Baixe em PDF Baixe em PDF

Um irrigador oral é um dispositivo encontrado na maioria dos consultórios de dentista e que tem ganhado popularidade também no uso doméstico. Ele é mais eficaz e fácil de usar do que o fio dental, e muitos pacientes com problemas saúde bucal causados pela falta do fio alegam que a compra do aparelho mudou a vida dele. Ao pesquisar bem e compreender como operar o irrigador, você logo terá uma nova saúde bucal!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Comprando o irrigador

Baixe em PDF
  1. Você encontrará irrigadores de diversas marcas, incluindo a original Waterpik, na maioria das lojas de departamento e na internet.
  2. Existem diversos modelos de irrigador disponíveis no mercado, cada um com um preço e funções diferentes. Pesquise bem antes de escolher um para tomar a decisão correta.
    • Os modelos de bancada são fixos e têm um reservatório maior, sendo ideais para famílias grandes.
    • Os modelos sem fio são mais livres e têm uma base maior para encher com a água. Eles são ideais para se usar em viagens, mas são menos potentes e mais difíceis de manusear.
    • Existem também modelos sem fio e à prova d'água, próprios para serem usados no banho. Como usam a pressão do chuveiro, é normal que eles sejam mais fracos.
    • Os modelos mais avançados e de luxo têm escovas de dentes sônicas que podem ser encaixadas no irrigador. É possível trocar as pontas deles, o que facilita o compartilhamento com a família. Entretanto, eles são os mais caros de todos.
    • Existem vários modelos infantis também, menores e com decorações para atrair crianças. Eles podem ser usados com pequenos com mais de seis anos de idade.
  3. O modelo padrão normalmente vem com apenas uma ponta, mas você pode comprar outras para trocar, individualmente, em pacotes ou com um aparelho de luxo. [1]
    • A ponta clássica de jato, inclusa em todos os modelos, apresenta um fluxo de água estável que é ideal para aplicação direta nas gengivas e nos dentes.
    • A ponta de escova de dentes permite que você escove os dentes ao mesmo tempo em que joga água neles, aumentando a eficácia da escovação.
    • A ponta removedora de placa é ideal para o uso em coroas, pontes e implantes.
    • A ponta ortodôntica é ideal para quem usa aparelho, pois remove a placa e as sujeiras ao redor dos braquetes e sob os arames, algo bem difícil de limpar com fio dental e só com a escovação.
    • A ponta para bolsas periodontais remove a placa profunda nessas bolsas, sendo ideal para quem sofre com periodontite crônica.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Limpando os dentes com o irrigador

Baixe em PDF
  1. Trata-se do tanque de água do aparelho, que deve ter uma tampa removível para facilitar o enchimento.
    • Use água morna. Não use água quente demais.
    • Adicione uma tampinha de enxaguante bucal com clorexidina duas vezes na semana para esterilizar o ambiente. Não use água salina, pois isso pode acabar entupindo os caninhos do irrigador.
  2. As melhores opções são a ponta de jato, a ponta de escova de dentes, a ponta removedora de placa, a ponta ortodôntica e a ponta para bolsas periodontais.
  3. Encaixe bem e trave-a no lugar, girando ou pressionando um botão. Na dúvida, consulte o manual do produto para aprender com travar a ponta.
  4. Comece pelos dentes do fundo, segurando-a de frente para eles, sem encostar neles ou na gengiva.
    • Incline-se sobre a pia para não acabar molhando o banheiro inteiro.
    • Tanto faz se vai começar por dentro ou por fora dos dentes,. O importante é limpar todas as superfícies entre eles.
  5. Deve haver um botão de ligar ou um disco para ajustar a pressão da água. Comece com a menor pressão possível, aumentando até chegar num nível confortável.
  6. Vá passando por todos os dentes, limpando-os completamente. Mire o jatinho na parte de cima do dente, na base da gengiva, e no espaço entre os dentes.
    • Passe o jato por trás e pela frente dos dentes. A ideia é passar o aparelho quatro vezes nos dentes de cima e quatro nos de baixo.
    • Passe o irrigador por cerca de dois segundos em cada dente.
    • O processo inteiro deve levar dois minutos. Caso prefira ir mais devagar, tudo bem também!
  7. Remova a água remanescente, pois se ficar no reservatório, ela pode promover o crescimento de bactérias. [2]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Solucionando problemas com um irrigador Waterpik

Baixe em PDF
  1. Cada dispositivo vem com um manual de instruções próprio. Se perder o seu, procure por uma cópia no site do fabricante. [3]
  2. O irrigador é um dispositivo elaborado composto por várias partes que podem quebrar e precisar de troca. Se for o seu caso, consulte o site do fabricante do seu irrigador para descobrir quais peças estão disponíveis para compra e saber onde comprá-las.
    • As pontas do irrigador devem ser trocadas a cada três a seis meses.
  3. Um problema comum que esse dispositivo costuma apresentar é a perda de pressão de água, mas você pode tentar consertá-lo em casa antes de trocar o aparelho. [4]
    • Verifique se a válvula do reservatório está inserida, com o domo virado para cima e o lado dentado para baixo.
    • Encha o reservatório pelo menos até a metade para manter a pressão. Verifique se a unidade está conectada a uma tomada funcional.
    • Limpe o aparelho com frequência, adicionando algumas colheres de chá de vinagre ou de um enxaguante bucal com clorexidina ao reservatório com água morna. Em seguida, esvazie o reservatório pelo cabo na pia.
  4. Esse problema é bastante comum e é uma boa ideia tentar consertá-lo por conta própria antes de apelar para a troca do produto.
    • Remova a válvula de borracha do tanque de água pressionando-a por baixo. Coloque-a sob água corrente e massageie-a com os dedos.
    • Reinstale a válvula, com o domo virado para cima e o lado dentado visível por baixo.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 26 305 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade