Baixe em PDF Baixe em PDF

Telescópios captam luz e criam a maioria das espetaculares experiências visuais. A emoção de observar galáxias distantes, aglomerados de estrelas brilhantes, nebulosas únicas, os planetas do sistema solar e as características lunares é quase indescritível.

Método 1
Método 1 de 3:

Adquirindo um telescópio

Baixe em PDF
  1. Telescópios diferentes são melhores para diferentes tipos de visualização. Na verdade, há três tipos básicos: refrator, refletor e catadióptrico. Qual deles você vai escolher será baseado no que deseja observar, onde está e assim por diante. [1]
    • O refrator, basicamente, tem um tubo longo e fino com uma lente objetiva na frente, que coleta e concentra a luz. Ele é o melhor para ver a lua e os planetas, geralmente dando uma imagem agradável e vívida. É bom pra levar em viagens e não precisa de muita manutenção. Infelizmente, com ele é muito difícil ver objetos fracos, como galáxias e nebulosas.
    • O refletor usa um grande espelho côncavo em vez de uma lente, com o objetivo de acumular e focar na luz. Este é um dos melhores telescópios para iniciantes, e geralmente tem uma visibilidade muito boa, embora a água tenda a se condensar na ótica dele, o que pode ser irritante. Além disso, você não pode visualizar objetos terrestres com ele.
    • O catadióptrico é um telescópio composto, combinando tanto lentes quanto espelhos. Eles são bons telescópios fotográficos, e são muito mais fáceis de transportar do que o refletor. Tendem a ser mais versáteis, mas geralmente são mais caros do que os outros tipos. [2]
  2. Você precisará de diferentes níveis de potência considerando onde está. Se estiver em uma área onde a poluição luminosa é menor ou maior, em um local onde chove mais, etc.
    • Se você quiser observar pássaros (por exemplo) com o seu telescópio, é melhor não escolher o do tipo refletor, porque ele não mostrará objetos terrestres.
    • Se estiver em um lugar onde cai orvalho frequentemente, e pensa em usar seu telescópio à noite, precisará considerar se escolher um refrator ou catadióptrico pode ser sua melhor opção.
  3. Objetos como os planetas, a lua e as estrelas mais próximas precisam uma potência alta, bom contraste e resolução nítida em um telescópio. Assim, se é para isso que você quer olhar, sua melhor aposta é pegar um refrator ou um refletor. Se estiver olhando para objetos fracos, como galáxias e nebulosas, vai precisar de uma abertura maior, então escolha um telescópio refletor grande.
  4. As pessoas geralmente têm a impressão equivocada de que mais potência automaticamente significa maior resolução e melhor visualização, mas na verdade não é assim. A potência mais alta simplesmente dilui o brilho da imagem e amplifica qualquer desfocagem. [3]
    • Para qualquer telescópio, a quantidade máxima de ampliação é igual à potência de 50 por polegada de abertura. Assim, digamos que você tenha um refletor de 6 polegadas. A potência de 300 é tão alto quanto você deve atingir (para um de 3 polegadas, seria cerca de 150).
    • Mesmo se você estiver usando uma lente Barlow, ampliar muito apenas resultará em uma imagem borrada. A imagem do telescópio só pode ser ampliada até certo ponto.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Entendendo seu telescópio

Baixe em PDF
  1. Geralmente, ele está preso na lateral do telescópio. Ele exibe mais do céu do que o próprio escopo. Por exemplo, um telescópio com potência de 50 cobre uma área tão pequena quanto a unha do seu dedo mindinho, enquanto um buscador de 8x, uma área com quase o tamanho de uma bola de golfe. [4]
  2. Os telescópios normalmente vêm em dois tipos: equatorial ou altazimute. Você precisará saber qual tipo tem para que possa aprender a operá-lo. [5]
    • A montagem altazimute opera para cima, para baixo e para os lados, facilitando que iniciantes o manuseiem. Ela é mais simples do que o telescópio equatorial.
    • A montagem equatorial oscila pelo Norte e Sul, Leste e Oeste celestiais. O eixo polar (que é a parte rotativa mais próxima da base do telescópio) precisa ser alinhada à Polaris, a Estrela Polar. Ele então seguirá o movimento do céu ao redor deste ponto, movendo-se de leste a oeste (como as estrelas se movem).
    • É preciso mais tempo para se acostumar com a montagem equatorial, pois cada vez que você quiser olhar para uma estrela ou planeta diferente, terá que desbloquear o eixo e mirar no corpo celeste usando o buscador, bloqueando-o uma vez que tenha a localização geral. Dali, você usará os controles do cabo de movimento lento ou do cabo para fazer movimentos menores. A montagem equatorial geralmente é considerada mais útil.
  3. Você precisará ter certeza de que as três pernas de seu telescópio estão devidamente niveladas, caso contrário, ele poderá cair e ser danificado. Quando estiver pesquisando locais, sempre procure por lugares que tenham uma área plana e nivelada para o seu telescópio.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Analisando o céu

Baixe em PDF
  1. Antes de começar a marchar pela escuridão com seu telescópio caro, você precisará descobrir o que está procurando. Talvez queira ter um vislumbre da lua ou conferir os planetas. Talvez esteja interessado em uma chuva de meteoros. Você precisará descobrir o horário, lugar, clima, etc.
    • Se estiver tentando observar as estrelas, por exemplo, saia em uma noite em que a luz do luar não o leve muito longe.
    • Procure em livros sobre estrelas e constelações. Eles dirão quando são os melhores horários de visualização e quando os planetas são mais fáceis de serem vistos.
    • Examine cartas celestes, de modo que quando você estiver no escuro, saiba para onde apontar seu telescópio.
    • Treine seu olho. Para isso, faça esboços da lua e dos planetas. Você não precisa ser um grande artista para capturá-los com a maior precisão possível. Isso o ajudará a olhar mais atentamente para o céu e a observar os detalhes.
  2. Você precisará escolhê-lo com cuidado uma vez que tenha decidido o que está procurando e onde esse corpo celeste estará. Ele deverá ser acessível à noite e ter um lugar com terreno plano e sólido para o tripé do seu telescópio.
    • Você precisará considerar a poluição luminosa. Por exemplo, se estiver em uma cidade grande, subir em um telhado alto (contanto que seja seguro), pode te afastar do pior da poluição luminosa, e permitir que você veja mais nitidamente.
    • Tente e evite pavimentos e calçadas de asfalto e concreto. Os passos em um pavimento podem causar vibrações na imagem. Calçadas de asfalto e concreto podem criar problemas térmicos em seu telescópio.
  3. Você precisará praticar o ajuste do seu telescópio e apontar para a parte correta do céu antes de começar a se divertir por aí à noite. Caso contrário, é muito fácil perder peças dele e esquecer como fazer algo.
    • Para isso e para usar a menor potência ocular, aponte o escopo principal para algo a cerca de 100 feet (30.5 m) de distância, como uma árvore (mas não o sol!). Centralize o objeto em sua mira e garanta que esteja claro. Troque para uma ocular de maior potência e tente novamente.
  4. Ao ter sua grande noite com as estrelas, vista-se adequadamente. Se for fazer frio, tenha certeza de vestir as roupas certas e leve junto uma lata com algo quente. [6]
    Publicidade

Dicas

  • A ocular controla a ampliação do telescópio. Algumas oculares seletas contribuem de forma significativa com a criação de sessões extraordinárias de visualização. Primeiro, use a de menor potência (aquela com o número de comprimento focal maior nela, por exemplo, 25 mm), para facilitar a localização de objetos.
  • Familiarize-se com o ajuste e operação do telescópio. Isso é feito mais facilmente durante o dia, no conforto de sua casa. Além disso, enquanto ele ainda estiver fora da luz, garanta que o escopo localizador da mira esteja virado para o mesmo ponto que o tubo principal. Use um objeto distante, como a ponta de um poste, para verificar o alinhamento. Ajuste o escopo localizador quando necessário, pois ele é essencial para localizar objetos. É frio depois do pôr-do-sol, e este não é o momento de se enrolar com o manual do usuário.
  • Segurança pessoal deve ser uma consideração primária. Tenha a permissão dos proprietários dos imóveis para evitar acusações de invasão de propriedade. Ainda, considere a vida selvagem local e tome as devidas precauções para evitar perturbá-la.
  • Vista-se para o sucesso. As noites podem ficar frias, até mesmo absolutamente frias depois do pôr-do-sol. Vista camadas de roupas adequadas para a estação e para tornar sua sessão de visualização o mais confortável possível.
Publicidade

Avisos

  • Nunca aponte o telescópio para o sol. Mesmo se você tiver um filtro solar, o vidro escuro pode quebrar e destruir sua visão.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Mapas de estrelas ajudam a localizar um item nos céus
  • O telescópio e os acessórios necessários
  • Lanches e bebidas quentes para esquentar as noites frias
  • Agasalhos (se estiver frio)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 59 422 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade