PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Terminar um namoro nunca é fácil, portanto, talvez você se sinta insegura ou nervosa se estiver pensando em terminar com seu namorado. Antes de conversar com ele, reflita sobre os motivos que a levaram a querer colocar um ponto final na relação, e ensaie tudo o que pretende dizer. Quando estiver pronta, dê a notícia pessoalmente (se for possível) e seja extremamente clara para não deixar nada aberto à interpretação — você não vai querer transmitir falsas esperanças para a outra pessoa. Procure dizer uma frase positiva ou gentil antes de se despedir.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Definindo um horário e um local para o término

PDF download Baixe em PDF
  1. Você viveu muitas coisas ao lado do seu namorado, portanto, dar a notícia cara a cara será a melhor forma de respeitar essa pessoa e o relacionamento que teve com ela. Agende uma conversa por vídeo se a distância física for um problema, ou faça um telefonema se a chamada de vídeo também não for possível. [1]
    • Não termine o namoro através de um e-mail ou mensagem de texto, já que esse é um gesto extremamente impessoal que vai ferir ainda mais os sentimentos alheios — só recorra a uma carta ou e-mail se já tentou colocar um ponto final na relação pessoalmente, mas seu namorado conseguiu convencê-la a mudar de ideia.
    • Não há nada errado em terminar o namoro por telefone, carta ou e-mail se você estiver em um relacionamento abusivo — sua segurança é o mais importante.
  2. Peça que seu namorado saia para caminhar com você, ou a encontre em um parque ou lugar semelhante — dessa forma, vocês poderão seguir caminhos diferentes depois da conversa. A situação ficaria constrangedora e a pessoa poderia recusar-se a ir embora se você terminasse o namoro na sua casa. [2]
    • Caso tenha dúvidas sobre as possíveis do outro, prefira marcar a conversa em um local mais público, como um café.
    • Peça que um amigo a acompanhe se estiver com medo de uma reação negativa — essa pessoa poderia ficar em um local fora de vista, mas relativamente próximo, para ajudá-la imediatamente com um eventual problema.
  3. Marque a conversa para um momento em que os dois possam a conversar a sós e sem distrações. Não dê a notícia na primeira hora da manhã, quando a outra pessoa ainda precisará encarar um dia inteiro na escola ou no trabalho — em vez disso, espere até o final do dia. Se possível, prefira terminar o namoro na sexta-feira para que vocês dois tenham privacidade suficiente para lidar com os próprios sentimentos durante o final de semana. [3]
  4. Quando discutimos com alguém, estamos mais propensos a dizer coisas das quais nos arrependeremos mais tarde, portanto, tome um tempo para refletir sobre o relacionamento antes de terminar com seu namorado. Talvez sua perspectiva sobre a situação mude, ou talvez você perceba que ainda quer tentar resolver as coisas com ele. [4]
    • Dê-se alguns dias para pensar em tudo antes de decidir se realmente quer terminar.
  5. Ponderar sobre tudo é importante, mas a conversa não deverá ser adiada quando você já souber o que quer da vida — prolongar as coisas só magoará mais ainda seu namorado em longo prazo, e talvez ele acabe recebendo a notícia de outra pessoa se mais alguém souber das suas intenções. [5]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Dizendo como se sente

PDF download Baixe em PDF
  1. Pratique tudo o que pretende dizer para seu namorado com a ajuda de um amigo de confiança, ou simplesmente ensaie suas falas sozinha, na frente do espelho. Pense nas possíveis reações do outro e prepare respostas para as coisas que ele poderá dizer. [6]
    • Ensaiar vai ajudá-la a ir direto ao ponto, e também evitará que você diga alguma coisa da qual se arrependerá depois.
    • Lembre-se de que, independentemente do seu nível de preparação, a outra pessoa ainda poderá reagir de forma inesperada.
  2. Os términos já são difíceis por si só, portanto, não enrole nem prolongue a conversa por mais tempo do que o necessário. Diga que você quer ter uma conversa séria com seu namorado, falando algo como:
    • "Quero conversar sobre uma coisa importante."
    • “Estive pensando sobre o nosso namoro e tomei uma decisão." [7]
  3. Tenha sensibilidade, mas seja firme ao dar a notícia para não deixar nada aberto à interpretação — não deixe a conversa em aberto nem dê falsas esperanças. A melhor coisa a fazer é declarar, de forma bem clara e literal, a intenção de colocar um ponto final no namoro. Por exemplo:
    • "Eu quero terminar."
    • "Quero continuar sendo sua amiga, mas não quero mais ser sua namorada." [8]
    • "Não estou feliz neste relacionamento."
  4. Não faça rodeios nem dê respostas vagas, a melhor opção é ser clara e honesta e afirmar por que o relacionamento não está funcionando. Diga algo como:
    • "Não estou pronta para um namoro sério agora."
    • "Este relacionamento não parece mais certo para mim. Não estou feliz."
    • "Nós temos mais brigas do que momentos divertidos."
    • "Conheci outra pessoa." [9]
  5. 5
    Não minta para que ele se sinta melhor consigo mesmo. "Eu não tenho tempo para um relacionamento agora" não é uma boa explicação se existem outros motivos mais importantes para a separação, já que essa frase poderia transmitir falsas esperanças — talvez a pessoa continue procurando você com a esperança de reatar o namoro.
  6. Embora deva deixar bem claro que está terminando o namoro, você também poderá explicar que sente muito por magoar a outra pessoa — tente colocar-se no lugar do outro e imaginar o que ele deve estar sentindo, e diga algo como:
    • "Sinto muito por magoar você".
    • "Sinto muito por fazer você sofrer."
    • "Sinto muito, sei que ouvir isso pode ser difícil." [10]
  7. É bastante provável que seu namorado queira dizer alguma coisa depois de receber a notícia, portanto, seja respeitosa e ouça atentamente . Deixe que ele diga tudo o que quiser dizer, mas repita sua resolução se ele começar a implorar ou tentar convencê-la a mudar de ideia — depois, diga que é hora de se despedir. [11]
    • Se ele começar a agir de forma grosseira ou violenta, diga: "Não me sinto segura agora, portanto, vou embora". Telefone para um amigo quando estiver indo embora e conte o que está acontecendo.
  8. Coloque um ponto final no assunto rapidamente, mas tente fazer isso com um comentário positivo. Procure dizer algo que você realmente sinta, em vez de simplesmente falar qualquer coisa para ser gentil ou escapar da conversa. Diga algo como:
    • "Sempre me lembrarei dos momentos especiais que vivemos juntos."
    • "Sua próxima namorada terá sorte de estar ao lado de alguém como você."
    • "Sei que sempre seremos bons amigos."
    • "Estou muito feliz por ter conhecido você." [12]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Seguindo em frente

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois da separação, evite ao máximo que um de vocês dois tenha a oportunidade de entrar em contato com o outro. Devolva todos os objetos dele imediatamente para acabar com qualquer pretexto para encontrá-lo no futuro. Além disso, apague o número dele da sua lista de contatos e desfaça a "amizade" em todas as redes sociais. [13]
    • Termine o namoro de uma só vez. Não aceite conversar novamente com seu ex para ajudá-lo a se sentir melhor — isso poderá convencê-lo de que ainda há chances de uma volta.
  2. Caso ainda queira manter uma amizade com seu ex-namorado, não tente conversar sobre isso imediatamente — ele precisará de um tempo para digerir a separação, particularmente se for pego de surpresa pela notícia, portanto, não faz sentido esperar que vocês dois possam ser amigos de uma hora para outra. Evitar lugares que ele costume frequentar também é uma boa ideia, pelo menos por algum tempo.
  3. Você ainda precisará ter cuidado no começo caso continue conversando com seu ex-namorado, já que o contato excessivo poderá passar a impressão de que ainda há chances para o romance. Vá direto ao ponto e mantenha as conversas breves.
    • Por exemplo, caso veja a pessoa de vez em quando porque vocês dois fazem parte do mesmo grupo de colegas, diga "Oi" e procure manter uma certa distância do seu ex-namorado, ficando mais próxima dos seus outros amigos, para que ele não tenha a chance de puxar assunto.
    • Na hora de interagir com seu ex, não pergunte sobre a vida pessoal dele nem fale sobre a sua.
  4. Uma pessoa pode sofrer com uma separação mesmo que tenha tomado a iniciativa de terminar, portanto, passe algum tempo na companhia de bons amigos e diga como você se sente. Desabafe se precisar! Seus familiares também poderão ser uma ótima fonte de apoio depois da separação. [14]
    • Você poderia combinar de assistir a alguns filmes com seus amigos, por exemplo — opte por comédias ou enredos mais alegres para manter o clima leve.
    • Saia para tomar um brunch com seus pais ou irmãos. Desabafe se precisar, ou simplesmente aproveite a oportunidade para colocar a conversa em dia.
  5. O final de um namoro pode deixar um vazio na vida cotidiana, já que você costumava passar bastante tempo na companhia da outra pessoa. Portanto, dê uma sacudida na rotina e acrescente novas atividades à agenda semanal, além de fazer algumas coisas de forma diferente. [15]
    • Por exemplo, comece a caminhar com um grupo de amigos até a escola, se você costumava caminhar com seu ex-namorado.
    • Participe de um clube ou organização estudantil, visite novos restaurantes e conheça novos parques. Preencha sua agenda com eventos sociais e atividades divertidas.
    • Dedique mais tempo aos seus antigos interesses, ou adote um novo hobby que sempre tenha interessado você — poderia ser uma aula de culinária, um esporte recreativo, ou até mesmo um curso de teatro.
  6. Você precisará de algum tempo sozinha para processar o término antes de conseguir seguir em frente — portanto, aproveite essa fase para cuidar de si mesma, refletir sobre o que não deu certo no namoro anterior, e se preparar para voltar ao mundo dos solteiros. Você agirá de forma injusta com seu novo parceiro se começar a namorá-lo cedo demais, sem ter superado completamente o relacionamento anterior. [16]
    • Você estará pronta para voltar a namorar quando conseguir ter conversas calmas e realistas sobre seu ex-namorado e o antigo relacionamento, assumindo a responsabilidade pelo seu próprio papel no final da relação.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 71 855 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade