Apresentar-se é muito mais do que dizer o nome: é um modo de se conectar a um desconhecido por meio da troca de palavras e, possivelmente, de algum contato físico. Apresentar-se a estranhos pode ser complicado, pois o que se deve dizer está completamente ligado a um contexto. Você pode se apresentar de maneiras diferentes caso esteja diante de uma plateia antes de iniciar um discurso, caso esteja em evento onde possa criar uma rede de contatos, ou somente iniciando uma conversa com alguém que acabou de conhecer em uma festa. O mais importante é se apresentar de um jeito apropriado, fazendo com que as pessoas gostem e se lembrem de você.
Passos
-
Estabeleça contato visual. O contato visual mostra que você está compenetrado nesta interação. Ele é um dos meios de se conectar com a outra pessoa e mostrar que ela tem a sua atenção. Quando você estabelece contato visual, demonstra que está aberto e comprometido. [1] X Fonte de pesquisa
- Se você não se sentir confortável olhando diretamente nos olhos de alguma pessoa, olhe para um ponto entre as sobrancelhas que ela não vai notar a diferença.
- Se estiver participando de um grupo, de vez em quando estabeleça contato visual com as pessoas que estiverem ao seu redor.
-
Sorria . É importante manter um sorriso iluminado e genuíno ao conhecer alguém. Demonstre uma felicidade verdadeira em conhecer uma nova pessoa e compartilhar experiências positivas – isso vai facilitar um sorriso sincero. Sorria também com os olhos, pois assim o sorriso fica mais original e menos artificial. [2] X Fonte de pesquisa
-
Use uma linguagem corporal adequada. A linguagem corporal deve comunicar que você é confiante e se sente à vontade. Fique com a cabeça erguida e as costas retas, tomando cuidado para não ficar largado. Espelhe a linguagem corporal das pessoas ao seu redor. Também copie o ritmo da fala e o tom de voz das que estiverem perto de você para estabelecer conexão. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Diga o seu nome e pergunte o nome da pessoa. Se a apresentação for formal, fale: "Olá, eu sou [nome][sobrenome]". Se for uma apresentação informal, diga: "Oi, eu sou [nome]." Logo depois de dizer seu nome, pergunte o nome da pessoa, dizendo: "Qual o seu nome?" em um tom agradável. Quando souber essa informação, diga: "É um prazer conhecê-lo, Pedro" ou "Prazer em conhecê-la, Carolina."
- Repetir o nome da pessoa vai ajudá-lo a não se esquecer dele, além de dar um toque mais pessoal à apresentação.
-
Dê um aperto de mão ou outro cumprimento apropriado à cultura desta pessoa. Muitas culturas têm um contato físico que acompanha o cumprimento. Nos Brasil, o aperto de mãos é frequente. Não deixe de dar um aperto de mão rápido e não muito solto (frouxo) nem tão firme (a ponto de quebrar os ossos).
- Esteja ciente das diferenças culturais. Por exemplo, na China um aperto de mão firme é considerado grosseiro.
- Às vezes é mais apropriado se cumprimentar com um abraço, principalmente se estiver sendo apresentado a um amigo de um amigo ou se encontrar um parente. O abraço mostra mais proximidade do que um aperto de mão. As mulheres, com mais frequência que os homens, podem preferir abraços aos apertos de mão. [4] X Fonte de pesquisa
- Em muitas culturas, o beijo como cumprimento é apropriado. Na América do Sul, por exemplo, todas as mulheres se cumprimentam com um beijo enquanto na França, as mulheres se cumprimentam dando um beijo em cada bochecha. Se você não souber direito qual cumprimento é mais apropriado em uma ocasião, siga o comportamento da outra pessoa e veja como as pessoas ao redor agem.
-
Faça perguntas. É importante demonstrar interesse pelo outro. Pergunte de onde é, qual é a ocupação dele ou fale sobre interesses em comum que possam ter. Pergunte o que a pessoa mais gosta e quais são as paixões dela. Mostre que você está envolvido e interessado no que a pessoa diz.
- Você pode falar um pouco sobre sua formação a fim de estabelecer um diálogo e compartilhar suas informações. É apropriado contar à pessoa onde você trabalha ou que adora escalar montanhas, e fazê-lo pode levar a outros assuntos.
- Não use esta oportunidade só para falar de si mesmo. Você vai parecer desinteressante e egoísta.
-
Termine a conversa. Depois de ter conhecido alguém, você deve encerrar a conversa reafirmando que gostou deste encontro. Se foi uma interação formal, diga algo como: "Sr. Castro, estou encantada por tê-lo conhecido. Espero que possamos falar em breve novamente." Se for uma conversa informal, você pode dizer: "Foi ótimo conhecê-lo, Haroldo. Espero vê-lo por aí."Publicidade
-
Cumprimente o auditório e diga o seu nome. Se você for dar uma palestra, é importante dizer seu nome completo. Ao cumprimentar e se apresentar, fale com clareza e confiança.
- Diga: "Bom dia, meu nome é José Pequeno" ou "Como vocês estão hoje? Meu nome é Luiza da Silva".
-
Compartilhe informações relevantes sobre si mesmo. Depois de dar o seu nome, explique o motivo de sua palestra ser relevante, não se esquecendo de transmitir credibilidade. O tipo de informação que você deve passar depende da plateia e do assunto que estiver tratando. Se estiver falando sobre a importância dos alimentos orgânicos, diga às pessoas que é um cientista, um chef ou um especialista em meio ambiente. Se estiver dando uma palestra sobre desenvolvimento de crianças, não se esqueça de falar que é um psicólogo.
- Forneça qualquer outra informação importante. Por exemplo, você pode falar brevemente de suas experiências que tenham credibilidade: “Meu nome é Érica Souza e eu sou professora de Ciência Ambiental da USP. Depois de ter realizado minha pesquisa sobre a floresta Amazônica, eu percebi como é importante compartilhar com vocês os meios de preservação deste local.”
-
Comunique-se com eficiência. Desde o início, a sua voz deve estar alta o bastante para que todos o ouçam. Evite gaguejar e engolir as sílabas. Você pode até perguntar para a plateia se todos conseguem ouvi-lo bem. As pessoas podem não conseguir entender ou respeitar o tema de que está tratando se não o ouvirem.
-
Mexa o corpo. Tenha uma boa postura e movimente-se com liberdade enquanto fala. Mantenha a postura ereta, os ombros para trás e não caídos e deixe as mãos livres, fazendo gestos quando for necessário. Se você não tiver que ficar atrás de um púlpito, ande pelo palco para que a plateia veja como você está confortável e para aparentar menos tensão.Publicidade
-
Diga seu nome completo. Não deixe de fornecer seu nome completo para que as pessoas se lembrem de você. Você pode dizer: "Olá, meu nome é Marco Costa" ou "Olá, eu sou a Ângela Pereira," e assim é mais provável que todos se lembrem de você.
-
Descreva o que você faz em uma única frase. Se estiver em um evento para conseguir novos contatos, então provavelmente vai ter que falar sobre o que faz para diversas pessoas. Portanto, o que se deve dizer quando um novo contato perguntar: "O que é que você faz? " Começar a contar uma história de dez minutos sobre a sua carreira? Enumerar uma lista de conquistas na sua área de atuação? De jeito nenhum. A menos que esteja no meio de uma conversa maior, você deve se preparar para dar descrições de uma só frase sobre a sua ocupação e as seguintes informações: [5] X Fonte de pesquisa
- Quem você é como profissional? É um professor, um gerente de projetos, um profissional da área de saúde?
- Com quem você trabalha? Trabalha com crianças, com projetos com equipes de vários países ou com organização de microfinanças?
- Qual é a sua função? Você ajuda crianças da segunda série a desenvolver as habilidades na escrita, ajuda equipes de outros países a atingir as metas enquanto controla o orçamento, ou ajuda organizações de micro finanças a expandir seu mercado consumidor em países em desenvolvimento?
- Agora, monte a sua frase. Diga quem é, com o que trabalha e o que você faz.
DICA DE ESPECIALISTACoach de Vida e CarreiraShannon O'Brien é fundadora e diretora da Whole U (um serviço de consultoria de carreira e vida em Boston, Massachussets). Por meio de consultoria, workshops e ensino on-line, a Whole U oferece às pessoas o poder de perseguirem seus objetivos de vida, vivendo de maneira equilibrada e com propósito. Shannon foi apontada como Coach de Carreira #1 e Coach de Vida #1 em Boston por avaliadores do Yelp. Já foi destaque em Boston.com, Boldfacers e na UR Business Network. Recebeu seu título de Mestra em Tecnologia, Inovação e Educação pela Harvard University.Em uma entrevista de emprego, procure destacar aspectos do seu currículo para se apresentar. Muitos entrevistadores pedem para você falar de si. Em vez de falar de coisas irrelevantes, destaque aspectos do seu currículo que estejam ligados à vaga que você está disputando. Você pode acrescentar detalhes pessoais em outro momento na sua apresentação.
-
Respeite o espaço das pessoas. Se você levar itens, não os coloque nas mesas de recrutadores e de palestrantes. Respeite o espaço deles e não os sobrecarregue. Você pode acabar bagunçando o material deles, derrubando cartazes ou bagunçando os panfletos. Espere para ser convidado a trocar cartões de visita, currículos etc. [6] X Fonte de pesquisa
-
Termine com uma pergunta. Se uma pessoa perguntar o que você faz primeiro, não se gabe do seu trabalho e dê as costas. Em vez disso, pergunte de volta a ela o que ela faz também. Tal atitude, além de ser educada, mostra que você tem um interesse real na carreira desta pessoa e deseja construir uma conexão significativa com ela.
-
Despeça-se como um profissional. Não basta acenar e dizer: "Prazer em conhecê-lo" e sair andando. "Qualquer pessoa" que você encontrar em um evento deste tipo pode ter o potencial de ajudá-lo no futuro, então não se esqueça de manter contato visual, repetir o nome da pessoa e trocar cartões de visita ou outras informações relevantes antes de ir embora.Publicidade
Dicas
- Mantenha o foco nas pessoas que encontrar – dê a elas o respeito que gostaria que dessem a você.
- Evite comer algo que possa grudar em seus dentes.
- Não desvie o olhar ou aja com distração, como se estivesse entediado ou desinteressado.
- Não fale com a boca cheia de comida.
- Concentre-se na positividade. Uma conversa introdutória não é o momento de dizer coisas negativas sobre si mesmo ou qualquer outra pessoa.
- Tente manter um senso de humor mais leve, contando uma piada ou fazendo um elogio.
- Se você costuma suar nas mãos, limpe-as em um guardanapo de papel antes de começar a se apresentar.
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/sideways-view/201412/the-secrets-eye-contact-revealed
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/sideways-view/201410/the-surprising-psychology-smiling
- ↑ https://www.psychologytoday.com/articles/200407/make-great-impression
- ↑ http://www.mannersmentor.com/social-situations/manners-for-great-greetings
- ↑ https://www.devex.com/en/news/you-had-me-at-hello-how-to-introduce-yourself-at-a-networking-event/80523
- ↑ http://www2.umf.maine.edu/careers/job-search/how-to-work-a-job-fair/how-to-introduce-yourself-at-a-job-fair/