Baixe em PDF
Baixe em PDF
Superar uma pessoa que a usou apenas para o sexo é muito difícil, principalmente por ser complicado aceitar o fato de que os sentimentos que você nutria não eram necessariamente retribuídos. Para começar a recuperação, você deve limitar todo o contato com o rapaz, incluindo aquele feito por texto. Permita-se sofrer um pouco o fim da relação, mas lembre-se de que a culpa não é sua. Por fim, você deve se manter ocupada com novos hobbies e metas de vida para não entrar em um ciclo de negatividade. Vamos começar?
Passos
-
Não procure mais a pessoa. Se alguém a estava usando apenas pelo sexo, você não deve procurar mais essa pessoa. O relacionamento já teria ido além do sexo se vocês dois quisessem isso. Assim que perceber que não vai receber o que queria, corte o contato. [1] X Fonte de pesquisa
- Não mande mensagens e nem ligue para a pessoa. Caso se sinta tentada a procurar o rapaz, saia e faço algo sozinha ou com um amigo. Converse com uma amiga e pergunte se você pode ligar para ela sempre que estiver com vontade de ligar para o seu ex.
- Pode não ser possível cortar completamente os laços com algumas pessoas, principalmente se vocês estudam ou trabalham juntos. Se for o caso, limite as interações e vá sempre direto ao ponto. Nada de bater papo.
-
Ignore as mensagens de texto e os telefonemas noturnos. Os caras que usam mulheres para o sexo costumam mandar mensagens tarde da noite perguntando se elas ainda estão acordadas. Trata-se de um sinal de que ele está a fim de algo. Não responda, ou você apenas prolongará a situação. [2] X Fonte de pesquisa
- Se ele insistir no contato por um tempo, mesmo depois de ser ignorado, responda algo como "Não estou a fim mais deste relacionamento. Por favor, pare de mandar mensagens".
- É normal que o rapaz insista um pouco mais antes de desistir. Mantenha-se firme e ele logo parará de importuná-la.
-
Corte laços nas redes sociais. Esse é um dos passos mais difíceis de se seguir, pois nós muitas vezes acompanhamos a vida de relacionamentos anteriores através do Facebook e do Instagram. Apesar disso, estudos indicam que conferir os perfis da pessoa na internet só prolongará o sofrimento. Bloqueie ou simplesmente delete o perfil do cara. [3] X Fonte de pesquisa
- É muito tentador ver como o seu ex está, mas isso não vai fazer com que você se sinta melhor. Sempre que ficar com vontade de acessar o perfil dele, lembre-se de que você estará dando um passo para trás na superação do relacionamento.
- Não se julgue muito caso não consiga resistir à tentação. Lembre-se de que ninguém é perfeito, mas esforce-se para melhorar.
- Se possível, pare de usar as redes sociais até se sentir forte o suficiente. Assim, você conseguirá focar melhor em outras atividades.
- Outra opção é deletar os aplicativos das redes sociais do seu celular. Assim, você só poderá usar o computador para acessá-las, limitando o uso.
-
Permita-se sentir. Ninguém gosta de ficar mal após uma rejeição, mas é impossível superar a mágoa sem sentir um pouco de negatividade. Quando cortar o contato com o rapaz, permita-se se sentir o que vier: nada de negar ou tentar enterrar seus sentimentos! [4] X Fonte de pesquisa
- Lembre-se de que ficar triste é uma parte normal da vida. Você certamente ouvirá de muitas pessoas que precisa se alegrar, mas leve a vida no seu próprio tempo.
- Tudo bem ficar triste por um tempo. Desligue a TV e elimine as outras distrações por alguns minutos para poder experimentar todos os seus sentimentos, bons e ruins. Monte também um diário ou converse com um amigo próximo para processar tais emoções. Assim, você se recuperará.
-
Seja realista quanto ao relacionamento. Você não conseguirá superar o cara enquanto não aceitar qual era a real dinâmica da relação. Caso ainda acredite que ele talvez quisesse algo além do o sexo, você só vai se afundar mais no sofrimento. Aceite que foi usada, por mais doloroso que seja, e que você nunca tiraria algo a mais do relacionamento. [5] X Fonte de pesquisa
- Durante a rejeição, as pessoas normalmente têm pensamentos irreais quanto à importância de um relacionamento. Quando se pegar pensando que tudo seria mais fácil se o cara ainda estivesse com você, lembre-se de que o "perfeito" não existe. O mundo é o que é: aceite sua situação e não pense em futuros que poderiam acontecer.
- O que aconteceria se o relacionamento de vocês tivesse evoluído? As brigas e as dificuldades provavelmente aumentariam até que vocês terminassem. A realidade é que o cara não estava interessado em nada além do sexo; mesmo se estivesse, isso ainda não é garantia de que ele seria um bom parceiro.
-
Lembre-se de que a culpa não é sua. É muito fácil ficar pensando no que você fez de errado, mas é necessário ignorar pensamentos como "Por que ele não quer ficar comigo?" e "O que eu fiz de errado?". Existem muitos motivos para uma pessoa não gostar da outra romanticamente; é pouco provável que o problema esteja em você. [6] X Fonte de pesquisa
- Existem muitos motivos para que o rapaz não tenha desenvolvido um interesse romântico em você. Talvez ele goste de você, mas tenha sentido que estavam rumando em caminhos diferentes na vida. Talvez ele simplesmente não se sinta capaz de lidar com relacionamentos sérios no momento. Talvez ele simplesmente prefira outro tipo de mulher. Cada caso é um caso.
- Não importa o motivo, a situação provavelmente não tem nada a ver com quem você é como pessoa. Você já rejeitou outros caras antes, não? Às vezes, as coisas simplesmente não dão certo.
- Pense no relacionamento como uma experiência na sua jornada, não como algo absoluto. É mais fácil lidar com a rejeição caso você sinta que ela tem um propósito.
-
Pense nas más qualidades do rapaz. Lembre-se de todas as coisas que não gostava nele quando estiver tentando superar a rejeição. Até mesmo as pequenas falhas podem ajudá-la a aceitar que o rapaz e o relacionamento estavam longe de serem perfeitos. [7] X Fonte de pesquisa
- Pense em todas as coisas que ele fazia que a incomodavam. Talvez ele falava demais de si próprio. Talvez ele só respondia as mensagens de modo monossilábico. Talvez os gostos de vocês eram muito diferentes na hora de escolher um filme para assistir.
- Foque também em coisas triviais, como o quanto você odiava o corte de cabelo dele ou o fato de ele não cortar as unhas do pé.
- Escreva as coisas ruins e leia-as com frequência. Se necessário, coloque-as em um post-it penduradas no espelho do banheiro para vê-las sempre. Assim, você não idealizará o relacionamento.
-
Reescreva seus sentimentos em termos mais neutros. Quando começar a ficar nervosa ou amarga, pense em tudo que está sentindo e evite os ressentimentos. Por mais que não haja nada de errado em pensar nas coisas que a incomodavam, não deixe que tais sentimentos se transformem em pensamentos maldosos e amargos. [8] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, ao pensar algo como "Ele é um babaca. Eu era boa demais", transforme a frase com termos mais neutros para avaliar a situação de modo mais realista: "Nós queríamos coisas diferentes e estávamos em caminhos muito opostos".
-
Escreva o que está sentindo. Pode ser mais fácil se manter ocupada depois de retirar os sentimentos negativos da cabeça. Pegue uma caneta e um papel para escrever tudo que está sentindo, todos os dias. Depois de expurgar os sentimentos, foque suas energias em outra coisa. [9] X Fonte de pesquisa
- Monte uma lista com tudo que o rapaz fez para desapontar você. Por exemplo, escreva coisas como "Ele nunca andava de mãos dadas comigo" ou "Ele não me chamava de namorada".
- Ao terminar, coloque a lista de lado e foque suas energias em outra coisa.
-
Faça alguma coisa. Após um término, é muito comum perder tempo pensando toda hora no que deu errado. Nessa horas, é bom ter alguns objetivos de vida em mente: assim, você se manterá ocupada e parará de pensar no rapaz. [10] X Fonte de pesquisa
- Procure alcançar um equilíbrio entre atividades/distrações e descanso/reflexão. Pensar demais pode levar à depressão, mas fugir da situação pode impedir a recuperação.
- Pense em algo que sempre quis fazer. Por exemplo, digamos que você queria aprender a correr. Aproveite o novo tempo livre para montar uma rotina de treino e começar a praticar.
- Muitas pessoas ficam obcecadas com namoros antigos. Às vezes, o jeito mais fácil de se superar uma obsessão é substituí-la por outra.
-
Mantenha a mente no presente. Deixe o passado para trás e foque seus pensamentos no que está sentindo no momento. [11] X Fonte de pesquisa
- Aproveite as pequenas coisas do dia a dia. Às vezes, até mesmo um almoço pode ser distração suficiente. Saboreie a comida!
- Quando se pegar pensando no ex, pare e pense algo como "Isso já foi há muito tempo. Vou focar no que estou sentindo no momento!".
- Experimente algumas técnicas de visualização para mudar o padrão de pensamento: olhe ao redor e cite cinco coisas que vê; cite cinco cores; cite cinco texturas. Feche os olhos e identifique todos os cheiros do ambiente.
-
Cuide de si. É importante cuidar do próprio corpo, principalmente após ser magoada. Não deixe as suas rotinas de lado! Coma direitinho, exercite-se e cuide da aparência. [12] X Fonte de pesquisa
- A higiene pessoal é muito importante. Por mais que goste de ficar na cama o final de semana inteiro, tome banho e escove os dentes.
- Tudo bem reduzir um pouco o ritmo dos exercícios, mas não os deixe completamente de lado!
- Coma bem. Por mais tentador que seja comer um pote de sorvete sozinha assistindo TV no sábado à noite, é pouco provável que isso vá fazer com que você se sinta melhor.
Referências
- ↑ http://thestir.cafemom.com/love_sex/167594/10_ways_to_get_over
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/larry-schwimmer/10-signs-he-only-wants-to_b_7688110.html
- ↑ http://thestir.cafemom.com/love_sex/167594/10_ways_to_get_over
- ↑ http://thestir.cafemom.com/love_sex/167594/10_ways_to_get_over
- ↑ http://thestir.cafemom.com/love_sex/167594/10_ways_to_get_over
- ↑ http://thestir.cafemom.com/love_sex/167594/10_ways_to_get_over
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/valley-girl-brain/201209/7-phrases-will-help-you-get-over-breakup
- ↑ http://thestir.cafemom.com/love_sex/167594/10_ways_to_get_over
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/the-mysteries-love/201503/top-10-ways-get-over-breakup
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/the-science-willpower/201202/4-science-based-strategies-getting-over-ex
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2014/07/22/learning-to-let-go-of-past-hurts-5-ways-to-move-on/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/the-science-willpower/201202/4-science-based-strategies-getting-over-ex