Baixe em PDF Baixe em PDF

Embora seja um artigo de luxo no Brasil, uma banheira de acrílico deixa qualquer banheiro muito mais elegante. O material resiste bem a partículas de sujeira, mas é delicado e costuma sofrer danos sérios quando exposto a certos produtos químicos e acessórios de limpeza abrasivos. Para piorar, é impossível reparar o acrílico depois que ele já está danificado. Mas não se preocupe! Você só precisa usar o tratamento correto para remover manchas de produtos como tinta. Leia as dicas abaixo e coloque a mão na massa.

Método 1
Método 1 de 3:

Tirando manchas de tinta fresca com água e detergente

Baixe em PDF
  1. Se a mancha de tinta ainda estiver fresca, talvez você consiga remover tudo com um pouco de água quente. Use a mangueirinha do chuveiro ou até derrame o líquido no local com um balde. Não faça isso com a banheira cheia, ou as partículas da tinta vão acabar se espalhando e manchando outras áreas do acrílico. [1]
    • Caso a mancha seja grande, é melhor você remover o que conseguir dela usando folhas de papel-toalha e enxaguar a banheira logo na sequência. Isso reduz o risco de a tinta se misturar à água.
    • Nunca tente tirar a mancha com água gelada! Quanto menor a temperatura do líquido, mais rápido as partículas de tinta vão grudar no acrílico. Use somente água morna ou quente.
  2. Preencha a banheira com um volume de alguns centímetros de água quente e adicione bastante detergente de roupa. Em seguida, esfregue o produto na mancha com uma esponja macia. Ao contrário do sabão em pó, o detergente líquido não contém ingredientes abrasivos que possam afetar o acabamento do acrílico. Ele vai se espalhar bem pela água, criando uma solução concentrada e com bastante espuma. Espere algumas horas — ou até uma noite inteira, caso a mancha já tenha começado a secar antes da limpeza. [2]
    • Detergentes de roupa são feitos para quebrar as partículas de sujeira e manchas em fibras de tecido, mas sem causar novos danos. Assim, eles são ideais para banheiras de acrílico.
    • Você pode usar mais ou menos de 60 a 90 ml de detergente para cada 2,5 cm de volume de água que for colocar na banheira.
  3. Mergulhe aquela esponja macia ou uma toalha de rosto na solução de detergente. Em seguida, passe na mancha com um pouco de força. Use apenas acessórios macios, pois materiais abrasivos, como lãs de aço ou escovas de cerdas duras, podem riscar a banheira de vez. [3]
    • Como a toalha de rosto não é tão eficaz quanto a escova, você vai ter que dedicar mais tempo à mancha se optar por esse material. De todo modo, o detergente vai dissolver boa parte da tinta antes dessa etapa do processo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando uma solução de bicarbonato de sódio e vinagre

Baixe em PDF
  1. Depois de passar água e detergente na mancha, molhe a região mais uma vez usando água quente ou morna. Ela serve para evitar que a tinta seque na superfície do acrílico. Aproveite para jogar o líquido em todo o fundo da banheira, mas espere enquanto ela faz efeito.
  2. Depois de transferir água morna à banheira, polvilhe bicarbonato de sódio nela até formar uma espécie de pasta. Concentre-se mais na área onde a mancha está. Como o bicarbonato é relativamente abrasivo, ele ajuda no combate à tinta sem danificar a superfície do acrílico. [4]
    • Se for necessário, você pode trocar o bicarbonato por borato de sódio.
    • Após entrar em contato com a água, o bicarbonato de sódio vai formar uma pasta e começar a soltar as partículas de tinta por conta própria. Quando isso acontecer, conte de cinco a dez minutos antes de adicionar o vinagre.
  3. Transfira um pouco de vinagre a um borrifador e aplique na pasta de bicarbonato de sódio. O vinagre vai ativar o produto, gerando uma reação química e criando uma camada espumosa na banheira. Espere de cinco a dez minutos, enquanto os produtos quebram as partículas de sujeira e tinta acumuladas. [5]
    • Se você preferir, sature uma esponja com o vinagre e passe-a diretamente na mancha. O vinagre e o bicarbonato vão começar a reagir um com o outro, otimizando o efeito da limpeza manual.
  4. Mais uma vez, esfregue a área da mancha usando uma toalha de rosto ou esponja. Lembre-se de esperar enquanto o vinagre e o bicarbonato de sódio fazem efeito. Se for preciso, repita o processo até não restar mais nenhum resquício de tinta.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Escolhendo os produtos de limpeza corretos

Baixe em PDF
  1. Como o acrílico é muito delicado e sensível a marcas e riscos — além de gerar reações negativas quando é exposto a certos tipos de produtos químicos —, você só pode usar produtos não abrasivos na hora de remover a mancha de tinta. Sendo assim, não adianta nem experimentar agentes feitos para outros tipos de banheira, como cerâmica. [6]
    • Evite também produtos que contenham acetato, já que eles corroem a superfície do acrílico. [7]
    • Certos limpadores multiuso para banheiro podem quebrar um galho na hora de tirar a mancha de tinta do acrílico. [8] [9]
  2. Borrife ou passe um pouco do agente de limpeza que você pretende usar em um cantinho da banheira. Veja se há reação e, depois de um tempinho, remova tudo com um pano não abrasivo. Em caso de dúvida, vá a uma loja de produtos de limpeza doméstica e converse com profissionais. [10]
    • Se o produto que você experimentar não tiver efeito na banheira ou causar descoloração ou rachaduras no acrílico, pare de usá-lo imediatamente e jogue água morna no local. [11]
  3. Borrife ou passe o produto de limpeza no local da mancha e espere alguns minutos. Aos poucos, ele vai remover o que ainda restar da tinta. [12]
    • Você não deve deixar a mancha secar, mas passe uma toalha nela de leve antes de aplicar o produto para remover as partículas de água — as quais poderiam diluir o agente químico e reduzir o seu efeito.
    • Reaplique o produto de limpeza de vez em quando, pois a sua banheira de acrílico precisa de manutenção constante. A mancha pode até não sair de primeira, mas vai sumir com o tempo.
  4. Passe a esponja ou toalha de rosto na área da mancha de novo. Dessa vez, faça movimentos circulares com um pouco mais de força até tirar todos os resíduos do produto. Em seguida, enxague a banheira com água quente. Se tudo der certo, ela vai ficar novinha em folha.
    Publicidade

Dicas

  • O acabamento de banheiras de acrílico é feito para resistir bem a manchas, desde que você as remova o quanto antes. Dá até para tirar todas as partículas desses produtos.
  • Tirar manchas de tinta pode ser complicado. Prepare-se para ter que repetir o processo algumas vezes, mas não desista!
  • Em caso de dúvida em relação à segurança do produto, entre em contato com o fabricante ou consulte um profissional da área de limpeza e descubra mais.
Publicidade

Avisos

  • Nunca misture produtos de limpeza químicos. Além de não aumentar a eficácia do tratamento, isso ainda gera o risco de produzir vapores tóxicos (e até fatais).
  • Não tente limpar a banheira de acrílico com água sanitária! Apesar de muito forte, esse produto só é recomendado para materiais duros e porosos: porcelana, cerâmica etc. No acrílico, ele só vai deixar manchas amareladas.
  • Você deve tomar algumas medidas de precaução sempre que for mexer com produtos de limpeza químicos: abra a porta e a janela do banheiro, ligue um ventilador por perto e use luvas de borracha e uma máscara.
  • Não esfregue nada duro ou abrasivo na banheira. Qualquer material do tipo pode riscar a superfície, tornando danos ainda mais visíveis e deixando a área mais vulnerável a novas manchas.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Água morna.
  • Detergente de roupa ou louça líquido.
  • Bicarbonato ou borato de sódio.
  • Vinagre.
  • Solução de limpeza sem acetato.
  • Toalha de rosto ou esponja macia.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 564 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade