Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando você chega em casa depois de sair com seu amigo, como você se sente?

O Dr. Adam Dorsay, psicólogo, diz que a resposta para essa pergunta “dirá muito sobre se essa amizade vale a pena ou não.”

Amigos tóxicos sugam a sua energia, deixam você estressado e causam decepções. Talvez você até consiga sentir esse estresse na sua mandíbula e nos ombros agora mesmo.

Quando perceber que tem até um pouco de medo da próxima conversa ou de sair com esse amigo, chegou a hora de acabar com essa amizade e se libertar.

Veja abaixo um guia com 10 opções e estratégias para terminar sua amizade e dar-se permissão para encontrar o tipo de conexão que você merece.

1

Confirme que a amizade é tóxica.

Baixe em PDF
  1. Terminar uma amizade não é fácil, mas quando você souber exatamente o porquê de estar colocando um fim, se sentirá mais confiante quando apertar o “enviar” na mensagem. Muito provavelmente, a sua intuição sobre esse amigo está certa, mas, para sentir mais certeza, pergunte-se as seguintes coisa para notar sinais de amigos tóxicos: [1]
    • “Eu fico preocupado se ele vai descontar a raiva em mim?”
    • “A amizade parece uma montanha-russa de emoções?”
    • “Ele me faz achar que tenho que competir com os outros amigos dele?”
    • “Quanto tempo ele passa falando comparado com o tempo que eu passo falando? Ele realmente me escuta?”
    • “Ele é legal comigo? Ele fica me criticando?”
    • “Ele me procura com frequência para saber como eu estou? Nós dois fazemos o mesmo nível de esforço dentro da amizade?”
    • "Eu sinto que ele se esforça para crescer e melhorar como pessoa?"
    Publicidade
2

Considere dar uma segunda chance.

Baixe em PDF
  1. Deixe bem claro qual a sua expectativa de comportamento para o seu amigo e defina uma consequência caso ele não respeite seus limites. Se ele atender à expectativa, talvez você não tenha que terminar essa amizade. Porém, se ele desrespeitar seus limites ou não conseguir lidar com eles, você pode terminar por aqui. Seu amigo pode até escolher não falar mais com você depois que você impor esses limites. [2]
    • Por exemplo, se o seu amigo insiste em chamar você parar ir em restaurantes quando você não quer, diga: “Oi, Caio. Eu ia sair com você na sexta, mas vou ficar em casa. Fica para a próxima.”
    • Se o seu amigo fica sempre culpando você pelas coisas, diga: “Fica difícil falar com você quando você fica me culpando por coisas que eu não fiz. Por favor, não faça isso. Se você continuar, eu vou parar de responder.”
3

Peça um tempo na amizade.

Baixe em PDF
  1. Escreva a mensagem falando sobre as coisas que você precisa em vez de citar o comportamento do seu amigo. [3] Essa é uma boa estratégia caso você precise de tempo para descobrir como realmente se sente sobre essa amizade. Isso também funciona se você achar que ele vai criar confusão se você falar sobre o mau comportamento dele. Só não esqueça de falar sobre seus limites sobre a comunicação de vocês quando esse tempo acabar (por exemplo, você não vai responder se ele mandar um monte de mensagens). Fale quanto tempo você precisa.
    • “Samuel, eu estou cheio de problemas ultimamente, então vou tirar um mês para focar em mim mesmo. Não quero conversar e nem sair durante esse tempo.”
    • “Eu não quero sair por algumas semanas. Preciso de tempo e espaço para resolver uns problemas pessoais.”
    • “Oi, Wesley, eu preciso que você me dê um espaço por algumas semanas. Estou com a cabeça cheia de coisas e não vou poder dar atenção para você.”
    Publicidade
4

Diga a ele o quanto a amizade está fazendo mal para você.

Baixe em PDF
  1. Descreva a situação, o comportamento que ele tem e o impacto que isso causa em você. [4] Depois, fale sobre terminar a amizade. Montar a mensagem dessa forma permite que você compreenda e valide o que está sentindo e evita que a conversa vire um jogo de apontar a culpa no outro.
    • Dê um exemplo do comportamento negativo do seu amigo junto com uma frase que use “Eu sinto”: “Semana passada, eu fiquei muito chateado quando você fez aquele comentário sobre as pessoas com quem namorei, principalmente depois de eu pedir para você não falar disso. Eu sinto que faz isso só para me atacar.”
    • Depois, descreva o efeito que isso teve em você: “Isso me fez perceber que eu devo estar com pessoas que me apoiem em vez de me julgar.”
5

Fale do quanto vocês se afastaram.

Baixe em PDF
  1. Diga que isso não tem a ver com ele ou o comportamento dele e sim com o momento de vida de cada um. Mencione como os objetivos e interesses de vocês são diferentes. É normal que amigos mudem de fase na vida e se afastem por conta disso. Na verdade, passar por uma transição, como ir para a faculdade, se casar ou mudar de emprego são os principais motivos pelos quais as amizades terminam. [5]
    • “Agora que estamos em situações diferentes e queremos coisas diferentes, acho que é melhor seguirmos nosso próprio caminho.”
    • “Ultimamente, sinto que nós queremos coisas diferentes. Eu estou muito ocupado com o emprego novo e quero seguir em frente para focar em redescobrir o que é importante para mim.”
    • “Cara, eu acho que a gente se afastou. Nós nem gostamos mais das mesmas coisas.”
    Publicidade
6

Diga que quer terminar a amizade.

Baixe em PDF
  1. Sue amigo tóxico pode tentar argumentar sobre o que você falou ou forçar você a fazer o que ele quer. [6] Se isso acontecer, seja educado, mas decidido e diga a ele exatamente o que você quer. Experimente um desses exemplos para dizer que quer acabar com a amizade de uma vez por todas:
    • “Eu não quero mais ser seu amigo. Isto não é saudável para nenhum dos dois.”
    • “Eu desejo o melhor para você, mas não quero mais a sua amizade.”
    • “Espero que você entenda que eu não quero mais ter essa amizade.”
    • “Não posso mais manter essa amizade. Quero amigos que me entendam e me apoiem como eu sou. Espero que você ache isso também.”
7

Termine a conversa se ele ficar bravo com você.

Baixe em PDF
  1. Se o seu amigo tóxico começar a arrumar briga ou ficar nervoso, não dê corda. Confie no que você sente e na decisão de terminar a amizade e encerre essa conversa. [7]
    • Reitere a ideia principal: “É isso o que eu sinto. Não quero brigar por causa disso e acho que não devemos mais ser amigos.”
    • Mantenha seus limites: “Por favor, não me mande mais mensagens.”
    • Saia da situação: pare de responder, coloque o seu celular no modo avião ou bloqueie o número dele se ele insistir em brigar com você.
    • Se o seu amigo começar a pedir desculpas, pergunte-se: “Ele já pediu desculpa antes? Devo acreditar nele?” Muitas pessoas tóxicas ficam sempre pedindo desculpas, mas nunca mudam de comportamento. [8] Siga a sua intuição para decidir se aceita o pedido de desculpas ou não.
    Publicidade
8

Defina expectativas para as comunicações futuras.

Baixe em PDF
  1. Vocês ainda sairão em grupo e com amigos em comum? Assim como faria ao terminar um namoro, pense em que tipo de contato você quer e não quer com seu amigo tóxico. Compare o quanto você quer estar com os amigos em comum que vocês têm com os sentimentos negativos que teria ao interagir com essa pessoa tóxica. [9]
    • Defina limites sobre mensagens, ligações e conversas cara a cara: “Acho melhor não nos falarmos mais” ou “Eu sei que a gente vai se ver na aula, mas não quero mais receber mensagens suas.”
    • Decida se você vai interagir com ele quando estiverem em um grupo. Você não precisa comunicar isso diretamente ao seu amigo tóxico, mas planeje como serão esses encontros sociais. Por exemplo, você pode se sentir confortável em ser educado e cordial ou talvez não queira interagir como ele de jeito nenhum.
9

Mande mensagens com menos frequência para vocês irem se afastando.

Baixe em PDF
  1. Ele está sumido ultimamente? Se sim, deixe a amizade ir acabando conversando cada vez menos. [10] Mesmo que você tenha que se adaptar à vida sem essa pessoa, imagine o futuro sem o peso que é manter uma amizade tóxica.
    • Não sinta que precisa responder as mensagens logo de cara.
    • Não marque de sair com ele a menos que você realmente queira ir.
    Publicidade
10

Corte toda a comunicação com amigos abusivos.

Baixe em PDF
  1. Use essa estratégia se o seu amigo for muito tóxico a ponto de fazer você temer pela sua segurança ou caso ele não respeite sua decisão de terminar a amizade. Você não deve nada a pessoas que magoaram você, diminuíram sua autoestima e fazem você se sentir mal. [11]
    • Antes de fazer isso, entenda que o amigo tóxico vai ficar com raiva de você, mas, se a situação for muito tóxica, você tem todo o direito de sair de perto dele.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 17 708 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade