Baixe em PDF Baixe em PDF

Aprender a maneira correta de segurar uma pistola irá melhorar a sua mira e a sua segurança no campo de tiro. Segurar com as duas mãos é a posição mais recomendada na maioria das circunstâncias, mas existem algumas ocasiões em que é útil saber segurar com apenas uma mão. Também é necessário conhecer alguns erros comuns para saber como evitá-los.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Segurando com uma mão

Baixe em PDF
  1. [1] Segurar a pistola com uma mão pode ser difícil e até mesmo perigoso se não for feito da maneira correta. Ao segurar com apenas uma mão você terá menos estabilidade, mas caso distribua a força da sua mão dominante adequadamente, essa forma de segurar a pistola pode dar certo.
  2. Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Formas de segurar a pistola com as duas mãos

Baixe em PDF
  1. [2] Ainda que o “polegar sobre polegar” frequentemente não seja usada por atiradores esportivos profissionais, muitos iniciantes consideram essa como sendo a pegada mais fácil de dominar, uma vez que fornece maior estabilidade e controle da arma durante o recuo. Ela é um pouco menos rápida e precisa, mas você ainda pode ter uma boa mira básica ao utilizá-la.
    • Posicione a arma de forma segura na sua mão dominante. Separe o polegar e o dedo indicador, colocando a arma entre eles, mantendo a empunhadura da arma o mais alto possível.
    • Envolva a empunhadura da pistola com o seu dedo médio, anelar e mínimo. O seu dedo médio deve descansar logo abaixo do guarda-mato.
    • Por enquanto, descanse o dedo indicador ao longo do lado oposto da arma.
    • Envolva a empunhadura da arma com o seu polegar. Ele deve tocar o topo do seu dedo médio pelo outro lado.
    • Note que existe um espaço entre a parte inferior da palma da sua mão e a ponta dos dedos no lado esquerdo da empunhadura. Use a sua mão não dominante (ou mão de apoio) para envolver a sua outra mão, tornando esse espaço invisível.
    • Posicione o polegar da sua mão não dominante para que ele fique por cima do outro polegar.
    • Quando for a hora de disparar, coloque o indicador sobre o gatilho. O espaço entre a ponta do seu dedo e a junta superior deve ser a única parte entrando em contato com o gatilho.
    • Um problema muito comum encontrado por usuários dessa técnica é uma tendência de segurar a arma muito forte. Isso faz com que a arma fique instável durante o recuo e, se você não tiver cuidado, pode acabar torcendo as suas mãos.
  2. Essa técnica, também chamada de técnica dos polegares dianteiros, é muito similar com a anterior. A única real diferença é a posição dos seus polegares. Essa pegada costuma ser mais precisa e mais rápida, mas também pode ser mais complicada para os iniciantes.
    • Assim como a pegada “polegar sobre polegar”, essa pegada começa com a posição adequada da sua mão dominante. Coloque a pistola no espaço entre o indicador e o polegar. Mantenha sua mão o mais alto possível na empunhadura da arma. [3]
    • Envolva a empunhadura da arma com o seu dedo médio, anelar e mínimo, de forma que estejam todos lado a lado. O dedo médio deve repousar logo abaixo do guarda-mato. Mantenha o dedo indicador no lado oposto da arma.
    • Envolva a empunhadura da arma com o polegar, assim como na técnica “polegar sobre polegar”. A ponta do seu polegar deve tocar a ponta do dedo médio.
    • Haverá um espaço entre a parte inferior da palma da sua mão e a ponta dos seus dedos. Use sua mão não dominante para preencher esse espaço. Posicione o dedo indicador, médio anelar e mínimo sobre os seus dedos dominantes.
    • Alinhe o seu polegar não dominante na frente do polegar dominante. Os dois polegares devem estar apontando para frente. Perceba que o seu polegar dominante não irá tocar o seu dedo médio dominante. Em vez disso, ele repousará sobre o lado do polegar não dominante.
    • Quando disparar, coloque a ponta do seu dedo indicador sobre o gatilho e atire. Você só deve puxar o gatilho com a parte do indicador entre a ponta e a junta superior.
    • Existem algumas pistolas que são difíceis de disparar com essa posição das mãos.
      • Com uma SIG, o polegar dominante tende a ir para cima do ferrolho e impedir que ele trave quando estiver vazio.
      • Com uma Glock, o atirador pode acabar empurrando o retém do ferrolho com a parte inferior da palma da sua mão de apoio e prendendo o ferrolho prematuramente.
      • Com uma Browning Hi-Power, o polegar dominante pode colocar pressão sobre o retém do ferrolho e o polegar não dominante pode ir para a frente do retém do ferrolho durante o recuo, impedindo que o projétil seja disparado.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Formas perigosas de segurar uma arma

Baixe em PDF
  1. [4] Tea-cupping é uma forma pegada de duas mãos um tanto quanto popular, mas também é muito instável e não recomendada. A sua mão não dominante não oferece tanto apoio para a dominante e, como resultado, a sua mira provavelmente não será tão boa e a arma possui uma maior chance de ser lançada para trás durante o recuo.
    • Com a pegada tea cup (xícara de chá, em tradução livre), a mão dominante repousa na arma como ela faria em qualquer outra pegada de duas mãos. A mão não dominante repousa abaixo da mão dominante, “cobrindo” ela por baixo. O polegar não dominante geralmente é posicionado em algum lugar entre os dedos médio e anelar.
  2. Ainda que nenhum profissional cruze os polegares de maneira intencional, um iniciante pode cometer esse erro sem pensar. Ao cruzar os polegares, você está colocando-os em risco. O ferrolho da pistola se move para trás quando o disparo é feito e, se você estiver segurando a arma dessa forma, você colocará os polegares no caminho do ferrolho, fazendo com que ele esmague os seus polegares com força total.
    • Um atirador com os polegares cruzados coloca as duas mãos ao redor da lateral da empunhadura. Os dedos se encontram na frente dela e os polegares se cruzam na parte de trás da empunhadura.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Considerações adicionais

Baixe em PDF
  1. [5] Como uma regra geral, você irá atirar melhor se segurar a arma com a maior força possível enquanto mantiver a sua capacidade de controlar o gatilho. Apesar disso, é importante que você segure usando apenas as suas mãos.
    • Quando segurar a arma, preste atenção no que os seus ombros e braços estão fazendo. Caso estejam tensos, você precisará relaxá-los. As suas mãos devem ser a única parte do corpo onde você poderá sentir a tensão decorrente de segurar a arma.
    • Pode ser mais fácil para você manter os seus braços relaxados caso você segure a arma antes de deixar os braços na posição de tiro. Coloque os seus braços para frente apenas depois que você segurar a pistola com firmeza.
    • Segurar uma pistola relaxado demais pode fazer com que ela recue muito, enquanto segurar de maneira excessivamente forte pode bagunçar com o alinhamento da sua visão ou fazer suas mãos enfraquecerem rápido demais.
  2. Coloque o seu pulso de forma que a parte inferior da palma da sua mão não dominante está o mais alto e plano possível na sua arma. Fazendo isso, o apoio e o controle da pistola será bem melhor.
    • Como regra geral, deixe as mãos bem altas na pistola. Você precisará segurar o centro de peso ou ponto de articulação da pistola para impedir que ela se mova demais durante o recuo. Caso seguro muito embaixo, você não será capaz de manter a arma estável.
  3. Essa técnica também é conhecida como o método empurra e puxa. Ao aplicar pressão para frente com a sua mão dominante ou de disparo, você deve puxar a pressão traseira usando a sua mão não dominante ou a mão de suporte.
    • Essa técnica reduz a quantidade de recuo e pode melhorar a sua mira.
    • O braço de apoio (não dominante) deve estar dobrado com o cotovelo para baixo. O braço dominante deve estar completamente estendido com o cotovelo e pulso travados.
    Publicidade

Avisos

  • Trate toda arma como se estivesse carregada, mesmo quando você souber que ela não está.
  • Nunca aponte uma arma para outra pessoa ou animal, mesmo que não tenha munição dentro dela.
  • A segurança é absolutamente importante. Manuseie toda e qualquer arma de fogo com certa dose de respeito e medo. Essa pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 210 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade