Baixe em PDF Baixe em PDF

O aloe vera é usado com frequência para tratar problemas na pele. A substância tem propriedades suavizantes e melhora o processo de cura, além de também agir como agente anti-inflamatório e antibacteriano e não apresentar nenhum efeito colateral significante. [1] [2] Devido a todas essas propriedades maravilhosas, também pode ser útil para tratar a acne.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Tratando a acne com aloe vera

Baixe em PDF
  1. Você pode comprar a planta ou um gel comercial. A planta pode ser encontrada em uma loja de plantas comum e o gel comercial está disponível em qualquer farmácia ou supermercado.
    • Para extrair o gel, é necessário cortar uma folha de aproximadamente 15 cm da planta. Lave-a bem com água e, com uma faca, corte-a na metade do comprimento. Use uma colher ou uma faca para remover o máximo do gel que conseguir.
  2. Recomenda-se sempre testar uma pequena quantidade do gel da planta ou o produto comercial em um local discreto antes de espalhar na pele. É necessário ter certeza de que você não tem nenhuma alergia ou sensibilidade à planta. A espécie é da mesma família botânica de lírios, cebola e alho, portanto, se você tiver alguma alergia a essas plantas, provavelmente também terá ao aloe. [3]
    • Passe um pouco no pulso, deixe secar e lave. Se não houve vermelhidão, coceira ou inchaço, você pode passar no rosto.
  3. Misture duas colheres de chá de aloe vera com duas ou três gotas de suco de limão. O suco ajuda a manter o pH da pele.
    • Use um cotonete para passar a mistura diretamente na acne. Deixe ficar no rosto por pelo menos 20 a 30 minutos ou durante a noite toda.
    • Enxágue com água morna e limpe o rosto como de costume.
    • Repita diariamente.
  4. Use aloe vera para criar uma máscara facial . Corte uma ou duas folhas de 15 cm da planta e corte as pontinhas da lateral da folha. Deixe as folhas abertas e extraia o gel.
    • Adicione uma colher de chá (que tem propriedades antibacterianas) ou cinco a sete gotas de suco de limão no gel e [4] misture bem.
    • Passe no rosto inteiro ou use um cotonete para colocar diretamente na acne.
    • Se puder, deixe a mistura no rosto durante a noite toda ou por, pelo menos, 20 a 30 minutos.
    • Enxágue com água morna e limpe o rosto como de costume.
    • Repita diariamente.
  5. Pode levar um tempo para o aloe vera fazer efeito na pele. Se esses tratamentos não melhorarem a acne em três ou quatro semanas, marque uma consulta com um dermatologista para discutir outras opções.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Reduzindo as crises de acne

Baixe em PDF
  1. Se suar durante o dia, durante os exercícios ou pelo calor, lave o rosto assim que possível para remover o suor. [5]
  2. Procure um produto “não comedogênico”, que significa que não promove a formação de comedões, cravos e espinhas. [6]
    • Exemplos incluem produtos da Neutrogena, Cetaphil e Olay. Existem muitos produtos comerciais não comedogênicos. É só ler a embalagem para ter certeza.
    • Existem muitos produtos de limpeza de pele que utilizam óleos não comedogênicos. O uso deles é baseado no princípio de “semelhante dissolve semelhante”. Em outras palavras, os óleos podem ser usados para dissolver o excesso de óleo da pele.
    • Use também produtos sem álcool, pois a substância resseca e danifica a pele.
  3. É necessário fazer movimentos e toques bem leves quando for limpar a pele. O uso de panos ou esponjas pode danificá-la e causar ainda mais problemas. [7]
  4. Não mexa, estoure, esprema ou toque nas espinhas, pois isso pode causar mais acne e cicatrizes e retarda o tempo de cura. [8]
  5. O sol (e a luz artificial das camas de bronzeamento) pode danificar as células da pele devido à radiação UVB. Se usar certos tipos de medicamentos para acne ou outros remédios, entenda que as substâncias contidas neles podem tornar a pele ainda mais sensível ao sol. [9]
    • Esses medicamentos incluem antibióticos, como ciprofloxacino, tetraciclina, sulfametoxazol e trimetoprim; anti-histamínicos, como difenidramina; remédios usados para tratar o câncer, como 5-FU, vimblastina e dacarbazina); medicamentos para o coração, como amiodarona, nifedipina, quinidina e diltiazem; anti-inflamatórios não esteroides, como naproxeno e medicamentos para acne isotretinoína (Roacutan) e acitretina.
  6. A falta de leveza com a pele pode causar cicatrizes permanentes e retardar a cura. A esfoliação é popular, mas se feita vigorosamente, causa mais danos do que benefícios. [10]
    • A esfoliação pode formar cicatrizes bem pequenas que não podem ser vistas sem uma ampliação, cicatrizes óbvias e pode piorar a acne. [11]
    • Os produtos de esfoliação também podem acabar puxando a pele que não está pronta para sair. É como se estivesse puxando a crosta de uma ferida que ainda está bem presa.
  7. Embora a alimentação não cause acne diretamente, apesar das histórias que você já deve ter ouvido sobre leite e chocolate, certos alimentos aumentam o risco para a acne em algumas pessoas. Esses alimentos, incluindo laticínios e os ricos em açúcares processados, podem aumentar a inflamação e criar um ambiente propenso ao desenvolvimento de acne.
    • Os alimentos com alto índice glicêmico, que são os ricos em carboidratos, estão associados à formação de acne. [12]
  8. Bons hábitos alimentares garantem o consumo dos nutrientes adequados para manter a pele saudável. As vitaminas que parecem ser as mais importantes para a pele são a A e a D. Além disso, o consumo suficiente de ômega 3 também beneficia quem sofre de acne. [13] [14]
    • Tente encher pelo menos a metade do prato vegetais, principalmente no jantar. [15]
    • Os alimentos ricos em vitamina A incluem: batata-doce, espinafre, cenoura, abóbora, brócolis, alface romana, couve, pimenta vermelha, abobrinha de verão, meloa, manga, damasco, feijão frase, fígado bovino, arenque e salmão.
    • Fontes ricas de vitamina D incluem: óleo de fígado de bacalhau, salmão, atum, leite, iogurte e queijo. Muitos alimentos são fortificados com a vitamina, mas a melhor forma de obtê-la é expondo-se ao sol por dez a 15 minutos por semana. O sol estimula a produção da vitamina D na pele. [16]
    • Boas fontes de ômega 3 incluem: linhaça e óleo de linhaça, óleo de soja, óleo de canola, sementes de chia, pasta de nozes, nozes, salmão, sardinha, cavala, peixe branco, sável, manjericão, orégano, cravo, manjerona, espinafre, sementes de rabanete germinadas, brócolis chinês e pequenas quantidades de carne e ovo.
    Publicidade

Avisos

  • A eficácia do aloe vera como um tratamento para acne ainda está sendo debatida. A propriedade suavizante da planta é bem conhecida, mas ainda são necessárias mais pesquisas sobre os usos medicinais. [17]
  • O uso tópico do gel não produz nenhum efeito colateral, mas a ingestão pode causar cólicas abdominais e diarreia. [18]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 529 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade