Baixe em PDF
Baixe em PDF
A resolução da sua tela é representada pelo número de pixels que seu monitor exibe. Geralmente, o número é escrito em Largura x Altura (por exemplo, 1920px x 1080px). Mais pixels geralmente resultam em textos e imagens mais claros. Hoje em dia, as telas de LCD e em alta resolução possuem mais densidade de pixels do que nunca. Configurar a resolução adequada do seu monitor poderá até fazer com que você não precise forçar tanto a vista e não prejudique muito seus olhos.
Passos
Antes de começar
-
Aprenda termos comuns. Existem alguns termos que o ajudarão ao modificar a resolução de tela:
- Pixel - um pequeno ponto de luz em seu monitor que muda de cor dependendo do que está sendo mostrado. Todos os pixels de seu monitor trabalham em conjunto para exibir as imagens que você vê.
- Resolução - o "tamanho" do seu monitor medido em pixels. Por exemplo, a resolução "1366 x 768" significa que a exibição é de 1366 pixels horizontais e 768 pixels verticais. Em maiores resoluções, objetos na tela ficarão menores e mais bem definidos.
- Resolução nativa (recomendada) - o número físico de pixels em seu monitor e na maioria dos casos definirá a maior resolução que pode ser utilizada. Selecioná-la vai proporcionar a imagem mais clara possível.
- Razão de Aspecto - como monitores widescreen são muito comuns hoje em dia, isso nem é mais um problema. A razão de aspecto é a proporção entre a largura e a altura do monitor. Os antigos de CRT e os de tela plana eram quase todos 4:3. Praticamente todos os monitores novos são 16:9. Os de 16:10, chamados de "cinemáticos", também estão cada vez mais populares.
-
Descubra a resolução nativa do monitor. Saber isso vai ajudá-lo a obter a imagem mais clara rapidamente. No Windows 7, 8 e na maioria das versões do OS X, a resolução recomendada será mostrada. Algumas resoluções mais comuns de monitores são mostradas abaixo:
- Monitores desktop geralmente possuem resolução de 1920 x 1080, apesar das 2560 x 1440 e 3440 x 1440 estarem cada vez mais populares. Monitores planos 4:3 podem ser também 1280 x 1024.
- Monitores de notebooks quase sempre são 1366 x 768, mas 1280 x 800, 1600 x 900 e 1920 x 1080 também são resoluções comuns.
- O MacBook Pro 13" (versões 2012 e posteriores) possuem resoluções de 2560 x 1600. O MacBook Pro Retina de 15" possui exibição de 2880 x 1800.
- Monitores "4K" para desktops são quase sempre 3840 x 2160, enquanto o iMac 5K possui resolução de 5120 x 2880.
Publicidade
-
Clique com o botão direito na área de trabalho. Essa é a maneira mais rápida de acessar os controles de exibição. [1] X Fonte de pesquisa
-
Selecione "Resolução de tela" (8 e 7), "Personalizar" (Vista) ou "Propriedades" (XP). As configurações de exibição serão abertas.
- Windows Vista: clique em "Preferências de Exibição" no menu "Personalização".
- Windows XP: selecione a aba "Preferências" após clicar em "Propriedades".
-
Selecione a exibição ativa (se necessário). Escolha de qual monitor que deseja verificar a resolução. Clique no botão Identificar para exibir os números em cada uma de suas telas para verificar a correta.
- Caso tenha apenas um monitor, pule este passo.
-
Analise a resolução atual. Ela será mostrada no menu suspenso "Resolução".
-
Verifique se a resolução atual é considerada "Recomendada". A resolução recomendada é a nativa de seu monitor e selecioná-la resultará na imagem mais clara possível.
- O Windows Vista e XP não exibem a resolução "Recomendada". Você precisará consultar o manual do monitor para determiná-la.
-
Com o cursor deslizante, mude a resolução. Clicar no menu suspenso "Resolução" no Windows 7 e 8 vai mostrar um cursor, que pode ser deslizado para modificar a resolução do monitor. Muito provavelmente, resoluções diferentes da recomendada irão resultar numa imagem borrada, esticada ou esmagada.
- Selecionar uma resolução menor aumentará o tamanho dos objetos da tela.
- Se não souber qual a resolução nativa de seu monitor, coloque-a na mais alta possível para obter uma imagem mais nítida.
-
Clique em Aplicar depois de modificar as configurações. Sua tela poderá piscar e desligar antes da exibição da nova resolução. Será perguntado se você quer manter as mudanças ou voltar às configurações anteriores; se depois de 15 segundos você não escolher uma opção, a imagem será automaticamente revertida.
- Caso queira manter as mudanças, clique em Manter Mudanças .
- Se nenhuma imagem aparecer após a alteração das configurações, espere que ela seja revertida.
Publicidade
-
Clique no menu Apple e selecione "Preferências do Sistema". Por padrão, o OS X escolherá a resolução nativa na exibição, fornecendo a imagem mais nítida. É possível modificá-la se um programa precisar ou se quiser ajustar o tamanho dos objetos em sua tela.
-
Clique na opção "Monitores" e depois na aba "Resolução". Você pode selecionar a exibição que deseja alterar caso tenha mais que um monitor.
-
Selecione a opção "Dimensionada" para modificar a resolução. Por padrão, a opção "Recomendada" estará selecionada, utilizando a resolução nativa de seu monitor. Selecione "Dimensionada" se quiser escolher outra configuração.
-
Defina qual resolução deseja usar. As opções denominadas "baixa resolução" resultarão em imagens borradas, enquanto as com "esticada" farão com que os objetos na tela fiquem com maior largura. [2] X Fonte de pesquisa
- Talvez consiga definir resoluções maiores que a nativa de seu monitor. Isso fará que os objetos fiquem ainda menores, mas podem impactar bastante a velocidade do seu computador.
- Ao selecionar uma resolução, a mudança acontecerá imediatamente.
-
Espere um pouco se a imagem não aparecer após realizar alterações. Se nada for exibido após definir uma nova opção, espere 15 segundos para que ela reverta à condição anterior. Se isso não acontecer, pressione Esc .
- Caso ela ainda não reapareça, faça o boot do Mac em Modo de Segurança e selecione uma nova resolução.
Publicidade
Referências
Publicidade