Baixe em PDF Baixe em PDF

Algumas vezes, uma amizade pode acabar mudando para pior e, em outras, talvez você perceba que um amigo de longa data nunca fez bem para sua saúde emocional — nesses casos, colocar um ponto final no relacionamento pode ser uma boa ideia. Reflita sobre os seus sentimentos: você sempre se sente mal consigo mesmo ou fica desgastado depois de passar o tempo ao lado de alguém? Se sim, talvez essa amizade precise chegar ao fim. Reflita também sobre o relacionamento em si: ele parece unilateral? Você sente que não recebe apoio dessa pessoa? Nesse caso, talvez seja hora de fazer novos amigos. Aja de forma tranquila se decidir encerrar a amizade — seja direto e sincero ao explicar o motivo do "término", e encontre uma forma de seguir em frente.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Refletindo sobre os sentimentos

Baixe em PDF
  1. Quando uma amizade precisa chegar ao fim, podemos começar a vivenciar sentimentos negativos na companhia de alguém. Portanto, pense em como se sente quando está com esse amigo — caso seus sentimentos não sejam tão positivos, talvez seja hora de encerrar a relação. [1]
    • Você sente que pode ser fiel à própria personalidade? Muitas vezes, quando as amizades se tornam tóxicas, sentimos que precisamos censurar nossas ideias ou personalidades — nesse caso, talvez você sempre se sinta na defensiva, ou pisando em ovos, na companhia dessa pessoa.
    • Talvez você aja de forma completamente diferente ao lado de outras pessoas e não goste da maneira como se comporta quando esse amigo está presente.
  2. Uma amizade prejudicial pode afetar a forma como alguém se sente em relação a si mesmo, portanto, tome um momento para avaliar sua autoestima. Você poderá sentir-se mal consigo mesmo se estiver sendo manipulado por outra pessoa. [2]
    • Esse amigo faz você acreditar que não consegue fazer nada certo? Um indivíduo tóxico poderia reclamar do comportamento alheio ou mencionar constantemente os defeitos do outro, fazendo com que você se sinta constantemente julgado na companhia dele. Depois de passar algum tempo ao lado dessa pessoa, você poderá chegar em casa se sentindo mal consigo mesmo.
    • As amizades negativas podem prejudicar a autoestima — quando alguém cultiva expectativas altas demais em relação ao nosso comportamento, podemos começar a ter pensamentos negativos sobre nós mesmos.
  3. Uma amizade prejudicial pode afetar o humor e até mesmo a saúde física, portanto, observe seus sentimentos depois de passar algum tempo na companhia desse amigo. [3]
    • Talvez você vivencie emoções negativas depois de se encontrar com a pessoa, como depressão, ansiedade ou estresse.
    • As emoções negativas também podem provocar sintomas físicos, portanto, talvez você se sinta fisicamente cansado ou dolorido (como sofrer com uma dor de cabeça) depois de passar o tempo ao lado desse amigo.
  4. Uma pessoa pode receber pouco ou nenhum apoio emocional em uma amizade prejudicial, portanto, pense nos seus dias ruins — nesses momentos, você sente vontade de procurar seu amigo, ou acredita que é melhor não incomodar o outro com seus problemas? [4] [5]
    • Nas amizades negativas, todas as interações podem girar ao redor do outro — talvez esse amigo fale sem parar sobre os próprios problemas, mas faça pouco caso dos seus.
    • Quanto tenta conversar com ele, mesmo em situações mais informais, você tem dificuldade para ser ouvido? Um amigo tóxico poderá impedi-lo de falar de si mesmo e dos seus próprios problemas, já que ele só está interessado em falar sobre a própria vida.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Refletindo sobre o relacionamento

Baixe em PDF
  1. Muitas amizades negativas estão repletas de criticismo, portanto, pense na forma como é tratado por esse amigo. Você sente que seu comportamento e personalidade são sempre julgados? [6]
    • Talvez você faça tentativas para mudar e crescer, como se candidatar a um novo emprego ou expandir seu círculo social — nesse caso, em vez de oferecer solidariedade, um amigo tóxico poderia desmerecer tais tentativas de crescimento. Ao conseguir um novo emprego, você poderia ouvir algo como "Boa sorte, mas não tenho certeza se você vai conseguir lidar com tanta responsabilidade".
    • Talvez as críticas sejam mais generalizadas — esse amigo poderia tirar sarro da sua personalidade, do seu senso de estilo, e de outros aspectos da sua vida; fazendo com que você sempre se sinta constrangido e inferior na companhia dele.
  2. Um mau amigo pode ter muitos comportamentos negativos, chegando ao ponto de fazer com que alguém tenha vergonha de sair com ele em público — talvez você até sofra com a ideia de apresentar essa pessoa para seus outros amigos ou familiares. [7]
    • Todo mundo vive momentos constrangedores, e os bons amigos sabem perdoar as gafes dos outros, mas um amigo tóxico pode ter o hábito de fazer e dizer coisas para constrangê-lo. Nesse caso, toda interação em público é acompanhada pela ameaça do mau comportamento.
    • Você sente que precisa esconder essa pessoa dos outros? Talvez não queira apresentá-la para seus pais, ou ignore os telefonemas e mensagens dela quando está na companhia de outros amigos.
  3. As amizades saudáveis são mutuamente benéficas, e nós nos sentimos felizes e revigorados quando estamos na companhia de bons amigos. Já nas amizades negativas, você poderá ficar nervoso ou se sentir infeliz sempre que interage com a outra pessoa. [8]
    • Você fica animado para se encontrar com a pessoa? Ou talvez se sinta mal só de pensar em vê-la? Algumas pessoas chegam ao ponto de ignorar mensagens e telefonemas de amigos tóxicos.
    • Você se sente 100% feliz e confortável na companhia dele? Ou fica nervoso durante a maior parte do tempo, com medo de que algo dê errado? Mesmo quando as coisas dão certo, talvez você não goste de passar tanto tempo sentindo medo de uma possível briga ou discussão.
  4. Os amigos tóxicos têm problemas de empatia, portanto, talvez essa pessoa seja incapaz de se envolver ou de se identificar com os problemas alheios — um indivíduo assim pode ser tão autocentrado a ponto de parecer não se importar com o que os outros sentem ou vivenciam. [9]
    • Quando tenta desabafar sobre uma situação que tem vivido, talvez você não se sinta ouvido porque a pessoa sempre começa a falar dos próprios problemas.
    • Talvez você diga que anda estressado no trabalho — nesse caso, esse amigo poderia responder algo como "Isso nem se compara ao estresse que eu sofro no meu emprego", e começar a falar sobre os próprios problemas profissionais.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Encerrando a amizade com tranquilidade

Baixe em PDF
  1. Quando percebemos que queremos terminar uma amizade, nosso primeiro passo deverá ser enfrentar a verdade — saia do estado de negação e aceite que o relacionamento chegou ao fim. [10]
    • Faça perguntas difíceis a si mesmo para determinar por que a amizade ainda existe — você sente pena da pessoa? Sente uma certa obrigação de manter o relacionamento vivo porque ele é tão antigo? Tente identificar os motivos que o levam a não querer colocar um ponto final na história.
    • Aceite o fato de que precisamos fazer o que é certo para nós mesmos — não há nada errado em encerrar uma amizade que se tornou negativa e desgastante.
  2. Talvez você sinta vontade de simplesmente deixar a amizade esfriar, mas a honestidade é quase sempre o melhor caminho — com ela, todos os envolvidos conseguirão colocar um ponto final na história. [11]
    • Planeje uma conversa cara a cara se quiser, mas você também poderá explicar a situação através de um telefonema ou mensagem de texto. Procure ser direto, mas não coloque a culpa no outro — prefira usar frases na primeira pessoa do singular ("eu"), que vão ajudá-lo a enfatizar os próprios sentimentos, em vez de fazer julgamentos sobre o outro.
    • Diga algo como "Eu sinto que não temos uma conexão porque somos pessoas muito diferentes", e deixe claro que valoriza o tempo que passou ao lado dessa pessoa, mas que agora é hora de seguir em frente. Por exemplo: "Acho que agora devemos seguir nossos próprios caminhos. Sempre serei grato por nossos anos de amizade, e por tudo o que aprendi com você".
  3. Perder um amigo pode ser tão difícil quanto terminar um namoro, portanto, faça coisas para evitar o sentimento de vazio — preencha seus dias com atividades divertidas para tirar o fim da amizade da cabeça. [12]
    • Pratique um novo hobby; comece a nadar ou a correr; adote um novo projeto de artesanato; leia um livro.
  4. Caso tenha encerrado o relacionamento com um amigo, esse será um bom momento para aprender algumas lições que vão ajudá-lo a evitar pessoas negativas no futuro. Todos os relacionamentos oferecem benefícios, e talvez você se sinta atraído por um determinado tipo de pessoa por algum motivo. [13]
    • Quais eram os pontos positivos da amizade? Talvez você goste de sair da sua zona de conforto, ou talvez tenha ficado feliz em ter um amigo com quem podia competir de vez em quando.
    • Talvez ele o remeta a alguém do passado. Por exemplo, um amigo que não trata o outro bem poderia relembrar essa pessoa da própria mãe, com quem ela sempre manteve um relacionamento difícil. Daqui para frente, procure adquirir mais consciência sobre os motivos pelos quais você se sente atraído por certos indivíduos.
    Publicidade

Dicas

  • Não sinta que está abandonando um amigo, em vez disso, encare a situação como uma oportunidade de aprender a valorizar a si mesmo e as próprias necessidades.
  • Sempre tente avaliar as amizades a partir do ponto de vista dos seus amigos, e não do seu — provavelmente, você chegará à conclusão de que também é irritante de vez em quando.
  • Um dos melhores motivos para terminar uma amizade é ter um amigo que nos incita a cometer qualquer tipo de crime.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 79 116 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade