Baixe em PDF Baixe em PDF

Por mais improvável que pareça, você pode acabar engolindo um dente que já estava mole durante uma refeição, por exemplo. Tudo que é necessário é uma mordida. É claro que, como tudo que entra no seu corpo, esse dente vai sair. Se você quiser recuperá-lo, seja para garantir que ele saiu ou para colocar debaixo do travesseiro e esperar a fada do dente, continue lendo este artigo.

Método 1
Método 1 de 4:

Aguardando e observando

Baixe em PDF
  1. A maioria dos objetos pequenos, como os dentes, quando são engolidos, passa facilmente pelo trato digestivo. No entanto, é possível que o dente acabe preso em algum lugar do sistema digestivo e demande atenção médica. Procure um médico caso as seguintes situações ocorram:
    • Caso o dente não saia após sete dias.
    • Em caso de vômito, especialmente com sangue envolvido.
    • Se você tiver sintomas como dores de barriga ou no peito, tosse ou falta de ar.
    • Em caso de sangue nas fezes, especialmente sangue preto muito escuro. [1]
  2. Em casos normais, leva cerca de 12 a 14 horas para o dente sair. [2] No entanto, não se surpreenda caso ele saia mais cedo ou mais tarde do que isso. Essa é só uma estimativa média.
  3. Nada passa pelo nosso corpo rapidamente. O dente percorrerá um longo caminho pelo seu sistema digestivo, estômago, intestinos e cólon, o que acontecerá de uma maneira mais rápida se você estiver relaxado.
  4. O milho passa praticamente intacto pelo trato digestivo. Quando observar que ele está começando a sair nas fezes, você saberá que o dente está para sair também. [3]
  5. Esses alimentos podem ajudar o dente a percorrer o trato digestivo. [4]
  6. Um laxante pode ajudar na evacuação do dente, mas é melhor obter a recomendação de um médico para tomá-lo. Tome a dosagem certa. O uso excessivo de laxantes pode causar dependência, perda de densidade óssea e uma série de outros problemas graves. [5]
    • Se as fezes ficarem muito soltas ou aguadas por conta do laxante, coloque uma tela no vaso para recuperar o dente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Recuperando dentaduras engolidas

Baixe em PDF
  1. As próteses ortodônticas são o segundo objeto mais frequentemente engolido, perdendo apenas para espinhas de peixe e ossos de animais comestíveis. [6] Dentaduras engolidas podem gerar algumas complicações que não acontecem no caso de quem engole um único dente.
  2. Infelizmente, próteses ortodônticas que ficam soltas na boca são as menos notadas pelos pacientes. Não perceber o problema em tempo hábil pode gerar danos mais sérios à saúde.
    • Os materiais utilizados em dentaduras são mais prejudiciais ao trato digestivo do que um dente em si, o que pode causar complicações adicionais. [7]
    • Na hora de colocar sua dentadura, confira várias vezes se ela está intacta. Não durma usando sua dentadura. [8]
  3. Se você acha que engoliu acidentalmente a sua dentadura, é melhor procurar um médico, principalmente se estiver com algum sintoma mencionado acima, na parte do artigo que fala sobre engolir dentes.
    • Frequentemente, o médico recomendará que você aguarde e observe a princípio, mas também poderá pedir um raio-x para determinar o tamanho, forma e localização da prótese. Há uma possibilidade da dentadura passar facilmente pelo seu sistema digestivo. Se for este o caso, siga os mesmos procedimentos indicados no caso de engolir um dente.
    • Limpe e desinfete a sua dentadura assim que recuperá-la. Isso pode ser feito colocando-a de molho em uma solução de água e água sanitária. [9]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Vomitando

Baixe em PDF
  1. Não é recomendado seguir este Passo sem a orientação de um médico. Vomitar após expelir um objeto estranho pode fazer você inalar o dente para os seus pulmões. [10] Caso o médico o oriente a induzir o vômito, provavelmente isso removerá o dente do seu estômago.
  2. Para recuperar o dente, você precisará usar algo como uma bacia ou uma pia com ralo. Embora a ideia possa parecer desagradável, tente vomitar em um coador, que permitirá que o vômito escorra, mas reterá o dente. Procurar o dente em meio ao vômito poderia fazer você vomitar ainda mais.
  3. A maneira mais comum de se induzir o vômito é enfiar um ou dois dedos na parte de trás da sua garganta. A sensação que esse gesto causa na sua garganta gera um reflexo que induz o vômito.
  4. O xarope de ipeca é um emético comumente utilizado para induzir o vômito. Misture a dose indicada com uma pequena quantidade de água. Beba a solução rapidamente. Você sentirá náusea seguida por contrações estomacais, que causarão o vômito.
  5. Tome muito cuidado com este Passo. Tomar água com sal em excesso pode causar desidratação severa e até a morte. Misture três colheres de chá de sal em 30 ml de água morna e beba. Você vomitará dentro de vinte a trinta minutos.
  6. Misture uma colher de sopa de mostarda em um copo de água morna. Seu estômago irá reagir da mesma forma que no passo da água com sal. [11]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Procurando um médico

Baixe em PDF
  1. Em alguns casos, o dente pode não sair normalmente, causando algum dos sintomas mencionados acima. Caso isso não aconteça, pode ser interessante procurar um médico.
  2. Forneça ao médico tantas informações quanto possível. Isso facilitará o processo e aumentará a probabilidade de um resultado favorável. [12] Tenha em mãos as seguintes informações:
    • Qual o tamanho do dente? É um molar? Um incisivo? O dente está inteiro ou quebrado?
    • Quais remédios caseiros você tentou?
    • Quais sintomas você experimentou? Dores, náusea, vômitos?
    • Você percebeu alguma mudança nas suas atividades intestinais?
    • Há quanto tempo a situação ocorreu?
    • Os sintomas apareceram de maneira súbita ou gradual? [13]
    • Existem riscos para a saúde o médico precisa de saber sobre, como condições médicas preexistentes?
  3. É importante levar a sério as orientações do seu profissional de saúde. Engolir pequenos objetos, incluindo um dente, pode causar sérios problemas, que podem ser agravados quando não se observa o aconselhamento médico.
    Publicidade

Dicas

  • Se o seu filho engoliu um dente e quer recuperá-lo para dar à fada do dente, sugira que ele escreva uma carta para ela explicando o que aconteceu. É muito mais fácil do que passar por todos os passos acima para recuperá-lo.
  • Diga à criança que a fada do dente pode usar a sua magia para recuperar o dente perdido. Coloque o dinheiro debaixo do travesseiro dela normalmente e ela deve parar de se preocupar com a necessidade de recuperar o dente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 104 153 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade