Baixe em PDF
Descubra os fatos presentes nos dois lados da discussão.
Baixe em PDF

Muita gente ama comer no café da manhã, já outros, preferem como lanche… mas a pergunta que não quer calar é: o cereal cheio de leite poderia ser considerado uma sopa? Ou é só cereal mesmo? Acredite, muitas pessoas entraram neste debate em fóruns, redes sociais e artigos de sites, mas nós viemos dar um fim à dúvida. Abaixo você confere tudo o que há para se saber sobre a discussão para você tirar a sua conclusão de uma vez por todas.

O que você precisa saber

  • O cereal não pode ser considerado uma sopa, de acordo com a maioria dos dicionários famosos.
  • Algumas pessoas argumentam que cereal é uma sopa porque existem sopas de sobremesa e à base de leite.
  • Muitos dizem que cereal não é sopa, já que ele costuma ser consumido no café da manhã e não precisa ser cozido.
Método 1
Método 1 de 5:

O cereal se qualifica como sopa?

Baixe em PDF
  1. De acordo com boa parte das definições dos dicionários, ele não se qualifica. Para o dicionário “Random House Unabridged”, sopa é “um prato líquido feito pela fervura ou fervilhar de carnes, peixes ou vegetais com vários ingredientes.” [1] O dicionário Collins também dá apoio a esta definição, chamando sopa de “alimento líquido feito pelo cozimento de carne, peixes ou vegetais na água.” [2] Até onde se sabe, não é preciso ferver água, carne ou vegetais para preparar uma tigela de cereal frio.
    • A definição do dicionário Merriam-Webster dá um pouco mais de flexibilidade ao prato, definindo sopa como um “prato líquido feito especialmente com caldo de carne, peixe ou vegetais como base e, muitas vezes, contendo pedaços de alimentos sólidos.” [3] O cereal, geralmente, é um “alimento líquido” que “muitas vezes têm pedaços de comida sólida” e o uso da palavra “especialmente” leva as pessoas a especularem que caldos salgados não são obrigatórios para definir o que é uma sopa.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Porque o cereal pode ser sopa

Baixe em PDF
  1. Claro, a maioria delas é servida quente, mas nem todas. O prato espanhol gaspacho é um exemplo icônico de uma sopa fria, junto com a vichyssoise francesa. O delicioso Tarator, da Bulgária, que leva uma combinação de iogurte e pepinos, é outra sopa saborosa que é servida fria. [4] Seguindo esta lógica, por que uma tigela de cereal com leite frio não poderia entrar para o grupo de sopas frias?
  2. “Sopa tem que ser salgada” é um argumento clássico usado por quem diz que cereal não é sopa de jeito nenhum, mas as sopas de sobremesa discordam. Elas costumam ser feitas com frutas frescas e são deixadas na geladeira, ou seja, além de doces, são geladas! [5] Sendo assim, uma tigela de cereal de frutas não poderia ser uma sopa de sobremesa?
    • A fabricante de cereais Kellogg’s tem uma receita de “Sopa de Froot Loops” em seu site. Mesmo que a base seja suco de fruta em vez de leite, ela tem o cereal Froot Loops como ingrediente principal. [6]
  3. Que tal uma sopa de mariscos? Ou sopa de brócolis com cheddar? Esses pratos têm caldos à base de leite. [7] Então quem disse que o leite em si não pode contar como um caldo neste parâmetro?
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Porque o cereal não pode ser sopa

Baixe em PDF
  1. Quando se trata de tempo de preparo, o do cereal é muito simples: você mede o cereal, põe leite em cima e pronto: é só comer. Já as sopas, mesmo em receitas simples, pedem diversas tarefas (e um cozimento em si) para se tornarem sopas.
    • Vamos usar como exemplo a sopa de frango com macarrão. Mesmo que seja uma receita simples, é preciso fazer 12 coisas diferentes para obter uma panela de sopa pronta.
  2. Digamos que você esteja picando uma batata para fazer uma sopa de batata bem cremosa. Assim que colocar as batatas junto com os outros ingredientes e cozinhar no fogão, o resultado será uma bela sopa. As batatas, por si só, não são uma sopa. É o processo de cozimento que as transforma em uma. Já os cereais, por outro lado, sempre serão cereais, mesmo se você não colocar leite nenhum.
  3. Em 1893, a Suprema Corte dos Estados Unidos definiu que, mesmo que os tomates sejam, tecnicamente , um fruto, eles legalmente eram vegetais, pois é assim que todo mundo os vê. [8] O cereal segue o mesmo princípio, mesmo que nem todos concordem, porque pouquíssimas pessoas veem o cereal como uma sopa de verdade e, sendo assim, ele não é.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Cereal é salada?

Baixe em PDF
  1. Algumas pessoas argumentam que os cereais se qualificam como a base de uma salada, enquanto o leite seria o molho. Vamos analisar essa teoria: de acordo com a Nestlè, uma famosa fabricante de cereais, a porção recomendada para uma criança comer no café da manhã é ⅔ de xícara (30 g) de cereal seco e ½ xícara (125 mL) de leite. [9] Seguindo esta lógica, seria necessário colocar ½ xícara de molho para salada sobre uma simples tigela de vegetais. Eca!
    • A maioria dos dicionários mais conceituados também não apoia a proposta de que o cereal seria uma salada. Por exemplo, o Merriam-Webster qualifica salada como “folhas cruas muitas vezes misturadas com outros vegetais e temperos” ou “pequenos pedaços de comida misturados com molho ou gelatina.” [10] Uma simples tigela de cereal com leite não se enquadra aqui nem com muito esforço.
Método 5
Método 5 de 5:

Principais conclusões

Baixe em PDF
  1. O real significado de uma palavra, no fim das contas, se dá devido à forma como ela é usada em determinada conversa. Se o seu amigo disser que está fazendo uma sopa para o jantar, dificilmente você imaginaria que o resultado seria uma tigela de leite cheia de cereais. Além do mais, muitas definições de dicionários não apoiam a ideia de que o cereal pode ser considerado uma sopa.
  2. No final das contas, as pessoas sempre vão discutir e discordar na Internet e, se você não vê motivo pelo qual cereal não poderia ser considerado uma sopa, quem pode dizer o contrário? A questão “cereal é sopa ou não é?” é só um debate bobo para falar na mesa do bar com os amigos, no almoço com a família ou com algum estranho na Internet. Você pode acreditar no que bem entender!
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 276 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade