Baixe em PDF Baixe em PDF

Um eclipse é, resumidamente, um objeto que passa pela sombra de outro. Ver um eclipse é uma experiência maravilhosa, no mundo inteiro milhões de pessoas se empenham em vê-los. Embora a maioria prefira ver um eclipse solar, o lunar também é um espetáculo para os amantes dos astros. Palavras e imagens nunca conseguirão descrever a experiência de testemunhar um eclipse com os próprios olhos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Observando um eclipse solar

Baixe em PDF
  1. O eclipse solar acontece quando a Lua bloqueia a luz solar e a impede de chegar à Terra, resultado de um alinhamento natural entre os três. [1] A umbra é um pedaço da Terra coberto pela sombra da Lua e a penumbra é a parte fora dessa área. Dependendo de onde você estiver, o eclipse pode ser total ou parcial.
    • O tempo total de um eclipse vai de segundos a sete minutos e meio, à medida em que a umbra cobre todo o percurso. Além disso, existem também os eclipses anulares, quando a Lua passa pelo Sol sem cobri-lo completamente por estar em seu apogeu, ou o ponto mais distante de sua órbita. [2]
    • O eclipse solar total acontece porque o Sol está 400 vezes mais distante do que a Lua e é 400 vezes maior do que ela também; isso faz com que eles pareçam ter o mesmo tamanho da nossa perspectiva. [3]
  2. Olhar diretamente para o eclipse pode danificar permanentemente a visão. Por isso, para a segurança de todos, informe o máximo de pessoas que puder sobre os procedimentos corretos. Nunca observe um eclipse através das lentes de um binóculo, telescópio , qualquer tipo de óculos, óculos escuros, vidros fumê, filtros polarizantes ou filme fotográfico colorido, pois nenhum deles protege bem os olhos. [4] [5]
    • As ondas de luz que são visíveis ao olho humano são bloqueadas por esses objetos, mas são os raios invisíveis que passam por eles e lesionam os olhos. Os raios infravermelho e ultravioleta penetram esses materiais e causam tanto dano quanto os raios visíveis.
  3. É muito fácil fazer um projetor pinhole (que se fala “pinrrôl” e quer dizer “buraco de agulha”); na realidade, esse é o método mais confiável e acessível para ver um eclipse em segurança. São necessários materiais como cartolina ou papel-cartão. O problema dessa técnica é que a imagem produzida é muito pequena, mas essa é a maneira ideal de mostrá-lo para crianças, que aproveitarão o processo de fazer o projetor também. [6]
    • Faça um buraco pequeno com um alfinete no centro da cartolina que ficará em sua mão e coloque outro pedaço no chão, para servir de tela para a projeção.
    • Fique de costas para o Sol, segure a cartolina a alguns centímetros do chão, acima ou ao lado do seu ombro, tomando cuidado para a sua cabeça não cobrir o furo. Segure-a na direção entre o Sol e a cartolina que está no chão.
    • Quando seu projetor estiver devidamente alinhado, será possível ver um círculo perfeito na cartolina do chão, embora as bordas provavelmente fiquem um pouco desfocadas. Para ajustar o foco, tente afastar e aproximar a cartolina furada da que está servindo de tela.
    • Em eclipses parciais o círculo vira uma crescente, mas em eclipses totais, vê-se um O bem definido.
    • Outra opção é usar uma câmera pinhole .
  4. Se preferir olhar o eclipse diretamente em vez de usar um projetor pinhole , use um filtro para proteger seus olhos. Só é possível olhar um eclipse diretamente se ele for total, mas somente um especialista sabe dizer o momento certo de usar o filtro para proteger os olhos, que é imediatamente antes do Sol reaparecer. [7]
    • A maioria dos eclipses é parcial e os observadores costumam ser amadores. Mesmo que 99,9% do Sol esteja coberto, esse 0,01% de raio de Sol já danifica a visão; dessa forma, prefira usar um filtro fotográfico para proteger os olhos. Eles são vendidos para câmeras, binóculos ou telescópios.
    • Antes de comprar esse acessório para um telescópio ou binóculo, é fundamental saber o modelo e a marca do seu equipamento, para comprar peças compatíveis. Usar os filtros errados pode causar danos permanentes ao seus olhos.
  5. É possível projetar a imagem do evento pelas lentes do binóculo ou telescópio e aproveitá-la com segurança. Lembre-se de que esses equipamentos só devem ser usados para projetar o eclipse, nunca olhe através das lentes (a não ser com filtros). [8]
    • Cubra as lentes frontais ou traseiras do binóculo com uma cartolina ou com as próprias tampas das lentes.
    • Fique de costas para o Sol, segure o binóculo com uma mão e direcione-o para o eclipse. As lentes descobertas captarão a imagem. Use a sombra do binóculo como referência para alinhá-lo melhor.
    • Observe a imagem projetada em uma parede ou tela. Você pode segurar um pedaço grande de papel com sua mão livre a cerca de 30 cm de distância do equipamento. Mova o binóculo até a imagem aparecer; quanto mais longe o binóculo e o papel ficarem um do outro, maior será a imagem.
    • Quando dominar esse método, use um tripé para fixar o binóculo ou apoie-o a uma cadeira ou mesa, para que a imagem fique mais nítida.
    • Caso queira fazer isso para observar o Sol fora de um eclipse, tire o binóculo do sol constantemente, para evitar que o calor o danifique; deixe-o esfriar por alguns minutos antes de começar novamente.
  6. Um óculos de solda com tonalidade 14 é barato, pode ser comprado pela internet e é ótimo para observar eclipses. Não os tire em nenhum momento. [9]
    • Ele também pode ser usado como filtro nas lentes frontais do binóculo, cobrindo todas as lentes fora de uso.
  7. Existem alguns tipos especiais de filtro que podem ser encaixados diretamente no telescópio ou binóculo. Essa é uma solução um tanto cara, mas mas existem versões mais baratas que protegem os olhos do mesmo jeito. Antes de comprar e instalar esse acessório, leia as informações abaixo com atenção: [10]
    • Verifique se o filtro realmente é “solar”; filtros comuns não farão a menor diferença com os raios solares e não protegerão seus olhos.
    • Ele precisa ser da mesma marca e modelo que seu equipamento. Compre seus acessórios de vendedores autorizados e, se desconfiar da qualidade, não os leve. Caso já tenha comprado, não o use e leve-o para um planetário ou especialista em astronomia para conseguir um parecer.
    • Observe a superfície do filtro antes de instalá-lo. Se o mylar estiver furado ou rasgado em algum ponto, não utilize o filtro.
    • O filtro deve ficar fixo no lugar. Use uma fita adesiva quando ele estiver encaixado, para que fique bem preso.
    • Não use filtros rosqueáveis na extremidade traseira do binóculo. A luz intensificada pode queimar ou rachar o filtro, potencializando o calor do Sol; a menor brecha do filtro pode causar lesões sérias em seus olhos. Use filtros solares somente nas lentes frontais.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Observando um eclipse lunar

Baixe em PDF
  1. Eles são mais esporádicos do que os eclipses totais do Sol. Em geral, os eclipses lunares parciais ocorrem duas vezes por ano, mas um eclipse total só ocorre uma vez a cada dois ou três anos. Isso acontece quando a lua cheia invade a sombra da Terra, ficando alaranjada ou vermelha; esse fenômeno também é chamado de “lua de sangue”. [11]
    • Um eclipse total da Lua pode durar até uma hora e quarenta minutos, mas um parcial pode durar até seis horas se adicionado o tempo total que ela leva para atravessar a penumbra.
    • Assim como os eclipses solares, os lunares também dependem do alinhamento entre a Lua, o Sol e a Terra.
  2. O eclipse lunar só acontece durante a lua cheia, momento em que ela está totalmente alinhada com a Terra e o Sol, com a sombra da Terra cobrindo a Lua completamente. Para ver o evento todo, você terá que ficar acordado até tarde, já que a Lua pode levar horas para sair da sombra da Terra. [12]
    • A noite deve estar clara e límpida para resultados melhores.
  3. Os eclipses lunares são seguros para os olhos, pois a Lua não brilha como o Sol. Na realidade, trata-se de uma projeção do Sol na Lua. [13] Em outras palavras, não é necessário usar nenhum tipo de filtro ou equipamento específico. [14]
    • Além disso, você pode olhar para a Lua através de um binóculo ou telescópio.
    • Leia este artigo se quiser fotografar um eclipse lunar.
  4. Como o eclipse lunar acontece à noite, o clima ficará mais frio. Use roupas quentes e prepare uma garrafa térmica com chocolate quente. Leve também algo confortável para sentar, pois você passará ao menos uma hora sentado.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Preparando-se para ver um eclipse

Baixe em PDF
  1. Sem essas informações, será muito mais difícil vê-lo. Use a internet, pesquise no Google e procure atualizações em sites confiáveis sobre o assunto. Livros e outras publicações sobre o assunto também pode ser úteis. Veja os seguintes sites:
    • Site sobre eclipses da NASA . Ele traz atualizações sobre eclipses lunares e solares, além de mapas desenvolvidos por eles para 2020 e para 2040 .
    • Seus sites favoritos sobre novidades científicas e astronomia podem ter informações e datas dos próximos eclipses.
  2. Alguns aspectos climáticos, como tempestades e nuvens densas, dificultam a visão do fenômeno. Caso seja inverno e o eclipse seja lunar, agasalhe-se. [15]
  3. Isso não é necessário se você ficar no seu próprio quintal, mas se quiser ir para um lugar mais afastado e com uma vista mais clara, visite-o antes para saber como é o terreno, onde estacionará o carro, se é possível que mais pessoas estejam lá no dia, etc. Eis algumas características para se levar em conta na hora de se decidir pelo local:
    • A vista. Escolha um lugar com uma boa visão do horizonte e que lhe permita ver as sombras se aproximando ou afastando.
    • Conforto. Observe se há banheiros públicos, pontos com sombra, etc.
    • Acessibilidade. O ideal é que o lugar seja fácil de chegar, estacionar e se locomover.
    • Familiaridade. Outro aspecto as se considerar são as chances de uma porção de turistas chegar. Se o lugar é acessível por transporte público, tem estacionamento para vans e sempre tem alguém postando fotos de lá no Twitter ou Facebook, talvez seja uma ideia melhor procurar um lugar mais reservado. Pesquise entre seus amigos se alguém tem uma chácara, sítio ou propriedade desse tipo no interior e peça para visitá-la no dia do eclipse. Aliás, convide seu amigo para ir junto!
    Publicidade

Dicas

  • Se não conseguir assistir o eclipse ao ar livre, tente vê-lo pela NASA TV.
  • Óculos específicos para ver eclipses não são aconselhados, a menos que tenham o selo do Inmetro. A qualidade desses artigos não é confiável, prefira um dos métodos descritos neste artigo.
Publicidade

Avisos

  • Tome cuidado com o binóculo ou telescópio, não os deixe largados para que um desavisado olhe para o Sol através deles. Sempre fique perto de seu equipamento e, se precisar, deixe um aviso grudado; guarde-o se precisar se ausentar.
  • Observar um eclipse requer atenção à segurança; além dos cuidados para não danificar a visão, ficar olhando distraído para o céu pode deixá-lo suscetível a um assalto e situações do gênero. Caso você saiba que a região em que está é violenta, tenha cuidado redobrado e não vá sozinho.
  • Quanto maior o telescópio, maiores serão as chances de ele ser danificado se usado como projetor, principalmente se muito exposto à luz do sol. O calor da imagem gerada pelo Sol é intenso demais, prefira usar um telescópio mais simples, com lentes refratoras ou um refletor newtoniano para essa finalidade.
  • Vá acompanhado de amigos e pessoas que conheça, cuidado com o ambiente em que estiver durante o eclipse. Além disso, tome muito cuidado se for para uma região selvagem ou inóspita, fique atento a pessoas dirigindo agressivamente, mantenha o carro trancado e pertences de valor guardados se o lugar estiver cheio de gente.
  • Durante o eclipse, fique de olho nas crianças e não as deixe sozinhas perto do equipamento.
  • Lembre-se das lições de papai; não olhe diretamente para o Sol, ou ficará cego. Bem, ele estava coberto de razão.
  • Cuidado com as espécies selvagens. Os animais podem ficar confusos durante um eclipse lunar ou solar e os barulhos que eles podem fazer deixam qualquer um angustiado.
  • Se você é afácico (ou seja, se teve uma catarata ou trauma no olho que tenha resultado na remoção do cristalino) você precisa usar um filtro fotográfico apropriado para garantir sua segurança durante um eclipse. [16]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Dois pedaços de cartolina por pessoa
  • Lápis ou caneta
  • Papel alumínio
  • Telescópio ou binóculo
  • Filtro fotográfico

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 127 934 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade