Baixe em PDF Baixe em PDF

Muitos astrônomos amadores e até mesmo veteranos afirmam que Saturno é o mais belo ponto de luz em nossa esfera celestial. É incrível observar o planeta real depois de tanto ver sua versão cartunesca. Não é o planeta mais fácil de achar em um céu noturno repleto de estrelas bonitas. Porém, aprender sobre a órbita de Saturno vai ajudá-lo a encontrar boas condições visuais e a antecipar sua posição, tornando a localização do planeta uma tarefa bem mais fácil. Veja o passo 1 para maiores informações.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Aprendendo sobre a órbita de Saturno

Baixe em PDF
  1. A Terra gira em torno do Sol uma vez por ano, enquanto que Saturno leva cerca de vinte e nove anos e meio para isso. O planeta é visível por pelo menos uma parte de cada ano, quanto a Terra passa entre ele e o Sol. [1] Dependendo da época do ano e da relação entre os planetas, Saturno pode estar mais fácil ou mais difícil de localizar no céu noturno.
  2. É difícil localizar Saturno se você está simplesmente apontando seu telescópio para o céu e procurando às cegas. Você precisa saber onde procurar, bem como o que procurar. Consulte um mapa estelar que mostre o caminho que Saturno percorrerá e escolha uma ocasião em que ele estará o mais próximo possível de uma constelação reconhecível. [2]
    • A partir de 2014, Saturno pode ser visto próximo à constelação de Libra, movendo-se para as proximidades de Escorpião no decorrer do ano. Em maio de 2015, Saturno vai retroceder, movendo-se do Leste para o Oeste, de volta a Libra. Essa pode ser uma oportunidade de ouro para encontrar o planeta.
    • Pelos próximos dez anos, Saturno vai se mover continuamente para o Leste, no céu do hemisfério Norte, em direção a Capricórnio.
    • Durante um período de 2017, Saturno ficará visível para observadores da Terra, pois ficará bem próximo do Sol.
  3. Esta oposição refere-se ao ponto projetado em que Saturno estará mais perto da Terra e mais brilhante. Isso ocorre uma vez a cada 378 dias. Durante esse período de oposição, Saturno estará ao Sul no hemisfério Norte e ao Norte no hemisfério Sul, mais visível por volta da meia noite, horário local. As datas das oposições, de 2014 a 2022, são:
    • 10 de Maio de 2014;
    • 23 de Maio de 2015;
    • 3 de Junho de 2016;
    • 15 de Junho de 2017;
    • 27 de Junho de 2018;
    • 9 de Julho de 2019;
    • 20 de Julho de 2020;
    • 2 de Agosto de 2021;
    • 14 de Agosto de 2022.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Localizando Saturno

Baixe em PDF
  1. Quando você já tiver uma boa noção da trajetória de Saturno, precisará primeiramente encontrar uma constelação para usar como ponto focal, do qual começar a procura. Basicamente, você precisará se familiarizar com essa constelação mais próxima e usar um mapa estelar para descobrir a posição exata de Saturno, de forma a saber onde procurar.
    • Em 2014, essa constelação será Libra, enquanto que em Janeiro de 2016 o planeta estará diretamente ao norte da estrela Antares da constelação de Escorpião. Você pode conferir a trajetória de Saturno aqui: http://www.nakedeyeplanets.com/saturn.htm
    • Se você está observando em uma data de oposição, mire seu telescópio para o Sul.
  2. Saturno aparecerá tipicamente em um tom amarelo-dourado e não vai brilhar como as outras estrelas. Como Saturno é um planeta, pode não estar tão brilhante ou perceptível quanto algumas estrelas, pois não possui luz própria. Use sua constelação como ponto de referência e procure pela diferença de cor.
  3. Embora Saturno seja visível a olho nu, seria uma lástima encontrá-lo e não ser capaz de apreciar seus anéis característicos, visíveis com qualquer telescópio básico. Usar um telescópio torna o trabalho muito mais simples, pois assim Saturno apresentará um formato distinto de outros corpos celestes.
    • Se você possui um telescópio potente com um filtro amarelo poderá ser capaz de isolar a luz específica de Saturno, tornando-o mais fácil e agradável de ver.
  4. O planeta estará escurecido pelas sombras dos anéis, assumindo uma aparência quase tridimensional e uma qualidade oblonga quando visto pelo telescópio.
  5. Se você possui um telescópio bom o bastante para ver os anéis, vai perceber que eles parecem achatados, mas dão ao planeta uma aparência mais arredondada e com aspecto de mármore. Você também pode ser capaz de diferenciar os cinturões A (exterior) e B (interior) do planeta, o que provavelmente será a parte mais legal.
  6. Além dos famosos anéis, Saturno também é notável pela presença de diversas luas, muitas vistas à frente do planeta se as condições forem adequadas e se você estiver usando um telescópio potente o bastante. Existe até mesmo um app para isso. [3]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Observando da forma correta

Baixe em PDF
  1. Você não precisa iniciar à procura de algo em particular, mas isso pode ajudar a desenvolver noções básicas sobre constelações e mapas estelares.
  2. Se você vive em ambiente urbano, é importante afastar-se da poluição leve que torna boa parte do céu noturno invisível até mesmo para alguns telescópios medianos ou binóculos. Encontre um bom local para observações ou junte-se a outros astrônomos amadores de sua cidade para obter dicas sobre viagens ou clubes dos quais você pode participar.
  3. Não há nada mais frustrante do que juntar todo o seu equipamento, verificar seus mapas estelares, empacotar seus lanches e então... puf! As nuvens aparecem. Escolha uma noite com boas condições climáticas e céu relativamente limpo. Mantenha-se atento aos padrões climáticos durante a época do ano em que você espera encontrar constelações ou planetas.
  4. Os binóculos são uma forma fácil de iniciar-se como astrônomo amador. Se você não tem acesso a um telescópio, use qualquer par velho de binóculos. Eles são fáceis de usar e muitas vezes tão bons quanto telescópios baratos.
    • Quando você já se sentir confortável achando coisas no céu noturno e quiser elevar um pouco o nível, considere investir em um telescópio de boa qualidade. Você pode dividir os custos de um bom telescópio com outros astrônomos, compartilhando o seu uso.
    • Para observar Saturno, um telescópio básico deve ser mais do que suficiente para um principiante. Se você quer algo bacana, os telescópios da marca NexStar custam na faixa de R$ 2.000,00 e localizam objetos no céu a partir de programações inseridas pelo usuário. Já um Schmidt Cassegrain profissional custa em torno de R$ 3.000,00. Compre algo que combine com seu orçamento e com seu nível de comprometimento.
  5. Os astrônomos são grandes entusiastas, geralmente ávidos por compartilhar conhecimentos. Não há nada que substitua o aprendizado com pessoas experientes, especialmente se você está interessado em encontrar um objeto no céu que possui diversas variáveis, como é o caso de Saturno.
    • Olhe seu calendário e planeje uma visita durante um período rico em observações ou quando houver algo que você tenha interesse em ver. Em seguida empregue as técnicas e os conselhos que você obtiver em suas futuras observações.
    Publicidade

Dicas

  • Pesquise “Saturno visão a olho nu”, no Google, e clique em Imagens, para obter fotos do planeta.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 70 707 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade