, e após algumas semanas, ela deverá cair.
- Às vezes, o olho de peixe retornará após alguns dias, mesmo se caiu anteriormente. É sinal de que o corpo ainda está combatendo o vírus, que deve ser eliminado em breve.
- Sempre consulte um médico ao desconfiar de uma infecção originada de algum remédio. Aumento da dor, inchaço, vermelhidão, sensação de que a região em volta da verruga está quente ou sensível, com linhas vermelhas irradiando dela, febre e presença de pus são todos sinais de uma possível contaminação. [27] X Fonte de pesquisa
- É uma boa ideia tentar fortalecer seu sistema imunológico para ajudar a eliminar o vírus.
Referências
- ↑ https://medlineplus.gov/warts.html
- ↑ https://medlineplus.gov/ency/article/000885.htm
- ↑ http://healthcenter.indiana.edu/answers/warts.shtml
- ↑ http://www.nhs.uk/Conditions/Warts/Pages/Treatment.aspx
- ↑ http://www.nationwidechildrens.org/dermatology-wart-treatment
- ↑ http://www.nhs.uk/conditions/warts/pages/introduction.aspx
- ↑ http://www.nationwidechildrens.org/dermatology-wart-treatment
- ↑ http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/cryotherapy-for-warts
- ↑ https://www.foothealthfacts.org/conditions/plantar-wart-(verruca-plantaris)
- ↑ http://ahcchpv.com/hpv-dormant-period/
- ↑ http://www.drugs.com/cg/cryotherapy-wart-removal-aftercare-instructions.html
- ↑ http://www.bozemanskinclinic.com/skin-conditions/postln2.php
- ↑ http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/cryotherapy-for-warts
- ↑ http://www.skinsight.com/skin-conditions/first-aid/first-aid-blisters?Imiw9cApl
- ↑ https://uhs.berkeley.edu/sites/default/files/liquidnitrogentreatment.pdf
- ↑ https://uhs.berkeley.edu/sites/default/files/liquidnitrogentreatment.pdf
- ↑ http://familydoctor.org/familydoctor/en/diseases-conditions/warts/treatment.html
- ↑ http://www.nhs.uk/Conditions/Warts/Pages/Treatment.aspx
- ↑ http://familydoctor.org/familydoctor/en/diseases-conditions/warts/treatment.html
- ↑ http://www.dailymail.co.uk/news/article-2083579/Time-ONLY-cure-verruca.html
- ↑ http://dermnetnz.org/viral/viral-warts.html
- ↑ http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/warts-treatments-home-remedies
- ↑ http://www.dailymail.co.uk/news/article-2083579/Time-ONLY-cure-verruca.html
- ↑ http://www.patient.info/health/warts-and-verrucas
- ↑ http://www.hse.ie/eng/health/az/V/Verrucas-and-warts/Preventing-warts-and-verrucas.html
- ↑ http://www.news-medical.net/health/Prevention-of-verrucas.aspx
- ↑ http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/cryotherapy-for-warts