Baixe em PDF
Baixe em PDF
Mesmo os relacionamentos mais cheios de amor e confiança podem ser infestados por períodos de dúvida. Se está preocupado pensando que sua namorada está nutrindo sentimentos por outra pessoa, é muito importante verificar se suspeitas têm fundamento antes de agir. Procurar por dicas sutis nas coisas que ela faz, diz e na maneira como ela age pode ajudar você a descobrir quais são os sentimentos verdadeiros da sua namorada. Lembre-se, no entanto, de que, independentemente do quão convencido você possa estar, não há evidência maior que uma prova. Veja o Passo 1 abaixo para começar a julgar por si mesmo.
Passos
-
Veja se ela se fecha para intimidade física. Um dos sinais mais óbvios e básicos de que algo está errado em um relacionamento é quando um parceiro fica desconfortável com a ideia de ficar fisicamente próximo do outro. Quer seja dar as mãos, abraçar, dar uns amassos ou transar, a intimidade física requer uma boa quantidade de confiança de ambas as partes. Se um parceiro souber que essa confiança foi traída, esse ato pode, de repente, começar a parecer estranho e não natural, mesmo que antes tivesse sido fácil. Se sua namorada subitamente passar a recuar em face à ideia de tocar você, há algum problema — mesmo que não seja infidelidade.
- Sendo mais claro, o que você procura é uma relutância súbita e inexplicável em relação à intimidade física de maneiras que vocês foram próximos antes. Se antes transavam e isso não acontece mais, é um sinal de que há problemas. No entanto, se só tiver beijado sua namorada na bochecha, a relutância dela em fazer sexo com você não significa que nutra sentimentos por outro. Leva tempo para as pessoas passarem pelos estágios de intimidade física — na verdade, ir rápido demais para o sexo é uma das maiores reclamações das mulheres sobre a parte física de seus relacionamentos.
-
Verifique se ela esconde o telefone de você. Na era moderna, nossos celulares e equipamentos eletrônicos pessoais se tornaram a ferramenta com a qual mantemos contato com a pessoa amada. No entanto, se sua namorada estiver saindo com outro, há uma boa chance de o telefone dela ter sido usado para falar com ele . Preste atenção à maneira como ela lida com o telefone — ela o mantém próximo de si mesma quando está mandando mensagem? Ela colocou uma senha nova nele recentemente? Ela se recusa a deixar você usá-lo? Ela parece relutante com a ideia de deixar o celular longe de suas vistas? Se sim, pode ser que sua namorada esteja escondendo algo.
- Esse conselho não vale só para celulares — também funciona com quaisquer tipos de equipamentos eletrônicos que as pessoas usam para se comunicar umas com as outras. Por exemplo, se sua namorada ficar fechando o laptop ou saindo da conta dela nas redes sociais sempre que você aparece, isso pode ser motivo de preocupação se estiver acontecendo em conjunto com outros sinais listados neste artigo.
-
Repare se a agenda dela de repente estiver cheia. Namoradas e namorados com vidas ativas e ocupadas normalmente têm problemas para arrumar tempo um para o outro. Isso é perfeitamente normal, e a maioria dos casais tem que lidar com isso. No entanto, se sua namorada ficar ocupada demais para sair com você de repente e por longos períodos, e se a explicação dela não parecer fazer sentido, isso pode significar que ela está passando seu tempo livre com outra pessoa. Se ela começar a ter problemas para arrumar tempo para você e se as explicações dela forem furadas, você definitivamente tem motivos para se preocupar.
- Para ajudar a diferenciar conflitos de tempo normais de "problemáticos", tente isso: quando sua namorada disser que não vai poder sair com você, tente sugerir outro dia ou outra hora. Se ela continuar dizendo que não dá, espere que ela sugira uma alternativa. Normalmente, quando as pessoas querem sair com alguém, mas têm problemas para arrumar tempo, elas escolhem outro momento para fazer isso. Se sua namorada parecer feliz em nunca marcar nada, porém, este pode ser um sinal de que ela nem quer sair com você.
-
Verifique se ela evita contato visual. Ser capaz de olhar alguém nos olhos é amplamente considerado um sinal de sinceridade e honestidade. Quando as pessoas sabem que estão escondendo algo de alguém próximo, pode ser difícil ou mesmo doloroso olhar esse alguém nos olhos. Se sua namorada estiver com dificuldade de fazer contato visual com você, algo pode estar muito errado.
- Obviamente, isso não quer dizer que, se ela puder olhá-los nos olhos, está dizendo a verdade. Mentirosos habilidosos (ou particularmente desapiedados) podem encarar a pessoa amada sem problemas.
- Também é bom mencionar que algumas pessoas tímidas ou com dificuldade de socializar naturalmente têm problemas para fazer contato visual. [1] X Fonte de pesquisa Além disso, certos tipos de transtornos sociais podem causar este comportamento.
-
Procure por mudanças nos hábitos dela. Quando se namora alguém por um tempo, a rotina e os hábitos diários dessa pessoa acabam sendo conhecidos por você de tanto passarem tempo juntos. Ver uma mudança súbita na maneira que sua namorada passa o tempo dela deve automaticamente parecer estranho e o preocupar, mas, se você perceber isso em conjunto com outros sinais presentes neste artigo, pode ter motivos para se alarmar. Isso é especialmente verdade se a rotina nova da sua namorada envolver fazer coisas que ela nunca queria fazer com você. As pessoas ficam mais dispostas a participar de atividades de que não gostam no começo de um relacionamento para agradar o novo parceiro.
- Por exemplo, digamos que sua namorada odiava ir à praia com você, mas agora passou os últimos dois fins de semana "com uns amigos" na casa de praia deles. Como namorado dela, é razoável questionar isso, principalmente se ela passar a dizer que sempre gostou de praia.
-
Veja se ela começa a se vestir de maneira bem diferente. Para ambos os sexos, uma mudança súbita e drástica na maneira de se vestir pode ser um sinal de que algum outro aspecto de sua vida mudou. Por exemplo, pode ser um sinal de que a pessoa ficou solteira recentemente, de que perdeu alguém e está de luto ou de que arrumou um emprego novo. No entanto, dentro do âmbito de um relacionamento firme, se alguém adotar um "visual" totalmente novo sem avisar ou se não tiver explicações para isso ou apenas desculpas esfarrapadas, este pode ser um sinal de a pessoa está tentando impressionar terceiros.
- É ainda mais preocupante se o visual novo da sua namorada parecer ser feito para chamar atenção ou provocar. Por exemplo, é mais difícil alguém conhecido por seu estilo conservador de se vestir começar a deixar a barriga de fora e a usar blusinhas curtas de maneira espontânea que alguém sem essa reputação.
-
Saiba se ela está ignorando você. A ideia de ser ignorado é suficiente para fazer qualquer namorado tremer. Se suspeitar das intenções verdadeiras da sua namorada, preste atenção à maneira como ela o trata quando saem — ela parece indiferente ou desinteressada no que você tem a dizer? Ela desdenha das suas opiniões ou as ignora completamente? Parece que sua presença não influencia em nada a maneira como ela se comporta? Ela está totalmente indisponível no celular ou em redes sociais? Se você começar a se sentir invisível perto da sua própria namorada, seu relacionamento tem problemas.
- Se achar que está sendo ignorado, fique calmo. Mandar 100 mensagens para sua namorada para conseguir uma resposta não vai acabar bem, quer ela esteja ocupada com outro ou não. Lembre-se de que ficar demandando a atenção de alguém o tempo todo pode fazer você parecer desesperado de forma pouco atraente.
-
Não tolere sinais óbvios de infidelidade. Todos os sinais de alarme neste artigo assumem que é difícil dizer se sua namorada de fato gosta de outra pessoa apenas observando-a. No entanto, se ela for descarada o suficiente para se abrir e dizer que gosta de outra pessoa, você não precisa procurar por outros sinais. Nesse caso, seu relacionamento precisa de uma reavaliação séria. Abaixo, há algumas ações óbvias que você não deve tolerar:
- Mostrar afeição abertamente por outro de maneira que vá além do flerte de mentira entre amigos ou de um gracejo inofensivo (ex: beijar, dançar perto demais, etc.).
- Dispensar você para sair com alguém específico em uma situação social.
- Mostrar desdém ou caçoar de você de modo que vá além da provocação inofensiva, especialmente se isso ocorrer apenas perto de certas pessoas.
- Tentar seduzir ou excitar outra pessoa com insinuações ou investidas de maneira não sarcástica ou irônica.
Publicidade
-
Preste atenção à frequência com a qual vocês conversam. Mesmo os casais mais próximos esquecem a importância da boa comunicação de vez em quando. No entanto, se isso durar por muito tempo, pode ser um sinal de que o relacionamento "está na berlinda". Se você tem recebido vibrações ruins da sua namorada, comece a notar a frequência com que conversam (isso inclui comunicação sem ser cara a cara, como falando ao telefone, mandando mensagem, etc.). Se você notar uma queda súbita ou se seus números parecerem terrivelmente baixos, pode ser que haja razão para se preocupar.
- Esse conselho se aplica principalmente se você estiver em um relacionamento à distância. Nesse caso, não há a vantagem do contato físico, então, comunicação frequente é a chave para manter a relação saudável. Muitos experts em relacionamentos recomendam tentar se comunicar de maneira mínima todos os dias, se esta for sua situação.
-
Atente-se para mentiras brancas e deslizes. Nas palavras do escritor Mark Twain, "se você diz a verdade, não precisa se lembrar de nada". [2] X Fonte de pesquisa Mesmo os mentirosos mais habilidosos às vezes misturam suas histórias, então, se você começar a suspeitar da sua namorada, tente procurar furos lógicos ou contradições nas coisas que ela diz. Quem mente sobre onde estava, o que estava fazendo e com quem estava quase sempre comete erros em suas histórias em algum momento — você só precisa prestar atenção para pegá-la no flagra.
-
Veja se ela é vaga em relação à vida pessoal. Em vez de mentir, algumas pessoas que têm algo a esconder evitam totalmente falar sobre como passam seu tempo. Se sua namorada antes estava perfeitamente disposta a falar sobre sua vida, seus amigos e seus hobbies, mas agora começou a guardar esse tipo de informação, pode ser a maneira dela de diminuir a culpa por mentir para você. Atente-se para frases vagas, que não digam nada, quando perguntar a ela o que anda fazendo — se ela não disser nada além dessas frases, pode ser que tenha algo a esconder:
- "Nada."
- "Por que você quer saber?"
- "Eu só tenho andado bastante ocupada."
- "Não quero falar sobre isso."
-
Note se ela não está disposta a compartilhar detalhes sobre novos amigos. Normalmente, fazer novos amigos é uma coisa boa, porém, se sua namorada ficar desconfortável quando falar sobre alguns deles, algo não está certo (especialmente se ela nunca se importou de falar dos amigos antes). Mesmo que não seja um sinal de que ela gosta de outra pessoa, pode ser que ela tenha vergonha das pessoas com quem anda saindo ou das coisas que tem feito e que tenha medo da sua reação quando souber. Franqueza e confiança são importantes em qualquer relacionamento — se sua namorada não for comunicativa em relação às pessoas com quem anda saindo, isso é um sinal de que algum problema existe, mesmo que não seja infidelidade.
-
Atente-se para qualquer relutância em reconhecer seu relacionamento. Se um dos parceiros sabe que traiu a confiança do outro, pode ser doloroso para ele até mesmo comentar sobre seu relacionamento em uma conversa casual. Falar sobre o assunto o deixa se sentindo culpado ao fazer emergir pensamentos sobre a traição ou pode irritá-lo por lembrar à pessoa de que ainda não saiu desse relacionamento. Tente fazer à sua namorada algumas das perguntas a seguir para ter uma ideia do quão confortável ela fica quando fala sobre a relação de vocês. Se ela parecer estranhamente acuada, irritada, envergonhada ou relutante em responder, pode ser um sinal de que há problemas:
- "Como acha que estamos indo como um casal?"
- Há algo legal que você queira fazer nos próximos meses?"
- "Que tipo de coisas acha que podemos fazer para melhorarmos nosso relacionamento?"
- "Qual é sua lembrança favorita de nós dois?"
- "Onde você nos vê daqui a um ano?"
Publicidade
-
Repare se há distância emocional. Muitas vezes, quando algo está errado em um relacionamento, um ou ambos os parceiros simplesmente "sentem" que estão se distanciando emocionalmente. Antes parecia fácil compartilhar emoções, abraçar, falar sobre nada, mas agora tais interações parecem forçadas e "frias". Esse tipo de distanciamento pode ser um sinal de que o relacionamento está enfrentando problemas, incluindo infidelidade. Se sua namorada parecer fria e distante, traga o assunto à tona logo — falar com ela de imediato para descobrir a raiz do problema é melhor que ficando mofando em infelicidade.
- Note, no entanto, que uma distância emocional prolongada pode ser um sinal de muitos problemas no relacionamento além de infidelidade. O National Healthy Marriage Resource Center, dos Estados Unidos, detalha ainda que diferenças culturais, conflitos sociais e estresse são algumas das muitas possíveis causas.
-
Veja se ela fica muito na defensiva. Às vezes, quando as pessoas fazem algo que sabem ser errado, elas podem ficar muito sensíveis a qualquer crítica ou acusação. Como suas maldades estão frescas em suas mentes, qualquer provocação inocente ou cutucada pode parecer um ataque pessoal. Se sua namorada tiver surpreendido você nos últimos dias com respostas desnecessariamente hostis para o que, a princípio, são perguntas inocentes, você pode estar com um problema sério. Abaixo, há algumas perguntas inocentes de exemplo que podem evidenciar um problema se forem respondidas com raiva ou frustração:
- "Ei, com quem você estava falando no telefone?"
- "Então, o que você fez no fim de semana passado?"
- "Quais são seus planos pra sexta?"
- "Como estão seus amigos?"
- "Quem você encontrou recentemente?"
-
Cuidado com agressão súbita. Um dos piores cenários para um relacionamento é quando um parceiro fica tão enamorado com outra pessoa que tenta ativamente sabotar a relação em que está. Isso pode se dar na forma de agressão, rudeza, frustração, insultos, entre outros. Nesse caso, é provável que sua namorada esteja tentando fazer você terminar com ela para que pode ir para seu novo relacionamento sem culpa.
- Se o relacionamento chegar a esse ponto, infelizmente, pode ser melhor dar à sua namorada o que ela quer. A dor de um término rápido costuma ser menor que a de ficar em um relacionamento infeliz com alguém que quer ativamente arruiná-lo.
-
Veja se ela fica desconfortável quando você é gentil com ela. Normalmente, atos aleatórios de gentileza podem promover uma "faísca" espontânea num relacionamento. No entanto, se um parceiro estiver pensando seriamente em outra pessoa, esse tipo de coisa pode fazê-lo se sentir culpado. Quase ninguém gosta de ser mimado por alguém com quem sabem ter errado, então, se sua namorada parecer infeliz por receber um presente ou outra demonstração de carinho sua, fique atento a outros sinais de alerta. Abaixo, há algumas coisas que costumam ir bem, mas que podem não ir se sua namorada estiver pensando seriamente em outra pessoa:
- Presentes para qualquer ocasião (especialmente os sem motivo).
- Saídas extravagantes.
- Refeições gourmet.
- Visitas de surpresa no trabalho.
- Limpar sua agenda "só para ela".
-
Atente-se às demonstrações de afeto espontâneas. Enquanto às vezes nutrir sentimentos por outro cara possa deixar sua namorada estranhamente na defensiva e agressiva, outras vezes, isso pode fazer com ela seja bastante "legal" e amorosa. Se ela estiver preocupada que você descubra seu segredo, pode temporariamente tentar flertar com você cobrindo-o de beijos, abraços, elogios, afagos etc. Uma namorada que de repente parece deixá-lo tonto de tanta atenção positiva sem nenhuma razão plausível pode estar aprontando alguma, então, seja cuidadoso — em especial se essa afeição parecer aumentar sempre que você pergunta sobre o paradeiro e as atividades dela.
- É claro que a afeição é, normalmente, uma coisa boa dentro do contexto de um relacionamento, então, não fique suspeitando de uma que seja normal e plausível. Ganhar muitos beijos e jantares refinados depois de se formar ou de receber uma promoção é fantástico, mas receber o mesmo depois de perguntar por onde sua namorada andou durante a semana deve ser perturbador.
Publicidade
-
Aprenda a confiar na sua namorada antes de investigar a vida pessoal dela. A base de todo relacionamento é a confiança, o que não quer dizer que você não possa sentir inveja ou ter suas suspeitas. O ideal é deixar de lado tais sentimentos e acreditar em sua namorada. Não confia nela? Melhor encerrar o relacionamento. A inveja e a dúvida afastam as pessoas, especialmente se isso levar você a mexer nas coisas dela sem motivo.
- Se ela estiver rejeitando você, parecer distante ou passar muito tempo sem vê-lo, tudo bem fazer algumas perguntas.
- Sua namorada terá amigos do sexo masculino, o que não significa que esteja traindo você. Tente não se sentir tão ameaçado por outros homens.
-
Aceite que é impossível saber o que os outros estão pensando. Uma coisa é sua namorada trair você ou dizer que gosta de outra pessoa. Outra é ficar o tempo todo suspeitando que ela se apaixona por qualquer homem que passar na rua. Pense: quantas vezes você desejou outras pessoas que não sua namorada? E já tentou trai-la, por algum acaso?
- A atração por outras pessoas é normal, até mesmo em relacionamentos sólidos. Seu namoro não vai durar muito se você se importar demais com isso.
- Se você pensar bem, vai perceber que gosta de outras garotas, mesmo quando só quer ser amigável com elas. Uma mente ciumenta inventa casos de traição que dificilmente existem.
-
Deixe-a lidar com as próprias emoções e cuide das suas. O problema é dela se ela gostar de alguém. Ela deve encerrar o relacionamento e seguir em frente ou compreender que a paixonite atual não significa muito. O que importa são as ações da pessoa, não os pensamentos dela. Paradoxalmente, essa confiança em si e nela tornará você alguém muito mais atraente. Homens possessivos e carentes acabam sozinhos.
- Ela já está com você. É sua namorada, afinal! A não ser que esteja rolando uma traição , não importa se ela tem afinidade por alguém. O que importa é o amor.
-
Investigue a fundo se tiver motivos para suspeitar de sua namorada, mas ainda quiser que o relacionamento siga em frente. Ambas as partes precisam querer tal continuidade. Se você não tiver motivos para suspeitar (mensagens escondidas, comportamento distante, mentiras desmascaradas, etc.), a investigação será algo rude e insensível. Encerre o relacionamento se não quiser que ele siga em frente ou se não conseguir confiar na sua namorada. Afinal, se a desconfiança chegou a esse ponto, melhor encerrar as coisas, mesmo que ela não esteja traindo você.
- Pergunte-se seriamente se o fato de ela gostar de alguém é realmente significativo. Converse com ela se tiver medo de perdê-la. Controle-se se sentir muita raiva.
- Acabe o relacionamento se não encontrar um meio de confiar na sua namorada, seja por causa de problemas passados ou por suspeitas contínuas de traição.
Publicidade
Dicas
- Pode haver outros sinais indicando que sua namorada gosta de outro. Basicamente, confie em seus instintos se suspeitar de algo e atente-se para qualquer coisa incomum que ela fizer perto de outros caras (ou garotas).
- Os passos acima também podem significar que sua namorada está traindo você. No entanto, isso não quer dizer necessariamente que tal coisa esteja acontecendo.
Publicidade
Avisos
- Se for acusar sua namorada de gostar de outro, primeiro, observe-a bastante perto do outro cara de modo que tenha certeza de que as ações dela não são apenas coincidência.
Publicidade
Referências
Publicidade