Baixe em PDF Baixe em PDF

Socializar e fazer amizades são tarefas intimidadoras, principalmente para quem também precisa fazer graça para se enturmar. A maioria das pessoas não é engraçada por natureza, e tentar usar o humor em situações sociais costuma ser bem difícil. Por sorte, todas essas habilidades descritas podem ser melhoradas com um pouco de prática. Se está pronto para dar a cara a tapa e fazer novos amigos , comece visitando lugares onde pode conhecer pessoas diferentes e se divertir. Pratique iniciar conversas, manter o papo e usar o humor, superando o nervosismo e melhorando suas habilidades sociais. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 3:

Conhecendo novas pessoas

Baixe em PDF
  1. Conheça os eventos realizados na região através das redes sociais e de estabelecimentos locais como bibliotecas, mercadinhos e centros comunitários. Compareça aos que mais o interessarem para poder encontrar pessoas que compartilham de seus gostos. [1]
    • Por exemplo, compareça a shows, galerias de arte, exibições de filmes, feiras livres e festivais.

    Dica: você levará um tempo para conhecer pessoas e tornar-se amigo delas. Quanto mais pessoas conhecer, maiores são as chances de encontrar alguém realmente compatível com você. Continue se fazendo presente e faça amigos!

  2. Essa é uma forma divertida de se conhecer pessoas e fazer amigos. Procure por um clube sobre algo que goste e apareça nos encontros regularmente. Converse com as pessoas que encontrar e você certamente fará amizades com o tempo. [2]
    • Se ainda está estudando, procure por atividades extracurriculares ou clubes na sua escola.
    • Caso contrário, procure por clubes na internet. O Facebook é uma ótima ferramenta para se encontrar essas coisas na sua região.
  3. Procure por aulas em centros comunitários, uma unidade do SESC ou alguma ONG. Escolha um curso de acordo com seus interesses para conhecer pessoas com gostos parecidos. Obviamente, frequente todas as aulas para aumentar as chances de fazer amigos. [3]
    • Você provavelmente não formará vínculos no primeiro dia de aula, mas ser um frequentador assíduo o ajudará a conhecer seus colegas de classe e fazer amizade.
  4. Ao se voluntariar, você encontrará pessoas das mais diferentes condições e pode fazer novos amigos que tenham interesses parecidos com os seus, sejam eles outros voluntários ou pessoas que você ajudou. [4]
    • Por exemplo, voluntarie-se em um abrigo animal, distribua presentes de Natal para famílias necessitadas ou trabalhe como guia em um museu local.
  5. Praticar um esporte de equipe por pura diversão é uma ótima forma de se fazer amigos, pois exige interação entre os membros do time. Procure por times locais entrando em contato através de páginas nas redes sociais ou assistindo a um jogo aos finais de semana. [5]
    • Não se preocupe muito em ser bom. Os esportes recreativos são bons para pessoas de todos os níveis de habilidades, e a prática vai ajudá-lo a melhorar.
    • Talvez seja possível encontrar um time adequado para seu nível de experiência ou idade. Por exemplo, a liga recreativa de futebol da sua região pode ter times mais experientes e novatos. Contate os organizadores para conhecer as opções disponíveis.
  6. Se você tem alguma crença, as chances de fazer amigos comparecendo aos cultos ou encontros são grandes. Muitas religiões organizam eventos sociais para os membros, o que é ótimo para se conhecer pessoas. Entre em contato com os líderes de sua crença para saber quais as opções disponíveis. [6]
    • Se não é uma pessoa religiosa ou espiritual, talvez você possa encontrar uma organização para pessoas com crenças parecidas, como um grupo ateísta ou agnóstico.
    • Mesmo que não tenha crenças espirituais, você ainda pode comparecer aos eventos organizados por organizações religiosas, como bingos de caridade, festas juninas, quermesses, etc.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Melhorando seus papos

Baixe em PDF
  1. Diga o seu nome e fale algo sobre si próprio. Experimente dizer alguma coisa relevante para a situação atual, pois isso o ajudará a começar mais conversas com os outros. [7]
    • Por exemplo, você poderia dizer algo como "Oi, sou o Jaime. É a primeira vez que venho em uma quermesse" ou "Oi, sou a Luíza. Estava esperando que fossem ter comes e bebes aqui".
  2. As pessoas gostam de ouvir coisas boas, e elogiá-las fará com que pensem que você é uma pessoa gentil. Procure por motivos para tecer bons comentários sobre o outro e mantenha a conversa viva fazendo muitas perguntas. [8]
    • Diga algo como "Amei seu vestido! Onde comprou?" ou "Essa história é muito boa. No fim, você descobriu quem foi que te enganou?".

    Dica: no geral, é melhor elogiar coisas que o outro pode controlar, como penteado, roupas, habilidades e talentos. Evite fazer comentários sobre qualidades inatas, como cor do olho e beleza do rosto, pois isso pode deixar a pessoa desconfortável.

  3. Essa é uma boa forma de puxar papo com pessoas que acabou de conhecer. Não se preocupe em dizer algo importante ou sério: escolha um assunto nos arredores e faça uma pergunta simples. Quando a pessoa responder, tente manter a conversa fluindo. [9]
    • Tudo bem se a conversa não der em nada. Pense nisso como a pesca: às vezes a pessoa morde a isca, e muitas vezes ela simplesmente não está a fim de papo.
    • Por exemplo, você poderia perguntar algo como "Nossa, como está se virando com essa chuva?" ou "Vocês já vieram neste restaurante antes?"

    Dica: faça perguntas abertas e que possam ser expandidas. Nada de perguntar coisas que possam ser respondidos com um simples "sim" ou "não".

  4. Todo mundo ama falar de si próprio, e mostrar interesse na pessoa o ajudará a manter o papo vivo. Melhor ainda, a pessoa vai gostar de você! Lembre-se sempre fazer perguntas abertas e ouvir as respostas com atenção. [10]
    • Alguns exemplos de perguntas: "O que gosta de fazer no tempo livre?", "Como conheceu o Carlos?" e "Qual o último filme que assistiu?"
  5. O humor autodepreciativo faz com que os outros se identifiquem com você e mostra que não se leva tão a sério. Faça algumas piadas sobre suas idiossincrasias, seus erros e seus gostos. Depois, ria junto com todo mundo!
    • Por exemplo, digamos que derrube sua bebida. Quando isso acontecer, faça uma piada: "E o prêmio de pessoa mais desastrada daqui vai para... mim".
    • Outro exemplo: "Eu teria vindo antes, mas precisei de uma equipe de arqueólogos para escavar meus sapatos, que estavam perdidos há milênios".
    • Use esse tipo de humor de vez em quando no meio das conversas. Não exagere, ou as pessoas podem vê-lo como alguém negativo e isso pode deixar o papo desconfortável.
  6. Saber contar boas histórias de forma casual demonstrará a todos que você é divertido. Escolha algo da sua vida ou que aconteceu com alguém que conhece e pratique bastante, até soar bem natural.
    • É sempre bom praticar na frente do espelho ou filmar a história para saber como melhorar.
    • Lembre-se de que você pode repetir as mesmas histórias para pessoas diferentes. Não se cobre muito para manter um repertório atualizado.
  7. Nem todo mundo consegue bolar piadas no ato, portanto, é bom ter algumas para poder contar em diferentes momentos. Leia muitas piadas, assista especiais de stand up ou faça um curso de escrita cômica. Pratique muito para poder recitar as piadas com timing certeiro. Alguns exemplos:
    • Você sabe como as enzimas se multiplicam? Ficando uma enzima da outra.
    • Você viu aquele restaurante novo, o carma? Eles não têm cardápio: você recebe o que merece.
    • Eu sou ótimo em dormir; faço isso de olhos fechados sem problema!
    • Ontem um amigo me perguntou "O que rima com casa?". Sabe o que eu respondi? Não rima não!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Melhorando suas habilidades sociais e ganhando confiança

Baixe em PDF
  1. Todos somos únicos e interesses ao próprio modo. Para identificar suas qualidades, monte uma lista de seus talentos, interesses e habilidades, além de traços físicos que já são bons, mas podem ser melhorados. Com o tempo, isso fará com que se sinta mais confiante . [11]
    • Por exemplo, na sua lista você pode incluir coisas como: toco guitarra, gosto de ler suspenses, gosto de gatos e prefiro ficar em casa do que sair.
    • Suas características físicas preferidas podem ser seus olhos ou suas pernas.
  2. Assim, você demonstrará ser uma pessoa mais acessível. A forma mais fácil de parecer aberto é sorrir, olhar nos olhos do outro e levantar levemente o queixo. Além disso, evite cruzar os braços, mantendo-os ao lado do corpo ao caminhar e conversar com os outros. Sempre mantenha uma boa postura, com a coluna ereta e os ombros retos. [12]
    • Quando estiver ouvindo outra pessoa, olhe nos olhos dela e acene com a cabeça para demonstrar que está prestando atenção.
    • Quando estiver falando gesticule com as mãos para envolver os outros na conversa. É melhor praticar isso sozinho, para que fique mais natural ao conversar com as pessoas.
  3. Aprender a socializar pode ser difícil, e não há nada de errado com você! Vá devagar, começando sorrindo para as pessoas que cruzarem seu caminho. Com o tempo, comece a cumprimentá-las. Quando estiver se sentindo pronto, comece a puxar papo e fazer comentários. No futuro, você conseguirá se apresentar e fazer perguntas. [13]
    • Não se preocupe se demorar para socializar. Dê tempo ao tempo e saiba que logo você melhorará nisso!
    • Comece com interações breves e simples. Quando se sentir mais confortável, prolongue os papos e veja como se sai.
  4. Se a pessoa sentir que o seu celular é mais importante do que o papo, ela não vai querer conversar com você. Focar nela fará com que você seja visto como uma pessoa interessante e atenciosa. Portanto, coloque o aparelho no modo silencioso enquanto estiver socializando e nada de ficar conferindo as suas notificações! Desconecte-se um pouco e aproveite. [14]
    • Se precisa conferir o telefone com frequência, separe um tempo para isso. É pouco provável que você não consiga ficar uma hora sem olhar as notificações, principalmente fora do expediente.
    • Se está esperando uma ligação importante, coloque o telefone no modo "Não Perturbe" e coloque a outra pessoa como exceção. Essa é uma boa opção para caso precise ficar disponível caso a babá dos seus filhos ligue, por exemplo.
  5. Você sempre sentiu que tem uma lista de coisas que "deveria fazer", como sair mais de casa, ir a festas ou fazer muitos amigos? O que importa realmente é o que você gosta de fazer. Avalie as coisas que o deixam mais confortável no dia a dia e substitua as frases com "deveria" por objetivos concretos que levem à felicidade. [15]
    • Por exemplo, digamos que você seja introvertido e repita mentalmente algo como "Eu deveria ir a mais festas". O problema é: se não gosta de festejar, não se force a ir. Prefere passar seus dias em casa assistindo filmes? Sem problemas!
    • Se você é um extrovertido que fica repetindo coisas como "Eu deveria ter um melhor amigo próximo, não um grupo enorme de amigos não tão próximos". O problema é: se os seus amigos o fazem feliz, por que mudar?
  6. Seja você mesmo e mostre a que veio. É difícil fazer amigos de verdade fingindo ser quem você não é. Mesmo que conquiste as pessoas, você provavelmente não manterá a amizade. Seja sincero sobre quem é e conquiste as pessoas certas! Além disso, seja respeitoso para ser respeitado. [16]
    • Fale o que pensa sobre as questões que são importantes para você.
    • Esteja disposto a experimentar novas coisas, mas seja sincero quanto ao que gosta de fazer.
    • Use roupas que o deixem confortável, sem pensar em impressionar os outros. Ainda assim, não tenha medo de sair um pouco da zona de conforto!
    Publicidade

Dicas

  • Assista a filmes de comédia e apresentações de stand up para melhorar seu senso de humor.
  • As pessoas normalmente estão focadas demais em si próprias para julgar os outros. Não se preocupe achando que é o centro das atenções e nem esquente a cabeça com o que pensam de você.
  • Não tente dizer algo só para parecer inteligente ou engraçado. As pessoas normalmente preferem ser amigas de quem é sincero, não de quem é exibido ou chamativo. Seu humor deve ser natural, não forçado.
Publicidade

Avisos

  • Se acabou de conhecer uma pessoa, evite assuntos polêmicos como política e religião, pois é fácil ofender alguém com uma opinião diferente.
  • Se quer contar piadas, evite aquelas ofensivas ou de baixo calão para não irritar ninguém.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 115 544 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade