Baixe em PDF Baixe em PDF

As verrugas são saliências benignas (não cancerígenas) de pele que podem aparecer em qualquer parte do corpo. Elas são causadas pelo papilomavírus humano (HPV), que adentra a camada superior da pele e a infecciona através de pequenos cortes e abrasões. [1] As verrugas são contagiosas e podem se espalhar pelo contato, principalmente dentre as pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Acabar com essas saliências pode ser um desafio, mas existem vários remédios caseiros que você pode experimentar, conforme você verá a seguir. No entanto, não hesite em procurar um dermatologista se os tratamentos naturais não estiverem funcionando ou se a verruga estiver doendo ou atrapalhando demais o seu dia a dia.

Método 1
Método 1 de 3:

Tratando as verrugas em casa

Baixe em PDF
  1. Um dos métodos mais simples e com bom custo-benefício para remover uma verruga é esfoliá-la com uma pedra-pomes. Naturalmente abrasiva, ela funciona bem ao raspar e desgastar as protuberâncias, em especial as que ficam na sola do pé (verrugas plantares, ou o famoso olho-de-peixe) e que formam calos grossos e revestidos. [2]
    • A pedra-pomes é uma alternativa barata para acabar com as verrugas superficiais, mas lembre-se de que elas possuem "raízes" sob a superfície cutânea. Por isso, esfolie a maior parte da verruga com uma pedra-pomes, depois passe um produto que trate e destrua essas "raízes" para evitar que ela cresça novamente.
    • Antes de usar a pedra-pomes como esfoliante, mergulhe a área da pele com a verruga em água quente por uns 15 minutos para deixá-la mais macia. Isso é especialmente importante no caso de verrugas plantares, que ficam cobertas por um revestimento mais grosso de pele.
    • Tome muito cuidado ao usar a pedra-pomes em verrugas genitais, pois a pele do pênis ou da vagina é bem mais fina e sensível. Nesses casos, prefira usar uma pequena lixa de unha para tratar o local.
    • Pessoas com neuropatia periférica ou diabetes não devem usar a pedra-pomes nas mãos nem nos pés, pois, por terem sensação reduzida, essas pessoas podem acabar machucando a pele em volta da verruga.
  2. Outra técnica muito utilizada para remover a parte da verruga que fica acima do nível da pele (e os calos das verrugas plantares) é a aplicação de uma solução de ácido salicílico, comprada sem receita médica em farmácias. O ácido salicílico é um tipo de queratolítico, ou seja, ele dissolve a queratina (proteína) da superfície da verruga e dos calos que a revestem. [3] Talvez você precise usar esse produto por algumas semanas para finalmente se livrar das verrugas maiores, então, seja paciente.
    • Os queratolíticos também irritam e danificam a pele saudável, então, tenha muito cuidado na hora de passar o ácido, seja em formato líquido, em gel, em creme ou adesivo. Antes de passá-lo sobre a verruga (por até duas vezes ao dia), molhe a pele em volta da verruga e lixe a maior parte dela com uma pedra-pomes ou lixa de unha para que o medicamento penetre melhor nas raízes da verruga.
    • Em certos casos, produtos com ácido salicílico contêm ácido dicloroacético (ou tricoloroacético), que ajuda a queimar a parte visível da verruga. No entanto, mais uma vez, tenha muito cuidado para não passá-lo na parte da pele saudável em volta da verruga.
    • Como recomendação geral, use um produto (em líquido, gel ou creme) com 17% de ácido salicílico ou um adesivo para verrugas com 40% desse ácido na composição. [4]
    • As verrugas não são consideradas um problema de saúde, nem costumam requerer tratamento médico, principalmente se não causarem dor. Inclusive, às vezes, elas desaparecem por conta própria.
  3. Esse método congela as verrugas e é cada vez mais adotado por dermatologistas. No entanto, de uma forma mais prática, você pode usar um produto, em líquido ou spray, de nitrogênio líquido, que é vendido sem receita médica em farmácias. No começo, a aplicação do nitrogênio líquido formará uma bolha em volta da verruga, mas ambas cairão depois de, mais ou menos, uma semana. [5]
    • Geralmente são necessárias várias aplicações desse produto para evitar que a verruga volte a aparecer.
    • Apesar de ser considerada dolorida, a crioterapia só costuma causar um leve desconforto no local.
    • O nitrogênio líquido pode deixar uma pequena cicatriz em peles claras ou manchar a pele mais escura. Então, tenha muito cuidado na hora de passá-lo na verruga.
    • Fazer uma compressa de gelo também é uma espécie de crioterapia, mas só funciona para torções e distensões. Nunca tente colocar cubos de gelo sobre as verrugas, pois isso não funcionará e ainda poderá queimar a sua pele.
  4. Há quem diga que esse método funcione, apesar de não se saber ao certo como isso é realmente possível. [6] Nesse método, basta cobrir a verruga com fita adesiva e trocar a fita a cada poucos dias. Por ser barato, fácil de se fazer e sem grandes riscos, vale a pena tentar. [7]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando remédios à base de ervas

Baixe em PDF
  1. O alho é um remédio caseiro utilizado desde os primórdios no tratamento de diversas condições, apesar de ter sido descoberto que suas grandes propriedades antimicrobianas sejam devidas à alicina, um elemento químico que combate vários tipos de microrganismos, como o HPV. [8] O alho cru, triturado ou em forma de extrato comprado em lojas de produtos naturais ou supermercados pode ser aplicado diretamente na verruga duas vezes por dia durante uma a duas semanas. Depois de passá-lo, cubra a verruga com um curativo adesivo por algumas horas até precisar reaplicá-lo. Uma boa ideia é fazer isso antes de deitar para que a alicina possa ser absorvida profundamente pela verruga, chegando até às raízes dela.
    • Um estudo realizado em 2005 apontou que o extrato de clorofórmio do alho consegue curar totalmente as verrugas após algumas semanas, sem indícios de recorrência delas mesmo depois de quatro meses do tratamento. [9]
    • Uma alternativa menos eficaz para combater verrugas são as cápsulas de alho refinado, que são ingeridas via oral e atacam o HPV direto na corrente sanguínea.
  2. Também encontrado com o nome de óleo essencial de Arborvitae, ele contém compostos que estimulam as células do sistema imunológico que são eficientes na procura e no combate de vírus ou de células infectadas por vírus, o que funciona destruindo o HPV e acabando com as verrugas. [10] Passe o óleo de tuia diretamente sobre a verruga e deixe que ele seja absorvido por alguns minutos para, então, cobrir a verruga com um curativo adesivo. Faça isso duas vezes ao dia por até duas semanas.
    • Esse óleo é derivado das folhas e raízes do cedro vermelho, e é um remédio usado há séculos na medicina ayurvédica (ou ayurveda) para tratar várias doenças e problemas de saúde devido às suas fortes propriedades antivirais.
    • Por ser muito forte, o óleo de tuia pode facilmente irritar a pele sensível, algo que deve ser levado em consideração principalmente se for aplicá-lo em uma verruga genital. Então, se for usá-lo na pele mais sensível, dilua-o em óleo mineral ou em óleo de fígado de bacalhau antes de passá-lo na verruga.
    • Esse óleo é frequentemente recomendado para verrugas resistentes a outros tratamentos. Ainda assim, os resultados realmente significativos com essas verrugas mais "insistentes" só são observados depois de um ou dois meses usando o óleo de tuia diariamente.
  3. Também encontrado com o nome de óleo essencial de árvore do chá (ou tea tree , em produtos importados), esse remédio natural é um antimicrobiano que também funciona aumentando a sua imunidade, o que é bastante útil para evitar novas infecções pelo HPV. Comece pingando de duas a três gotas desse óleo sobre a verruga, duas vezes ao dia por, pelo menos, três a quatro semanas para obter os resultados desejados. [11]
    • O óleo de melaleuca é um anti-inflamatório e antimicrobiano usado há muitos anos na Austrália e na Nova Zelândia, mas vem se tornando cada vez mais popular no mundo todo desde a última década.
    • Esse óleo pode causar irritação e reações alérgicas em pessoas com pele sensível, mas efeitos adversos são bastante raros de ocorrer.
    • Nunca tome o óleo de melaleuca, pois ele pode ser tóxico.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Procurando um médico

Baixe em PDF
  1. 1
    Procure um dermatologista se os remédios naturais não funcionarem. As verrugas geralmente desaparecem com tratamento caseiro ou por conta própria, mas se isso não acontecer com você, é melhor procurar um dermatologista. Ele poderá prescrever um medicamento mais forte para tratar adequadamente o seu caso ou remover a verruga no consultório. [12]
    • O dermatologista poderá tratar ou remover a sua verruga usando alguns produtos específicos no consultório médico.
    • Dependendo do seu caso, o médico também poderá prescrever um medicamento tópico, como um creme, para você passar na verruga até ela sumir.
  2. 2
    Procure um dermatologista se as verrugas estiverem interferindo no seu dia a dia. Às vezes, as verrugas podem se desenvolver nas mãos e nos pés, o que pode dificultar a realização das suas atividades diárias. Se isso acontecer, procure um dermatologista para ver qual a melhor e mais rápida opção de tratamento para o seu caso. [13]
    • Os tratamentos médicos geralmente são mais eficazes do que os caseiros.
  3. 3
    Procure um dermatologista se as suas verrugas doerem ou mudarem de aparência ou cor. Tente não se preocupar, mas isso pode ser um sinal de que o que você tem é algo mais sério do que uma simples verruga. É possível, por exemplo, que essa protuberância seja um câncer de pele, mas só um médico poderá realmente confirmar essa suposição. Então, procure um dermatologista para uma avaliação e um diagnóstico adequados e discuta as suas opções de tratamento com o médico. [14]
    • Para todos os efeitos, pode ser simplesmente uma verruga mesmo, então não precisa se desesperar. A dica aqui é de que é melhor prevenir do que remediar.
  4. 4
    Procure um médico se começarem a surgir verrugas "do nada". Embora você não precise se preocupar, desenvolver várias verrugas de uma só vez pode ser sinal de que o seu sistema imunológico não está funcionando corretamente. Nesse caso, procure um dermatologista para ver se é isso mesmo, ou vá direto a um endocrinologista para avaliar se o seu sistema imunológico realmente está comprometido e o que você precisa fazer para tratar essa situação. [15]
    • Pode ser que você esteja com alguma infecção ou com algum distúrbio autoimune, por exemplo.
    Publicidade

Dicas

  • Evite o contato direto com as verrugas, mesmo com as suas, pois isso pode fazer com que elas se espalhem para outros locais do corpo.
  • Não use a pedra-pomes usada nas verrugas para tratar partes saudáveis da pele ou das unhas.
  • Lave bem as mãos depois de tocar em qualquer verruga, seja sua ou de outra pessoa.
  • Não há evidências científicas que comprovem a eficácia do vinagre de maçã, da casca de banana, da água sanitária, do suco de abacaxi, do fermento em pó e do manjericão para remover verrugas. O ideal ainda seria se ater aos remédios realmente indicados para o tratamento dessa condição. [16]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 115 360 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade