Baixe em PDF Baixe em PDF

O cortisol é um hormônio cuja produção é estimulada pelo estresse. Ele é liberado pelas glândulas adrenais e, embora certa quantidade dele seja importante para a sobrevivência, o organismo pode produzi-lo em excesso. Quando isso acontece, a pessoa se sente ansiosa e estressada, além de apresentar uma tendência a ganhar peso. É essencial agir, caso note um ou todos esses sintomas. Reduzir a produção de cortisol não só tem um efeito positivo sobre a sua saúde geral, como pode deixá-lo mais relaxado e equilibrado.

Método 1
Método 1 de 2:

Faça mudanças em sua dieta

Baixe em PDF
  1. Corte ou elimine todas as bebidas que contenham muita cafeína, como refrigerantes, bebidas energéticas e café, pois a substância eleva os níveis de cortisol. A boa notícia é que as reações provocadas pelo cortisol ficam reduzidas nas pessoas que consomem cafeína regularmente. [1]
    • Se gostar de bebidas cafeinadas e não quiser removê-las de sua dieta, prefira bebê-las nos melhores momentos possíveis. O pico nos níveis de cortisol das pessoas geralmente é atingido entre as 8:00 e 9:00 da manhã, entre 12:00 e 13:00 e das 17:30 às 18:30. Faça suas pausas para o café por volta desses horários, como às 7:00 da manhã, às 10:00 da manhã e qualquer momento entre 13:30 e 17:00. Assim, você pode manter altos seus níveis de energia sem elevar demais o cortisol.
  2. Esse tipo de alimento, especialmente os carboidratos simples e os açúcares, elevam o cortisol. [2] Consumir muitos alimentos processados aumenta os níveis de açúcar no sangue, o que, por sua vez, provoca ansiedade. Os seguintes [3] carboidratos refinados devem ser evitados:
      • Pão branco;
      • Massas comuns (não integrais);
      • Arroz branco;
      • Balas, bolos, chocolates etc..
  3. Um estudo concluiu que uma desidratação de apenas meio litro pode elevar os níveis de cortisol. [4] Ela é problemática porque gera um círculo vicioso: o estresse provoca desidratação e a desidratação provoca estresse. Beba sempre bastante água durante o dia para reduzir as chances de ficar com o cortisol elevado.
    • Urina escura é um sinal de que você não está bebendo água suficiente. Pessoas bem hidratadas têm a urina clara, quase como a água.
  4. A ashwagandha é uma erva que ajuda a controlar os níveis de cortisol, podendo diminuir qualquer excesso. Além do mais, ela pode ser útil para o tratamento de estresse e ansiedade.
    • Converse com seu médico antes de tomar quaisquer medicamentos, especialmente se você estiver consumindo algum específico.
    • Encontre o ashwagandha na internet ou em lojas de suplementos e de produtos naturais
    • Não existem relatos de efeitos colaterais causados por esse produto.
  5. A rhodiola é um suplemento fitoterápico relacionado ao ginseng e é um remédio popular para baixar o cortisol. Sabe-se que ela aumenta a energia, ajuda a queimar gordura e reduz os níveis de cortisol.
  6. De acordo com médicos, apenas 2000 mg de óleo de peixe por dia reduz os níveis de cortisol. [5] Se não quiser tomar suplementos, você pode consumir os seguintes peixes:
    • Salmão
    • Sardinha
    • Cavala
    • Robalo
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Faça mudanças em seu estilo de vida

Baixe em PDF
  1. Diminua seus níveis de estresse . O corpo responde ao estresse através da liberação do cortisol. Seus níveis de cortisol podem sair do controle se você se estressar muito cotidianamente. Por sorte, há muitas maneiras de aliviar o estresse.
    • Pratique a consciência plena para diminuir seu estresse. Focar no agora pode ajudar você a relaxar.
    • Experimente técnicas como exercícios de respiração, visualização e escrita de diário.
    • Crie uma caixa de emergência para alívio de estresse com uma mantinha fofa, um livro inspirador, uma atividade relaxante, um pedaço de chocolate amargo e um óleo essencial aromático (como o de lavanda). Você pode incluir aí outros itens que o tranquilizem. Algumas pessoas colocariam bolas de massagem ou um coçador de costas.
  2. . Levantar e dormir sempre nos mesmos horários pode afetar bastante seus níveis de estresse e de cortisol. Seu corpo conseguirá regular melhor o cortisol quando estiver descansado. Uma boa noite de sono ajudará você a ficar mais calmo.
    • Criar uma rotina a ser seguida sempre antes de dormir pode ajudar você a cair no sono mais facilmente. Relaxe ligando o ar-condicionado, ficando confortável e fazendo alguma atividade relaxante, como ler ou escutar música. Você também pode acender um incenso aromaterápico, como o de lavanda, para se acalmar.
  3. Os cientistas descobriram que o consumo de chá preto reduziu os níveis de cortisol em um grupo de pessoas executando tarefas estressantes. [6] Assim, da próxima vez que sentir o cortisol borbulhando e ameaçando desencadear um surto de estresse, pegue uma xícara de chá preto e relaxe.
  4. A meditação ativa o nervo vago, provocando uma reação no organismo para baixar o cortisol, entre outras coisas. [7] Existem várias técnicas de meditação que vão desde respirar profundamente a mentalizar paisagens calmas. Para obter melhores resultados, pratique meditação por 30 minutos ao dia, três ou quatro vezes por semana. Após a primeira sessão você já deve perceber uma diferença significativa.
    • Sente-se em um cômodo escuro e silencioso. Permita que sua mente medite. Se precisar de ajuda para relaxar, visualize um lugar calmo e silencioso. Imagine uma sensação de relaxamento. Tente recriar essa sensação em seu corpo. Isso ajuda a aliviar a tensão muscular.
    • Feche os olhos. Respire fundo até perceber o ritmo cardíaco diminuindo. Observe a batida e os sons do seu coração quando estiver relaxado. Imagine que toda a tensão está deixando seu corpo através das pontas de seus dedos das mãos e pés. Sinta como todo o corpo libera tensão.
  5. O riso alegre pode realmente reduzir a produção de cortisol. [8] Então, procure um amigo divertido ou lembre-se de acontecimentos alegres para baixar o cortisol.
  6. Exercícios combatem o estresse, certo? Então todos os exercícios são bons para baixar o cortisol? Não necessariamente. Corrida e outros exercícios aeróbicos elevam o batimento cardíaco e, consequentemente, aumentam o cortisol.
    • Experimente Yoga ou Pilates, pois são exercícios que queimam calorias, trabalham os músculos e reduzem o cortisol também.
    • Tente fazer outros exercícios adaptativos usando o console Wii, por exemplo, para acelerar seus batimentos cardíacos sem provocar um aumento nocivo do cortisol.
    • Cuidado com o excesso! Exercício demais pode aumentar seus níveis de cortisol.
  7. Separe um tempinho todos os dias para se divertir e comprometa-se a fazer algo de legal nos seus dias de folga. Entreter-se pode ajudar você a gostar mais da sua vida, eliminar o estresse e manter os níveis de cortisol sob controle. Em dias muito cheios, tente se divertir por pelo menos 15 minutos.
    • Você poderia sair de casa para tomar um sorvete, jantar, jogar algo (como um jogo de tabuleiro) com um amigo ou com seu cônjuge, assistir a um filme, levar o cachorro para passear, montar um quebra-cabeça, brincar com seu animal de estimação ou qualquer coisa do tipo.
    • Nos finais de semana, vá à praia, jogue futebol, pratique algum outro esporte, convide amigos para jogar algo, visite um museu ou comece a frequentar aulas de alguma coisa de que goste.
  8. Está demonstrado que a musicoterapia diminui os níveis de cortisol em pacientes passando pelo exame de colonoscopia. [9] Portanto, quando estiver se sentindo estressado ou desgastado, escute música suave e deixe que ela baixe seu cortisol.
    Publicidade

Dicas

  • Se não estiver conseguindo dormir por causa dos níveis elevados de cortisol, pode ser interessante tomar pastilhas de melatonina, que regulam o sono.
Publicidade

Avisos

  • Converse com seu médico antes de tomar qualquer remédio para dormir, pois pode haver alguma interação entre medicamentos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 251 423 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade