PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Está complicado andar mais do que um quarteirão sem que o seu dog corra ou lata para outro? Você não está sozinho nessa “batalha”! Por serem animais muito sociáveis, os cães ficam muito agitados ao verem outro por perto. Porém, com exercícios simples, é possível treinar o seu amigo peludo a redirecionar a animação para você e não fazer um escarcéu! Leia este artigo detalhado sobre como orientar o pet a ignorar outros, além de dicas muito úteis para colocar esse treinamento em prática.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Treinando o cachorro a redirecionar sua atenção

PDF download Baixe em PDF
  1. Tem uma comidinha ou agrado que o doguinho adora? Utilize-os para atrair imediatamente a atenção dele. Cada cão tem um gosto diferente, logo, experimente vários petiscos até encontrar um que seja irresistível para o seu. [1]
    • Por exemplo: o animal pode preferir um delicioso pedacinho de frango em vez de uma bolacha seca própria para cães.
    • É possível até que o peludinho prefira uma brincadeira, como cabo de guerra, em vez de ganhar um alimento.
  2. Com reforços positivos, você pode ensinar o pet a desviar a atenção que dá a outros pets para você. Fale o nome dele, e sempre que o cachorrinho olhar para você, dê uma guloseima. Repita várias vezes de modo que ele entenda que, ao atender seu pedido, vai ganhar a comidinha. [2]
    • Se preferir, você pode ensinar comandos a ele, como “quieto”, “pare” ou “olhe para mim”, através do mesmo método e sem o nome.
  3. Antes de tentar distrai-lo na presença de outros cães, acostume-o a dar atenção a você sempre que chamá-lo. Fique falando o nome dele e dê um agradinho sempre que o peludinho olhar em sua direção. [3] Tente fazer isso em locais diferentes da residência, onde há vários níveis de distração. Comece, por exemplo, em um quarto tranquilo, e depois, no jardim, junto com várias pessoas.
    • Caso ele se distraia, não o puna. Fale o nome dele e dê um petisco de qualquer forma para que entenda a associação.
    • Em vez de correto ou errado, você ensinará “petisco” ou “nada de petisco”, o que é muito mais eficaz!
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Colocando o treino em prática

PDF download Baixe em PDF
  1. Para que o amiguinho não se sinta muito estimulado, limite as primeiras caminhadas a locais tranquilos e espaçosos, como parques ou áreas residenciais. Diminuir a quantidade de possíveis interações e outros estímulos pode diminuir o nível de estresse do cachorro. [4]
    • Além disso, você terá muito mais espaço para redirecionar a atenção dele para desviar de outros cães, atravessar a rua e mudar de direção, por exemplo.
  2. Assim que avistar um cão, espere que o seu o veja, mas não aguarde a reação; antes que ele comece a latir ou puxar a guia, distraia-o chamando seu nome e dando comidinhas até que o outro dog saia de vista. [5]
    • Se o nome não chamar a atenção dele, dê uma cutucada cuidadosa, mas firme, com sua perna para que o cão perceba que você está falando com ele.
    • Lembre-se de levar o brinquedo que o dog mais gosta, se ele prefere isso a um petisco!
  3. À medida que o amigo canino se acostumar e aprender a olhar em sua direção procurando um agradinho assim que avistar outro cachorro, ele vai começar a ignorar os pets. Caso sinta que está recompensando-o de forma excessiva e não está o desafiando, é sinal de que o treino foi eficaz! Os cães desenvolvem hábitos e confiança através da repetição; se conseguir mostrar com clareza de que você é mais “atrativo” ou divertido que todos que estão em sua volta, melhor. [6]
    • “Desafiar” o doguinho com muitas regras pode deixá-lo confuso.
    • Faça o possível para que a conexão entre ver outros animais e se sentir bem seja desenvolvida de maneira simples na mente do cachorro.
    • Com o passar do tempo, tente dar menos petiscos para o peludinho para que ele aprenda a se comportar sem ter que ser convencido por um alimento.
    • Por exemplo: comece o treino com três ou quatro agradinhos, diminuindo para um ou dois após um tempo. Depois, ele deverá começar a lhe obedecer sem precisar ser convencido com as comidas!
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 789 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade