Baixe em PDF
Baixe em PDF
Muitos viajantes ficam perplexos ao entrarem nos banheiros tradicionais de países orientais. A falta do vaso sanitário convencional é a parte mais difícil, pois você provavelmente ficará sem saber como prosseguir com o chamado da natureza. Essa dificuldade é elevada à décima potência quando se está apertado e entra no banheiro de última hora, sem o devido preparo. Para não surtar ao perceber que o banheiro não tem papel higiênico e nem sabonete, leia este artigo e prepare-se antes da sua viagem!
Passos
-
Saiba que muitos banheiros indianos são de agachar. Caso seja deficiente, idoso ou uma gestante, você deve procurar um banheiro adequado — as deficiências não são muito compreendidas e nem recebem muitas acomodações na Índia, infelizmente. Um estudo realizado em 2015 descobriu que o país não acomoda muito os grupos citados, portanto, planeje sua rota antes de chegar para descobrir onde encontrará banheiros no padrão ocidental. [1] X Fonte de pesquisa
- Pesquise na internet por banheiros ocidentais ou com rampas, corrimãos e sinalizações em braile. Na dúvida, converse com os atendentes de hotéis ou guias turísticos.
- Fique próximo de locais públicos, como os trens, pois essas áreas têm um acesso mais inclusivo.
- A construção de banheiros públicos acessíveis em Nova Déli foi aprovada em 2016. Ao planejar sua viagem, veja se eles já foram construídos e onde encontrá-los. [2] X Fonte de pesquisa
- As crianças podem usar os mesmos banheiros que os adultos.
-
Veja se há água disponível. Os banheiros de agachar normalmente não têm papel higiênico disponível. Em vez dele, as pessoas usam água para enxaguar as áreas que entram em contato com os dejetos; normalmente, há uma mangueira ou um balde com água disponível. É de bom grado encher o balde após o uso, preparando o banheiro para o próximo usuário.
- O banheiro deve ter uma mangueirinha ou um balde com uma vasilha. Na falta de água, procure outro lugar para fazer suas necessidades.
-
Procure por sabão. Como os padrões de higiene são diferentes, os indianos usam a mão esquerda para limpar a região íntima. Caso vá fazer isso, é bom verificar se o banheiro tem sabonete para você poder lavar as mãos ao terminar.
- É uma boa ideia levar lenços umedecidos, sabão e álcool em gel na bolsa. Assim, você estará preparado em qualquer emergência.
-
Jogue um pouco de água no vaso. Fazê-lo é opcional, mas pode evitar que os seus sapatos grudem no chão, além de facilitar a limpeza mais tarde.
- Mergulhe a vasilha no balde ou use a mangueira. A ideia é umedecer o piso, sem deixá-lo escorregadio. Lembre-se de guardar um pouco de água para se limpar depois.
-
Procure por um lugar para pendurar as calças. Os iniciantes no banheiro indiano devem remover as calças e as roupas íntimas para evitar problemas. Alguns estabelecimentos têm cabides para as roupas; na falta deles, procure algum lugar para pendurar suas calças e os itens de valor.Publicidade
-
Abaixe as calças. O modo mais seguro de evacuar sem sujar as calças e as roupas íntimas é se despir completamente. Alguns banheiros têm cabides para que você pendure as roupas. Se não for o caso, encontre algum lugar criativo para guardar tudo. [3] X Fonte de pesquisa
- Você pode agachar sem se despir. Nesse caso, puxe as roupas até os joelhos e lembre-se de enrolar as barras da calça.
- Caso esteja usando uma saia, enrole-a na mão direita e segure-a.
-
Posicione-se corretamente sobre o vaso, que tem formato de "U". A posição correta é similar àquela utilizada nos banheiros ocidentais, com as costas para a parede. Alinhe o bumbum com o buraco no chão. [4] X Fonte de pesquisa
-
Fixe os pés. Às vezes, você encontrará apoios para os pés nas laterais do vaso. Coloque um pé de cada lado do buraco, apoiando-se nos encostos. Se não houver encostos, tente espaçar os pés na distância dos ombros.
-
Agache sobre a abertura do vaso. Ele funciona como os banheiros ocidentais, mas sem assento. Encontre uma posição confortável, dobrando os joelhos e se abaixando como se estivesse equilibrando pesos nos ombros, até ficar quase sentado. [5] X Fonte de pesquisa
- Algumas pessoas preferem juntar as coxas e apoiar os braços nos joelhos.
-
Faça o que foi fazer. Abaixe-se tanto quanto possível, mirando no buraco para evitar respingos de água suja. [6] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Lave a região íntima com a água disponibilizada. Você precisará de cerca de um litro de água para isso. Use a mangueira ou a vasilha disponível junto do balde, jogando água nas áreas sujas com a mão direita. [7] X Fonte de pesquisa
- Na Índia, é comum limpar as partes íntimas com a mão esquerda. Jogue a água com a mão direita e use a esquerda para recolher o líquido e se limpar.
-
Jogue o papel higiênico no lixo. Caso haja papel, ou você tenha levado o seu próprio, não o jogue no vaso. O encanamento não é adaptado para isso, e você pode acabar entupindo tudo. Jogue o papel usado no cesto de lixo.
- Leve uma sacolinha com você, por precaução. Assim, se o banheiro não tiver um cesto de lixo, guarde os papéis usados na sacola e descarte-a assim que possível.
-
Dê descarga. Se houver um tanque de água no banheiro, basta pressionar a válvula ou puxar a corrente. Em alguns vasos, não há descarga, sendo necessário jogar água com a mangueira ou o balde para escoar os dejetos. [8] X Fonte de pesquisa
-
Seque-se. O banheiro provavelmente terá toalhas ou lenços descartáveis para você se secar. Ao terminar, jogue tudo no lixo.
- Leve uma toalha ou alguns lencinhos com você, junto de uma sacola para guardar os usados e descartar assim que possível. Assim, você não será pego desprevenido caso o banheiro não tenha lixo.
-
Lave as mãos com água e sabão, esfregando bem. Se possível, leve o sabão na bolsa; caso se esqueça disso, e o banheiro não tenha sabão, não há muito o que fazer. Na primeira oportunidade que tiver, limpe as mãos.Publicidade
Dicas
- Use sapatos ou chinelos. Muitas pessoas já usaram o banheiro antes, e é melhor não ficar descalço.
- Jogue um pouco de água no vaso antes de utilizá-lo. Assim, você prepara a superfície, facilitando a limpeza ao terminar.
- Limpe bem os arredores do banheiro, removendo todos os dejetos.
- O papel higiênico nem sempre é disponibilizado. Caso queira usá-lo, é bom levar um rolo com você. Por conveniência e discrição, é melhor levar uma caixinha de lencinhos de papel na bolsa).
- Caso seja iniciante nos banheiros indianos, é melhor remover completamente a calça e as peças íntimas, pelo menos até se acostumar. Assim, você não corre o risco de sujar nada, e conseguirá entrar na posição adequada com mais facilidade.
- Não jogue o papel higiênico no vaso. Jogue-o no lixo.
- O banheiro é bem diferente do que estamos acostumados, mas o processo é tranquilo. Caso esteja se sentindo desconfortável, respire fundo e tente relaxar.
Publicidade
Avisos
- Proteja seus pertences ficando de olho nos bolsos ao agachar. Se possível, esvazie os bolsos antes de ir ao banheiro.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.washingtonpost.com/world/asia_pacific/india-shines-light-on-the-plight-of-the-disabled/2016/03/19/e91219aa-e57d-11e5-a9ce-681055c7a05f_story.html?utm_term=.9ec8e8ec43c9
- ↑ http://timesofindia.indiatimes.com/city/delhi/NDMC-smart-toilets-to-go-green-disabled-friendly/articleshow/50515424.cms
- ↑ https://migrationology.com/how-to-use-a-squat-toilet-like-a-pro/
- ↑ http://www.shalusharma.com/how-to-use-the-indian-squat-toilet/
- ↑ http://thestudyabroadblog.com/using-asian-toilet/
- ↑ http://gobackpacking.com/woman-guide-using-squat-toilets/
- ↑ http://www.adventuresofagoodman.com/indian-toilet-squatty-potty-photography/
- ↑ http://www.fullstopindia.com/the-indian-toilet/
Publicidade