Baixe em PDF Baixe em PDF

Depois de danificar, raspar ou empenar uma calota, pode ser necessário trocá-la. Ela funciona como proteção à roda, por isso, é comum que as avarias aconteçam quando o motorista estaciona muito perto ou até atinge o meio-fio. Procure uma calota do mesmo modelo para instalar, seja em lojas online, de autopeças ou na própria concessionária onde comprou o carro.

Método 1
Método 1 de 3:

Trocando calotas com porcas ou parafusos

Baixe em PDF
  1. Você vai trabalhar com as rodas do carro, logo, é importante que elas não se mexam!
  2. [1] As porcas são os parafusos hexagonais que fixam o pneu ao carro; pode ser necessário fazer bastante força se elas estiverem bem presas. Quando ficarem mais soltas, você poderá até removê-las com as mãos, mas se houver grande dificuldade, tente aplicar pressão à chave de roda com o pé para que saiam de uma vez.
    • A chave de roda é igual a um pé de cabra com um orifício circular, e deve estar no estepe do carro. Algumas são em forma de cruz. É importante levá-la sempre com você, já que é uma ferramenta indispensável para a troca de pneus.
  3. Caso a roda tenha cinco parafusos, remova duas em cada lado. Lembre-se de que elas fixam tanto a calota quanto a roda, logo, é preciso deixar ao menos uma porca para evitar acidentes. [2] Guarde bem as porcas para não as perder.
    • Em calotas com cinco parafusos, faça uma trajetória em “estrela” para removê-los.
  4. Elas também são importantes; tome muito cuidado para não as perder.
  5. Nesse momento, você pode apertá-las apenas com as mãos, e depois, com a chave de roda, mas bem pouco. O objetivo é evitar que a roda saia do lugar ao retirar as duas outras arruelas.
  6. Sem as arruelas, não deve haver dificuldade em remover a calota.
  7. Há um pequeno talho que precisa ser encaixado para que o bico da válvula do pneu continue exposto; alinhe a calota de maneira que o bico fique descoberto, fixe-a e aperte as duas porcas apenas com as mãos, por ora.
  8. Recoloque-os e atarraxe-os por completo na calota e no pneu, como estavam antes de você retirá-los. As arruelas também podem ser colocadas na roda antes dos parafusos.
  9. Primeiro recoloque-as e aperte-as levemente, com as mãos, e depois fixe-as com a chave de roda, descrevendo um caminho de “cruz” (quatro porcas) ou “estrela” (cinco porcas) entre cada uma até que pareçam não se mover mais. Nunca tente apertar uma ao máximo e depois fazer o mesmo com outra, já que há risco de empenar ou dobrar a calota. Aperte bem uma, depois vá para outra lembrando do caminho de cruz ou estrela, alternando entre elas até que todas fiquem bem encaixadas. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Trocando uma calota esportiva

Baixe em PDF
  1. É uma medida de segurança simples, mas importante, que não deve ser ignorada; é perigosíssimo trabalhar embaixo do carro ou mexer nos pneus com risco de que o carro se movimente.
  2. Desatarraxe-os e guarde-os em um lugar seguro para que eles não rolem e se percam. Isso tudo deve ser feito sem pressa para que você não acabe danificando a calota.
  3. Às vezes, ele fica embaixo de uma pecinha ou tampa de plástico, que pode retirada. Depois que a calota sair, deve haver uma peça que fica acoplada à roda através de dois dos parafusos dela. Ela é necessária para encaixar calotas esportivas; se já possuir uma calota desse tipo, essa peça deverá estar já instalada.
  4. Inicialmente, gire-os com a mão, e depois, com a chave de roda.
  5. Ela precisa ficar segura à roda, mas sem que haja a necessidade de aplicar força excessiva para que gire.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Trocando uma calota de encaixe por pressão

Baixe em PDF
  1. Como sempre, é importante garantir que o automóvel esteja parado e não haja possibilidade de qualquer movimento das rodas, que podem ser perigosíssimos.
  2. Retire a calota usando uma chave de fenda ou Phillips puxando-a em alguns pontos das bordas, sem aplicar força excessiva, até sentir que ela soltou.
    • Ao sentir que a calota vai quebrar ou se partir, pare imediatamente e tente puxar em outro ponto.
    • Talvez seja necessário afrouxar algumas partes dela para conseguir retirá-la por completo.
  3. [4]
  4. Encontre o entalhe do pino de ar para saber como ela deve ser posicionada.
  5. Muito cuidado para não aplicar força excessiva ou você pode danificá-la. Alguns barulhinhos de “cliques” serão ouvidos com batidinhas fracas em volta de toda a calota, indicando que ela está bem encaixada.
    Publicidade

Dicas

  • Ao fixar as porcas, não as aperte uma após a outra, e sim alterne entre elas várias vezes até que todas estejam bem presas.
  • Caso acabe perdendo algum parafuso da calota, compre um do mesmo tipo em uma loja de autopeças.
  • Você pode usar a parte inferior de um calçado de sola de borracha ou bater com força na calota para fixá-la, em especial se não possuir um martelo de borracha em mãos. Apenas tome bastante cuidado para não se machucar!
Publicidade

Avisos

  • Tenha cautela ao bater na calota com o martelo de borracha. Há risco de marcar e até danificá-la.
  • Não fixar bem a calota pode fazer com que ela se solte enquanto estiver dirigindo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 16 601 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade