Baixe em PDF Baixe em PDF

As pessoas “pé no chão” costumam ser mais humildes, práticas e despretensiosas. [1] Qualquer um pode cultivar esse jeito de ser, e confrontar o próprio ego e enxergar além do próprio umbigo são formas de dar o pontapé para se tornar uma pessoa mais realista.

Método 1
Método 1 de 3:

Trabalhando seus hábitos

Baixe em PDF
  1. Você deseja mudar seu comportamento por saber que seu jeito de ser incomoda outras pessoas? Pode ser que a busca pela mudança seja para tentar conquistar paz e felicidade ou para trazer mais equilíbrio à sua vida. Ou talvez por você se dar conta de que gasta mais do que pode, que não controla bem os próprios sentimentos ou que passa muito tempo no mundo da lua.
  2. Não existe uma fórmula mágica e nem uma maneira imediata de se tornar uma pessoa pé no chão, é algo que você precisa trabalhar com o tempo, tanto em seu comportamento como no estilo de vida que leva. Tente identificar padrões de comportamento específicos que não estejam inseridos no modelo que você deseja conquistar e comece a mudá-los gradativamente.
    • Existem várias maneiras de ser uma pessoa realista. De forma sucinta, é uma qualidade que você deseja conquistar, mas que ainda não faz parte de quem você é. O ponto de partida é exatamente onde você se encontra agora: com a consciência de que deseja mudar.
  3. Permanecer em um bom nível de autoconsciência não é das tarefas mais fáceis, principalmente durante o processo de autoavaliação. Peça a alguém de sua confiança, como um amigo, alguém da família ou um professor, para observar suas atitudes. Fale do seu desejo de se tornar uma pessoa mais pé no chão e tentem, juntos, observar hábitos e comportamentos específicos passíveis de mudança para atingir os objetivos que você almeja. A pessoa deve observar o seu modo de agir sempre que possível e, de tempos em tempos, peça uma avaliação sobre seu progresso.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Assumindo uma conduta realista

Baixe em PDF
  1. Seja humilde . Não seja uma pessoa egocêntrica e nem deixe que dinheiro, status e coisas materiais ditem sua verdadeira essência. Lembre-se sempre de que as necessidades e perspectivas das outras pessoas são tão importantes quanto as suas. Você pode ser melhor em algo, mas não tão bom em outras coisas. Não deixe o ego atrapalhar seu caminho.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Nicolette Tura, MA

    Coach de Vida
    Nicolette Tura é uma Especialista em Bem-Estar e fundadora da The Illuminated Body, um serviço de consultoria em bem-estar e relacionamentos atuante em San Francisco. Nicolette também é professora de Yoga com mais de 500 horas de prática e é graduada em Psicologia e Consciência Plena. É certificada pela Academy of Sports Medicine em Exercício Corretivo e é especialista em vivência holística. Possui bacharelado em Sociologia pela University of California, Berkeley e é mestra em Sociologia pela SJSU.
    Nicolette Tura, MA
    Coach de Vida

    Nossa Especialista Concorda: Ser pé-no-chão significa ser autêntico e aberto, e não fingir que tem todas as respostas. Você é apenas alguém direto e humano. Muita gente gostará disso e se identificará com seu perfil.

  2. Fale devagar e de forma eloquente. Tenha consciência das pessoas ao seu redor e seja sempre direto e despretensioso. Não tente presumir o que as pessoas estão pensando ou passando, e não machuque ninguém com palavras. [2]
    • Aprenda a se expressar sem exigir nada. Tente explicar o que deseja e peça em vez de mandar. Ao invés de dizer “Leve o lixo para fora”, diga “Você se importa em levar o lixo para fora enquanto eu preparo o jantar?”. [3]
  3. Mantenha a boa higiene pessoal, mas avalie o tempo que você passa se olhando no espelho. Reflita sobre o tempo que gasta verificando o telefone e o Facebook. Tente gastar menos energia nas redes sociais e cuidando da aparência, e passe mais tempo fazendo mais coisas pelos outros. Faça trabalho voluntário, arranje um jeito de ajudar as pessoas. Com o tempo, fazer isso vai ser uma coisa natural para você.
  4. Em vez de criticar o tentar mudar o jeito de ser de alguém, aprenda com as pessoas. [4] Coloque menos foco nas diferenças e mais nas semelhanças. Tente enxergar o lado bom de tudo.
    • Confronte o ódio. Se houver alguém de quem você não gosta, tente refletir de forma sincera e objetiva sobre esse desagrado e analise se a pessoa realmente fez algo de errado para você se sentir assim.
    • Trate bem as pessoas. Não há motivo algum para se sentir superior ou inferior em relação a ninguém. Trate as pessoas com base no caráter delas, e não em um nível pessoal.
  5. Preste atenção ao que as pessoas falam, não tente criar um monólogo. Valorize o direito de cada um de se expressar, ainda que você não concorde com o ponto de vista da pessoa. Nunca dê as costas e nem interrompa quando alguém estiver falando. Respeite os outros da mesma forma que você deseja ser respeitado.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Levando uma vida pé no chão

Baixe em PDF
  1. Tente não se prender tanto aos detalhes, tenha em mente que para tudo há um jeito e até mesmo as situações mais difíceis passam. Não desista das coisas importantes, mas abstenha-se do que só causa distrações desnecessárias.
  2. . Separe os desejos das necessidades e tente se concentrar nas coisas que realmente importam. Consuma apenas o necessário e tenha consciência da quantidade de lixo que cada ser humano produz. Viva dentro das suas condições, sejam elas quais forem.
    • Evita gastar muito. Compre as coisas com base na função prática delas, e não pela aparência ou na impressão que você vai causar.
    • Simplifique. Dê uma olhada nas suas coisas e coloque para doação ou venda tudo aquilo que não usa mais. Pare de guardar coisas desnecessárias por apego.
  3. Conecte-se com pessoas, lugares e causas que tenham algum significado para você. Cuide do planeta, do futuro e das pessoas na sua vida. Leve uma vida mais natural e reflita sobre os impactos que as pessoas causam ao meio-ambiente.
  4. Tenha consciência da graça que é estar vivo, respirando e se desenvolvendo neste exato momento. Demonstre sua gratidão pelas pessoas que fazem a vida valer a pena: amigos, familiares, entes queridos.
    • Aceite a vida como ela é. Não desista dos seus sonhos e anseios, mas não tente transformar a fantasia em realidade.
    • Cultive a prática da gratidão. Crie o hábito de cumprimentar e agradecer. Todos os dias de manhã escreva cinco coisas pelas quais se sente grato.
  5. Aceite o que não pode mudar, e se esforce para mudar o que não pode aceitar. Tome consciência de tudo que acontece ao seu redor, principalmente de como seu comportamento afeta os sentimentos das pessoas. Não tenha medo de esperar e nem de seguir o fluxo.
    Publicidade

Dicas

  • Para se acalmar e relaxar um pouco, sente-se e escute suas músicas favoritas.
  • Aprenda a tocar um instrumento musical para ter outra forma de se expressar.
  • Fazer terapia pode ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais pé no chão.
Publicidade

Avisos

  • Não se desligue tanto na tentativa de se tornar uma pessoa realista. Manter contato e interação com as pessoas continua sendo importante.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 35 017 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade