Baixe em PDF Baixe em PDF

A febre faz parte do sistema de defesa natural do corpo humano. Uma temperatura elevada ajuda a destruir bactérias e vírus invasores, além de regular o metabolismo e os hormônios. Induzir uma febre em casa pode ser arriscado, portanto, pratique o procedimento com bastante cuidado. Você também pode considerar aumentar a temperatura padrão do corpo sem necessariamente causar uma febre, já que isso oferece os mesmos benefícios sem nenhum dos riscos. Se a temperatura interna do corpo subir para cerca de 40 ºC, existe o risco de comprometer algumas proteínas importantes. [1]

Método 1
Método 1 de 3:

Induzindo uma febre com assistência médica

Baixe em PDF
  1. Se decidiu que quer induzir uma febre, a primeira coisa a ser feita é falar com um profissional da área médica. Marque uma consulta e informe-se sobre como realizar o procedimento. Ele vai explicar sobre os prováveis benefícios e riscos de uma febre artificialmente induzida e apontar as possíveis opções. Às vezes, algum medicamente pode induzir a febre, mas isso geralmente é considerado uma reação adversa semelhante a uma reação alérgica. [2]
    • Algumas vacinas, como difteria e tétano, podem induzir uma febre. [3]
    • Os medicamente funcionam aumentando o metabolismo ou evocando uma resposta imunitária. Os remédios indutores de febre também podem causar outros sintomas.
    • Os médicos que adotam a opção podem usar a Bacillus Calmette-Guérin (BCG), uma vacina contra a tuberculose. [4]
    • Caso o médico aconselhe contra a indução da febre, ouça-o.
  2. Procure um centro médico ou centro de medicina alternativa que use a terapia de febre ativamente. Esses locais geralmente estão equipados com uma unidade de sauna infravermelha. Siga as instruções fornecidas no local ao utilizar a unidade de indução de febre. Geralmente, você será instruído a esquentar seu corpo internamente antes de usá-la. Você pode ter que beber chá de raiz de gengibre ou ingerir cápsulas de raiz de gengibre ou pimenta-caiena.
    • Antes de entrar na unidade de indução de febre, é preciso tirar a roupa e cobrir a pele com uma fórmula de ervas, geralmente à base de gengibre.
    • Use algumas toalhas para se enrolar e entre na unidade. Uma sessão padrão geralmente dura 60 minutos, mas se você não apresentar reações negativas, ela pode durar de duas a três horas.
    • É preciso beber um pouco de água durante o processo, especialmente em sessões mais demoradas.
    • Se você não suar durante ou 10 primeiros minutos ou sofrer alguma reação negativa, a sessão vai acabar mais cedo.
    • Após uma sessão bem-sucedida, você precisa tomar um banho de temperatura morna a fria para fechar os poros. [5]
  3. Como ainda existem debates científicos em relação aos possíveis benefícios da febre, alguns médicos recomendam um limite para aos supressores de febre, como a aspirina. Ao usar esses medicamentos com discrição, você permite que uma febre moderada siga seu curso, o que pode acionar o sistema de defesas imunológicas do corpo.
    • O hormônio pirogênio endógeno viaja ao cérebro e induz o aumento da temperatura corporal.
    • Contrações musculares rápidas também podem ocorrer, o que vai produzir calor. Os nervos podem contrair os vasos sanguíneos periféricos, resultando em uma redução da perda de calor para o ambiente.
    • Os tecidos do corpo podem ser rompidos para produzirem calor.
    • A sensação de frio pode fazê-lo querer usar camadas extras de roupas e consumir bebidas quentes para ajudar a aumentar a temperatura. [6]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Aumentando a temperatura do corpo em casa

Baixe em PDF
  1. Também conhecida como "banho de sobreaquecimento", a técnica centenária funciona estimulando a resposta imunológica natural do corpo. [7] O banho pode ser em casa, mas você precisará de uma banheira. Antes do banho, tome uma ou duas xícaras de chá de ervas, como gengibre, erva-cidreira ou hortelã. Caso tenha problemas de coração, adicione algumas gotas de crataegus ao chá para reduzir os possíveis riscos do banho quente.
    • Encha a banheira com água quente. Mantenha a temperatura entre 36ºC e 37ºC.
    • Submerja todo o corpo. Caso não consiga entrar com o corpo todo na banheira, dobre os joelhos para que a cabeça fique submersa na água. A boca e o nariz devem ficar para fora para que você possa respirar normalmente.
    • Não permita que a temperatura da água caia durante o processo. Adicione mais água, conforme necessário, para manter o calor. Permita que ela alcance a temperatura de 28ºC a cada nova adição.
    • Fique na banheira por cerca de meia hora. Caso sinta tontura ou fraqueza, peça ajuda para outra pessoa para sair da banheira. [8]
  2. Além do banho Schlenz tradicional, existem outras terapias de banho quente que pode induzir a febre. Uma das técnicas, que acreditam ter qualidades de combate ao câncer, exige que você entre em uma banheira com água o mais quente que você possa tolerar de forma confortável. Cuidado para não se queimar. Adicione 1 kg de sais de Epsom. Mergulhe o corpo na água o máximo que puder. Fique na banheira por cerca de 20 a 25 minutos, adicionando mais água quente quando necessário para manter uma fonte de calor constante. Beba chá de raiz de gengibre durante o banho para aquecer o interior do corpo, já que o exterior está sendo aquecido pela água.
    • Tenha cuidado ao sair da banheira. Se estiver fraco ou tonto, peça ajuda para alguém.
    • Seque-se naturalmente em vez de usar uma toalha.
    • Cubra a cama com um plástico para que possa deitar sem molhá-la, cobrindo-se com o máximo de cobertores possíveis.
    • Fique assim por um período de três a oito horas. Você vai suar bastante, mas deve ficar na cama até a febre passar.
    • Geralmente, a febre passar depois de seis a oito horas.
    • É possível repetir o processo uma vez por semana por seis a oito semanas. [9]
  3. Essa meditação é utilizada pelos monges tibetanos, e ela é uma forma de aumentar a temperatura corporal, com chances de induzir a febre. Algumas análises científicas afirmaram que a meditação tummo pode ajudar a elevar a temperatura do corpo próxima à temperatura de uma febre suave ou moderada. O aumento da temperatura do corpo foi observado durante o elemento da meditação conhecido como "respiração de vaso". O período de tempo pelo qual a temperatura pode ser mantida parece depender do elemento neurocognitivo (visualização meditativa) da meditação. [10]
    • Encontre um especialista e peça que ele guie você por essa prática.
    • A técnica "respiração de vaso" pode ser praticada em casa para ajudar a regular a temperatura do corpo. [11]
    • Para realizá-la, inspire o ar e, em seguida, expire cerca de 85% dele. Essa respiração ajuda a criar uma forma de vaso no abdome inferior.
    • Ela pode ser realizada junto com visualizações, como imaginar chamas passando pela coluna vertebral. [12]
  4. O exercício e a atividade física extenuante aumentam a temperatura corporal. Realizar exercícios intensos em um dia quente ou usar várias camadas de roupa, fazem com que o corpo tenha dificuldade em esfriar e perder calor. A temperatura interior pode aumentar em alguns graus. [13] Tome cuidado ao realizar exercícios para não induzir diversas enfermidades relacionadas ao calor, incluindo cãibras e exaustão.
    • Alguns atletas vão correr com peso extra para perder mais peso. Outros, como lutadores, fazem sauna para desidratar. Não é saudável fazê-lo para essa finalidade se você não tiver uma luta, pois o peso de água sempre retornará ao seu corpo.
    • Consuma bastante líquido para evitar uma desidratação.
    • Esteja ciente dos sintomas das enfermidades relacionadas ao calor, como tontura, náusea, problemas com o pulso cardíaco e dificuldades visuais.
    • Ao sofrer qualquer um desses sintomas, pare imediatamente o exercício e esfrie o corpo para se recuperar deles. [14]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Ingerindo alimentos que aumentam a temperatura corporal

Baixe em PDF
  1. Uma porção de arroz integral em cada refeição, ou pelo menos no jantar, pode aumentar a temperatura do corpo em uma questão de dias. Como um carboidrato complexo, o arroz integral desafia o sistema digestivo. O trabalho extra que o sistema realiza no processo da digestão esquenta o interior do corpo. Observe que nem todos os grãos integrais, como quinoa e trigo sarraceno, podem causar um efeito parecido. [15]
  2. Tomar uma porção de sorvete diariamente pode aumentar gradualmente a temperatura interna do corpo por um período de várias semanas. O choque de frio causado força o corpo a se aquecer para evitar que a temperatura caia. Além disso, alimentos quem contêm gordura, proteína e carboidratos aquecem mais o corpo ao passo em que são digeridos.
    • A gordura se move vagarosamente pelo sistema digestivo, forçando o corpo a se aquecer para trabalhar mais. [16]
  3. Adicione 1/4 de colher de chá de pimenta-caiena à alimentação diária. Se o calor for grande demais para lidar em uma só dose, divida essa quantidade em mais duas ou mais refeições. A pimenta-caiena contém um composto químico bastante quente conhecido como capsaicina. Esse composto é responsável pela explosão inicial de calor que você sente ao ingeri-la, mas não é essa explosão que é responsável pela alteração da temperatura do corpo.
    • O processo digestivo que o corpo sofre para processar a capsaicina é o que causa o aumento na temperatura corporal.
    • Embora não seja certo, as pimentas jalapeño e habanero podem ter um efeito semelhante. [17]
  4. Ele é um triglicerídeo que ajuda a subir a temperatura corporal e acelerar o metabolismo. Tal processo induz a perda de peso. Isso ocorre porque ele obriga o organismo a usar mais energia em vez de armazenar em gordura. Tal processo é muito benéfico para os que têm problemas de tireoide. Além disso, o óleo de coco possui propriedades antivirais e ajuda a estabilizar o nível de glicoseno sangue, o que significa que é ótimo para diabéticos.</ref>
  5. O amendoim é uma boa fonte de proteínas e ácidos graxos. Ele também contém a vitamina B3 responsável pela respiração e metabolismo celular. Quando consumido, tal vitamina causa o aumento da temperatura corporal. Além disso, o amendoim é rico em antioxidantes e pode melhorar o funcionamento do sistema circulatório. [18]
  6. Comer pedações de gengibre pode causar um leve aumento à temperatura do corpo. Caso prefira, prepare um chá fervendo pequenos pedaços em água por cinco a dez minutos. O gengibre aumenta a atividade digestiva, o que causa aumento na temperatura corporal.
    • Outras raízes também podem ajudar. Uma alternativa ao gengibre é a cenoura, beterraba e batata-doce. [19]
    Publicidade

Avisos

  • Mesmo que planeje um tratamento caseiro, consulte um médico antes de induzir uma febre, principalmente ao apresentar condições de saúdes que podem afetar o coração, sistema digestivo ou sistema imunológico.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 355 321 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade