Baixe em PDF Baixe em PDF

Os telescópios fazem com que os objetos distantes pareçam mais próximos usando uma combinação de lentes e espelhos. Se você não tiver um telescópio ou um binóculo em casa, pode fazer os seus! Mas saiba que as imagens podem ficar de ponta-cabeça.

Método 1
Método 1 de 2:

Fazendo um telescópio com lupas

Baixe em PDF
  1. Você precisará de um pedaço de papelão ondulado com cerca de 60 cm de comprimento. Esse material é fácil de encontrar em papelarias e lojas de embalagem. Também terá de usar duas lupas de tamanhos diferentes. Pegue ainda uma cola forte, uma tesoura e um lápis. [1]
    • O telescópio não vai funcionar se as lentes forem do mesmo tamanho.
  2. A imagem parecerá borrada. Coloque a segunda lupa entre seu olho e a primeira.
  3. Você vai notar que a imagem vai parecer maior e de ponta-cabeça.
  4. Marque o diâmetro no papel com o lápis. Deixe bem apertado.
  5. Você precisará medir cerca de 3 cm a partir dessa marcação para deixar um espaço extra a ser colado ao redor da lupa.
  6. Você deve cortar no sentido da largura, não do comprimento. O papelão deve ter cerca de 60 cm de comprimento de um lado. Corte uma fenda no tubo de papelão perto da abertura frontal, a cerca de 2,5 cm dela. Não corte até o final do tubo. A fenda precisará segurar a lupa maior.
  7. É aqui que vai a segunda lupa.
    • Você agora terá dois pedaços de papelão ondulado, um um pouco maior do que o outro.
  8. Deixe cerca de 1 a 2 cm de tubo atrás da lupa menor e corte o excesso.
  9. Você precisará colar as bordas dele também, já que deixou cerca de 3 cm de papelão.
  10. Ele precisará ser um pouco maior do que o primeiro, mas não muito; apenas o suficiente para que o primeiro caiba no segundo.
  11. Você agora poderá usar esse telescópio para observar objetos distantes, embora ele não permita visualizar as estrelas com clareza. Esse tipo de telescópio é ótimo para se observar a Lua. [2]
    • As imagens estarão de cabeça para baixo, já que os astrônomos não se preocupam com a orientação no espaço (não há "cima" ou "baixo" no espaço, de qualquer maneira).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Fazendo um telescópio com lentes

Baixe em PDF
  1. Você vai precisar de duas lentes, um tubo postal com um tubo interno e um externo (pode ser comprado em papelarias ou lojas de embalagens e precisa ter 5 cm de diâmetro e 110 cm de comprimento), um arco de serra, um estilete, cola forte e uma furadeira. [3]
    • As lentes precisam ter comprimento focal diferente. Para obter os melhores resultados, compre uma lente côncavo-convexa com diâmetro de 49 mm e comprimento focal de 1350 mm, e uma lente plano-côncava com o mesmo diâmetro e comprimento focal de 152 mm.
    • É fácil encomendar lentes pela internet, e elas não são muito caras.
    • O arco de serra é o mais eficaz para se fazer linhas retas e limpas, mas você pode usar qualquer outra serra ou ferramenta de corte se precisar.
  2. Você vai precisar das duas partes, mas o tubo interno servirá para distanciá-las. As lentes vão nas duas partes do tubo externo.
  3. Eles serão os espaçadores e precisam ter de 2,5 a 4 cm de diâmetro. Procure cortar reto e de uma vez só com a serra ou outra ferramenta. [4]
    • Os espaçadores mantêm a segunda lente no lugar, no final da parte externa do tubo.
  4. Use a furadeira para aplicar uma leve pressão ao meio da tampa, fazendo o buraco. Novamente, ele precisará ficar tão limpo quanto possível para se obter os melhores resultados.
  5. Você precisará fazer furos nos locais onde vai colocar a lente no tubo externo, pois eles permitirão a você passar cola na parte de dentro do tubo. O melhor lugar é a cerca de 2,5 cm do final do tubo interno.
    • Você também terá de fazer furos no final do tubo externo para colocar a ocular e a tampa.
  6. A ocular é a lente plano-côncava, e o lado plano precisa ficar contra a tampa. Você vai colar por meio dos buracos feitos e virar a lente para espalhar a cola. Pressione o tubo contra as lentes até que a cola seque.
  7. Você vai enfiar o tubo interno dentro do externo por esse buraco.
  8. Ele precisará ficar rente ao interior do tubo externo para manter a lente côncavo-convexa no lugar. Faça buracos e ponha a cola como fez com a ocular.
  9. Você terá de fazer os buracos, colocar a cola e espalhá-la. Pressione com firmeza até que a cola seque.
  10. Você pode deslizar as peças conforme a necessidade para conseguir focar. Como essa lente amplia cerca de nove vezes, você poderá ver a superfície da Lua muito bem, e até os anéis de Saturno. Todo o resto estará longe demais para seu telescópio.
  11. Publicidade

Dicas

  • Compre as lentes certas para o segundo telescópio, pois com as lentes erradas você não conseguirá ver nada.
Publicidade

Avisos

  • Não olhe diretamente para o Sol ou para outros objetos brilhantes usando o telescópio, pois você pode causar danos aos olhos.
  • Cuidado para não deixar a lupa cair, pois ela se quebra com facilidade.
Publicidade

Materiais Necessários

Para o telescópio de lupas:

  • Duas lupas de tamanhos diferentes
  • Um rolo de papelão ondulado
  • Cola forte
  • Tesoura
  • Um lápis

Para o telescópio de lentes:

  • Duas lentes: uma côncavo-convexa com diâmetro de 49 mm e comprimento focal de 1350 mm, e uma plano-côncava com mesmo diâmetro e comprimento focal de 152 mm.
  • Um tubo postal com tubo interno e externo
  • Arco de serra
  • Estilete
  • Furadeira ou punção de eletricista
  • Cola

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 173 310 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade