Baixe em PDF Baixe em PDF

As coisas não saíram como você queria. O que fazer agora? Tenha paciência. Saiba que a situação pode melhorar e que existem alternativas. Se você aprender a se adaptar, sentirá que tem mais controle sobre as coisas. Procure opções viáveis que não estavam no seu plano original. Não fique pensando no que deu errado. Mantenha o foco no que você pode mudar para melhorar as coisas.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Sendo mais flexível

Baixe em PDF
  1. Tire um momento para respirar e se acalmar. Todo mundo encontra algum obstáculo na vida e as coisas nem sempre saem como a gente gostaria. Não seja duro consigo mesmo e nem com os outros. Ficar chateado não vai tornar a situação mais fácil. Faça uma pausa. [1]
    • Distancie-se da situação por 30 minutos, uma hora ou um dia. Faça uma caminhada. Tome um copo de água. Se distraia com alguma coisa positiva.
    • Tente usar algumas coisas para se acalmar, como ouvir suas músicas preferidas, ler um livro ou dedicar um tempo ao seu passatempo preferido, como crochê, tocar violão ou fazer sobremesas.
    • Volte a lidar com a situação quando estiver calmo e com mais paciência.
  2. Assim que se acalmar, pode começar a lidar com a frustração. A primeira coisa que você precisa fazer é admitir que está chateado com o que aconteceu.
    • Experimente dizer “Eu estou chateado que as coisas não saíram como eu queria.”
    • Você também pode escrever sobre a frustração que está sentindo. O que não deu certo? Por que isso está incomodando você? Como você pode superar esta frustração?
    • Reconhecer o que sente ajuda você a compreender as coisas e seguir em frente. Evitar seus sentimentos ou suprimi-los parece uma boa ideia a curto prazo, mas só vai fazer você se sentir pior depois.
  3. Pense na situação de forma objetiva. Não fique se culpando ou culpando outras pessoas. Tente ver com clareza o que de fato aconteceu.
    • A forma como você vê as coisas pode ser afetada por sentimentos negativos ou estresse. Prefira ouvir o que os outros, que têm uma visão mais objetiva, têm a dizer. Procure ficar neutro.
    • A sua avaliação deve ser baseada nos pontos positivos e negativos da situação. Avalie tanto o que há de bom quanto o que há de ruim. Considere escrever os pontos positivos e negativos da situação.
  4. Algumas coisas simplesmente fogem do nosso controle. Por exemplo, se você planejou viajar no final de semana e acontecer uma tempestade, as coisas não vão sair como você queria. Existem forças que vão além do nosso controle que influenciam e mudam os resultados das coisas. [2]
    • Não fique pensando nas coisas que não pode mudar. Foque nas que você pode.
    • Pense em como você pode solucionar um problema.
  5. A adaptação é o segredo quando as coisas não dão certo. Faz parte da nossa evolução como pessoas aprender a nos adaptarmos ao nosso ambiente. Quanto mais flexível você for nos seus planos, maior a chance das suas expectativas se concretizarem. [3]
    • A vida não é simples nem muito menos fácil. Ela é cheia de contratempos e mudanças. Nós temos que aprender a nos adaptar às nossas vidas diárias e desafios todos os dias.
    • Por exemplo, imagine o caminho que você faz para ir para o trabalho ou para a escola. Mesmo que exista um caminho definido para chegar no destino, imagine os outros caminhos que você poderia fazer. Alguns caminhos podem ser mais fáceis e mais curtos, já outros, mais difíceis ou demorados, mas todos eles chegam no mesmo destino.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Avaliando suas opções

Baixe em PDF
  1. Às vezes, a gente se chateia quando as coisas não saem da forma como foi planejado porque elas não atendem às nossas expectativas. Pense no que você estava esperando para esta situação. Reflita se suas expectativas não eram específicas demais ou pouco flexíveis. [4]
    • Um plano ou objetivo não mede o seu valor. Não é porque as coisas não deram certo dessa vez que nunca vão dar no futuro.
    • Por exemplo, você e seus amigos queriam ir em um restaurante especial, mas descobriram que está fechado. Você pode ficar chateado porque estava esperando que ia comer algo choque lá. Em vez de ficar pensando que só aquele restaurante tem comida boa, veja quais são os outros lugares disponíveis.
  2. Já que o seu plano original não deu certo, volte a pensar no objetivo ou missão inicial. Você provavelmente parou e pensou em quais eram os seus objetivos e expectativas. Volte para essa fase. [5]
    • Converse sobre o seu objetivo de novo com as pessoas envolvidas.
    • Considere escrever o seu objetivo original. Colocar a situação no papel, especialmente no caso de grandes planos, ajuda a definir exatamente qual é o seu objetivo.
    • Use este objetivo como estrutura para bolar planos alternativos.
  3. Seu plano original não deu certo? Então chegou a hora de pensar nas opções que você tem. Qual é o seu plano B ou C? Se não tiver um plano alternativo, veja quais são as opções que podem ser cogitadas. [6]
    • Procure saber mais sobre as demais opções. Considere escrevê-las e fazer uma lista de prós e contras.
    • Reavalie as estratégias e possíveis resultados dos seus planos. Converse com as outras pessoas envolvidas no processo, como amigos, familiares e colegas de trabalho. Veja se eles têm outras ideias.
    • Mesmo que essas alternativas não sejam o seu plano original, uma ou mais delas podem sair tão bem quanto o original.
  4. Mexa-se. Deixe bem claro quais são as próximas coisas que vai fazer. Evite sentir-se derrotado se o plano original era o melhor ou o único disponível. Siga para a próxima fase pensando positivo e com esperança, em vez de cair na negatividade. [7]
    • Quando tomar sua decisão, tenha confiança nela, afinal, você avaliou as opções que tinha.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Lidando com a mudança

Baixe em PDF
  1. Ter resiliência significa continuar correndo atrás do seu objetivo mesmo quando as coisas não saem como você gostaria. Construir isso leva tempo e requer prática, mas pode ajudar você a superar a frustração mais facilmente. Para desenvolver resiliência, você pode: [8] [9]
    • Colocar as coisas em perspectiva . Quando alguma coisa não sair do jeito que você queria, pense se isso vale a pena o seu tempo e sua energia. Por exemplo, se você estava torcendo para passar em uma entrevista de emprego e não passou, é melhor direcionar o seu tempo e energia candidatando-se a outras vagas. Pare um momento e coloque a situação em perspectiva para ajudar você a desenvolver resiliência.
    • Mantenha bons relacionamentos . Se você tiver bons relacionamentos, provavelmente se sentirá mais seguro quando as coisas não saírem como o esperado. Tente manter relacionamentos saudáveis com seus amigos e familiares para sentir-se mais seguro quando estiver passando por um momento difícil.
    • Desafie pensamentos ruins . Pessoas resilientes conseguem mudar a forma de pensar para ajudar elas mesmas a permanecerem motivadas e continuar perseguindo seus objetivos. Você também pode fazer isso desafiando os pensamentos que não forem verdade ou não estão ajudando em nada. Por exemplo, se você se pegar pensando “Eu sempre vou errar”, desafie esse pensamento ruim e mentiroso. Experimente dizer para si mesmo “As coisas nem sempre vão sair como eu quero, mas, se eu continuar indo atrás dos meus objetivos, eu vou conquistá-los.”
  2. O passado é apenas o passado. Mesmo que você não possa mudar o que já aconteceu, você pode usar esta experiência para algo bom. Pense no melhor e no pior da situação para você e para quem você ama. O que você e eles podem aprender com isso? [10]
    • Por exemplo, digamos que você está trabalhando em um projeto importante com uma equipe pequena. Talvez ele seja maior do que o esperado ou levará mais tempo do que o previsto. Por conta disso, a equipe acaba fazendo as coisas com pressa e o projeto dá errado.
    • Isso pode ser uma oportunidade para aprender quando você deve pedir ajuda. Talvez você e a equipe poderiam ter encarado o projeto de uma outra forma. Além disso, talvez o projeto não seja tão ruim assim e o problema foram as expectativas muito altas.
    • Mesmo que só dê para perceber essas coisas depois do ocorrido, é importante compreender os resultados como uma oportunidade de crescimento.
  3. Quando alguma coisa não sair como você queria, você pode sentir que falhou. Tente não se martirizar e foque no que pode agradecer. A resiliência é o segredo para se manter motivado. [11] .
    • Desistir é deixar que a dúvida sobre você mesmo ganhe de você.
    • Mude os pensamentos negativos pensando nas coisas boas que aconteceram, mesmo que sejam coisas pequenas.
    • Por exemplo, se você queria tirar 10 em uma prova, mas tirou seis, pense na situação como um todo. Talvez essa seja a única nota baixa que você tirou no semestre ou haverá outra prova para a qual você pode estudar mais e tirar uma nota melhor. Talvez até a sala inteira tenha ido mal na prova.
  4. Tentar e errar faz parte da vida. Alguns erros são você que comete, outros são os outros e, às vezes, forças que vão além do nosso controle fazem as coisas não saírem como queríamos. Assuma seus erros, mas não fique se martirizando por causa deles. Quando você é sincero consigo mesmo, conseguirá aprender e se tornar uma pessoa melhor.
    • Os erros são oportunidades de aprendizado. Eles podem fazer você ir além dos limites invisíveis do que é possível e o que não é.
    • Quando você tenta fazer algo novo, existe a possibilidade de errar. Isso faz parte da vida. Eles podem tornar você mais forte e deixá-lo mais preparado para a próxima vez.
    • Considere dizer para si mesmo "Eu sei que eu errei, mas isso não é o fim do mundo" ou "Eu posso aprender com isso. Posso melhorar como pessoa. Estarei mais preparado da próxima vez."
  5. Não há vergonha alguma em pedir ajuda. Converse com pessoas de confiança sobre o que elas acham da situação. Peça o conselho de várias pessoas. [12]
    • Pedir conselhos ajuda você a não se sentir tão sozinho com seus pensamentos e preocupações.
    • Quem está de fora pode ver as coisas com mais clareza.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 9 826 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade