Baixe em PDF Baixe em PDF

Acontece bastante: uma moça está apaixonada por um rapaz, mas ele não sente o mesmo — e, na verdade, está brincando com os sentimentos dela. Nesse tipo de situação, as duas pessoas têm objetivos diferentes, mas ele não é honesto quanto às suas intenções e só a ilude porque é oportunista ou porque precisa "conquistar" mulheres para se sentir bem consigo mesmo. Embora seja uma situação bastante chata, pelo menos existem sinais vermelhos, mesmo que seja difícil vê-los com clareza (afinal, o rapaz tem que ser bom ator para disfarçar tudo). Fique de olho nas dicas deste artigo para saber se é o seu caso!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Buscando sinais de risco

Baixe em PDF
  1. No geral, quando um rapaz está brincando com os sentimentos de uma moça, ele só demonstra afeto com a intenção de transar. Nessas horas, é normal ir de oito a 80 num piscar de olhos, passando de frio a muito carinhoso. Por exemplo: se antes ele não queria pegar na sua mão ou passar o braço pelos seus ombros, mas olhar para você de repente, pode acabar fazendo tudo isso por estar mal-intencionado. Por fim, ele decerto também não vai demonstrar carinho perto de amigos e parentes.
    • Há algumas exceções a essa regra, como quando duas pessoas estão se conhecendo ou visitando um lugar que não conhecem. Nesse caso, pode ser que o rapaz fique carinhoso de repente por estar se divertindo na sua companhia.
    • Alguns homens demonstram afeto a todo momento porque têm uma personalidade extrovertida e animada.
  2. Se o rapaz sempre parece distraído com alguma coisa, como o celular, um joguinho eletrônico ou os amigos, pode ser que ele não tenha interesse real em você. [1] O mesmo vale se ele não demonstra qualquer interesse pelas coisas que você diz. Em casos raros, pode ser exatamente o contrário: talvez ele preste atenção quando estão juntos, mas só quando é conveniente — e, nessas horas, as suas interações parecem artificiais, estranhas.
    • O rapaz provavelmente vai memorizar as coisas que você diz se estiver gostando da sua companhia. Se não estiver gostando, não vai memorizar.
  3. Vale a pena pensar nos caras que já passaram pela sua vida e comparar o comportamento deles ao do seu atual. Lembre-se dos seus ex-namorados (ou mesmo ficantes) que se mostravam contentes de verdade com os seus encontros, faziam contato visual constante, tinham interesse nos seus assuntos e assim por diante. Um homem que está interessado em uma mulher faz o possível para conversar com ela o tempo todo e pode até ficar nervoso de vez em quando. Por exemplo: talvez ele esqueça o nome da banda preferida quando for falar de música com você!
    • Se o seu atual não parece ter tanto interesse nas suas conversas, pode ser que ele só esteja usando você para sexo.
  4. O rapaz vai ter comportamentos oscilantes se estiver brincando com os sentimentos, a ponto de se mostrar animado em um dia e desligado no outro. Isso não acontece quando o interesse é genuíno, já que a pessoa demonstra o que sente a todo momento e se deixa até influenciar pelo que você está sentindo. Nesses casos, o homem pode até ficar se perguntando se a atração é de fato mútua.
  5. A opinião das outras pessoas pode ser bom um termômetro, já que elas têm perspectivas externas. Conte aos seus amigos o que está acontecendo e pergunte o que eles acham. Você pode analisar várias partes do relacionamento, mas com o seguinte foco: "Parece que ele gosta de mim?". Eis o x da questão! Se as pessoas disserem que não, é bem provável que estejam certas.
    • Conte aos seus amigos a versão bruta e inalterada do que aconteceu, usando exemplos concretos de coisas que o rapaz fez ou disse. Por exemplo: você pode dizer "Nós estamos saindo há cinco semanas, mas ele só aparece a cada dez dias, mais ou menos. Nunca nos vemos nos fins de semana e eu ainda não conheci os amigos dele. Parece que ele ocupa todo o meu tempo, mas não me convida para ocupar o dele. Além do mais, quando saímos, ele não pega na minha mão e nem é carinhoso até o fim da noite".
  6. Alguns homens simplesmente não têm o mesmo interesse nas mulheres que elas têm neles, mas é normal e acontece com todo mundo. É difícil lidar com esse tipo de amor não correspondido, mas não quer dizer que o rapaz esteja brincando com os seus sentimentos (ainda que você fique magoada). A diferença entre alguém que não tem interesse e alguém que está brincando é a transparência e honestidade. Se você acha que o seu atual está sendo honesto em relação às coisas que faz, às motivações e às intenções, trate-o bem, mas afaste-se antes de as coisas piorarem.
    • Por outro lado, se o rapaz for reticente, vago e distraído, é porque ele está sim brincando. Nesse caso, ele não quer a sua presença de verdade, mesmo que dê a entender que as coisas podem mudar no futuro. Isso nunca acontece.
    • Abra os olhos também se parecer que o rapaz está saindo com outras pessoas, mesmo que ele dê a entender que você é a única.
    • Fique com o pé atrás se o rapaz tiver perfis em aplicativos de encontros ou se esquivar de perguntas delicadas, como "Você está saindo com alguém?". [2]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Atentando-se a certos padrões de comportamento

Baixe em PDF
  1. Pegue uma agenda e anote a data em que vocês começaram a sair. Se faz mais de um mês e você ainda não conheceu os amigos do rapaz (e ele parece não ligar muito para a relação), talvez não esteja tão investido assim nela. Por exemplo: fique com o pé atrás se ele não convidar você para nada, não falar do futuro ou dos sentimentos e assim por diante. Também desconfie se ele disser que está curtindo, mas não passar dessas palavras vazias.
  2. [3] Isso é um forte indicador do nível de interesse dele no relacionamento. Caso a intenção dele seja apenas fazer sexo ou satisfazer o próprio ego, talvez só queira encontrar você à noite ou quando for conveniente. Além disso, ele pode cancelar seus planos de última hora. Fique de olho no quanto isso acontece e anote tudo na sua agenda em detalhes para tentar notar certo padrão.
  3. Se você vive preocupada com o que está acontecendo e matutando se o rapaz está ou não interessado de verdade (e com dúvidas em relação aos seus próprios sentimentos), pode ser que até a natureza da sua relação com ele seja errada. Não adianta insistir em algo que é instável, inseguro ou confuso. [4]
    • Pessoas que estão apaixonadas passam por altos e baixos emocionais, mas você provavelmente ainda não deu sorte no amor se achar que está nesse barco sozinha.
    • Se você já confiou muito em alguém e se deu mal, vive desconfiada dos seus parceiros ou é insegura, converse com amigos e pergunte o que eles pensam. Eles conhecem bem a sua personalidade e podem ajudar a determinar como agir diante do problema atual.
  4. [5] Nesses casos, a intuição costuma acertar quando há certo padrão de comportamento e sentimento, ainda mais em relação às suas interações com o rapaz. Às vezes, a mente de uma pessoa acaba tentando racionalizar os comportamentos de outra porque ela quer acreditar em um futuro possível. Se você parar e pensar "O que a minha intuição me diz?" e a resposta for "Nada de bom", é melhor se esquivar dessa armadilha antes que as coisas piorem.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Joshua Pompey

    Especialista em Relacionamento
    Joshua Pompey é Especialista em Relacionamento com mais de 10 anos de experiência em relações construídas no ambiente online. Joshua possui um negócio de assessoria em relacionamentos desde 2009, apresentando taxas de sucesso de quase 100%. Seu trabalho já foi destaque na CNBC, Good Morning America, Wired e Refinery29. Já foi considerado o maior especialista em namoro online do mundo.
    Joshua Pompey
    Especialista em Relacionamento

    Nosso especialista afirma: muitas vezes, nossa intuição nos diz quando alguém não está interessado. Infelizmente, o coração não resiste e acaba criando toda uma narrativa do que poderia acontecer. Por exemplo: você pode racionalizar o comportamento do rapaz ou se convencer de que está imaginando coisas, sendo que a verdade é bem simples e ele não está interessado . Ouça a sua voz interior!

  5. Se geralmente quem vai atrás é você, talvez o rapaz não esteja tão empolgado assim. Dê uma olhada nas suas conversas no WhatsApp ou no Facebook e veja quem costuma puxar papo com mais frequência, quem escreve mais e quem termina as conversas.
    • Se você vai atrás do rapaz com mais frequência, mas ele demonstra interesse de outras formas, pode ser que ele não seja muito bom com a comunicação digital. No entanto, isso é improvável, já que hoje praticamente todo mundo está conectado à rede o tempo todo.
    • O rapaz pode dizer que não fica no celular o tempo todo, mas não desgrudar da tela quando vocês se encontrarem.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aprendendo a reagir à situação

Baixe em PDF
  1. Se você está chegando a um ponto em que nota que o rapaz está mentindo quanto a vários assuntos ou fica inventando desculpas para não aceitar os seus convites, não continue fingindo que acredita nele. Dê um basta na palhaçada e tenha um papo sério. Planeje como vai ser o diálogo e o que você tem que dizer. Por exemplo: se achar que o rapaz provavelmente vai cancelar um compromisso que tinham juntos de última hora, prepare uma resposta de antemão, como um simples "Tá bom. Depois a gente precisa conversar".
    • Alguns homens sentem até uma atração perversa por mulheres que não caem em joguinhos. Prepare-se para essa possibilidade e não se deixe enganar. Não adianta tentar insistir com alguém que sente esse tipo de prazer torpe.
    • Não transforme o seu desabafo final em uma discussão séria e nem tente fazer o rapaz se sentir culpado — afinal, ele não vai mudar só por causa disso. A única pessoa que você é capaz de controlar é você mesma .
    • Se você sabe que vai chorar se discutir com o rapaz, pense em formas de se afastar dele indiretamente. O mais importante é deixar toda a situação para trás assim que possível.
  2. Você pode até ter muita vontade de descontar a sua raiva no rapaz e perguntar qual é a dele, mas é melhor se segurar. Não adianta querer saber quais são as intenções de uma pessoa assim, ainda mais quando ela se sente forçada. Só diga que se cansou e por que está indo embora.
    • Por exemplo: diga algo como "Eu percebi que estou investindo mais no relacionamento que você, então acredito que devemos terminar aqui". Dependendo do seu nível de proximidade e intimidade, você pode terminar até por celular ou mensagem.
    • Se vocês forem conversar pessoalmente, pense em um horário legal e marque o encontro no meio do dia, quando ambos estiverem bem alertas. Vá à praça de alimentação de um shopping, por exemplo. Nem tente terminar à noite, depois da correria do trabalho.
    • Você pode enviar uma mensagem de WhatsApp para explicar o que sente e por que acha que o relacionamento não tem futuro.
  3. Se o rapaz perguntar por que você quer terminar, diga que acha que ele não está sendo honesto e que ambos têm sentimentos diferentes. Diga também o que sente e seja específica, mas sempre partindo da sua perspectiva ("Eu sinto que...").
    • Não faça acusações, como "Você me deixa insegura". É melhor ser específica e partir da sua perspectiva, como "Eu me senti insegura quando você demorou tanto tempo para responder à minha mensagem; parecia que você só queria sair comigo para transar".
    • Tenha cuidado e não tire conclusões precipitadas. Não acuse o rapaz de sair com outras mulheres e nem de não dar a mínima para a sua relação. Esse tipo de coisa só dá margem para discussões que acabam dificultando as coisas.
    • Seja madura e mantenha um tom de voz calmo.
  4. Não deixe a conversa se deteriorar ou se transformar em um desabafo sobre as coisas boas que vocês viveram, ou você vai acabar voltando atrás e desistindo de terminar. Ponha um ponto final no diálogo depois de falar o que deve e ouvir a resposta. Se o rapaz ainda tem certas qualidades, destaque-as — mas só para não encerrar em tom negativo. Diga coisas como "Eu adorei o tempo que passamos juntos, mas acabou". Por outro lado, se estiver magoada, diga "Eu fico magoada com a forma com que tudo aconteceu, mas agora é hora de tocar a vida".
    • Se você acabar cedendo e saindo com o rapaz mais uma vez depois do término, não deixe isso se transformar em um novo hábito. Lembre-se do quanto foi difícil tomar essa decisão, mas que ela vai fazer bem para o seu futuro.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode demorar um pouco para cair na real após ter sido enrolada. Depois de mais ou menos duas semanas, releia este artigo e veja se alguma coisa mudou para melhor ou pior.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 42 351 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade