PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os pelos encravados aparecem quando o pelo cresce para dentro da pele em vez de para fora. Geralmente, os pelos encravam em áreas depiladas por lâmina, pinça ou cera e podem ser mais comuns em pessoas com cabelos cacheados ou crespos, já que a ondulação natural dificulta a saída do pelo. Nas mulheres, as áreas onde mais ocorrem pelos encravados são nas axilas, região pubiana e pernas. Você pode aliviar a dor de um pelo encravados reduzindo o risco de uma infecção na área e fazendo uma esfoliação para aliviar o desconforto.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo uma esfoliação

PDF download Baixe em PDF
  1. Para limpar o local e diminuir o risco de infecções, molhe uma toalhinha de algodão limpa com água morna e deixe-a sobre os pelos encravados. Deixe a toalhinha no local durante três a cinco minutos e repita de três a quatro vezes por dia. Use sempre um pano limpo para passar no pelo encravado. [1]
    • Também é possível fazer isso como uma forma de esfoliar a área, facilitando a saída do pelo.
  2. Esfoliar a área pode ajudar a soltar e remover o pelo encravado. Você pode usar ingredientes naturais, como bicarbonato de sódio e azeite de oliva, e fazer um creme para prevenir a infecção e aliviar a área. No entanto, lembre-se de fazer a esfoliação de forma bem suave.
    • Misture ½ colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 a 2 colheres de sopa de azeite de oliva e sal ou açúcar. O azeite tem propriedades antibacterianas e evitará que os pelos infeccionem.
    • Aplique o creme com um cotonete ou algodão no local onde está o pelo.
    • Use a ponta do dedo para esfregar o creme com movimentos circulares. Faça de três a cinco movimentos no sentido horário e depois no anti-horário. Enxágue a área com água morna e depois seque. Não esqueça de lavar as mãos e a toalha que você usou para secar a área para reduzir o risco de infecção.
    • Repita a esfoliação pelo menos duas vezes por dia.
  3. A aspirina pode ajudar a dissolver a pele ao redor do pelo encravado e amaciá-lo, fazendo com que ele saia mais facilmente durante a esfoliação.
    • Pegue um comprimido de 325 mg de aspirina e mergulhe-o em 1 colher de sopa de água morna. Veja se o comprimido é um modelo tradicional que pode ser dissolvido em água, e não um modelo revestido. Basta ver se a parte externa do comprimido é dura ou não.
    • Ponha de três a cinco gotas de mel na aspirina dissolvida. O mel vai agir juntamente com a acidez da aspirina para ajudar a remover os pelos encravados.
    • Aplique a mistura com um cotonete no local onde está o pelo e deixe secar. Você pode aplicar à noite e remover de manhã para dar tempo do mel secar.
    • Enxágue a área com água morna e depois seque. Repita o processo todas as noites.
  4. O chá preto pode ajudar a amolecer e remover os pelos encravados. Pegue um saco de chá preto e mergulhe-o em água morna. Coloque o saco de chá molhado em cima dos pelos encravados e deixe de cinco a dez minutos.
    • Coloque o saco de chá molhado a cada duas horas no dia que o pelo encravado aparecer. Depois do primeiro dia, faça o processo duas vezes por dia.
  5. Quando o pelo começar a amolecer e se soltar, use uma escova ou esponja esfoliante para esfregar a área suavemente até que ele saia da sua pele. Faça movimentos circulares suaves com a esponja, fazendo de três a cinco movimentos no sentido horário e depois no anti-horário.
    • Veja se o pelo encravado foi removido. Caso ele não tenha saído, repita os movimentos até ele cair. Tenha cuidado ao esfoliar a área para não correr o risco de infecção ou cicatriz.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

= Usando uma agulha esterilizada

PDF download Baixe em PDF
  1. Esterilize a agulha antes de usá-la. Apesar de espremer ou cutucar um pelo encravado poder causar uma infecção, você pode tentar remover o pelo com uma agulha esterilizada. [2] Use uma agulha de costura ou um alfinete. É possível desinfetar uma agulha facilmente com álcool isopropílico.
    • Use luvas, se possível, para não contaminar a agulha.
    • A agulha também pode ser esterilizada usando vapor ou um micro-ondas.
  2. Antes de usar a agulha esterilizada no pelo encravado, coloque um pano quente no local. Deixe por alguns minutos para que a pele ao redor do pelo fique mais macia e facilite a remoção do pelo. [3]
  3. Segure a agulha com uma mão e tente puxar a pele no sentido contrário ao pelo até que ele fique exposto. Você deve ver um pelo enrolado em si mesmo, logo abaixo da superfície da pele. Use a agulha para levantar o pelo encravado até que a sua ponta saia. Tenha muito cuidado ao fazer isso para não se ferir durante o procedimento. [4]
  4. Caso costume se depilar com lâmina, cera ou pinça, faça uma pausa e deixe a pele curar. Depilar a área vai irritar os pelos encravados e pode causar novos encravamentos na área.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando remédios

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem remédios que ajudam a limpar as células mortas, o que pode ajudar a remover os pelos encravados. Eles também podem ser uma forma de prevenção, tornando a sua pele menos propensa a apresentar pelos encravados. [5]
  2. Alguns cremes podem ajudar a reduzir a inflamação da pele, o que também pode diminuir o risco de ter um pelo encravado. [6]
  3. O médico pode receitar uma pomada antibiótica ou medicamentos antibióticos orais se a área ao redor do pelo encravado infeccionar. [7]
    Publicidade

Dicas

  • Técnicas de depilação permanentes, como depilação a laser ou eletrólise, podem diminuir a ocorrência de pelos encravados, já que elas reduzem a quantidade de pelos que crescem na área. [8]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 47 391 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade