Este artigo foi coescrito por John Keegan
. John Keegan é um coach de namoro e palestrante motivacional em New York City. É proprietário da The Awakened Lifestyle, onde usa sua experiência em namoro, atração e dinâmica social para ajudar pessoas em busca de amor. Realiza workshops de namoro internacionalmente, passando por Los Angeles, Londres, Rio de Janeiro, Praga, dentre outros lugares. Seu trabalho já teve destaque no The New York Times, na Humans of New York e na Men's Health.
Este artigo foi visualizado 3 371 vezes.
Entrar “de cabeça” em um novo relacionamento pode ser empolgante, mas fazer as coisas com pressa pode logo desgastar o convívio com o novo parceiro. Se já for o caso, não se preocupe; há alguns métodos simples para “desacelerar” a vida a dois. Leia este artigo para aprender a consertar um envolvimento amoroso “corrido”, em que etapas foram puladas, sem machucar os sentimentos do companheiro.
Passos
-
Diga ao namorado que a relação está progredindo de maneira muito rápida. Deixe claro que precisa, também, de um tempo sozinho, ou que necessita de um certo período para tomar decisões mais importantes dentro da união. Atenha-se aos limites que você determinou e não permita que a pessoa o convença você a fazer algo que não deseja. [1] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: deixe bem claro que, antes de morarem juntos, precisarão namorar por ao menos um ano.
- Outra opção é dizer que, semanalmente, precisa de três dias sozinho para descansar e “recarregar as baterias”.
Publicidade
-
Chame o parceiro para conversar sobre o convívio. Se ainda não estabeleceram o que está acontecendo entre vocês, essa é a hora. Terão um compromisso sério ou é apenas algo casual? Após tomarem essa decisão, vocês vão se sentir mais seguros na relação, seja qual for a natureza dele, evitando que apressem cada etapa. [2] X Fonte de pesquisa
- Aproxime-se do indivíduo e diga “Podemos conversar sobre nossa relação? Eu gosto muito de você, mas quero confirmar que desejamos a mesma coisa”.
-
Passe mais tempo sozinho e menos ao lado do sujeito. Em vez de se encontrarem várias vezes por semana, saiam um ou dois dias e fique sozinho em casa nos outros. Não há problema em permanecerem um na companhia do outro, mas é importante ter um tempinho para si próprio, sem distrações. Do contrário, vocês podem querer avançar com muita rapidez, fazendo com que os limites estabelecidos não sejam totalmente respeitados.
- Em uma semana, você pode ficar sozinho três ou quatro dias e sair com seu xodó dois dias, por exemplo.
- Muitas vezes, os relacionamentos parecem apressados porque as pessoas querem passar 24 horas por dia, sete dias da semana juntos. Claro que pode ser divertido no começo, mas essa dinâmica não é muito saudável.
Publicidade
-
Um deve conhecer os sonhos, esperanças e medos do outro. Um bom diálogo, sem pressa, com perguntas significativas para que um saiba mais sobre o outro, será muito importante, ainda mais se houve pressa para se relacionarem — em especial fisicamente — e a personalidade do companheiro ainda for uma incógnita. Pergunte, por exemplo:
- “Qual o seu emprego dos sonhos?”
- “Qual é a memória mais marcante da sua infância?”
- “De quem você é mais próximo em sua família?”
- “Onde você viveria se pudesse escolher qualquer lugar no mundo?”
-
Convide o namorado para fazer um piquenique no parque ou visitar um museu. Vocês devem ir a um lugar no qual poderão conhecer melhor um ao outro. Não existe uma frequência certa para os dates, mas uma ou duas vezes por semana é um bom início.
- Para que ambos tenham voz no relacionamento, alternem-se quando forem escolher o que vão fazer.
- Quando uma pessoa se “acostuma” com a presença da outra, ela pode acabar em um “círculo vicioso” de ir para casa do parceiro e ficar em casa, sem fazer nada ou só assistindo TV, por exemplo. Não há problema em fazer isso às vezes, mas é importante sair com seu amado, também!
Publicidade
-
As expectativas não devem ser altíssimas. Em vez de ficar se preocupando com planos para o futuro, pense mais no presente e desfrute da companhia de seu companheiro. Quanto mais conseguir se adaptar e se acostumar com o relacionamento, melhor ele será.
- Todo mundo pode ter dificuldade em aproveitar a presença de alguém especial, mas os indivíduos que são ansiosos e pensam em tudo a todo momento tendem a ter problemas ainda maiores. Treine a atenção plena para manter o foco no presente e notar cada detalhe que faz você feliz. Ganhou flores do namorado? Admire o belo visual delas, a deliciosa fragrância e o sentimento de gratidão que possui pela pessoa amada.
-
Saia com os amigos e faça o que gosta. Às vezes, um novo relacionamento leva alguns a se perderem, principalmente se muitas etapas forem ignoradas. Assim, não perca contato com amigos e continue praticando os seus hobbies! Do contrário, você acabará “pausando” sua vida por causa do parceiro.
- Os amigos vão gostar se você fizer um esforço para continuar saindo com eles mesmo após iniciar uma nova relação.
Publicidade
-
Estar sempre em contato com a pessoa pode fazer com que etapas sejam puladas “de forma natural”. Em vez disso, deixe a maior parte da comunicação para quando estiverem juntos. Mandar uma mensagem de vez em quando para saber como o amado está ou se o dia dele foi bom é normal, mas conversas mais significativas e particulares devem ser reservadas ao próximo encontro. Assim, você terá um tempo sozinho para concentrar-se em seu bem-estar e depois, junto do xodó para estreitar os laços com ele. [3] X Fonte de pesquisa
- Para abordar o assunto com o crush, diga “Adoro conversar com você, mas preferia que fosse pessoalmente. Podemos diminuir um pouco a frequência de nossas conversas no Whats?”.
- As mensagens devem ser mais voltadas à logística. Diga que horas vai passar para buscar a namorada ou aonde vão se encontrar no fim de semana. Assim, não serão conversas muito significativas pelo Zap.
-
Permita que vocês possam desfrutar do convívio sem qualquer pressão a mais. É interessante pensar em morar junto com o companheiro, mudar-se para outra cidade ou se casar, mas há muito tempo para isso no futuro. Por enquanto, aproveite o namoro e deixe isso para quando se conhecerem um pouco melhor. [4] X Fonte de pesquisa
- Caso já tenha feito decisões de vida importantes com o parceiro, não se preocupe. Deixe as próximas para quando o relacionamento estiver em um ritmo mais “desacelerado” e você tenha certeza do que deseja para sua vida.
Publicidade
-
Separar-se do namorado sempre será uma opção. Mesmo que tenha se mudado para morar com ele de uma hora para outra ou tenha se dedicado de coração e alma à união, você pode desistir a qualquer momento. Sempre que notar sinais que não o agradem ou problemas que não considera que poderá solucionar, pode ser hora de terminar o relacionamento. [5] X Fonte de pesquisa
- É comum que as pessoas revelem como são, de verdade, após alguns meses juntos. Se o companheiro começar a se tornar alguém que não agrada você, talvez seja melhor cada um seguir a sua vida, separados.
- O convívio não será nada saudável se vocês não conseguirem conversar sem brigarem, se o parceiro não respeita seus limites ou se notar que, na verdade, não têm muito em comum.
Dicas
- Caso o sujeito force você a fazer algo que ainda considera cedo para o relacionamento de vocês, repense se deve continuar ao lado dele.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.nytimes.com/2018/02/06/smarter-living/how-to-stop-rushing-into-love.html
- ↑ https://www.insider.com/signs-your-relationship-is-moving-too-fast-2018-12
- ↑ https://www.insider.com/signs-your-relationship-is-moving-too-fast-2018-12
- ↑ https://www.insider.com/signs-your-relationship-is-moving-too-fast-2018-12
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/fulfillment-any-age/201208/take-it-slow-if-you-want-your-relationship-last
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!