Baixe em PDF Baixe em PDF

O café da manhã é considerado por muitos a refeição mais importante do dia. E isso não é à toa! A primeira refeição do dia é responsável por quebrar o jejum do sono, sendo chamado em alguns lugares de desjejum. Comer pela manhã é o que garante a energia e a concentração de que você precisa para começar o dia. Logo, jamais pule o café da manhã. Você vai acabar se sentindo lento e se arrependendo amargamento. Caso esteja com pressa, não saiba cozinhar ou queira simplesmente curtir um café da manhã delicioso, que tal apostar em uma tigela de cereal? Não tem como dar errado!

Parte 1
Parte 1 de 4:

Comendo cereais frios

Baixe em PDF
  1. A quantidade vai depender do tamanho da sua fome. Uma tigelona cheia pode mantê-lo satisfeito por várias horas, ao passo que uma tigelinha pode ser um ótimo lanchinho matinal. Tome cuidado apenas para não exagerar. Afinal, você precisa deixar espaço para o leite.
    • Caso esteja preocupado com a saúde ou não saiba ao certo o quanto comer, dê uma olhada na tabela nutricional da embalagem para saber qual é a porção recomendada pelo fabricante.
    • Feche bem a caixa ou o saco após encher a tigela para que o cereal não murche. Você também pode guardar o restante em um pote plástico com tampa para que o cereal dure mais.
  2. No que diz respeito ao leite, cada um prefere de um jeito. Comece despejando o leite aos pouquinhos, até o cereal começar a flutuar. Para deixar os grãos apenas um pouquinho molhados, ainda com alguma crocância, use apenas um pouquinho de leite. Já se preferir uma sopinha de cereal, com aquele caldinho sobrando no fundo, encha bem a tigela.
  3. Algumas pessoas gostam de comer cereais com frutas como mirtilos, morangos ou bananas picadas. Para dar um toque especial aos cereais, adicione uma pitada de açúcar ou canela. Não tenha medo de usar a criatividade! Você pode adicionar os ingredientes extras que quiser aos cereal, principalmente se ele não tiver muito gosto por conta própria.
  4. Respeitar a sua velocidade pessoal é uma parte importante de comer cereal. Caso você coma rapidamente, os grãos permanecerão crocantes até o fim. Já se você for com calma e saborear bem cada colherada, eles vão ficar gradativamente mais molinhos. Coma o seu café da manhã na velocidade que preferir. O importante é aproveitar a tigela de cereal ao máximo!
  5. Quando os cereais acabarem, é bem possível que ainda reste um pouquinho de leite no fundo da tigela, principalmente se você tiver colocado bastante. Com um delicioso gostinho de cereal, esse caldinho não deve ser jogado fora. Aqui vão algumas sugestões de o que você pode fazer com ele:
    • Segure a tigela com as duas mãos e beba o leite.
    • Ponha mais um pouquinho de cereal na tigela para comer com o restinho de leite.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Comendo cereais quentes

Baixe em PDF
  1. Quer você tenha optado por fazer farelo de aveia, cereal de trigo, papas de milho ou qualquer outro tipo de cereal quente, siga as instruções de preparo. Leia atentamente o que está escrito na embalagem para saber como cozinhar o cereal. Normalmente, os cereais quentes podem ser preparados de diferentes formas tanto por quem ama cozinhar e por quem não gosta de fazer muito esforço para comer. [1]
  2. Após terminar de cozinhar o cereal, experimente adicionar alguns ingredientes extras para dar um gostinho. O farelo de aveia fica ótimo com açúcar mascavo, castanhas, frutas e gotas de chocolate. Já o cereal de trigo e as papas de milho combinam perfeitamente com manteiga e ovos. Outra ótima ideia é virar uma colherada de manteiga de amendoim sobre o cereal. O calor dos grãos vai passar para a manteiga, fazendo com que ela derreta e seja incorporada pela mistura. Uma pitada de canela e açúcar também pode ajudar a deixar o seu café da manhã ainda mais docinho e delicioso. [2]
  3. Deixe-o esfriar antes de cair de boca. Queimar a boca é uma forma bem dolorosa de começar o dia. Caso esteja com pressa, sopre cada colherada antes de levá-la à boca. Misture bem os ingredientes extras com o cereal antes de comer para que as mordidas finais não fiquem sem gosto.
    • Os cereais quentes costumam grudar nas laterais da tigela. Raspe-as com a colher para limpar o prato.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Escolhendo os ingrediente

Baixe em PDF
  1. Quem já passou pela seção de cereais do supermercado sabe que as opções são quase infinitas. O tipo de cereal escolhido vai afetar diretamente o seu café da manhã. Alguns produtos são doces e cheios de açúcar, ao passo que outros são mais saudáveis, com fibras e grãos integrais. Nem todos os cereais são iguais. Examine bem as suas opções.
    • Os cereais mais docinhos e coloridos, como o Fruit Loops, o Nescau Cereal, o Sucrilhos e o Moça Flakes, transformam o café da manhã em uma verdadeira sobremesa. Embora sejam gostosos, esses favoritos da criançada também são entupidos de açúcar e devem ser consumidos com moderação. [3]
    • Para uma opção mais saudável, invista em um cereal rico em fibras e com um alto percentual de grãos integrais. Também é bom que o cereal seja rico em proteína, pois, assim, você ficará satisfeito por mais tempo. Algumas opções nesse sentido são o Cheerios, o Nesfit, o 7 Grãos Zooreta e o Müsli. [4]
    • A granola e o muesli também são opções saudáveis para deixar você de estômago cheio. Leia os nossos artigos sobre como fazer muesli e granola caseiros.
  2. Assim como no caso dos cereais, as opções não são poucas. Entre os diferentes tipos de leite de vaca, os leites sem lactose e os leites vegetais, você certamente vai encontrar um que fique delicioso com o seu cereal preferido.
    • Quando dizemos a palavra leite, a maioria das pessoas pensa no leite de vaca, que pode ser encontrado no mercado nas versões integral, semidesnatado e desnatado. O leite integral tem um gosto mais forte e 3,2% de gordura. Já o semidesnatado é mais light, com 1% a 2% de gordura. O leite desnatado, por sua vez, tem 0% de gordura. O gosto é um pouquinho mais fraco, mas ele é a opção menos calórica. Para escolher o leite de vaca certo para você, leve em conta a sua dieta e as suas preferências pessoais. [5]
    • Os leite sem lactose são ótimos para quem fica com o estômago esquisito depois de tomar leite. Muitas pessoas são intolerantes à lactose, o que significa que elas não conseguem digeri-la corretamente. O leite sem lactose é um leite comum misturado com lactase, enzima responsável por catalisar a lactose, e ajuda a evitar problemas gastrointestinais que podem ser causados pela intolerância. [6]
    • O leite vegetal é uma excelente opção para quem é vegano, não gosta de leite de vaca ou quer simplesmente experimentar algo diferente. O mais famoso é o leite de amêndoas, que vem em diversos sabores, como baunilha e chocolate. Porém, existem várias opções disponíveis no mercado, como os leites de coco, soja, linhaça e castanha de caju, entre outros. [7]
  3. Uma ótima forma de adicionar sabor e textura ao seu cereal matinal, ou até mesmo de deixá-lo mais saudável, é adicionar alguns ingredientes extras. Algumas frutinhas, como mirtilos e bananas, vão deixar o seu café da manhã bem mais rico em vitaminas e nutrientes. Já as castanhas vão deixar a sua tigela de cereal bem mais crocante e proteica. Uma colherada de manteiga de amendoim ou de amêndoas também pode enriquecer o cereal com proteínas e gorduras saudáveis. Já um pouquinho de canela vai deixar a sua primeira refeição do dia bem mais saborosa sem aumentar a quantidade de calorias. [8]
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Preparando-se para comer

Baixe em PDF
  1. Caso não queira usar a sua tigelinha de sempre, fique sabendo que existem diversas outras opções. Pegue a maior tigela que tiver no armário se tiver acordado com aquela fome de leão. Você pode até mesmo usar uma vasilha de bater massas. Já se não estiver com muita fome, use uma tigelinha menor, como uma para saladinhas.
    • Não tenha medo de ousar. Coma o cereal em uma caneca, em um pote com tampa ou em qualquer outro recipiente. Existe todo um universo além das tigelas!
  2. A colher que você escolher vai ter um grande impacto na sua maneira de comer. Uma colherzinha menor vai implicar em mordidas menores, de forma que você vai demorar mais para terminar o cereal. Comer devagar também pode ajudar você a se controlar melhor, de forma que uma colher pequena pode ser uma boa escolha para quem está de dieta ou não quer comer demais. Por outro lado, uma colherona vai permitir mordidas maiores, perfeitas para quem está morrendo de fome e não quer esperar.
  3. Para um café da manhã mais formal, arrume a mesa da sala ou da cozinha. Ponha um jogo americano na sua frente, um guardanapo no colo e coma o cereal como se fosse uma refeição de verdade. Já para um café da manhã mais casual, coma o cereal na frente da televisão, no computador ou até mesmo na cama.
    • Caso esteja com muita pressa, coloque o cereal e o leite em uma caneca para viagem. Leve uma colher de plástico para comer o cereal no carro, no ônibus ou no caminho para a escola.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 62 056 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade