Baixe em PDF Baixe em PDF

Regar as plantas usando barbantes é uma ótima forma de mantê-las saudáveis sem precisar da ajuda de alguém. Para fazer o seu próprio sistema de irrigação caseiro usando barbantes, primeiro você terá que escolher os materiais para determinada planta e preparar as coisas. Depois, basta montar tudo para que suas plantas tenham água e nutrientes sem que você tenha que fazer esforço.

Método 1
Método 1 de 3:

Escolhendo os materiais e preparando tudo

Baixe em PDF
  1. As fibras orgânicas funcionam, mas não duram muito tempo porque apodrecem fácil. Sendo assim, o melhor é escolher uma fibra sintética para fazer seu sistema de irrigação para manter as plantas saudáveis e umidificadas. Escolha, por exemplo, cordões de náilon, lã acrílica ou tiras de meias de náilon. [1]
    • Você também pode comprar cordões fabricados especialmente para sistemas de irrigação caseiros pela internet, em lojas de casa e construção e de artigos para jardinagem.
    • Caso prefira usar uma fibra natural, dê uma olhada no sistema toda semana e troque os barbantes assim que eles começarem a apodrecer.
  2. Geralmente, quanto mais grosso o barbante, mais água ele consegue levar até a planta. [2] Ou seja, se a sua planta precisa de bastante água, como samambaias, escolha um barbante mais grosso para garantir que ela receba a quantidade que precisa.
    • Uma tira de 60 mm de feltro, por exemplo, é uma boa opção para plantas que precisam de muita água.
  3. Caso a planta em questão não precise de tanta água, prefira um cordão mais fino para não encharcá-la. Por exemplo, palmeiras, figueiras, clorofitos e orquídeas precisam de pouca água e, por isso, recomenda-se usar um fio mais fino. [3]
    • Um cadarço sintético fino ou um pedaço de lã sintética são boas escolhas para esse tipo de planta.
  4. Se o cordão que você escolheu estiver duro ou brilhante, ele provavelmente tem uma cobertura. Deixe-o de molho na água com sabão por, mais ou menos, uma hora. Isso ajuda a remover a cobertura da superfície e facilita a condução de água depois. [4]
    • Coloque 30 ml de detergente em 2 L de água.
    • Depois de ficar de molho, enxágue o cordão para tirar o resto de sabão.
  5. Para garantir que a sua planta não fique encharcada, escolha uma mistura de terra leve, que tenha 50% de vermiculita ou perlita. [5] Assim, ela conseguirá reter a quantidade de água necessária sem absorver água demais.
    • As misturas para plantio ou terras mais densas absorvem mais água, o que é bom quando você estiver controlando a quantidade de água que a planta recebe, mas é perigoso, pois ela pode ficar afogada no sistema de irrigação. [6]
  6. Quando você começar a usar o sistema de irrigação caseiro, a planta receberá água constantemente por meio dos barbantes. Por isso, é essencial que o vaso tenha um buraco para drenagem ou a planta ficará encharcada com o passar dos dias.
    • Caso o vaso da sua planta não tenha esse buraco, faça um com uma furadeira.
  7. Você pode usar um balde, uma jarra ou qualquer outro recipiente grande que tiver em casa para usar de reservatório. [7] Escolha o tamanho do recipiente de acordo com a quantidade de água que a planta precisa no intervalo de tempo que você vai deixá-la sozinha.
    • Por exemplo, se você tem uma monguba pequena e vai deixá-la sozinha por duas semanas no inverno, pode optar por um recipiente pequeno, como uma garrafa de 2 L, pois essa espécie precisa de pouca água durante o inverno.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Montando o sistema de irrigação caseiro

Baixe em PDF
  1. Comece a montar o sistema pegando uma tesoura e cortando o barbante que você escolheu em um tamanho que permita enterrar uns 7 cm dele dentro da terra no vaso e ainda alcançar o reservatório de água com a outra ponta.
    • Se você pretende deixar o barbante regando as plantas por um período mais longo (de até 3 semanas) então ele precisa chegar até o fundo do reservatório, para que consiga alcançar toda a água e possa passá-la para a planta. [8]
    • Se o barbante for mais grosso que o necessário para a planta, use uma tesoura para diminuir a espessura também.
    • Para descobrir qual o tamanho ideal, enterre uma ponta do cordão primeiro e vá desenrolando até chegar no reservatório.
  2. Use as mãos ou uma pá pequena para fazer um buraco no meio do caminho entre a planta e a borda do vaso. [9] Fique longe da raiz da planta para não deixá-la exposta ou machucá-la. Coloque uma das pontas do barbante no buraco e feche com terra.
    • A profundidade que o cordão precisa ficar vai depender do tamanho da planta e do vaso. Em média, ele deve ficar a uns 7 cm da superfície. [10]
  3. Depois de enterrar uma das extremidades no vaso, estique a outra até chegar no reservatório e deixe-a cair dentro da água. Ele deve chegar até o fundo para que a planta tenha acesso à água toda.
    • Se o cordão for muito leve, coloque uma pedra ou alguma outra coisa impermeável em cima dele para não deixá-lo flutuando.
  4. Assim que o barbante estiver preso no fundo do reservatório, leve ele e o vaso para o local onde eles ficarão. Agora basta encher de água fria ou em temperatura ambiente. [11]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidando de plantas regadas por barbante

Baixe em PDF
  1. Para garantir que o sistema de irrigação caseiro está funcionando direito, olhe a planta dia sim, dia não nas primeiras semanas. Essa é uma boa forma de ter uma noção de quanta água a planta precisa, o que vai ajudar você a saber com que frequência terá que encher o reservatório.
    • Faça uma marca no nível da água no reservatório dia sim, dia não para ajudar a ver claramente quanta água a planta absorve.
  2. Se o seu reservatório é grande, como um balde ou um garrafão, provavelmente você pode deixar a planta quieta por umas três semanas. Isso varia dependendo da quantidade de água que a planta precisa. [12]
  3. Se você costuma usar fertilizante ou estiver com a impressão de que a planta está ficando amarelada, com folhas caídas ou exibindo qualquer outro sinal de falta de nutrientes, coloque fertilizante no reservatório de água. Faça isso misturando metade da quantidade recomendada na embalagem na água.
    • Coloque só a metade porque a água do reservatório vai evaporar com o tempo, o que deixará o fertilizante mais concentrado.
  4. Quando for ver se o sistema está funcionando, coloque um dedo na parte de cima da terra. Se ela estiver seca mas o reservatório ainda tem água, é melhor colocar outro cordão para conduzir mais água para a planta. [13] Faça isso cortando outro pedaço de cordão e enterrando no mesmo lugar que o primeiro.
  5. A maioria das plantas precisa de mais água quando o clima está mais quente. [14] Por conta disso, encha o reservatório mais vezes durante a primavera e verão.
    • Se preferir, use um recipiente maior nos meses mais quentes e um menor no inverno.
  6. Não importa que tipo de material você escolheu, com o tempo ele vai ficar entupido de partículas de terra, minerais ou partículas de fertilizante. [15] O ideal é trocar os barbantes a cada seis ou oito meses para garantir que o sistema continue funcionando.
    • Isso também evita que o barbante espalhe partículas que não fazem bem para a planta.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Barbante ou cordão parecido feito de material sintético.
  • Tesoura.
  • Terra leve para plantio.
  • Vaso para plantas com buracos para drenagem.
  • Jarra ou recipiente grande.
  • Pedra ou outro objeto impermeável para fazer peso (opcional).
  • Fertilizante (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 16 108 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade