PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ser genuinamente bem humorado e incentivar as pessoas a compartilharem uma boa risada pode ajudar a torná-lo uma pessoa popular e bem sucedida. O humor o ajuda a vivenciar o lado mais leve da vida, trazendo alegria para todos que conhece e foi reconhecido como parte importante do que é preciso para conseguir um emprego. Uma pesquisa com 737 presidentes de grandes empresas descobriu que 98% deles preferia contratar alguém com senso de humor, do que alguém sem. [1] Esconda seu lado carrancudo e ponha pra fora seu lado humorístico.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Criando um senso de humor

PDF download Baixe em PDF
  1. A risada em si é inconsciente. Embora seja possível nos impedir de rir (nem sempre conseguimos), é muito difícil forçar o riso de modo sincero. [2] Felizmente, a risada é muito contagiante (temos 30 vezes mais chances de rirmos na frente dos outros) e, em um contexto social, é mais fácil começar a rir quando os outros estão rindo também. [3]
    • Estudos mostraram que há três coisas que nos fazem rir mais: um senso de superioridade sobre alguém agindo de maneira "mais burra" que nós; a diferença entre nossas expectativas de algo e o resultado verdadeiro; ou o bem-vindo alívio da ansiedade. [4] O humor, na maioria dos casos, consiste na quebra do esperado. As piadas são engraçadas porque nelas acontece o que ninguém espera que ocorra e rimos de coisas do dia a dia quanto mais inesperadas forem.
  2. Quanto menos engraçado um lugar for, mais fácil é adicionar o elemento do humor surpresa. Pode ser mais fácil fazer as pessoas rirem em um ambiente de trabalho do que em um clube de comédia, pois no trabalho a tendência de seriedade é maior e romper com isso dará melhores resultados. [5]
    • É por esse motivo que o programa The Office usa um escritório como ambiente: é tão chato quanto pode ser. Eles até mesmo processam papel. Sabe o quanto isso é chato? Não estamos acostumados a ver um escritório como um lugar divertido, então quando algo é engraçado, ele é ainda mais engraçado.
  3. Muitas das vezes, a comédia surge de uma confusão linguística (não intencional) ou de uma brincadeira linguística (intencional). Foquemos nas brincadeiras linguísticas .
    • O ato falho freudiano é um erro linguístico que, acredita-se, expõe acidentalmente o que você realmente pensa. Normalmente, tem a ver com algo sexual.
    • O jogo de palavras é intencional: "Funcionária de açougue é demitida por deixar a maminha de fora".
  4. Talvez não haja nada mais citado na comédia, mas tão mal compreendido quanto a ironia. Ela acontece quando existe um espaço entre nossas expectativas sobre uma afirmação, situação ou imagem e a experiência real dela.
    • O comediante Jackie Mason ilustra a ironia com uma piada: “Meu avô sempre dizia: ‘Não fique de olho no dinheiro, mas sim, na saúde’. Então, um dia, enquanto eu ficava de olho na saúde, alguém roubou meu dinheiro. Foi meu avô”.
    • Essa piada mexe com uma de nossas expectativas fundamentais: os avôs são pessoas boas e amigáveis e que são praticamente inofensivas; além do mais, o conselho deles deve ser sincero. A piada é engraçada porque, nela, vemos um avô que é mentiroso, ladrão e traidor. Além do que seria de se esperar que o avô fosse seguir o próprio conselho, mas soa como se ele estivesse o usando a seu favor. Porém, se você não viu graça na anedota, talvez seja porque já fosse de se esperar a piada, afinal, você está lendo a respeito desse assunto!
  5. Ser engraçado não é algo que funciona da mesma forma para todos. O que o torna engraçado é algo unicamente seu e a forma que você observa o mundo. Acredite que você tem senso de humor: os bebês riem com quatro meses de idade, e todas as crianças expressam o humor naturalmente desde os anos pré-escolares, usando-o para se entreterem e para divertirem os outros. Essa já é uma característica sua – só é preciso destacá-la!
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Criando uma personalidade engraçada

PDF download Baixe em PDF
  1. . Lembre-se dos momentos mais embaraçosos da sua vida até agora, os erros grotescos, as vezes em que você se recusou a mudar, as falhas de comunicação em que você desempenhou o papel principal, e talvez até mesmo aquela vez em que você tentou fazer gracinha na frente dos seus amigos e só ouviu os grilos cantando. Essas coisas podem ser hilárias.
    • Contar para outras pessoas todos os seus momentos embaraçosos de sua vida é uma ótima maneira de fazê-las sorrir. Veja a dica do famoso comediante de improviso, Colin Mochrie, que disse: "Ele tinha o tipo de rosto que apenas uma mãe poderia amar, se ela fosse cega de um olho e tivesse catarata no outro... ele era meu irmão idêntico".
  2. Conte piadas autodepreciativas em vez de fazer graça às custas dos outros. Mais pessoas ficarão dispostas a rir. Rodney Dangerfield fez graça de sua própria sanidade e do seu visual com esta aqui: "Fui ao psiquiatra e ele disse: ‘Você é louco’. Eu respondi que queria uma segunda opinião. Ele retrucou: ‘Certo, você é feio, também!".
    • Redd Foxx disse o seguinte sobre sua devoção às drogas e ao álcool: "Sinto pena de pessoas que não bebem e não usam drogas. Afinal, um dia elas estarão numa cama de hospital, morrendo, e não saberão o porquê".
    • Uma ótima piada de Henry Youngman: “Quando nasci, eu era tão feio que o médico deu um tapa na minha mãe”.
  3. Coisas diferentes fazem pessoas diferentes rirem. Algumas pessoas acham que o sensacionalismo as faz rir; outras acham que a sátira é quem faz o serviço. Aprenda a diferença entre elas e faça suas piadas e anedotas de maneira que se apliquem a muitas categorias diferentes de humor e emoção de uma só vez.
    • Nem todas as pessoas sabem como é andar de helicóptero, ou ser um milionário, ou ter um bebê. Mas a maioria delas sabe como é viver na correria, fantasiar sobre dinheiro e amar profundamente outra pessoa. Portanto, faça com que suas piadas ganhem mais terreno ao utilizar emoções humanas realmente básicas, ainda que profundas.
    • Quando estiver em um grupo de pessoas que não conhece, ouça os temas em discussão e o que as faz rir. Elas gostam de piadinhas inteligentes? Gostam da comédia mais física, tipo pastelão? Quanto melhor você conhecer a pessoa, mais fácil será fazê-la rir .
  4. A ideia é criar uma diferença entre o que alguém espera que aconteça e o que realmente acontece. Piadas verbais usam este elemento no nível mais alto possível, tentando enganar sua atenção da mesma maneira que os truques de mágica o fazem. [6]
    • Por exemplo: “Como as enzimas se reproduzem?”. Responda – “Uma enzima da outra!”. Essa piada funciona porque você tem que interpretá-la de duas maneiras, o que acaba confundindo o cérebro temporariamente pela sua inabilidade de acessar experiências normais.
    • Considere a piadinha inteligente de Groucho Marx de Rodney Dangerfield: “Minha esposa, vestindo uma lingerie muito sexy, me encontrou na porta na noite passada. Infelizmente, ela estava apenas voltando para casa”.
  5. Ter um bom timing é muito importante, porque se der muito tempo para o cérebro pensar em uma situação ou piada, o momento engraçado vai passar. Provavelmente, é por essa razão que as piadas que as pessoas já ouviram antes não funcionam, já que o reconhecimento abafa o humor, porque o cérebro já passou por essa experiência. reaja rapidamente e ataque enquanto o momento engraçado existir.
    • Frases de efeito, ou respostas podem ser divertidas. Alguém diz algo que, por si só, não é engraçado. Você pode adicionar algo à fala da pessoa para torná-la realmente engraçada. O timing é crucial aqui. A frase engraçada precisa sair rapidamente e completamente formada. Por exemplo, digamos que seu amigo esteja pensando sobre cabelos, por algum motivo, e diga: “Não acha estranho termos cabelos apenas na cabeça e em nossas regiões púbicas?”. O amigo não está nem esperando por uma resposta. Você diz: “Fale por si mesmo”.
    • Se o timing estiver errado, não acabe com a piada. O pior que você pode fazer como pessoa engraçada é tentar criar uma piada depois que a oportunidade tiver passado. Não se preocupe, você terá muitas oportunidades acabar com o silêncio com um estalo de inteligência.
  6. Seja especialmente cuidadoso ao contar piadas ou fazer pegadinhas em funerais e casamentos, lugares de culto (ou eventos religiosos), e sempre que seu humor possa ser confundido com abuso ou discriminação, ou se seu humor puder machucar fisicamente alguém, como em uma pegadinha física.
  7. Seja observador. Jerry Seinfeld e outros comediantes ganharam milhões de dólares abusando de um estilo básico de comédia conhecido como “humor observacional”. No caso, você faz observações sobre acontecimentos e experiências cotidianas. Embora saber muito possa aumentar sua capacidade de humor, não há nada que substitua o ver muito. Na verdade, muitas pessoas reconhecíveis falham em ver o humor nas coisas. Procure pelo humor em situações cotidianas e enxergue aquilo que as outras pessoas não veem. Normalmente, o humor que passa despercebido bem em frente aos nossos olhos é o que causa o maior impacto.
  8. Elas podem roubar o show. Dorothy Parker era brilhante com elas; por exemplo, quando disseram que Calvin Coolidge morreu, ela respondeu: "Como vocês sabem?"
    • Você precisará estar atento e preparado para soltar boas frases de efeito, mas estudar as frases de outras pessoas, pode inspirá-lo. Ou pense no próprio Calvin Coolidge; uma mulher chegou até ele e disse: "Sr. Coolidge, eu fiz uma aposta com uma amiga que disse que era impossível fazer você falar mais de duas palavras." Ele respondeu: "Você perdeu".
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Mantendo a inspiração

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode expandir bastante seu alcance ao escutar pessoas engraçadas. Sejam elas comediantes profissionais, seus pais, seus filhos ou até seu chefe, aprender com pessoas engraçadas é um passo fundamental para se tornar alguém bem-humorado. Tome nota de algumas das coisas mais engraçadas que essas pessoas dizem ou fazem. Descubra o que mais admira nelas: mesmo que apenas monte seu plano de comédia de acordo com uma característica admirada de cada um, você estará melhorando seu senso de humor tremendamente. Imergir assim no humor ajudará você a desenvolver um leque de técnicas que podem ser utilizadas.
    • A comédia tomou conta do mundo dos podcasts nos últimos anos. Os podcasts de comédia feitos por pessoas como Marc Maron e Joe Rogan podem ser encontrados gratuitamente na internet e exibem entrevistas hilárias, piadas e histórias que podem ser colocadas em dispositivos móveis. Escute os programas enquanto anda de ônibus e deixe todos confusos quando começar a rir repentinamente usando fones de ouvido.
  2. Há muitos, muitos programas de TV e filmes cheios de comédia excelente. O humor britânico, por exemplo, é bastante seco e espirituoso, que se preocupa primariamente com questões culturais, enquanto o humor americano pende mais para o pastelão, a comédia física, que normalmente envolvem sexo e raça. Ter um bom contato com ambos o ajudará a compreender como diferentes culturas agem em relação ao humor.
    • Assista os comediantes de improviso. Todos os bons comediantes são improvisadores, mas eles escolhem fazer o improviso como trabalho e a experiência pode ser hilária. Assista a shows de improviso e participe deles quando puder – você rirá muito e descobrirá como transformar cenários vagos e desconhecidos em algo instantaneamente engraçado.
  3. É muito mais fácil encontrar momentos engraçados em materiais que você conhece bem – suas atitudes no trabalho, seu conhecimento incrível sobre a poesia do século 17, sua familiaridade com viagens de pesca que deram errado, etc. Seja qual for o material, é preciso que ele ressoe com o público, o que significa que sua habilidade concisa em desconstruir um poema do século 17 pode não ter graça caso alguém não esteja familiarizado com a obra!
    • Amplie seus horizontes para se manter antenado, independente de quem você esteja falando. Se puder encontrar o humor na física e em Paris Hilton, por exemplo, você está indo bem. Traçar um paralelo interessante entre duas coisas completamente diferentes pode ser muito engraçado, se feito corretamente.
    • Exercite a inteligência. De certo modo, ser engraçado simplesmente significa demonstrar que você é inteligente o suficiente para encontrar as nuances humorísticas que os outros não enxergam. Os comediantes pensam assim o tempo todo. Eles apontam os costumes higiênicos do clero, por exemplo, ou as práticas reprodutivas dos chimpanzés, relacionando essas coisas, sem muito esforço, a algo que as pessoas comuns conhecem e entendem.
  4. Coloque as mãos em tudo o que for engraçado e consuma de uma maneira quase que maníaca. Químicos se tornam químicos ao lerem e praticarem química; jornalistas desportivos se tornam jornalistas desportivos ao lerem e escreverem sobre esportes. Você pode se tornar uma pessoa mais engraçada ao ler e praticar piadas.
    • Leia trabalhos de autores como James Thurber, P.G. Wodehouse, Stephen Fry, Kaz Cooke, Sarah Silverman, Woody Allen, Bill Bryson, Bill Watterson, Douglas Adams, etc. (Não se esqueça dos livros infantis escritos por bons autores; eles podem ser uma excelente fonte de bom humor!)
    • Leia livros de piadas. Não vai doer se você memorizar algumas piadas boas. Por sorte, ler bons livros sobre o assunto pode inspirá-lo a criar as suas próprias piadas e tiradas. Ao lê-los, tente separar os elementos que tornam uma piada boa. Da mesma forma, tente descobrir por que algumas piadas não funcionam. Só porque você escreveu, não significa que seja bom; pode ser difícil olhar para o seu trabalho de maneira objetiva, então peça o retorno de alguém que não o conhece bem (desta forma, a pessoa não vai enfeitar a crítica, seja ela qual for).
  5. Ouça cuidadosamente outras pessoas, ouça de verdade, e entenda quem elas são. Não há nada mais humilde do que admitir que você sempre pode aprender a ser mais engraçado com as outras pessoas. Quando você estiver ocupado, concentrado nas outras pessoas ao invés de em si mesmo, você terá uma visão melhor de como ajudar os outros através do humor, o que também lhe permitirá observar e sentir as pequenas alegrias da vida também - fazendo do seu lado cômico algo mais plausível e mais empático.
    Publicidade

Dicas

  • Não ria das suas próprias piadas até que todo mundo esteja rindo. Isso não fará apenas você parecer que está se esforçando para ser engraçado, mas também pode estragar o momento e ninguém mais ficará com vontade de rir. Evite as "risadas enlatadas".
  • Lembre-se de incluir trocadilhos não verbais, como fazer uma dancinha engraçada , ou um som engraçado, caso seja apropriado.
  • Pratique os callbacks. Vocês já devem ter notado que muitos comediantes contam uma piada e depois trazem ela de volta em uma ou outra versão, geralmente com grandes risadas (ou mais risadas ainda) na segunda vez, do que na primeira. Trata-se do callback, e você pode usar esta técnica também. Se você criar uma piada ou observação que consiga muitas risadas, insira ela sutilmente pouco tempo depois. Como regra geral, porém, não tente usar a mesma piada mais de 3 vezes.
  • Mantenha tudo novo. Focar em um único assunto pode ficar chato rapidamente; aprenda a trocar para novos tópicos para manter o seu humor fresco e atualizado quando uma boa tirada aparecer!
  • Pratique ser engraçado. Tudo melhor com a prática, mas é importante praticar em um ambiente de baixo risco no início e ir construindo seu lado engraçado até chegar em públicos maiores, conforme você melhora. Sua família e amigos serão os mais clementes, enquanto as pessoas do trabalho ficarão apreensivas se você se transformar do nada em alguém engraçado, e um público grande esperará que você seja bom desde o começo. Praticar com as pessoas que você confia e que podem lhe dar um retorno construtivo é uma boa forma de começar.
  • Gesticular usando as mãos pode ajudar e até deixar as coisas mais engraçadas. Expressões faciais são muito importantes também.
  • Não diga nada que sabe que vai chatear as pessoas. Não fale bobagens conhecidas por todos, como "One Direction: ladeira a baixo". Essa é uma piada com a popular banda Britânica - Irlandesa, mas é garantido que algumas garotas, principalmente as mais novas, fiquem com raiva.
  • Se alguém do outro lado da sala começar a olhar para você enquanto está rolando uma prova, faça uma cara engraçada enquanto o professor não está vendo. A careta fará a pessoa rir, dependendo da personalidade dela.
  • O que é engraçado tem diferenças culturas. Algo engraçado nos Estados Unidos, pode ser um insulto na França, por exemplo. Tenha isso em mente e tente encontrar histórias engraçadas que possam ser universalmente compartilhadas.
  • O gênero sexual importa. Homens costumam contar mais piadas, e gostam daquela comédia de pancadaria, enquanto as mulheres costumam preferir contar uma história, geralmente de maneira depreciativa, que invoca uma resposta de solidariedade em grupo de outras mulheres. É interessante como os papéis se invertem quando se misturam os dois sexos: os homens costumam gostar menos das piadas provocativas, enquanto as mulheres gostam de piadas que ataquem os homens, deixando de lado o interesse na autodepreciação!
  • Se você esperar demais, até mesmo os comentários engraçados perderão o impacto. Por exemplo, se alguém disser algo a você e você achar uma forma educada e engraçada de usar esse comentário duas horas depois, é melhor guardá-lo para você. Não vai ser mais engraçado e você vai parecer lerdo, e possivelmente burro.
Publicidade

Avisos

  • Leve em conta se o ambiente no qual contará a piada é apropriado, antes de começar. Não pegue demais no pé de alguém. Escolha várias pessoas.
  • Tome muito cuidado ao fazer graça de vacas sagradas, religião e política. Tudo pode ser engraçado às vezes, mas se alguém achar que você foi "longe demais", ela vai apontar.
  • Não tente ser engraçado o tempo todo, as pessoas podem se sentir desconfortáveis com pessoas que acham graça de tudo todo tempo. Então seja comedido. Saiba quando e onde ser engraçado. Acima de tudo… divirta-se!
Publicidade

Materiais Necessários

  • Livros, DVDs e Canais de Humor.
  • Ingressos para apresentações de improviso e show de humor.
  • Personalidade de humorista.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 572 995 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade