PDF download Baixe em PDF
Um guia para você explorar o limiar da vigília e do sono
PDF download Baixe em PDF

A parte mais importante para você vivenciar esse profundo estado mental é simplesmente aprender a relaxar ou se soltar. Isso pode ser feito por meio de uma técnica de relaxamento progressivo, que é quando você se concentra gradualmente em tensionar e relaxar todas as partes do corpo, desde os dedos dos pés até a cabeça. Continue a praticar durante todo o dia, sempre que você tiver tempo livre, e veja como sua capacidade de relaxar melhora com o tempo. A hipnagogia só pode ocorrer quando você está profundamente acalmado, portanto, deve aprender a perder o controle para que seu corpo possa mostrar seu lado mais sutil. [1] Espera-se que isso facilite o acesso à mente criativa.

Há uma infinidade de fenômenos bizarros que ocorrem no limiar do sono ou no estágio de transição entre a vigília e o sono. A hipnagogia pode variar de ruídos incessantes e padrões geométricos vagos, incluindo uma sensação de zumbido alto nos ouvidos e vozes, até cenas completas chamadas de sonhos. [2] A diferença entre essas imagens e os sonhos é que elas são bastante estáticas e parecem não ter um enredo básico. Muitos pensadores e artistas famosos se beneficiaram da grande criatividade oferecida por essas realidades separadas e curtiram observar passivamente seus sonhos se formando bem na frente de seus olhos. [3]

  1. Depois que você adquirir a aptidão necessária para relaxar, a próxima etapa é organizar um horário adequado para praticar a técnica. O método mais eficaz é programar o despertador para as primeiras horas da manhã, permanecendo acordado por pelo menos trinta minutos para que você possa recuperar a consciência. Envolva-se em algum tipo de atividade estimulante enquanto você desenvolve a intenção de observar a mente inconsciente. Se possível, crie um mantra que você repetirá ativamente para se lembrar da tarefa importante que tem em mãos. Algumas pessoas gostam de tomar cafeína antes da tentativa para melhorar ainda mais a taxa de sucesso, mas isso não é totalmente necessário. Outro momento ideal é durante um cochilo à tarde, quando o cérebro humano está em seu nível mais alto de alerta com um aumento nas ondas beta.
  2. Depois de atingir um estado de serenidade razoável, pode haver um aumento de pensamentos estranhos ou intrusivos que podem distrair você de sua intenção. A única maneira de evitar esses pensamentos abstratos é concentrar-se em algo para ficar alerta, levando assim sua consciência ao estado de sono. Há várias maneiras de fazer isso, mas a técnica mais simples é concentrar-se na respiração que entra e sai do seu corpo.
    • Ao fazer isso, repita seu mantra em coordenação com a respiração. Em outras palavras, recite mentalmente "Um, ficarei alerta. Dois, ficarei alerta" e continue a contar suas respirações enquanto se concentra atentamente em sua intenção. Algumas pessoas preferem usar a visualização para induzir o estado misterioso mais rapidamente, o que envolve o envolvimento de todos os seus sentidos na cena.
    • Por exemplo, algumas pessoas imaginam que estão subindo escadas ou dirigindo um carro, enquanto tentam realmente vivenciar a situação como se ela estivesse acontecendo. Isso também manterá você atento e o aproximará do sono consciente. Outra forma de atingir o estado hipnagógico é distrair a mente pensando em coisas até que você esteja prestes a adormecer.
    • Não é realmente possível pensar para você entrar em um sono profundo. Você precisa fazer com que seu corpo se sinta relaxado para conseguir isso. Como animais, precisamos nos sentir seguros para realmente adormecer e permanecer dormindo.
    • Use técnicas de respiração profunda para fazer com que seu corpo entenda que você está seguro e relaxado. Quando você expira mais do que inspira, tornando tudo mais lento, seu corpo entenderá que pode liberar a tensão.
    • Para um exercício rápido de relaxamento, experimente deixar o queixo aberto. Normalmente, só fazemos essa cara quando estamos dormindo e, ao forçar essa posição, seu corpo entenderá automaticamente que está profundamente adormecido e, portanto, seguro.
  3. Não tente controlar essas formas, apenas observe calmamente e mantenha sua mente na intenção de permanecer consciente. Lembre-se de que a imagem é hipnótica e pode fazer com que você perca a consciência rapidamente. Observe-a indiretamente para evitar que isso aconteça. Eventualmente, à medida que o estado se aprofundar, você começará a ouvir vozes ou ver cenas.
    • A hipnagogia pode incluir todos os seus cinco sentidos, até mesmo o paladar e o olfato. Às vezes, você ouvirá música ou poesia, mas o contexto nesse estado geralmente usa várias formas de jogo de palavras. Muitas vezes, as cenas se misturam umas às outras ou simplesmente flutuam, e podem ser extremamente realistas ou bastante vagas. Apenas aproveite a viagem e, quando você acordar, registre imediatamente todas as experiências anteriores. Isso ajudará você a desenvolver novos insights ou ideias criativas.
  4. Ele relaxa a mente e o corpo. Ele também acalma o corpo e pode ajudar você a adormecer mais rapidamente e a ter uma noite tranquila. [4]
    Publicidade

Dicas

  • Você pode usar essa imagem para entrar em um sonho lúcido. Você pode usar essas imagens para entrar em um sonho lúcido. Basta aguardar pacientemente até que as cenas tridimensionais apareçam e, em seguida, fazer parte delas integrando todos os seus sentidos.
  • Quando você estiver sofrendo paralisia do sono, mova lentamente os dedos dos pés para que seu corpo receba a mensagem para acordar.
  • Se você sentir vontade de se coçar, fique à vontade para fazê-lo, mas volte rapidamente ao seu estado de relaxamento, fingindo que nada aconteceu.
Publicidade

Avisos

  • Algumas pessoas podem achar esse estado bastante assustador, especialmente se você estiver experimentando-o pela primeira vez. Lembre-se de que não há nada de perigoso nessa técnica. Você pode experimentar solavancos hipnóticos ou a sensação desconfortável de estar descendo por um túnel.
  • Quando estiver muito cansado, você poderá ter alucinações muito vívidas e assustadoras, acompanhadas da sensação de paralisia do sono. Mais uma vez, você não precisa se preocupar se isso acontecer. Observe que você pode sair desse estado livremente ao acordar ou se as sensações se tornarem insuportáveis.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 228 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade